Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 23/Jan/2017 às 17:08 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Os melhores comerciais contra a homofobia da história

Publicado em 23 Jan, 2017 às 17h08

Conheça 14 dos melhores comerciais com temática gay pelo mundo sob diferentes pontos de vista

melhores comerciais homofobia gays lgbt história mundo
Imagem: Pragmatismo Politico

por Gregory Martins, Advivo

Não é de hoje que os comerciais ganharam temática gay. Em 1996 a Folha de São Paulo já tinha colocado personagens gays para a campanha de seus classificados. Se no início eram as campanhas alertando sobre o uso da camisinha e depois viraram assunto de piadas no melhor/pior estilo de ‘propaganda de cerveja’, hoje os comerciais com a temática desenvolveram um olhar muito mais sensível e atrativo de seus consumidores. Pensando nisso reunimos 14 dos melhores comerciais com temática gay pelo mundo sob diferentes pontos de vista:

14. Dolce & Gabbana – Jewels

Um comercial da linha de jóias da Dolce & Gabbana bem dinâmico e visualmente bonito como pede a grife.

13. Toyota – Corolla

Comercial engraçadinho para o Corolla.

12. Ministério da Saúde – Respeitar as diferenças

Esse comercial de 2002 é o primeiro que me lembro ter visto na vida sobre o assunto. Me chamou atenção na época pelo jogo das falas entre os atores e o final surpreendente se tratando de uma propaganda governamental.

11. Microsoft – Get up-to-date

Um dos mais recente da lista, o comercial da Microsoft para o serviço Outlook trata com belas cenas o casamento igualitário.

10. Kingis Ice Cream

Uma aventura épica no comercial do sorvete finlandês Kingis.

9. Volkswagen – Touran

O caso da vizinhança curiosa no comercial do Touran que gerou polêmica por assinar a campanha com ‘More than a family car’. Particularmente vejo isso como uma discussão politicamente correta ao exagero e você pode tirar suas conclusões sozinho:

8. Ilga Portugal – Pelo direito à diferença

O comercial da portuguesa Ilga, instituição de solidariedade social, ficou bem conhecido no Brasil pelo humor com que trata o tema.

7. Homofiles Ungdomstelefon

O exemplo norueguês da Homofiles Ungdomstelefon não fica só no comercial. A empresa é um serviço telefônico de dúvidas voltado para os adolescentes poderem conversar com profissionais sobre sua sexualidade, sexo seguro e angústias dessa fase. A mensagem é uma só: Você não precisa ter medo.

6. Twingo – Os tempos mudam

Um comercial dirigido pelo Xavier Giannoli, mesmo diretor da famosa propaganda do McDonald’s francês (um dos nossos favoritos).

5. Natura – Toda relação é um presente

Amplamente compartilhado e discutido, o comercial da Natura tratou com naturalidade (perdão pelo trocadilho inevitável) os mais diversos tipos de relação afetiva. A propaganda foi liberada próxima ao Dia das Mães deste ano e reviveu o tema no Brasil.

4. McDonald’s França – Come as you are

Um dos mais representativos comerciais gays dos últimos anos, este produzido para o McDonald’s na França tem todos os elementos necessários para emocionar: música delicada, protagonista bonito, pai comum e uma boa história subentendida.

3. Invisible Parents

O comercial da Invisible Parents, instituição que apóia o casamento igualitário na Europa, fala essencialmente sobre amor e o direito à família. Vale a pena ver!

2. Ikea – A Festa

O comercial de Natal de 2011 da Ikea é uma daquelas propagandas que você fica com os lhos marejados concordando, mesmo que internamente, que de fato a felicidade vem de dentro de casa.

1. Get up! Australia

Sem dúvida o comercial de 2011 da Get Up! Australia é o roteiro da vida de tudo o que uma pessoa pode querer em um país livre: aproveitar a vida e amar.

Mais do que comerciais, este também é um registro do andamento de questões como a adoção por casais gays, a aceitação social, o envolvimento familiar e o casamento igualitário no mundo ao longo dos anos.

Leia também:
Experimento da Heineken coloca frente a frente pessoas com visões opostas de mundo
Vídeo-campanha sobre racismo do governo do Paraná viraliza nas redes sociais
O comercial que quebra todos os tabus sobre menstruação
O Boticário rebate boicote de evangélicos e conservadores com posicionamento firme
Os 10 comerciais mais preconceituosos dos últimos meses
Uma excelente propaganda anti-racismo
Publicidade com crianças em poses “adultizadas” gera revolta

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS