Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 14/Dez/2016 às 19:01 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Deputada leva colegas às lágrimas ao narrar estupro que sofreu aos 14 anos

Publicado em 14 Dez, 2016 às 19h01

Deputada britânica narra estupro sofrido aos 14 anos e leva colega às lágrimas (vídeo). Michelle Thomson deu depoimento pessoal para conscientizar a sociedade e romper com o tabu em torno do tema

deputada britânica estupro Michelle Thomson
A deputada britânica Michelle Thomson

A deputada Michelle Thomson relatou na última semana no Parlamento britânico o estupro que sofreu quando tinha 14 anos para conscientizar a sociedade e romper com o tabu em torno deste tema. Segundo o The Guardian e a BBC, alguns parlamentares presentes na sessão chegaram a chorar com o depoimento de Michelle.

“Eu não sou uma vítima, sou uma sobrevivente”. Ela deu seu depoimento, segundo a BBC, em uma reunião focada na eliminação da violência contra a mulher.

O episódio aconteceu há 37 anos e “minou fatalmente” a autoestima e o senso de confiança da política, segundo seu próprio relato.

O estupro foi cometido por um conhecido da vítima, que se ofereceu para levá-la até em casa após um evento de jovens. “Era cedo, não estava escuro e eu vestia, presumo, jeans e moletom”.

“Eu não sabia o que era um estupro. Não era algo que era falado, minha mãe nunca falou disso comigo e eu nunca havia ouvido outras meninas e mulheres falando sobre o tema”, relatou ela, dizendo ainda que o abuso foi “rápido” e que seu primeiro sentimento foi de surpresa, e depois de medo e horror – ela manteve o abuso em segredo durante muitos anos.

“Eu pensei cuidadosamente, se deveria falar sobre o tema hoje. E quando fiquei quase sem ar foi exatamente quando me motivei a falar. Ainda há um tabu sobre o compartilhamento desse tipo de informação”.

Após o estupro, ela conta que se sentiu envergonhada e culpada e carregou consigo, durante muitos anos, sentimentos de “culpa, raiva, medo, tristeza e amargor”. Apenas quando chegou perto dos 40 anos que ela conseguiu procurar ajuda.

Segundo a BBC, durante o mesmo debate, outra deputada – Tracy Brabin – contou que um homem tentou estuprá-la na universidade, quando ela tinha 20 anos.

De acordo com o Guardian, autoridades escocesas afirmaram que vão investigar o incidente. “Falar sobre abuso sexual é algo extremamente difícil, e os relatos frequentemente vem à tona anos após o incidente”, disse uma porta-voz da Polícia da Escócia à publicação.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS