Redação Pragmatismo
Corrupção 24/Nov/2016 às 17:00 COMENTÁRIOS
Corrupção

Quem vai escapar das delações da Odebrecht?

Publicado em 24 Nov, 2016 às 17h00

As delações da Odebrecht têm potencial para zerar o jogo brasiliense, com repercussões em governos estaduais e prefeituras de todo o Brasil. São potencialmente tão devastadoras que, suspeita-se, nem Jesus salva

escapar delações Odebrecht lava jato
Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da Odebrecht (reprodução)

As delações da Odebrecht têm potencial para zerar o jogo brasiliense, com repercussões em governos estaduais e prefeituras de todo o Brasil. São potencialmente tão devastadoras que, suspeita-se, nem Jesus salva“, ironiza o colunista José Roberto de Toledo no Estado de S.Paulo, ressaltando que as revelações da empreiteira podem mudar radicalmente o jogo político atual.

Se eles contarem tudo o que sabem, se os procuradores fizeram todas as perguntas que precisam ser feitas, se os magistrados ouvirem a história odebrechtiana sem omissões, fará pouca diferença se houve ou não advocacia administrativa no caso Geddel/Iphan, se o inquérito sobre Jucá no Carf vai andar, e mesmo se deputados conseguirão anistiar o caixa 2“.

Toledo diz que as negociações e barganhas em profusão deixaram o Congresso com um clima de “black friday”.

Na semana da “Black Friday”, o Congresso resolveu liquidar parte de seus problemas. A Comissão de Fiscalização da Câmara rejeitou por 17 a 3 um pedido de explicações ao ministro Geddel Vieira Lima, acusado de usar o cargo em proveito próprio. A manobra foi conduzida pelo líder de Temer, e suscitou debate familiar entre deputados: “é tua mãe”, “a prostituta da tua mulher”, “vagabundo”. Pelo que passa em outros plenários, uma pechincha.

Todo esse alvoroço brasiliense, a pressa para aprovar ou reprovar tantas propostas num mesmo dia transformou o Congresso Nacional em um mercado de trocas e barganhas maior que o de costume. Em Brasília, a “Sexta-feira negra” caiu na quarta.

Há uma explicação para tanta urgência. A delação de dezenas de executivos da Odebrecht, que até outro dia era a maior empreiteira brasileira, está sendo homologada. É o horror.

Leia também:
Câmara aprova urgência para anistia ao caixa 2; veja como votou cada deputado
Procurador da Lava Jato admite que Temer pode comprometer delação da Odebrecht
Marcelo Odebrecht pode pegar 4 anos de prisão após acordo com a Lava Jato
Por que a Polícia Federal censurou o nome de Serra em relatório da Odebrecht?
Por que a Globo tentou abafar a “superplanilha” da Odebrecht?
‘Paladinos da ética’ estão no listão da Odebrecht
Esquema da Petrobras descoberto pela Lava Jato funciona desde 1946, diz delator
Por que escândalos de corrupção envolvendo tucanos não avançam na Justiça?

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS