Redação Pragmatismo
Mídia desonesta 23/Nov/2016 às 17:06 COMENTÁRIOS
Mídia desonesta

Programa Roda Viva deixará de usar música de Chico Buarque

Publicado em 23 Nov, 2016 às 17h06

Após protestos, TV Cultura deixará de usar música de Chico Buarque na abertura do Roda Viva. Compositor e outros artistas lamentaram tom de bajulação em entrevista de Temer ao programa. Presidente chegou a admitir que sabatina foi uma propaganda pró-governo

roda viva michel temer chico buarque
Entrevista de Temer no Roda Viva foi considerada um desserviço ao jornalismo e reforça a tese de que a grande mídia apoia o atual governo

A TV Cultura deixará de usar a música Roda viva, do compositor Chico Buarque, na abertura do programa que leva o mesmo nome.

A música de Buarque será substituída já no próximo programa, na segunda-feira (28), mas a TV ainda não divulgou qual será a nova trilha de abertura.

Na última semana, artistas e intelectuais exigiram não somente que a música ‘Roda Viva’ deixasse de tocar na abertura do programa, mas que o nome da atração também fosse alterado.

Os protestos começaram após a entrevista do presidente Michel Temer no programa. A sabatina teve tom de bajulação e companheirismo e várias perguntas importantes deixaram de ser feitas. O próprio Chico Buarque também revelou desconforto com o episódio.

Os escalados que entrevistaram Temer ocupam cargos de chefia e de destaque nos grandes veículos de comunicação, como O Globo, Folha de S. Paulo e Estadão — o que corrobora com a tese de que a mídia hegemônica apoia o atual governo. O presidente da TV Cultura também estava presente.

Em vídeo publicado depois da entrevista, Michel Temer chegou a agradecer ao Roda Viva pela ‘propaganda gratuita’ que fizera do seu governo.

Oficialmente, a assessoria de imprensa da Cultura afirma que o motivo da mudança está relacionada aos 30 anos do programa – e não a uma possível insatisfação de Buarque com a condução do mesmo. ⁠⁠⁠

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS