Redação Pragmatismo
Governo 25/Nov/2016 às 12:32 COMENTÁRIOS
Governo

PGR pode incluir Michel Temer em investigação contra Geddel

Publicado em 25 Nov, 2016 às 12h32

Depoimento de Marcelo Calero à Polícia Federal deve levar a Procuradoria-Geral da República a pedir ao STF abertura de investigação contra Geddel Vieira Lima e Michel Temer

michel temer investigação geddel stf calero
Geddel Vieira Lima e Michel Temer (reprodução)

O depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero à Polícia Federal deve levar a Procuradoria-Geral da República (PGR) a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra o ministro Geddel Vieira Lima. Podem ser inclusos no pedido, ainda, os nomes do presidente da República, Michel Temer, e do ministro Eliseu Padilha. As informações são do jornal Folha de S.Paulo, que ressaltou, porém, que os pedidos contra Temer e Padilha dependem de análise mais profunda do contexto em que são mencionados sobre atos praticados no exercício de suas funções.

Uma investigação permitirá a realização de diligências, a quebra de sigilos, dentre outras maneiras de aprofundar a busca por informações. O depoimento de Calero, que teria gravado conversas com Temer, foi enviado pela Polícia Federal ao STF ontem (quinta, 24), que remeteu a Rodrigo Janot, na PGR.

No despacho ao Supremo, a PF solicita a abertura de uma investigação contra Geddel, acusado por Calero de pressioná-lo a rever decisão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) que impede a construção de um empreendimento imobiliário onde o ministro da Secretaria de Governo adquiriu apartamento. Até o momento, os investigadores investigam que Geddel, Temer e Padilha possam ter cometido dois crimes: crime de responsabilidade e advocacia administrativa – quando um agente patrocina direta ou indiretamente interesse privado perante a administração pública valendo-se da qualidade de funcionário.

Temer confirma conversa

Michel Temer confirma a conversa com Calero, mas nega que tenha pressionado o ministro. O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola afirmou que o presidente “sempre endossou caminhos técnicos para solução de licenças em obras ou ações de governo”. Disse ainda estranhar a afirmação do ministro de que “o presidente o teria enquadrado ou pedido solução que não fosse técnica”.

Saiba mais:
Calero gravou conversas com Temer antes de deixar governo; PSOL pede impeachment
O que é mais grave: Geddel fazer o que fez ou Temer prestigiá-lo?
Justiça determina que obras no prédio de Geddel sejam suspensas
Caetano, Tom Zé e Wagner Moura protestam contra construção de prédio de Geddel
Por 17 votos a 3, Comissão da Câmara rejeita convocação de Geddel
O apartamento milionário que causou a demissão do ministro da Cultura
Ministro de Temer diz que assumir governo sem votos é “gostoso”

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS