Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 07/Oct/2016 às 16:37
45
Comentários

Leandro Karnal faz o melhor comentário sobre a PEC 241

Professor da Unicamp, Leandro Karnal analisa os efeitos da PEC 241, proposta do governo Temer que congela os investimentos públicos e os salários dos servidores por 20 anos

Leandro Karnal pec 241
O professor Leandro Karnal

Ao analisar a Proposta de Emenda à Constituição PEC 241 – 16, que congela os investimentos públicos (ao mesmo tempo em que torra o dinheiro com a mídia hegemônica e entrega nosso patrimônio aos estrangeiros) e os salários dos servidores por 20 anos, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal diz que até as gerações futuras sentirão os efeitos nefastos das medidas.

“Acho que salvar a economia é muito importante, mas nós temos que salvar com os passageiros e não apenas com o barco”, afirma Karnal. Ele lembra também o que disse Mario Sérgio Cortella de que a “educação está fora por um contingenciamento da Constituição”.

O professor explica ainda a diferença entre atividades meio e fim. “Educação e saúde são atividades fim do Estado, portanto, não devem ser comprometidas com as políticas de contenção de gastos.”

“Se você comprometer atividade fim do Estado, você está comprometendo toda a próxima geração”, afirma o historiador.

Leandro Karnal compara a proposta de Michel Temer para superar a crise com o sacrifício da classe trabalhadora ao Mito de Pirro (metáfora que descreve uma vitória tão desgastada que se torna inútil).

VEJA TAMBÉM: Leandro Karnal desmonta o ‘Escola Sem Partido’ em menos de 2 minutos

Para Karnal, a estratégia econômica de Temer seria como a Vitória de Pirro na mitologia grega, “ou seja, alguém que vence a guerra, mas vence sozinho porque o seu exército foi todo dizimado”. Por isso, para ele, cortar investimentos em educação e saúde levará o Brasil à bancarrota total por décadas.

VÍDEOS:

Portal CTB

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 07/Oct/2016 às 19:27

    Esse cara criticou o governo Dilma até não mais poder. Fez galhofa com o Lula e ainda serviu de suporte à queda do governo progressista. Agora, está igual ao Lewandovski, soltando suas bufas. Intelectual de merda.

    • Monteiro Postado em 07/Oct/2016 às 21:40

      Cuidado pra não surtar.

    • enganado Postado em 08/Oct/2016 às 09:47

      Caro Salomon, melhor comentário nada podia ser! Nota 10000000000 . . . . Parabéns!!!! Mais um vendido que a DIREITA já desprezou .

    • Gabriel Ramalho Postado em 08/Oct/2016 às 14:26

      O cara é sensato

    • Dionisia Rosa da Concewei Postado em 08/Oct/2016 às 14:46

      Salomon EXATAMENTE

    • Alfa Postado em 08/Oct/2016 às 17:13

      Só ñ critica a Dilma se ñ tiver as porcas e parafusos ajustados. A mulher arrebentou com a esquerda.

      • ALFREDO DE VITA Postado em 10/Oct/2016 às 13:54

        Ué, vc é um ROBÔ, feito de porcas e parafusos?

      • eu daqui Postado em 11/Oct/2016 às 09:03

        Vc tá com uma visão específica demais embora nítida. Falta somente alargar um pouco: em lugar de Dilma coloque PT. Seu olhar está por demais personalista e politica não é isso: politica é grupo.

      • Emerson Postado em 11/Oct/2016 às 09:47

        Governo progressista?Qual??Da ex-guerrilheira que criou lei antiterror para proteger investimentos da FIFA e do COI, o que ajudou a criar essa crise?Ou o que teve Eduardo Cunha como cabo eleitoral?Sou totalmente contra o Temer e contra os trabalhadores pagarem o preço, mas é preciso menos ideologia e mais memória para lembrar quem alçou um deputado federal inexpressivo a linha direta de sucessão.

      • Emerson Postado em 11/Oct/2016 às 09:48

        Perfeito.Existe uma grande diferença entre ser esquerdista e ser pelego sindical esquerdopata.

      • Vinicius Postado em 11/Oct/2016 às 22:45

        Pior é ter gente que acha que esse golpe só prejudicou Dilma e o PT, acorda gente !!! Enquanto vocês só focam nos erros de um único partido, os ratos fazem a festa! E para esse Emerson aí, se é contra os " pelegos sindicais esquerdopatas" abra mão ds suas férias e outros dieitos trabalhistas .*Outro Vinicius

    • Rodholfo Postado em 09/Oct/2016 às 18:30

      Polarização, tu só sabe ver direita e esquerda mas existem pessoas com o pensamento não polarizado igual o seu, generalista e extremista, '' O cara é sensato '', o outro fala que um filosofo não tem credibilidade(amm?, queria dizer competência) de falar de economia vai pesquisar o que é ser um filosofo.

    • José Rodrigues Postado em 10/Oct/2016 às 00:13

      um comentário como esse do Salomon me deixa perplexo e acaba por confirmar o Umberto Eco quando ele diz que "a internet deu voz a uma legião de idiotas". Criticar dessa maneira é realmente um recurso de pessoas medíocres e que provavelmente não tem muito a acrescentar...

      • Edison Carleti Postado em 10/Oct/2016 às 13:13

        É isso José, você tirou as palavras de minha boca. Vamos ter piedade com o Salomon. Quem sabe um dia ele terá a sabedoria igual a do rei pelo qual seus pais deram a ele esse nome. Um dia ele chega lá.

      • Salomon Postado em 10/Oct/2016 às 20:20

        José Rodrigues, perplexo você vai ficar com o que esse karnal ajudou a fomentar. E edison carleti, o rei se chamava Salomão, carai, Salomão.

    • Pedro Postado em 10/Oct/2016 às 05:37

      Complicado xingar o cara a tal ponto. Mas ele vende seu pão a classe média urbana que se quer intelectualizada. Paradoxalmente, o grande critico da auto-ajuda usa seu academicismo empacotado como auto-ajuda para madames paulistas nas suas palestras. Sim, este otimo professor tocou o pandeiro enquanto os bumbos do golpe soavam, e agora critica as obvias medidas que o governo golpista tinha em mente para colocar o trabalhador brasileiro na penúria. Continuamos sem bons intelectuais: ele continuara lucrando com a venda de livros e de academicismo regurgitado para madames.

      • Edison Carleti Postado em 10/Oct/2016 às 13:14

        Ai Jesus!!!

    • Edison Carleti Postado em 10/Oct/2016 às 13:09

      Caro Salomon. Em primeiro lugar o professor Karnal é intelectual respeitado e fino, tem a boa educação, em todos os sentidos, que falta a você. Em segundo lugar que é uma pessoa que, mais uma vez bem diferente de você, possui DISCERNIMENTO das coisas. Sabe muito bem separar o joio do trigo. Não é porque ele criticou Lula e Dilma que ele vai deixar de ser progressista. E muito menos poderá ser chamado de socialista só porque condena os atos medíocres do Governo Temer. Os governos do PT, do PSDB e do PMDB foram todos decepcionantes no que diz respeito a ética. O professor Karnal simplesmente consegue distinguir os vários tons de cinza que existem entre o preto e o branco. Vamos lá, faça esse exercício você também. Quem sabe sua mente abre um pouquinho.

      • Salomon Postado em 10/Oct/2016 às 19:10

        Caro Edison Carleti, o problema desses intelectuais de merda é que ficam em cima do muro, contemplando os acontecimentos sem exercer qualquer influência sobre eles. Não têm a coragem de usar o conhecimento em prol do interesse coletivo. Falam o que pessoas como você querem ouvir. E faturam muito dinheiro com isso. São professores de auto ajuda a ganhar adeptos por meios dévios. Ninguém paga a esses palestrantes para que digam os fatos, sob o ponto de vista racional, ético ou moral. Lembra-me o que disse Goethe, numa tradução livre: "os piores lugares do inferno estão reservados para aqueles que, em época de crise, se mantém na neutralidade"

    • eu daqui Postado em 11/Oct/2016 às 09:01

      Brilhante KARNAL: O BARCO SÓ EXISTE EM FUNÇÃO DOS PASSAGEIROS E POR ESTES FOI CONSTRUIDO. PASSAGEIROS, PORTANTO, SÃO PRIORIDADE.

    • Rosana Postado em 11/Oct/2016 às 18:21

      👏👏👏👏👏👏👏

  2. Sergio Carneiro Postado em 08/Oct/2016 às 03:26

    O historiador Leandro Karnal tem tanta credibilidade para falar de economia, quanto os economistas Mario Henrique Simonsen ou Celso Furtado tem para falarem falar sobre história. Ou seja, não é assunto de suas competências.

    • elaine Postado em 08/Oct/2016 às 12:41

      Ele fala de uma economia que afeta e afetara saude e educacao hoje e no futuro. Se isto não for historia, material de um historiador, não sei de mais nada. Quanto a posicionamentos, historicamente a ordem hoje, em vez de "um por todos e todos por um", é "salve-se quem puder!" kkkkkk

      • Sergio Carneiro Postado em 08/Oct/2016 às 17:41

        ...que afeta e afetara saude e educacao hoje e no futuro." (sic) O presente e futuro não são material para um historiador, talvez para um vidente ou um profeta.

    • Guy Fawkes Postado em 08/Oct/2016 às 13:02

      concordo em partes acredito que no nível que ele taja possa falar com segurança de qualquer assunto não sendo especialista claro mas não me surpreenderia se ele estivesse estudando de Friedman a Stigliz!!!

    • Angelo Postado em 08/Oct/2016 às 14:17

      Engraçado que você citou dois economistas dos mais eruditos, com um conhecimento de história fantástico como Furtado e Simonsen, vide "Ensaios Analíticos" e "História Econômica do Brasil". Nossos contemporâneos sim, sofrem deste problema...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 08/Oct/2016 às 17:28

      Carneiro é um coitado. Mendigo intelectual. Cognição anêmica. Burro bagarai. Eu sentiria apenas pena se ele tivesse mais carater.

    • enganado Postado em 09/Oct/2016 às 01:12

      Provavelmente esse sem vergonha e o Alexandre ""FODA"" também vão discorrer o que a mulher deve fazer ao sentir as contrações anterior a hora do parto; aliás sempre supervisionada pela RATAZANA & cia.

    • José Roberto Postado em 09/Oct/2016 às 01:37

      Carneiro, seo mínimo! Dizer que Simonsen e Furtado não tem credibilidade no campo da economia e da História,passa um claro atestado de que VOCÊ....nuncs leu ambos. Qualquer estudante de economia e de História sabe que estes dois campos possuem interdependência em suas razões de ser e de ser estudadas. História Social e História econômica são. por exemplo, escolhas que estudantes de mestrado e etc. Fazem só pensar suas buscas através de pesquisas. A História não prescinde das condições econômicas e a economia evolui dentro de quadros históricos embasados nela. A história de uma pessoa, de uma família não se explica verdadeiramente pela simples ideia, sonhos, fé. Intervenção divina, capacidade e formação intelectual, etc. Estes elementos são fatores de movimentação, de luta, de busca, de retomada, persistência, etc. Mas não resolve tudo. O pé no chão é, bem mais abaixo do que esse hegelianismo.

    • José Roberto Postado em 09/Oct/2016 às 01:50

      Carneiro Sobre a matéria da História. Claro: O objeto é o passado . Recortado ou não. Contudo, a razão da História é instrumentalizar o homem para sua sobrevivência no presente e Tentar ao mesmo tempo pensar. Representações vitoriosas no futuro. Várias possibilidades. Nada de magia nosso.. Sem este sentido, o estudo bda História torna-se apenas um enciclopedismo, diletantismo árido para conversas em rodas de amigos, salões, sociedades literárias inúteis. O presente e até o futuro fazem sim, parte da história na condição de dar sentido à sua necessidade..

  3. Gilmar Postado em 08/Oct/2016 às 08:27

    Mais um burro incompetente no poder. Gente que ninca precisou trabalhar e não sente na pele como é difícil. Precisamos de governo com visão administrativa similares aos das grandes empresas de sucesso.

    • Thiago Lopes Postado em 08/Oct/2016 às 16:34

      Claro, empresas de sucesso com Odebrecht, por exemplo

      • Edison Carleti Postado em 11/Oct/2016 às 21:27

        Cara, eu ia dizer exatamente isso! Boa colação. Sádica, mais boa.

    • Thiago Teixeira Postado em 08/Oct/2016 às 22:21

      Visão administrativa? Em que sentido? Não vou gastar dinheiro com remédios caros, não dá lucro, vou financiar obras para as indústrias de celulose? Vamos cortar dinheiro da educação, demitir todos os professores de Filosofia, Educação Artística, Educação física e Sociologia, vou colocar o dinheiro público no capital especulativo. Não vamos aumentar salários de servidores, vamos congelar e também criar um teto para despesas com saúde? Já tem o governo, estão no poder, os golpistas do Temer. Bom proveito.

  4. André Nelson Postado em 08/Oct/2016 às 10:01

    O discurso de muitos pensadores como o Karnal está sempre em tom pacífico e harmonizando com o main stream, acho que eles não vão querer que cole em suas reputações a pecha de nazi, petralha, coxinha, e outras coisas.

  5. vania celia drumond cenac Postado em 08/Oct/2016 às 12:03

    Sou contra

  6. willes Postado em 08/Oct/2016 às 12:11

    Pior cego é o que não quer escutar e ver; entre outros o problema do Brasil é preguiça: de ler, de se intruir, de ouvir e formar o senso crítico.

    • Edison Carleti Postado em 11/Oct/2016 às 21:31

      E complementando suas palavras, Willes, como nosso brilhante professor Karnal, especialista em Shakespeare, sempre repete: "há algo de podre no Reino da Dinarmarca."

  7. André Anlub Postado em 08/Oct/2016 às 14:01

    O Brasil não vai afundar, pois já estava afundado desde que me conheço por gente (há 46 anos); pode piorar? Pode, e muito! Agora, parem de bater cabeças; se o cara é intelectual ou não, não cabe a nós julgar! Não julgue, trabalhe! Não é esse o lema desse governo?!

    • luiz Postado em 09/Oct/2016 às 01:35

      tolinho! o FMI só chegou após a saída de Dilma!

  8. Alex Postado em 08/Oct/2016 às 14:02

    Excelente comentário sobre a PEC!

  9. Rodrigo Postado em 10/Oct/2016 às 11:29

    Globo acabou de soltar um editorial, sobre a PEC: http://oglobo.globo.com/opiniao/o-que-esta-em-jogo-20264771 Qual o interesse da globo nesse congelamento por 20 anos, hem? Bastou alguns órgãos de relevância começar a se manifestar contra à PEC que ela larga este editorial para fazer o que faz de melhor, que é manipular. Vocês ainda tem dúvidas sobre como a globo vem mandando no Brasil ao longo dos anos? Enquanto vários intelectuais e economistas alertam sobre o risco do país encolher e de aumentar a desigualdade nos próximos anos, para a globo, haverá um "desastre de dimensões catastróficas" se a PEC não passar. Nenhum jornal deveria tanto poder assim.

  10. Paulo Postado em 10/Oct/2016 às 19:32

    Esse cara de pau ficou em cima do muro durante todo o golpe e agora que os golpistas vem tirar do dele ele toma partido.

    • Edison Carleti Postado em 11/Oct/2016 às 21:42

      Paulo, o que é para você "ficar em cima do muro". É ser considerado golpista se for contra um governo que teve atuação medíocre perante o que foi um dia sua base ideológica? É ser considerado comunista somente pelo fato de não aceitar o retrocesso pelo qual o Governo Temer está nos impondo? A saída mais plausível para toda essa confusão seria deixar a sociedade decidir sobre isso e não pelas castas espúrias que estão no congresso. Fora Dilma! Fora Temer! Fora PT! Fora PSDB! Fora PMDB! FORA TODOS ELES!!!!

  11. dinah caixeta Postado em 11/Oct/2016 às 14:19

    Karnal sempre sensato,ele no tem lado ele e historiador.