Redação Pragmatismo
Compartilhar
Governo 06/Oct/2016 às 14:21
25
Comentários

Diplomata avalia como 'ridícula' a sagração de Marcela como 'embaixadora de crianças'

Diplomata e cientista social critica a sagração de Marcela Temer como a embaixadora das crianças no Brasil: "Essa tradição vem do tempo em que nas monarquias as rainhas mulheres dos reis tinham essa função benemérita. Crianças e adolescentes precisam de políticas tocadas por profissionais. E não por amadores"

Marcela Temer criança feliz programa
Marcela Temer toma posse como embaixadora do programa Criança Feliz

Marcela Temer tomou posse no cargo de embaixadora do programa Criança Feliz nesta quarta-feira (6). Em seu primeiro discurso oficial, a primeira-dama permaneceu dentro do script, sem improvisos. Ela leu um texto curto na cerimônia de lançamento do programa.

O programa será tocado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A intenção declarada do governo com o lançamento deste programa é afastar a acusação de que não se preocupa com a área social.

Para o diplomata e cientista social Paulo Sérgio Pinheiro, usar a figura de Marcela Temer como embaixadora do programa social é “grotesco e ridículo”.

“Essa tradição vem do tempo em que nas monarquias as rainhas mulheres dos reis tinham essa função benemérita. Crianças e adolescentes precisam de políticas tocadas por profissionais. E não por amadores”, disse o diplomata.

Confira a íntegra:

por Paulo Sérgio Pinheiro*

A sagração de Marcela Temer, esposa do ex-interino Michel Temer, como Embaixadora para as Crianças é absolutamente grotesca e ridícula.

Primeiro porque essa tradição vem do tempo em que nas monarquias as rainhas mulheres dos reis tinham essa função benemérita e filantrópica.

Restaurar essa tradição é bastante coerente com um regime que resolveu ter como legenda a ordem e o progresso. É a mais reacionária das manifestações do pensamento positivista.

Em segundo lugar porque o que as crianças e os adolescentes precisam são políticas que devem ser tocadas por profissionais. E não por amadores. Por mais excelsas que sejam as primeiras damas no governo federal ou nos estados.

Já há uma tradição consolidada de políticas de primeira ordem acumuladas, por exemplo, pela Unicef no Brasil e por diversas entidades dentro do governo e dentro do Conselho.

O pior foi que Michel Temer anunciou como primeira tarefa para a Embaixadora para as Crianças realizar um chá para encontrar as outras ditas primeiras damas e as prefeitas, para desse modo levar para Brasil afora essa bandeira da Embaixadora para as Crianças.

Por favor, esperem porque o pior ainda está por vir. Esta é a situação que nós estamos nessa república bananeira do atual governo.

*Paulo Sérgio Pinheiro é um diplomata e acadêmico brasileiro. É professor no Watson Institute da Brown University, em Providence, EUA. É também professor aposentado do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo

Vídeos:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. cicera tenorio de melo Postado em 06/Oct/2016 às 15:04

    a república tem bananeiras, porém, e brasileira excelência! quanta a embaixadora, ela não cometeu erros por se dispor a fazer algo pelas crianças. que precisam de amor, respeito, e uma educação que lhes garanto uma estrutura de base sólida para o futuro. sem respeito o cidadão perde a identidade social. concorda excelência?

    • Siegfried Postado em 06/Oct/2016 às 20:05

      A Cícera recebeu ou espera receber o que com essa defesa ...

      • Maria do RJ Postado em 08/Oct/2016 às 00:52

        "Lá vem o Brasil, descendo a ladeiraaaaaa"

    • Alessandro Postado em 06/Oct/2016 às 20:46

      Pelo amor de Deus nós estamos no século 21, é direito de toda criança e adolescente ter toda assistência do estado, não é um favor é obrigação. Ainda mais de uma mulher que ganhou a vida abrindo as pernas pra um velho que podia ser o avô dela.

      • Lila Postado em 08/Oct/2016 às 00:27

        Kkkkkkkkk isso tudo que estamos vivendo é trágico ! Parece um pesadelo !

    • luiz Postado em 06/Oct/2016 às 23:15

      ah! por favoragora vamos virar mesmo uma republica das bananas, ele já tem um erro aos eu lado um golpista e traidor de carteirinha, um conspirador

  2. José Ferreira Postado em 06/Oct/2016 às 16:24

    Inveja é f%da...

    • Moacir Postado em 07/Oct/2016 às 11:02

      E Pilantr%pia não?!...

    • Vinicius Postado em 07/Oct/2016 às 16:29

      Inveja da " bela, recatada e do lar" ? Com seu "programa" com nome de escola privada de "crassi média" ?kkkkk

    • Maria das Dores Rocha Postado em 08/Oct/2016 às 15:41

      Inveja de quê ? Eu tenho é pena da bela Marcela,figura decorativa,um "bibelot",sem função !Ela poderia exigir do marido a reinclusão das 600 mil famílias excluídas do Programa Bolsa Família ! Aguardem reportagens na CARAS e VEJA !

  3. Fernando Postado em 06/Oct/2016 às 17:19

    Pior do que discurso de formatura do ensino médio....

  4. mary Postado em 06/Oct/2016 às 18:11

    Estranhos começos, tudo é estranho neste governo que se impôs ,é uma ciranda de bizarrices,ao menos este Diplomata teve a coragem de expor a verdade.

  5. Jairina Postado em 06/Oct/2016 às 20:22

    Bom, ela falou e se apresentou 1000% melhor do que a outra lá que era "presidenta". Deixem a mulher fazer alguma coisa!! O que quer que seja, é melhor do que só ficar 'dondocando' com nosso dinheiro.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/Oct/2016 às 15:05

      A coitada se limitou a ler uma porcaria de texto repleto de chavões e maltrapilhos lugares-comum da língua portuguesa, um lixo "qualquer coisa" que algum coach escreveu pra ela. O máximo de empreendedorismo e autonomia que será permitido a ela nesse cargo que estava morto e foi ressuscitado pelo rato (primeiro-damismo) será organizando um chá da tarde para outras primeiras-damas. Não sejamos desonestos, essa comparação de "se apresentar melhor" é esdrúxula, descabida e ridícula, e estou sendo simpático. Não há meio de sequer iniciar uma comparação com uma mulher GIGANTE, uma Presidenta da República bi-eleita pelo povo que cuidou dos rumos de uma nação inteira de 200 milhões de pessoas.

      • Maria das Dores Rocha Postado em 08/Oct/2016 às 15:53

        Parabéns Eduardo Ribeiro ! Não há termo de comparação entre a nossa presidenta eleita e reeleita pelo povo e tirada por um golpe comandado pelos Estados Unidos, principalmente por conta da política externa, os BRICS e também para o avanço no PRÉ-SAL ! Tenho pena da bela Marcela ! Seu marido é realmente um crápula ao expor a esposa a um papel ridículo e humilhante ! Um "bibelot !!

    • Vinicius Postado em 07/Oct/2016 às 16:08

      E aí "crassi média" não vai mais bater panela na varanda gourmet não? *Outro Vinicius

  6. Claudiney Postado em 06/Oct/2016 às 20:25

    Retroagimos com essa palhaçada de primeira dama, o assistencialismo vai voltar com força total. Vão acabar com as políticas públicas conquistadas com muita luta pelos que defendem os direitos da população na assistencia social como direito do cidadão e dever do Estado. Colocaram uma pessoa que jamais irá entender o que as classes menos privilegiadas precisam!!!!!isto é uma vergonha, isto é um retrocesso.!!!

  7. Heloisa Postado em 06/Oct/2016 às 20:30

    Para o programa da Primeira dama Golpista CRIANÇA FELIZ! Criança feliz Quebrou o nariz Se foi pro hospital Tomar Sonrisal Se eu fosse um cabrito Eu dava um grito Mandava as crianças Comprar pirulito

  8. Vinicius Postado em 06/Oct/2016 às 22:12

    Parabéns aos paneleiros! Retrocedendo 30 anos em 1. Parabéns mais uma vez aos "verde e amarelos". *Outro Vinicius

  9. Cristina Postado em 06/Oct/2016 às 23:05

    Para que Michele. Obama se temos Marcela Temer. Está é a treva !!

  10. Sidney Postado em 06/Oct/2016 às 23:49

    Se vc menino iria adorar ver a bunda dela.

  11. a.ali Postado em 07/Oct/2016 às 00:17

    Pois a recatada arrumou a primeira boquinha no governo golpista... embaixadora: título pomposo para operação remendo!

  12. Pedrão Postado em 07/Oct/2016 às 09:33

    Lembram da mulher do Collor a primeira dama que meteu a mão no dinheirinho da famosa LBA(Legião Brasileira de Assistência)sera que esse trabalhinho da bonitinha recatada,não é para em breve acabar com bolsa familia? é esperar para ver.

  13. Correia Filho Postado em 07/Oct/2016 às 18:15

    Esse rapaz é estranho, nasceu no mesmo ano que eu, mas nao viu o terrorismo tentar implantar o comunismo no Brasil, não esses terroristas que ele defende, assaltarem bancos, sequestrarem diplomadas de outro país, assasinarem pessoas so por pensarem diferrnte deles. Ele preferiu acreditar nos livros mentirosos escritos por eles nesmo e desprezar a verdadeira historia do Brasil. Se nao houvesse a intervenção militar de 1964, os comunistas teriam tomsdo o Brasil e hoje serismos uma republiqueta comunista coko Cuba ou Venezuela.

  14. Roberto Pedroso Postado em 08/Oct/2016 às 12:09

    Esta senhora e'o retrato do que é o governo Temer,hesitante,insegura e despreparada está em um lugar onde não deveria estar, tanto por falta de preparo como de competência uma aposta incerta e arriscada que pode custar muito caro.....