Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2016 01/Oct/2016 às 18:54
7
Comentários

Datafolha divulga última pesquisa para prefeito do Rio antes da eleição de amanhã

Datafolha divulga sua última pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro antes da eleição de amanhã. Confira os números e os cenários avaliados

eleições rio de janeiro pesquisa

O Datafolha divulgou na noite deste sábado (1) a sua última pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro antes da eleição de amanhã (2).

Marcelo Crivella (PRB) lidera com 32% dos votos válidos –uma queda de 4 pontos percentuais em relação à semana passada.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) aparece à frente numericamente com 16% das intenções de votos válidos, contra 12% de Pedro Paulo (PMDB).

O levantamento também mostra mudanças importantes nas simulações de segundo turno. A vantagem de Crivella reduziu drasticamente em alguns cenários.

Pesquisa [VOTOS TOTAIS]

.: Marcelo Crivella (PRB) — 27% (tinha 29 na última pesquisa Datafolha)
.: Marcelo Freixo (PSOL) — 13% (tinha 10)
.: Pedro Paulo (PMDB) — 10% (tinha 11)
.: Indio da Costa (PSD) — 9%
.: Osorio (PSDB) — 8%
.: Flávio Bolsonaro (PSC) — 7%
.: Jandira Feghali (PC do B) — 6%
.: Alessandro Molon (Rede) — 2%
.: Carmen Migueles (Novo) — 1%
.: Thelma Bastos (PCO) e Cyro Garcia (PSTU) — 0% (foram citados, mas não alcançaram 1%)
Branco/nulo: 12%
Não sabe/não respondeu: 5%

O Datafolha também divulgou como fica o posicionamento de cada candidato quando considerados apenas os votos válidos — na prática, é a maneira que será computada nas urnas, com a exclusão de brancos, nulos e indecisos.

Pesquisa [VOTOS VÁLIDOS / Excluídos brancos e nulos)

.: Marcelo Crivella (PRB) — 32%
.: Marcelo Freixo (PSOL) — 16%
.: Pedro Paulo (PMDB) — 12%
.: Indio da Costa (PSD) — 11%
.: Osorio (PSDB) — 10%
.: Flávio Bolsonaro (PSC) — 8%
.: Jandira Feghali (PC do B) — 7%
.: Alessandro Molon (Rede) — 2%
.: Carmen Migueles (Novo) — 1%
.: Thelma Bastos (PCO) e Cyro Garcia (PSTU) — 0% (foram citados, mas não alcançaram 1%)

Segundo turno

O Datafolha registra também mudanças importantes nas simulações de segundo turno. A vantagem de Crivella contra Freixo foi de 22 pontos percentuais no início da semana para 5. O candidato do PRB teria 42% contra 37% do adversário.

Contra Índio, a diferença a favor do senador caiu de 19 pontos para 2, um empate técnico (41% a 38%). No cenário com o peemedebista, o senador do PRB venceria, com 22 pontos percentuais a frente (47% a 25%) -eram 25 no início da semana.

Parte deste movimento pode ser explicado pelo aumento da rejeição a Crivella registrada na última semana. Segundo a pesquisa, 31% dos eleitores não votariam no candidato do PRB –no início da semana eram 25%.

Pedro Paulo é agora o segundo mais rejeitado, com 27%, em empate técnico com Jandira, com 24%. Já 12% do eleitorado afirma que não votaria em Freixo.

informações de Folha de S.Paulo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 02/Oct/2016 às 01:45

    Sei não, mas até estou com uma pontinha de esperança de que o RJ emplacará o Freixo (vou ter abdicar do meu voto na Jandira).

  2. Henrique S Postado em 02/Oct/2016 às 02:39

    50 é Freixo

  3. Igor Veloso Postado em 02/Oct/2016 às 03:33

    Sou Jandira porque uma chapa com uma mulher feminista guerreira que tanto lutou com esse golpe junto com um negro ativista que foi ministro de igualdade racial muito me representa. Acho muito importante a população colocar no poder as mulheres e os negros tendo em vista que a população brasileira é composta por mais de 50% de mulheres e negros. Só uma pessoa que sente na pele diariamente os preconceitos é capaz de entender essa dor, por mais que tente nenhum homem branco vai saber realmente essa dor, é óbvio isso não invalida a luta do homem branco por diretos iguais. Além de toda a experiência dessa chapa, seus feitos, seu projeto de governo é incrível. Foi a única no debate que houve junto ao teatro pela democracia a associar o teatro/cinema com educação além de ter Lula e Dilma do lado dela. Acredito que para falar com a população conservadora no segundo turno quando questões como maconha, aborto e casamento igualitário forem levantadas só uma mulher, falando diretamente com outra mulher junto com o apoio de Dilma e Lula, pois só Lula e seus grandes feitos para fazer um fiel de Crivela repensar seu voto, para vencer um segundo turno será necessário reverter voto. Por isso fecho com Jandira65 e peço que aos que ainda estão em dúvidas lembre que o Rio de Janeiro não é composto apenas por nossa rede social (onde no mínimo 50 % das pessoas pensam parecidos com você). O Rio é composto por diversas realidades, realidade essa (isso não podemos negar) foram todas beneficiadas pelo governo Lula. É desse lugar que Jandira irá governar essa cidade, o lugar que o povo conhece pois foi o único governo que fez pelo povo brasileiro. #domingoVOTE65 #JandiraPrefeita65 #ÉaVezdasMulheres

  4. Sergio Carneiro Postado em 02/Oct/2016 às 05:54

    Tá difícil de tirar a prefeitura do Crivella.

  5. poliana Postado em 02/Oct/2016 às 12:05

    BORAAAAAAAAAAAAAAAAA, FREIXO...FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL!!!!!!

  6. Thiago Teixeira Postado em 02/Oct/2016 às 18:30

    Carioca não é bobo, não tem vez para o PSDB lá. Só paulistano mesmo pra gostar desse lixo.

  7. Mariane Postado em 03/Oct/2016 às 09:46

    Carioca não é paulista que tira Haddad pra colocar o Doria.