Redação Pragmatismo
Corrupção 20/Out/2016 às 12:42 COMENTÁRIOS
Corrupção

Blogueiro da Veja pede que Moro não aceite delação de Cunha

Publicado em 20 Out, 2016 às 12h42

Reinaldo Azevedo, blogueiro da Veja, pede que Sergio Moro não aceite a delação premiada de Eduardo Cunha. O colunista alega que "isso mergulharia o país no caos". Principais alvos seriam ministros de Temer e o próprio presidente

Sergio Moro Cunha Reinaldo Azevedo
Sergio Moro e Reinaldo Azevedo

Para Reinaldo Azevedo, colunista de Veja, não parece “um bom desfecho” a Lava Jato aceitar uma delação premiada de Eduardo Cunha a esta altura, pois mergulharia o país no caos.

“Mas, afinal, Cunha fará ou não fará delação premiada? Ninguém sabe. Uma coisa é certa: a esta altura, não faz sentido lhe conceder um benefício, fazendo o país mergulhar no caos”, escreve ele.

Ele também cogita a possibilidade de “Cunha decidir, sei lá, jogar no lixo, com suas eventuais revelações, boa parte do trabalho feito até aqui”. “Os primeiros delatores tinham menos condições de escolher o caminho do que ele tem agora, embora pareça o contrário”, diz.

Primeiros alvos

Antes de ser preso pela Polícia Federal dentro das investigações da Operação Lava Jato, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já vinha trabalhando “enlouquecidamente” em um livro onde detalharia a crise política e os bastidores que levaram ao impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff.

O material, que já conta com mais de 100 páginas, é visto como um tipo de “delação informal” do ex-presidente da Câmara. Dentre os alvos iniciais de Cunha estão o responsável pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo Michel Temer, Moreira Franco, e o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ainda ontem, Michel Temer voltou às pressas do Japão após saber da prisão de Eduardo Cunha. Há a preocupação de que Cunha, em uma possível delação premiada, mostre esquemas ilegais envolvendo o atual presidente e revele os nomes dos mais de 100 deputados que financiava e que votaram pela cassação de Dilma Rousseff.

A hipótese de que o ex-parlamentar feche um acordo coma Justiça por meio do mecanismo de delação premiada ganhou força, já que os dados que seriam utilizados no livro poderão ser usados para abrandar a pena que terá que cumprir em caso de condenação, além de servir para proteger a mulher, Cláudia Cruz, que também responde a um processo Lava Jato pela suspeita de lavagem de dinheiro.

Estranha discrição

A prisão de Eduardo Cunha foi realizada de maneira discreta nesta quarta-feira (19) e fugiu dos padrões do que vinha ocorrendo ultimamente no âmbito da Lava Jato.

Ao contrário do que aconteceu com a condução coercitiva de Lula e da prisão de outros dirigentes petistas, dessa vez não houve vazamento para a imprensa e, aparentemente, o próprio Cunha fora avisado pela Justiça que seria preso.

A mudança de postura partiu do próprio Sergio Moro. O magistrado que Cunha não fosse algemado em hipótese alguma e não permitiu que o ato fosse filmado ou fotografado.

VEJA TAMBÉM: O telefonema desesperado de Eduardo Cunha antes de ser preso

com 247 e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS