Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 23/Sep/2016 às 15:09
13
Comentários

Um jornal da Globo tentou me contratar e recusei o convite; eis a explicação

"Confesso que fiquei bastante feliz com o convite, mas sou obrigado a decliná-lo. É uma questão de princípios". Confira a honesta justificativa do jornalista que recusou convite para trabalhar em um jornal da Globo

jornal globo convite diario catarinense

O jornalista Leonardo Mendes, autor do blog Van Filosofia e colunista do DCM, divulgou uma carta aberta em resposta ao jornal Diário Catarinense — veículo de mídia impressa do grupo RBS, braço da Rede Globo na região sul do Brasil.

No texto, Mendes explica por que recusou o convite para assinar uma coluna no jornal. Leia a seguir.

por Leonardo Mendes

Fui convidado a escrever uma coluna no jornal Diário Catarinense, do grupo RBS, braço da Globo no sul do país. Abaixo a minha resposta, em forma de carta aberta:

Queridxs amigxs da RBS/Globo,

confesso que fiquei bastante feliz com o convite, mas sou obrigado a decliná-lo.

É uma questão de princípios: eu não trabalho para empresas que atentam contra a democracia e que atuam de modo tão sujo quanto a Globo, a serviço de ideais tão mesquinhos.

Confesso também que perguntei quanto vocês estariam dispostos a me pagar, apenas por curiosidade, e peço desculpas por isso.

É que eu assisti esses dias ao filme Nove Rainhas, em que um dos personagens diz que não faltam garotos de programa, o que falta é potencial de investimento.

Digamos que por 1 milhão de reais eu aceitaria o cargo, por dois meses. E depois passaria a vida me purificando da experiência de trabalhar para a Globo.

Sabia que o valor oferecido não seria esse, e que eu não aceitaria, por isso peço desculpas por ter feito vocês perderem tempo elaborando uma proposta.

Eu prefiro vender o meu corpo na esquina mais imunda, a vender meu trabalho como jornalista a uma empresa como a Globo.

Não julgo aqueles que o fazem, e inclusive tenho grandes amigxs nessa empresa, que considero pessoas maravilhosas.

Acredito que essxs amigxs acreditem que a Globo pode mudar, que elxs possam ajudar nessa mudança.

Já eu acredito que o jornalismo da Globo não tem salvação, e é uma questão de tempo perder a pouca credibilidade que lhe resta, junto à parcela mais ignorante da sociedade, ou seja, a classe média que vai às ruas com a camisa da CBF contra a corrupção.

Um avanço civilizatório fatalmente acabará com isso, e a família Marinho terá que aceitar que não lhe resta futuro no jornalismo, talvez apenas no entretenimento e dramaturgia (a série Justiça é ótima).

Por isso entrar para o time de jornalistas da Globo, para mim seria lutar contra esse avanço civilizatório.

Eu espero ainda poder comemorar o fim do Jornal Nacional, o fim do Diário Catarinense, a venda de toda a estrutura jornalística a disposição da família Marinho e de seus comparsas.

A Globo é hoje a minha Bastilha. Sua queda é a minha vitória.

Nossas diferenças são inconciliáveis.

Sinceramente,
Leo Mendes

globo1

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Douglas Postado em 23/Sep/2016 às 17:51

    Parabéns! Você sim terá pra sempre a consciência limpa,tranquila. Que sirva de exemplo pra muitos. Esse sim,Galvao pode chamar de guerreiro!

  2. Samuel Nelson Albuquerque Postado em 23/Sep/2016 às 20:50

    Antes de ser jornalista esse cidadão é um grande brasileiro! Quisera tivéssemos meia dúzia de profissionais da mídia com tamanha lealdade! Fico feliz em ser brasileiro com um comentário e postura desse. Parabéns Léo. Obs.: Autorizo e fico feliz se publicarem meu comentário.

  3. Leonardo Duarte Postado em 23/Sep/2016 às 21:32

    Parabéns, Leo Mendes.

  4. Barbosa Postado em 23/Sep/2016 às 22:22

    Parabéns. Aquela é uma mídia vendida e arregada.

  5. Pedrão Postado em 24/Sep/2016 às 08:17

    Bravíssimo Leo Mendes,tambem penso igual a ti,mas acho que nunca veremos essa "Bastilha" cair por traz dela tem algo mais forte que se chama"Pentagono".

  6. Rosa Lucia Postado em 24/Sep/2016 às 09:38

    Leo Mendes, você falou por todos nós, é um cabra da peste, como se diz aqui no meu NORDESTE. Sou PERNAMBUCANA, não o conheço, mas já tiro o chapéu pelo seu posicionamento. Parabéns!

  7. Maria Amélia. Postado em 24/Sep/2016 às 09:47

    Parabéns. O que temos que buscar em nossa vida é isso, coerência com nossos princípios. Temos que fazer essa construção dia a dia.

  8. Renato Rangel Postado em 24/Sep/2016 às 10:57

    Muito acalentado saber que existem jornalistas sérios que não se vendem por um punhado de dinheiro ou pela fama efêmera. Meu respeito, Leo Mendes!

  9. Débora Postado em 24/Sep/2016 às 16:14

    Parabéns!!!!

  10. Thiago Teixeira Postado em 24/Sep/2016 às 17:23

    Leo Mendes é o homem do ano!!!!!!!!!!!

  11. Deisi Postado em 25/Sep/2016 às 08:59

    Thiago, concordo com você, já para os trouxinhas, o juizeco é o homem do século.

  12. enganado Postado em 26/Sep/2016 às 16:45

    PARABÉNS O jornalista Leonardo Mendes, pois se juntar a esses coleguinhas imundos abaixo, não é digno de um verdadeiro ser humanos. Lista de jornalistas VENDIDOS:_Alexandre Garcia_ (filósofo de porta de xadrez)_ _Andreia Sadi_ _Antonio Carlos Pereira_ _Antonio Ferreira Paim_ _Arnaldo Jabor_ _Augusto Nunes_ _Carioca_ _Carlos Alberto Sardenberg-(J)_ _Cristiana Lôbo-(sorriso amarelo)_ _Diego Escosteguy_ _Diogo Mainardi-(J)_ _Eliane TUCantanhêde_ _Felipe Moura Brasil_ _Gerson Camarotti-(embromador)_ _Joice Hasselmann_ _Jorge Bastos Moreno_ _Jorge Okubaro_ _Jorge Pontual-(férias nos USraHell)_ _José Eduardo Faria_ _José Nêumanne Pinto_ _Kim Kataguiri-(sem cérebro) _Leilane Neubarth-(entende de alguma coisa?)_ _Lourenço Dantas Motta_ _Marco Antonio Rocha_ _Marco Antonio Villa_ _Marco Zuckerman_ _Mer(D)al Pereira-(puxa saco incompetente)_ _Míriam Leitão-(urubóloga)_ _Nicolau Cavalcanti_ _Rachel Sheherazade_ _Reinaldo Azevedo-(covarde)_ _Renata LoPrete-(a inexplicável)_ _Renata Vasconcellos-(desavisada)_ _Ricardo Noblat-(e a esposa, hein! STF_DB)_ _Rolf Kuntz_ _Vera Magalhães_ _William Bonner-(inqualificável)_ _William Waack-(J)_

  13. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 26/Sep/2016 às 17:02

    POR TUFO ISSO,AINDA VALE A PENA ACREDITAR.