Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 15/Sep/2016 às 18:19
5
Comentários

Teori Zavascki recua e diz que errou ao acusar Lula de 'embaraçar' a Lava Jato

Teori Zavascki recua e diz que foi inadequado afirmar que Lula quer "embaraçar" a Operação Lava Jato. Na semana passada o ministro havia usado a expressão para negar um pedido dos advogados do ex-presidente

Teori Zavascki Lula Lava Jato
O ministro Teori Zavascki

GGN

Após usar um despacho do Supremo Tribunal Federal contra a defesa de Lula na Lava Jato para dizer que o ex-presidente parece querer “embaraçar” as investigações, o ministro Teori Zavascki recuou diante da repercussão negativa e pediu que esse trecho fosse suprimido da decisão.

Teori admitiu, na quarta (14), que usou expressão inadequada na semana passada, quando da decisão de negar um pedido dos advogados de Lula para suspender um processo que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sérgio Moro. A decisão ficou mantida.

“É de se reconhecer ter sido inadequada, nas circunstâncias do caso e no que possa ser interpretada como pejorativa ao agravante, a expressão utilizada qualificando certos fundamentos da reclamação como ‘tentativas de embaraçar as apurações’. O sentido da afirmação deve ficar compreendido como destinado unicamente a pontuar os já reiterados pronunciamentos da Corte contrários à tese da defesa”, escreveu Teori.

No recurso ao STF, a defesa de Lula alegou que um “processo semelhante já estava aberto no Supremo. Por isso, Moro estaria usurpando uma atribuição do tribunal.

Na decisão da semana passada, Teori discordou. Embora reconheça que há semelhanças, ele destacou que em Curitiba é investigado o possível recebimento de vantagem indevida. No STF, está pendente um pedido de investigação contra Lula por formação de quadrilha, feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot”, destacou O Globo.

A fala de Teori contra a defesa de Lula virou capa de jornais e motivo de críticas de juristas, que condenaram a depreciação do direito de apresentar recursos ao Supremo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Araújo Postado em 16/Sep/2016 às 08:44

    O estrago já foi feito.

  2. magda santos Postado em 16/Sep/2016 às 09:40

    Qualquer decisão ou pronunciamento vindo do In-justiciário brasileiro hoje é apenas uma PIADA!!

  3. Jeferson Postado em 16/Sep/2016 às 11:53

    As cartas já estão tão marcadas que esse senhores "juizes" até esquecem que é preciso seguir os rituais do processo para que essa farsa possa lembrar um julgamento. Tentou voltar atrás mas só piorou as coisas. Lamentável...

  4. enganado Postado em 17/Sep/2016 às 01:22

    Deu pra trás porque a grana que chegou não foi a prometida, pois a CIA / NSA / MOSSAD / AIPAC / ...estão gastando muito na campanha da KILLary e a PROPINA está curta no momento. Logo, logo voltará ao normal! Aguarde Teori!!!

  5. Esmeraldo Cabreira Postado em 17/Sep/2016 às 16:44

    STF CANALHA, PELO FIM DOS PRIVILÉGIOS DA REALEZA JUDICIAL NO BRASIL! GOLPISTA, CORRUPTO E FASCISTA! CHEGA DE MARAJÁS INTOCÁVEIS.