Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 02/Sep/2016 às 10:53
5
Comentários

Repórter confessa que ajudou a “manipular opiniões e viabilizar o golpe”

“Peço desculpas por ter colaborado com essa sujeira; entrei em depressão [...]”. Jornalista e ghostwriter que publica em veículos como Folha, Estadão e Valor revela o passo a passo que foi utilizado para manipular a opinião pública e legitimar o impeachment de Dilma Rousseff

michel temer golpe impeachment mídia

por Elcio Cabral Melo*, Facebook

Peço desculpas por ter colaborado com essa sujeira, e quero me justificar dizendo que eu estava tentando trabalhar honestamente, que entrei em depressão nesse trabalho e (ainda bem!) fui demitido.

Foi entre julho de 2014 e junho de 2015 que trabalhei como jornalista, assessor de imprensa, repórter e ghostwriter do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de SP) e Fehoesp (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de SP) e lá ajudei a “aquecer o caldeirão” que colocaram a democraticamente eleita presidenta Dilma Rousseff.

Um golpe começa assim: você reúne os interessados e vai “queimando o filme” da presidenta em várias frentes, culpando-a de tudo que for possível, usando as televisões, os jornais, as rádios e os portais da internet. Um dos interessados na queda de Dilma era o meu chefe, Yussif Ali Mere Jr., bem como seus colegas diretores do sindicato e da federação.

Assim, tive de escrever coisas que abomino, e quem assinava era o presidente, ou vice, ou algum manda-chuva de lá. Consegui publicar as opiniões em jornais como “Folha”, “Estadão”, “Valor Econômico” e “O Globo”, entre outros.

Lembrando: eu era só um jornalista de uma pequena associação patronal. Muitos outros estavam fazendo o mesmo por aí, no Brasil todo. Exemplos: Fiesp, Fecomercio, Febraban etc…

PASSOS DA MANIPULAÇÃO

A) Desqualificar o alvo:

– “Mere Jr explicou que 2015 é “o ano do ajuste de contas”, visto que a presidente Dilma Rousseff não tomou as atitudes cabíveis na economia no passado. ” (FONTE:http://www.sindhosp.com.br/…/Presidente-fala-sobre-perspect…) e

– “Os dados do TCU confirmam (editorial “As Falhas do Mais Médicos”) o que já era sabido: o programa Mais Médicos, de forte cunho ideológico e que liga o atual governo à ditadura cubana dos irmãos Castro, foi feito às pressas às vésperas das eleições e tem caráter eleitoreiro.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/O-Estado-de-S.-Paulo-destaca-o…)

– “Em vez de leiloar ministérios para acalmar os ânimos dos partidos aliados –que de aliados não têm nada– o governo deveria anunciar as reformas políticas e ministeriais. Trocar favores, votos e cargos é uma barganha que faz mal à saúde.” (FONTE:http://www.sindhosp.com.br/…/Folha-de-S.-Paulo-destaca-opin…)

– “Parabenizo o economista Arminio Fraga, cujas palavras desnudaram a tese falaciosa da candidata Dilma Rousseff. Por mais que haja, no governo atual, malabarismos financeiros, a verdade sempre surgirá, pois os números não mentem. É preciso manter olhos e ouvidos atentos.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Folha-de-SP-destaca-opiniao-de…)

B) Impor a agenda de direita como se fosse solução para todos os problemas:

– “O texto revela o mal que centrais sindicais estão provendo nas relações de trabalho. Políticas de bondade não levam ao crescimento. O país só integrará o rol dos desenvolvidos quando melhorar a produtividade.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Painel-do-leitor-da-Folha-de-S…

C) Ignorar assuntos desconfortáveis como a Lei-Anticorrupção, enviando um subordinado em seu lugar:

“Marcelo Luis Gratão, gestor do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), representou o presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, no 1º Seminário Lei das Empresas Limpas com Foco na Área da Saúde.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Lei-Anticorrupcao-e-tema-de-se…)

D) Dar o tiro de misericórdia:

“Junto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outras centenas de entidades, o SINDHOSP, a FEHOESP e seus sindicatos filiados estão apoiando a campanha pelo “Impeachment Já!” da presidente da República, Dilma Rousseff.“ (FONTE:http://www.sindhosp.com.br/…/SINDHOSP-e-FEHOESP-apoiam-mani…)

E) Celebrar:

Clique abaixo para ver foto do meu chefe com o golpista Temer

FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Yussif-Ali-Mere-Jr-participa-d…

*Elcio Cabral Melo é jornalista e ghostwriter

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 02/Sep/2016 às 11:44

    E o ___exércitUS dUS braziUS___ sabia distUS tudUS e não fez NADA. Pergunto pra que ser aquela PORRA então? Só para fUSder os 8P's? ___braziUS___ vai ser Pacificado pela RATAZANA e rede gRoubo, .... etc, com a cobertura do exércitUS. Muito bom!!!!!! Acredite se quiser!!!!!

  2. Thiago Teixeira Postado em 03/Sep/2016 às 17:54

    ...Parabenizo o economista Arminio Fraga ... para ... para tudo.

  3. Joselito Postado em 04/Sep/2016 às 06:48

    Caro jornalista, quem tem dignidade não se vende, não se troca. Quem tem caráter não faria um trabalho sujo como você. Arrependido uma ova. Você se vendeu. Quem se vende, merece sabe o quê? A morte. É isso que você merece.

    • Allysson W. Postado em 06/Sep/2016 às 09:57

      Calma ai Joselito, ta maluco? Desejar a morte para alguém, te faz pior.

      • Hildebrando Dias santos Postado em 12/Sep/2016 às 18:29

        Isso, quem não é pautado pela mídia, sempre souberam, desde o primeiro dia da posse da presidente; em seu segundo mandato. Aliás eles, com excessão do PMDB do Temer, que agiram paulatinamente, até sangrarem de fato, o Governo da Presidente Dilma..