Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 15/Sep/2016 às 12:36
16
Comentários

A repercussão da denúncia contra Lula na mídia internacional

Após a apresentação da denúncia de Dellagnol, mídia internacional repercute a acusação e trata Lula como o maior presidente da história. Confira o que disseram The New York Times, The Washington Post, The Guadian, ABC News, Le Monde e outros veículos

Lula Lava Jato power point
Lula e Marisa foram denunciados na Lava Jato

A imprensa norte-americana repercutiu ontem (14) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As notícias sobre a denúncia foram acompanhadas de um perfil do ex-presidente Lula e de informações sobre o crescimento econômico ocorridos durante os dois períodos de seu governo.

Segundo o The New York Times, a instabilidade política dos últimos anos acabaram por provocar a saída de Dilma Rousseff, sucessora de Lula na Presidência da República, em agosto último, por meio de “um processo de impeachment controverso”.

O The New York Times diz também que as “denúncias e acusações mais amplas representam um duro golpe” para Lula, “complicando suas ambições de retornar à Presidência”.

Mas o jornal nota que as denúncias em si contra o ex-presidente são “muito limitadas” e que “a quantia de dinheiro da qual Lula é acusado de receber nas reformas do apartamento não é nada comparada ao que outros [políticos] foram acusados de receber nos últimos anos”.

The Washington Post

O jornal The Washington Post diz que a denúncia do MPF, que envolve também sua esposa Marisa Letícia, e mais seis pessoas, coloca um sério risco para Lula de enfrentar um mandado de prisão de Sergio Moro, o juiz que está à frente da investigação.

“Se isso acontecer, seria uma queda extraordinária para o ex-presidente e seu partido. Durante 13 anos de governo do Partido dos Trabalhadores, a economia do Brasil se expandiu, e ele montou um boom global das commodities”, afirma o TWP.

O jornal diz ainda que mais da metade dos 200 milhões de cidadãos brasileiros “se juntou a uma nova classe média baixa” no governo Lula, que saiu da presidência como o presidente mais bem avaliado de todos os tempos.

Chicago Tribune

Os promotores que apresentaram denúncia contra Lula fizeram uma “litania” de acusações, mas foram econômicos ao apresentar as provas –o que pode colocar em xeque o futuro da Operação Lava, escreveu o diário americano Chicago Tribune. Se as denúncias já eram esperadas, a linguagem utilizada pelos promotores foi “impressionante”, completou.

Para o “Chicago Tribune“, “o fosso escancarado entre as acusações verbais e as denúncias (formais) levantaram questões sobre o futuro da investigação”. Se por um lado as “acusações drásticas” podem ajudar os promotores a manter o caso em sua jurisdição, por outro, implicam “riscos” de que a investigação seja vista como politizada.

A rede de televisão ABC News, publicou em seu site que o chefe da força tarefa da investigação, Daltan Dallagnol, chamou Lula de “comandante máximo” do escândalo que agita a maior nação da América Latina.

Associated Press

A agência de notícias norte-americana Associated Press afirmou que a “discrepância” entre as declarações dos procuradores do MPF sobre o papel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema de corrupção na Petrobras e as acusações de fato apresentadas contra ele levantam dúvidas sobre o futuro das investigações da Operação Lava Jato.

Segundo a matéria da AP, embora as acusações fossem esperadas, a caracterização do suposto papel de Lula no esquema, com apresentações de Power Point tentando explicar as denúncias contra o ex-presidente, foi “impressionante”.

A agência afirma que, apesar da “litania” (ladainha) de acusações, Lula está sendo acusado apenas de lavagem de dinheiro e corrupção, crimes que são negados pela defesa do ex-presidente.

“A discrepância entre as acusações verbais na quarta-feira [feitas pelos procuradores] e aquilo de que Silva foi realmente acusado levantaram muitas perguntas sobre o futuro da investigação”, diz o texto.

O artigo da AP cita o advogado Cezar Britto, ex-presidente da OAB, que afirma que “as duras palavras [dos procuradores] indicam que as provas [contra Lula] não devem ser tão sólidas”. “Parece que os procuradores estão querendo o apoio da sociedade em lugar de procurar mais provas”, diz Britto.

Europa

Para o francês “Le Monde“, um dos efeitos destas acusações será dividir ainda mais “uma sociedade brasileira já rasgada pela polêmica destituição de Dilma Rousseff”. “Aos que consideram Lula como um ‘bandido’, opõe-se uma parte dos brasileiros que veem nessas acusações uma manobra para calar a esquerda”, escreve o jornal.

A “BBC” relembrou uma entrevista feita com Lula no mês passado, quando o ex-presidente comentou sobre a iminência da denúncia. “Ele afirmou que preferia responder formalmente a todas as acusações do que vê-las pipocando pela imprensa. A investigação é de suma importância para o futuro de Lula e do PT. Pesquisas de opinião indicam que Lula ainda é uma força política que poderia tentar novamente ocupar a presidência”, registra a BBC.

Para o jornal britânico “The Guardian“, “a queda de Lula, e do partido de esquerda que ele fundou em 1980, é dramática”. O jornal lembra que sua sucessora no Planalto, Dilma Rousseff, foi impedida no fim do mês passado pelo Senado, encerrando 13 anos de governo petista.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 15/Sep/2016 às 13:54

    Vocês só selecionaram as matérias que lhe convêm. Faltou mostrar as matérias que concordam com a acusação contra o ex-presidente.

    • Zé das couves Postado em 15/Sep/2016 às 14:55

      Posta aí pra gente...

    • Hamilton Mendes Postado em 15/Sep/2016 às 14:58

      Quais as publicadas por diárias de altíssima credibilidade (Globo, Estadão) ou semanários piores ainda (Veja)?.

    • Osvaldo Avila Postado em 15/Sep/2016 às 15:49

      Nenhum dos jornais citados concordou ou discordou das acusações, eles apenas citaram os fatos. Só a imprensa brasileira costuma condenar antes da justiça julgar.

    • joão Postado em 15/Sep/2016 às 15:50

      Não seja imbecil, a imprensa internacional é séria seu escroto acéfalo. Posso então dizer que tenho convicção de que sua mãe é puta, mas não tenho como prova-lo e você terá que engolir seco e aceitar que realmente é filho de uma mulher da vida. O mal da internet é dar espaço para pessoa como tu.

      • R_mortimer Postado em 16/Sep/2016 às 08:37

        Talvez você não entendeu, por isso vou traduzir: "filho de uma mulher da vida" seguinifica: filho da puta!

    • Rebecca Postado em 15/Sep/2016 às 16:17

      Quem está falando em concordar ou discordar? Não vi nenhum jornal dizendo que concorda ou discorda de nada. A acusação não se sustenta, é fraca, não há provas... Então porque algum jornal sério iria opinar a favor de acusações que até o momento não foram provadas. Por acaso é função do jornal julgar e condenar? Aé, esqueci que estamos falando da mídia brasileira. Então nesse caso pode fazer show de pirotecnia, jugar e condenar um ex-presidente ao vivo baseando-se apenas em meras convicções.

    • Hebert Postado em 15/Sep/2016 às 16:56

      Posta ai, por favor

    • Glayson Postado em 15/Sep/2016 às 17:25

      posta ai estou pronto pra ler e são quais as doo G1 que você anda lendo isto não é jornal não

    • Olegario Postado em 15/Sep/2016 às 21:18

      as do teu cu?

    • magda santos Postado em 16/Sep/2016 às 10:06

      Não se pode imitar o Ministério Público e os golpistas e ficar INVENTANDO COISAS INEXISTENTES apenas para CONTENTAR"! Como as acusações são fantasiosas, como fantasiosa também foi a apresentação!! Digna de trabalho de faculdade que quer enganar a banca examinadora com floreios !

  2. João B Fernandes Neto Postado em 15/Sep/2016 às 14:25

    Deliram,aqueles que compõem a Republica Paranaense.Seus Sobrenomes estrangeirados e sua atitudes Separatistas,Tentam de Todas as Formas, desqualificar Um Presidente Popular,Por ser ele filho e Representante Da região Nordeste.

  3. Ana Lima Postado em 15/Sep/2016 às 15:09

    Por favor deixem os links. Obrigada.

  4. Priscila Postado em 15/Sep/2016 às 15:55

    Lula foi o maior presidente da história brasileira, isso não é novidade.

  5. Sergio S. Postado em 17/Sep/2016 às 18:09

    Baseado em que você diz isso Luis? Em fatos ou nas versões propagandeadas pela nossa nossa grande mídia oligopolizada, partidária e ferrenha defensora da plutocracia? Se tem as provas do que diz então passe para estes procuradores, pois parece que nem eles tem!...kkk

  6. Galvão Postado em 18/Sep/2016 às 00:06

    Luisinho coxinha tonto e chupador dos bagos da DIREITA GOLPISTA, só para você lembrar algumas das coisa que o LULA fez. LULA É O MAIOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE, Se você não concorda, diga quem foi melhor que o LULA, filhodaputa. Segue o Texto tonto.......NÃO HÁ CADEIA SUFICIENTE PARA LULA Texto do um professor da UNB - Perci Coelho de Sousa Não há cadeia suficiente para Lula, não há construção erigida que suporte tamanha pena, que dê conta de tanto pecado. Haja grades de ferro e de aço que sejam capazes de segurar, de reter e de trancafiar tanta coisa numa só, tanta gente num só homem. Não há cadeia no mundo que seja capaz de prender a esperança, que seja capaz de calar a voz. Porque, na cadeia de Lula, não cabe a diversidade cultural Não cabe, na cadeia de Lula, a fome dos 40 milhões Que antes não tinham o que comer Não cabe a transposição do São Francisco Que vai desaguar no sertão, encharcar a caatinga Levar água, com quinhentos anos de atraso, Para o povo do nordeste, o mais sofrido da nação. Pela primeira vez na história desse país. Pra colocar Lula na cadeia, terão que colocar também O sorriso do menino pobre A dignidade do povo pobre e trabalhador E a esperança da vida que melhorou. Ainda vai faltar lugar Para colocar tanta Universidade E para as centenas de Escolas Federais Que o ‘analfabeto’ Lula inventou de inventar Não cabem na cadeia de Lula Os estudantes pobres das periferias Que passaram no Enem Nem o filho de pedreiro que virou doutor. Não tem lugar, na cadeia de Lula, Para os milhões de empregos criados, (e agora sabotados) Nem para os programas de inclusão social Atacados por aqueles que falam em Deus E jogam pedras na cruz. Não cabe na cadeia de Lula O preconceito de quem não gosta de pobre O racismo de quem não gosta de negro A estupidez de quem odeia gays Índios, minorias e os movimentos sociais. Não pode caber numa cela qualquer A justiça social, a duras penas, conquistada. E se mesmo assim quiserem prender – querer é Poder (judiciário?), Coloquem junto na cadeia: A falta d’água de São Paulo, E a lama de Mariana (da Vale privatizada) O patrimônio dilapidado. E o estado desmontado de outrora Os 300 picaretas do Congresso E os criadores de boatos Pela falta de decência E a desfaçatez de caluniar. Pra prender o Lula tem que voltar a trancafiar o Brasil. O complexo de vira-latas também não cabe. Nem as panelas das sacadas de luxo O descaso com a vida dos outros A indiferença e falta de compaixão A mortalidade infantil Ou ainda (que ficou lá atrás) Os cadáveres da fome do Brasil. Haja delação premiada Pra prender tanta gente de bem. Que fura fila e transpassa pela direita (sim, pela direita) Do patrão da empregada, que não assina a carteira Do que reclama do imposto que sonega Ou que bate o ponto e vai embora. Como poderá caber Lula na cadeia, Se pobre não cabe em avião? Quem só devia comer feijão Em vez de carne, arroz, requeijão Muito menos comprar carro, Geladeira, fogão – Quem diz? Que não pode andar de cabeça erguida Depois de séculos de vida sofrida? O prestígio mundial e o reconhecimento Teriam que ir junto pra prisão Afinal, (Ele é o cara!) Os avanços conquistados não cabem também. Querem por Lula na cadeia infecta, escura A mesma que prendeu escravos, ‘Mulheres negras, magras crianças’ E miseráveis homens – fortes e bravos O povo d’África arrastado E que hoje faz a riqueza do Brasil. Lula já foi preso, ele sabe o que é prisão. Trancafiado nos porões da ditadura Aquela que matou tanta gente, Que tirou nossa liberdade A mesma ditadura que prendeu, torturou. Quem hoje grita nas ruas Não gritaria nos anos de chumbo Na democracia são valentes Mas cordatos, calados, covardes Quando o estado mata, bate e deforma. Luis Inácio já foi preso, Também Pepe Mujica e Nelson Mandela. Quem hoje bate palmas, chora e homenageia, Já foi omisso, saiu de lado e fez que não viu. Não vão prender Lula de novo Porque na cadeia não cabe Podem odiar o operário O pobre coitado iletrado Que saiu de Pernambuco Fugiu da seca e da fome Pra conquistar o Brasil E melhorar a vida da gente Mas não há Nesse mundão de meu Deus Uma viva alma que diga Que alguém tenha feito mais pelo povo Do que Lula fez no Brasil. “Não dá pra parar um rio quando ele corre pro mar. Não dá pra calar um Brasil, quando ele quer cantar.” Lula lá. LULA VAI VOLTAR EM 2018, OU SE ELE NÃO DISPUTAR, VOTAREMOS EM ELE INDICAR.