Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 15/Sep/2016 às 18:37
7
Comentários

O primeiro pronunciamento de Lula após as denúncias de Dallagnol

“Não tenho vocação para dar tiro na cabeça, como o Getúlio, nem para deixar o país, como Jango. Vão ter que disputar comigo nas urnas”. Lula pediu ainda que a imprensa brasileira conceda a ele o mesmo espaço que deu aos seus acusadores. Confira os principais pontos do pronunciamento do ex-presidente

lula lava jato pronunciamento

Em discurso em que variou entre humor, emoção e momentos mais agressivos, o ex-presidente Lula acusou os membros do MPF de inventarem uma “mentira” e a imprensa de cumplicidade.

“Descobri que tanto meus acusadores como uma parte da imprensa estão mais enrascados e comprometidos do que eles pensam que eu estava. Construíram uma mentira, como se fosse o enredo de uma novela. Tenho convicção que setores da imprensa que mentiram vão ter que inventar outra versão para sair dessa encalacrada. Continuem falando. A história mal começou e eles pensam que está terminando”, avisou.

O ex-presidente citou Tiradentes para dizer que, independentemente de se perseguir lideranças como ele ou o principal personagem da Inconfidência Mineira, os ideais sobrevivem.

“Acredito nas ideias de Tiradentes. Não adianta esquartejar, as ideias sobrevivem e anos depois veio a independência do país. Se me tirarem da política, vão ter problemas com o golpe que deram. Vão ter problema com o que tiraram do povo trabalhador. Vão ter problema em entregar o pré-sal, a Petrobras, as indústrias, a Caixa, o Banco do Brasil”, disse.

Lula indicou acreditar que as ideias as quais acredita que sobreviverão já estão nas ruas com a geração mais jovem, que tem se manifestado contra o governo golpista de Michel Temer. “O país que eu sonho está longe. Subimos um degrau na escala social que eles estão tirando agora. Criminalizar o Lula é bobagem. Essa meninada que evitou o Alckmin de fechar escolas, que está vindo para as ruas para reivindicar democracia, essa meninada é o Lula multiplicado por milhões”, afirmou.

Segundo ele, a perseguição de que ele, o PT e Dilma Rousseff são vítimas começou em 2005, baseada na lógica da criminalização da política com o apoio da mídia, como têm denunciado cientistas políticos, juristas e pensadores progressistas. “A lógica não é mais o processo e os autos, a lógica é a manchete. Ou seja, quem vamos criminalizar pela manchete. Está acontecendo isso desde 2005. O PT tem que ser extirpado da história, assim fizeram com o partidão na década de 50.”

O ex-presidente também associou a perseguição contra ele, seu governo e ao governo de Dilma Rousseff com outros líderes populares que governaram o país. “Getúlio governou com mão dura. Juscelino talvez tenha sido vítima de mais inquéritos do que eu. João Goulart vocês sabem o que aconteceu. Não tenho a vocação de Getúlio de me dar um tiro, do Jango de sair do Brasil. Vão ter que disputar comigo na rua”, prometeu.

Ele voltou a dizer, como Dilma insistiu em sua defesa no processo de impeachment, que foram os governos petistas que criaram condições republicanas para as investigações da Polícia Federal e atuação do Ministério Público. “Tiramos da sala o tapete que escondia a corrupção deste país”, disse, momento em que foi aplaudido.

Segundo Lula, o “show de pirotecnia” do Ministério Público ao anunciar as acusações de que ele comandaria um esquema de corrupção vinculado à Petrobras deveria constranger as autoridades do país. “O procurador-geral da República deve estar pensativo. Os ministros do Supremo devem estar pensativos. O diretor-geral da Polícia Federal deve estar pensativo. À custa do que esse espetáculo? À custa do que divulgar um produto que não tem como entregar?”

Também usou a afirmação dos membros do MPF, que repercutiu em todo o país, de que eles não têm prova contra ele, mas têm convicção, para ironizar o silêncio sobre a apreensão de helicóptero da empresa do filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), Gustavo Perrella, com 400 quilos de cocaína, em 2013. “Eu vi um artigo do (Luis) Nassif que chamou a atenção. Eles sabiam e tinham provas de um helicóptero com 400 kg de cocaína. Tinham provas, pegaram o helicóptero, mas não tinham convicção. Então não prenderam ninguém”, disse. “Provem uma corrupção minha que eu irei a pé para ser preso em Curitiba.”

“Me dedicaram um apartamento que eu não tenho. Uma chácara que eu não tenho. Me dedicaram ser o comandante maior da corrupção. Sem provas, mas com convicção”, acrescentou.

Assista a íntegra:

RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Galvão Postado em 15/Sep/2016 às 22:07

    Esse é o meu Presidente. Cada dia mais eu tenho certeza de votar novamente no Lula. LULA É O MELHOR E MAIOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE. Quem não concorda que aponte outro e fale o o que fez de melhor que o Lula. Adoro saber que ele incomoda as elites.

  2. Sergio Carneiro Postado em 16/Sep/2016 às 04:26

    "Vao ter que disputar comigo na rua" (Kid Nove Dedos) . Lula convocando seus idiotas uteis.

  3. Sergio Carneiro Postado em 16/Sep/2016 às 04:38

    Luis Inacio Jucelino de Oliveira: Roubo de 50 anos fez em 5.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Sep/2016 às 10:44

    Nunca vi lágrimas tão sinceras escorrendo pelo rosto de um homem tão gigante. Falar em maior e melhor Presidente da história do país é pouco. É o provável maior brasileiro da história. Devíamos ter um feriado em sua homenagem, em nome do apedeuta iletrado que garantiu 3 refeições diárias pra quem estava condenado a morrer de fome, e que botou o preto no avião e na medicina. Seu nome deveria batizar alguma coisa grande e importante ainda em vida, como bônus, por irritar profundamente a elite branca, por faze-los sangrar, espumar, e faze-los enfiar raivosamente cactos, tridentes e tochas incandescentes no próprio cutuvelo a cada pronunciamento que faz.

  5. Pedro Accioli Postado em 16/Sep/2016 às 11:54

    Vamos STF, vamos Moro, prende logo o Lula, já faz um tempo que querem preso? Prende ele p****!!! Já estão com essa novela desde 1980! Como a justiça brasileira é ridícula! Porque não prendem o Eduardo Cunha hein???

  6. Galvão Postado em 16/Sep/2016 às 13:02

    O Luis por que você não responde a minha pergunta que já te fiz em outras matérias e para com esse discursinho idiota que só mostra o tonto que você. Outra coisa, porque que os promotorezinhos não falam nada de aumento de patrimônio de 360%, porque que a Receita Federal não fala nada disso. O LULA é o cara mais investigado do Brasil, é o cara que mais devassa fizeram em sua vida para achar algo de podre, de errado. E o máximo que eles "acham" que encontraram é uma reforma de apartamento que não é dele e um barquinho pedalinho, e segundo os promotorezinhos, eles NÃO TEM COMO PROVAR, MAS TEM CONVICÇÃO. É ridículo, é chamar os brasileiros de burros, principalmente um asno como você. Mas como eu disse no início responda a minha pergunta que já te fiz anteriormente. LULA É O MAIOR E MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE, e se você não concorda, me diz/responda PORRA, quem foi melhor que ele e o que fez?????

  7. Galvão Postado em 16/Sep/2016 às 15:23

    Luisinho, asno, responda a minha pergunta!!!! Esta logo acima.