Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2016 23/Sep/2016 às 10:46
2
Comentários

A nova pesquisa Datafolha para a eleição no Rio de Janeiro

Confira os números e os cenários analisados da mais recente pesquisa Datafolha para a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro

datafolha rio de janeiro pesquisa

O candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) ampliou sua vantagem sobre os adversários, de acordo com a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela Folha de S. Paulo.

Segundo o levantamento, Crivella subiu de 29% para 31% na preferência do eleitorado carioca.

Marcelo Freixo (Psol) permanece em segundo lugar, com 10%, um ponto percentual a menos que o registrado na pesquisa anterior e tecnicamente empatado com outros cinco candidatos: Jandira Feghali (PCdoB) e Pedro Paulo (PMDB), que têm 9%, Flávio Bolsonaro, que aparece com 7%, além de Índio da Costa (PSD) e Carlos Osório (PSDB), que têm, respectivamente, 6% e 4%.

O candidato Alessandro Molon (Rede) tem a preferência de apenas 2% do eleitorado. Cyro Garcia (PSTU) aparece com 1% e Carmen Migueles (Novo) não atingiu 1%. A candidata Thelma Bastos (PCO) não foi citada pelos entrevistados.

O empate técnico entre os seis candidatos no segundo lugar se explica pelo fato de a margem de erro da pesquisa ser de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o que significa que Marcelo Freixo, poderia alcançar entre 7% e 13% dos votos se a eleição tivesse ocorrido na data da pesquisa, enquanto Carlos Osório, também poderia chegar aos 7%.

Confira os números:

.: Marcelo Crivella (PRB) — 31%
.: Marcelo Freixo (PSOL) — 10%
.: Jandira Feghali (PC do B) — 9%
.: Pedro Paulo (PMDB) — 9%
.: Flávio Bolsonaro (PSC) — 7%
.: Indio da Costa (PSD) — 6%
.: Osorio (PSDB) — 4%
.: Alessandro Molon (Rede) — 2%
.: Cyro Garcia (PSTU) — 1%
.: Carmen Migueles (Novo) — 0% (foi citada, mas não alcançou 1%)
.: Thelma Bastos (PCO) — 0% (não foi citada)
– Branco/nulo: 15%
– Não sabe/não respondeu: 6%

Rejeição

O Datafolha mediu, também, o índice de rejeição dos candidatos. Neste levantamento, Pedro Paulo aparece em primeiro lugar: 32% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato do PMDB.

O segundo candidato mais rejeitado pelos cariocas, segundo o Datafolha, é Flávio Bolsonaro (27%), seguido de perto por Jandira Feghali (26%) e Marcelo Crivella (21%). Marcelo Freixo e Carlos Osório têm 15% de rejeição, enquanto Indio da Costa e Alessandro Molon aparecem com 13%.

O Datafolha ouviu 1.023 eleitores de todas as regiões do Rio no dia 21 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RJ-08346/2016.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 24/Sep/2016 às 17:45

    A Rede não decolou de jeito nenhum. Porque será?

  2. EL LOCO Postado em 25/Sep/2016 às 20:21

    O nome é sugestivo. Rede. Esta preso nos esquemas da Marina e do Aécio.