Redação Pragmatismo
Michel Temer 30/Set/2016 às 13:15 COMENTÁRIOS
Michel Temer

O que disse Michel Temer na época do massacre do Carandiru

Publicado em 30 Set, 2016 às 13h15

Cinco dias após o massacre do Carandiru, o atual presidente Michel Temer foi nomeado secretário de Segurança do Estado de São Paulo. Confira o que ele disse ao assumir o posto, em outubro de 1992

michel temer carandiru secretário segurança sp
Michel Temer (reprodução)

Cinco dias após o massacre do Carandiru, o atual presidente Michel Temer foi nomeado secretário de Segurança do Estado de São Paulo. Ao assumir o posto, em outubro de 1992, Temer afirmou que recomendaria ao comando-geral da Polícia Militar repouso e meditação para os envolvidos em ações como o massacre.

Os militares envolvidos em confrontos como os do Pavilhão 9 da Casa de Detenção, em casos de perseguição, cercos, tiroteios, merecem repousar depois de ações como essas e ser submetidos a tratamento psicológicos. O choque do dia-a-dia é uma tarefa ingrata e eles precisam de repouso e meditação. Vou recomendar ao comando-geral da Polícia Militar esse tratamento“, disse, segundo reportagem veiculada na época.

Na época, Temer prometeu uma ação policial sem excessos, mas não negou o uso da violência.

Se a polícia for recebida com violência ela usará os mesmos métodos, pois a toda ação deverá responder de maneira igual, é, claro, sem excessos”, disse.

Em maio deste ano, em uma reunião ministerial, Temer recordou o período em que foi secretário de Segurança.

Eu fui secretário de segurança pública duas vezes em São Paulo e tratava com bandido, então eu sei o que fazer com o governo.”

Massacre

Nesta terça-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou os julgamentos que condenaram 73 policiais militares pelo massacre. Ao votar pela anulação, o relator do processo, desembargador Ivan Sartori, afirmou que não houve massacre, “houve legítima defesa”.

Em 2 de outubro de 1992, a Polícia Militar foi de São Paulo invadiu o Pavilhão 9 da Casa de Detenção, durante uma rebelião. Para controlar os presos, a PM matou 111 presos. Os réus alegavam que os presos estavam armados. Eles foram condenados a penas que vão de 48 a 624 anos.

Leia também:
Anulação da condenação de PMs no massacre do Carandiru é vergonhosa
As sete maiores vergonhas do Brasil em todos os tempos
Massacre do Carandiru: “escalei montanha de corpos”
Massacre do Carandiru: “fiquei com sangue até no meio da canela”

Grasielle Castro, Brasil Post

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS