Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 06/Sep/2016 às 17:18
65
Comentários

"Meus filhos vão ser mortos a qualquer momento. Socorro!"

Ameaçado junto com sua família, o advogado Mauro Rogério dos Santos pede socorro. Tudo começou quando ele foi buscar seu filho numa manifestação em defesa da democracia e tentou ajudar jovens que eram reprimidos pela PM. Acabou espancado e preso. Publicamos os rostos dos que o ameaçam de morte

advogado Mauro Rogério Silva dos Santos
O advogado Mauro Rogério Silva dos Santos

Patricia Faermann, GGN

A noite do impeachment estava sendo como qualquer outra para o advogado Mauro Rogério Silva dos Santos, que foi buscar seu filho por volta das 22 horas na praça central, onde ocorria uma manifestação pacífica em Caxias do Sul (RS).

Chegando ao local, alguns jovens estavam sendo detidos. Mauro se prontificou a tentar ajudá-los e aproximou-se dos policiais militares com a carteira da profissão.

“Você é advogado?”, perguntou um deles, “Sim”, respondeu Mauro. “Aqui, você não é advogado. Se quiser vai ser advogado na delegacia”, foram as palavras antes da sequência de agressões físicas ao profissional do direito.

Mas não foram apenas os machucados que marcaram Mauro Rogério dos Santos, modificando completamente a sua vida. Aquela noite do dia 31 de agosto foi apenas o início dos extremismos sofridos pelo advogado e sua família, que passaram a ser ameaçados de morte.

Um dos manifestantes que estavam no local gravou a cena:

“Os fatos são simples, singelos, eu cheguei no local, fui buscar meu filho, ele estava com outros jovens. E me pediram ajuda para verificar a condição de alguns jovens, que estavam sendo abordados e aquilo que o vídeo mostra. Não há muito mais antes disso, não consegui dialogar. A minha intenção era apenas saber o nome dos jovens e até para poder prestar um atendimento depois, mas não foi possível”, disse.

“Eu tirei a carteira do bolso, acho que até por conta dessa situação política que está aí, todo mundo muito tenso, temos que tomar algumas cautelas. Quando eu tirei a minha carteira, talvez eles tenham entendido como uma afronta mas foi exatamente no sentido de criar um canal de confiabilidade, é um advogado”, disse, relatando que as agressões foram ainda piores quando a gravação terminou. “O que não foi gravado é dez vezes pior”, completou.

Seu filho, inspirado pelo pai, ia às classes de Direito à noite e pela manhã, trabalhava no escritório do pai. Ao ver seu pai sendo espancado por vários policiais militares, deu um chute em um deles, o que foi motivo para o prenderem por “tentativa de homicídio”.

Os dois foram levados a uma delegacia, onde permaneceram cerca de cinco horas algemados. Após ser solto, o filho foi levado à Penitenciária de Caxias pelo suposto “crime” cometido, liberado apenas no dia seguinte com um alvará de soltura. Após sair daquela situação, Mauro Rogério tomou algumas providências.

“Eu procurei ser sistemático: sair da delegacia, tentar soltar o meu filho, procurar atendimento médico e, posterior, comunicar o órgão de classe. O que foi feito, tive a grande satisfação de contar com o apoio da OAB local e nacional, devido à repercussão do caso. Foi-me oferecido entrar no programa de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas. No momento eu abri mão, até porque eu imagino que não seja esta a saída. Imagina, se nós advogados formos ameaçados e tivermos que nos esconder, acabou o direito”, relatou.

Após receber o apoio da OAB Nacional, em uma reunião que contou com a presença do presidente do Conselho Federal da entidade, Cláudio Lamachia, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, a coordenadora geral da Comissão de Direitos Humanos, Neusa Rolim Bastos, e outros membros da OAB, Mauro pensava que tudo se resolveria.

Lamachia se reuniria momentos depois com o comando da Brigada Militar local, onde colocou a necessidade de uma agilidade e esclarecimento para apurar os fatos e as condutas dos envolvidos. Mas junto com a repercussão de apoio de entidades e movimentos, chegaram as ameaças.

E não apenas a Mauro e seu filho que estiveram envolvidos nos fatos daquela noite, como também o seu filho mais novo, que vive em outra cidade, passou a ser alvo constante de ameaças de morte.

“Posterior a isso avolumaram-se muito as ameaças aos meus filhos. Recebi muitas ameaças, eu não gostaria de detalhar por motivo lógico, mas eu garanto que foram ameaças consistentes”, disse.

Mauro contou que terá que tomar medidas radicais, em nome da segurança de seus filhos. “Eu levei uma vida para colocar um filho na faculdade de Física, o outro na de Direito. Agora, eles tem que sair. Tanto um, quanto outro”, contou.

“Por mais que eu esteja ainda muito chocado, algumas vezes acabo chorando, mas a minha preocupação não é esta, o que me preocupa é que o advogado não é melhor que um médico, melhor que um jornalista, melhor do que ninguém. Mas a profissão do advogado é essencial à justiça. Ele deve ser respeitado, até para poder avalizar os trabalhos dos policiais que está sendo feito”, manifestou.

“Agora, se o advogado não é respeitado, quem avaliza esses procedimentos? Quem busca os direitos constitucionais de todos os cidadãos brasileiros são os advogados. Não é o policial, não é o promotor, não é o juiz. Se passamos a desrespeitar o trabalho dos advogados, daquela forma e de outras, no dia-a-dia, a cidadania perde, porque não tem o seu direito de defesa. Hoje, mais do que nunca, a situação é muito sensível”, concluiu.

Em seu perfil no Facebook, o advogado Mauro Rogério dos Santos publicou o seguinte depoimento:

“Meus filhos vão ser mortos a qualquer instante. Vejam as provas (abaixo). Além destas há outras provas cabais que envolvem diretamente a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul nas Ações que vão levar à minha morte e a de meus filhos.

A responsabilidade é do governador José Ivo Sartori, que em última instância é o responsável pela cúpula da segurança que está planejando nossa morte.

Abraços. Talvez adeus!”

As ameaças online:

1
2

Cassio Murilo ameaçou o advogado via Facebook.

3
4

Rafael Farias “avisa” para o advogado tomar cuidado com as motos

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel G Postado em 06/Sep/2016 às 18:33

    Cadeia nesses criminosos fardados. É por causa dessa ralé dentro da corporação, que tem muito PM bom sendo morto Brasil a fora. E tem a cara de pau de culpar os criminosos. É o mesmo modus operandi.

  2. Jane Cleide Ramos Braga Postado em 06/Sep/2016 às 19:30

    O que dizer diante de total absurdo. Repúdio sinto cada vez mais desses que deveriam defender o cidadão. Como que se acham no direito de fazer tal ato? Só porque vestem uma farda. Triste. #foratemer... Já deu no que tinha que dar.... O

  3. Eduardo Rodrigues Vianna Postado em 06/Sep/2016 às 20:48

    Seria melhor eles saírem do estado, pelo menos por um período.

  4. Vitor Postado em 06/Sep/2016 às 21:59

    Os fascistas tão cada vez mais enfáticos. Antes mandavam as pessoas pra Cuba; agora já mudaram pra Marte, Saturno e "Jupter" kkkkkkkkkk

  5. Ricardo Luiz Postado em 06/Sep/2016 às 22:43

    Cadê OAB, cadê as forças vivas deste país em defesa dessa família. É preciso que rapidamente todos se unam em defesa dessa gente. É preciso tira-los de lá urgentemente.

  6. Salomon Postado em 06/Sep/2016 às 22:55

    Não se pode esquecer que os inscritos da OAB apoiaram o golpe. O presidente nacional foi enfático em apoiar o fascismo. Imagine, uma entidade que tem o dever constitucional de defender a democracia, ser contra a democracia. Aí está o resultado. Os advogados coxinhas queriam isso e conseguiram. Muitos chegaram a pedir a volta da ditadura. A OAB não se deu ao respeito, agora aguente. É como disse um articulista: a crise está apenas começando.

    • Ricardo Postado em 06/Sep/2016 às 23:35

      Sua generalização é descabida e de certa forma ignorante. O Conselho Federal da OAB apoiou o impeachment sim, de forma vergonhosa, mas esse ato foi responsavel por um cisma na Ordem, onde inclusive formou-se virtualmente uma outra OAB composta de milhares de advogados contra o impeachment... a OAB ficou nacionalmente dividida, então não generalize antes de conhecer verdadeiramente os fatos.

      • Salomon Postado em 09/Sep/2016 às 12:57

        Ricardo, a Ordem é uma classe, um órgão. Ela representa TODOS os advogados brasileiros. Então, nesse sentido, ela, oficialmente, 'presenta' os advogados, nas palavras de Pontes de Miranda. O fato de um único inscrito ser a favor de golpe de estado já é algo absurdo. Agora, tome-se que a cúpula apoiou a cassação dos votos da maioria e a derrocada do estado democrático de direito. É uma vergonha. E os advogados coxinhas que pediram a volta da ditadura? Ora, tal atitude é incompatível com um profissional que se obrigou, em juramento, a defender os direitos fundamentais.

    • Ricardo Postado em 07/Sep/2016 às 00:29

      Sou inscrito na OAB, bem como todo advogado, pois a inscrição não é facultativa. Eu e inúmeros advogados não apoiamos o golpe, também lutamos contra e criticamos certas posturas da OAB e não apoiamos qualquer violência ou truculência acometida contra qualquer cidadão. Uma vergonha apoiar esse tipo de conduta e violência contra uma classe.

    • Ana Cristina Postado em 07/Sep/2016 às 05:56

      Então a sua conclusão "lógica" petista é que todos os advogados apoiaram o golpe !!!! Interpretação de texto não é seu ponto forte , esse advogado foi ajudar seu filho que estava numa manifestação pro democracia !!...nosso Brasil está decadente mesmo , infestado de pessoas com essa mentalidade retrógrada !! E todos se acham o dono da verdade ... Bah

      • Salomon Postado em 09/Sep/2016 às 14:27

        E qual a sua lógica coxinha? Se é que existe alguma. Eu disse que a OAB (pessoa jurídica), apoiou o GOLPE. Para criticar um texto, primeiro é necessário aprender a ler. A OAB, explicitamente, chutou, para o lixo, as garantias constitucionais e com elas as prerrogativas dos advogados. Esse advogado que está tentando ajudar os filhos é prova disso. Não tente invocar a OAB em seu socorro, ela perdeu o pouco de moral que tinha perante os outros órgãos estatais. Acabou o respeito pelos advogados.

    • carol Postado em 07/Sep/2016 às 07:43

      A OAB claramente não representa este senhor.

      • Salomon Postado em 09/Sep/2016 às 13:06

        A OAB apoiou o golpe de estado, logo não me representa. Vergonha. Mais e mais advogados vão sofrer nas mãos dos fascistas por causa da atitude da OAB. Foi-se o tempo em que advogado era doutor. E que moral tem a OAB para defender seus próprios inscritos? Advogado coxinha tem que ser uma excrescência. Uma contraditio in terminis.

    • Adauto Goncalves dos Sant Postado em 07/Sep/2016 às 09:51

      Que moral tem a OAB para defender os cidadãos, inclusive os advogados, da brutalidade da quadrilha golpista?

    • João Marcos Postado em 07/Sep/2016 às 14:42

      Meu amigo, para de falar besteira. Nem todos advogados apoiaram o golpe. Mesmo se ele tivesse apoiado...vc é doente de justificar uma ameaça de morte só pq , segundo vc, a OAB apoiou o golpe? Só pode

    • Fabio Postado em 07/Sep/2016 às 18:46

      Cara, generaluzar é um erro gigantesco. Embora não esteja explícito, o seu discurso permite compreender que TODA a classe dos advogados são fascistas pró golpe. E não são!

      • Salomon Postado em 08/Sep/2016 às 18:17

        Tenho que generalizar. Os advogados brasileiros são um tormento para o art. 5º da CF. Não sabem o que cada direito fundamental representou de sangue, suor e lágrimas para a humanidade. Um advogado que defende um golpe de estado deveria ser uma vergonha para toda a classe. Mas, não é. A maioria estudou em livros de ilustração e histórias em quadrinhos. A maioria não sabe sequer que sua profissão é tão importante que foi alçada à matéria constitucional.

    • Sueli Postado em 07/Sep/2016 às 19:42

      Triste ver o fim da democracia conquistada com tantos esforços. Aguarde,, pois ficará pior.

    • L. PIVA ALBUQUERQUE Postado em 07/Sep/2016 às 20:51

      E O QUE UMA COISA TEM A VER COM OUTRA???? Um baianinho desgracionado desses, com a cara na internet, favelado, passa fome desgrcionado que usa farda da polícia às nossas custas, ameaçando advogado de morte????? Que exemplo esses desgracionados favelados dão ao Brasil???? FACULDADE PÚBLICA E PÓS GRADUAÇÃO PARA CONCURSO DA POLÍCIA JÁ!!!!!!!E Aí eu quero ver.... Espero que essa cara redonda amassetada que aparece numa foto, ameaçando cidadão de bem, não queira ver todo o batalhão de polícia do RS se tombar da mesma forma que ele promete ao doutor porta de cadeia. Que saibam eles que os portas de cadeias são tão úteis quanto eles, e tão bandidos quanto o são! Quer saber o porquê??? Questão de lógica, coisa que um mané semi analfabeto feito esses merdas não devem sequer imaginar...isso não tem massa na mente porque foi burro a vida toda, cheira a favela... se estudou foi em faculdade particular de quinta categoria, coitados! kkkkkkkkkkkkkkk... O que são esse bano de bondas perto de estudantes de faculdade publicas brasileiras?????? Eles querem comprar briga?????? Vamos mudar as Leis deste país... vamos ver quem tem força para tal, se os intelectuais das faculdades Estaduais e Federais de todo o país ou se uns favelados desgracionados, "pseudos protetores da sociedade" que enfatizam ameaças de MORTE sempre em BANDO (10 mil homens de favela, desgraçadooos e infelizes, BOSTAS NA VIDA)... Estamos cheios desses bostas da classe inferior ensinar a bandidagem ao passo de refletir exemplo de cidadania... ESTAMOS CHEIOS. QUE NOJO DESSE ACONTECIMENTO. A CADEIA NÃO CABERÁ ESSES 10 MIL BANDIDOS AMEAÇADORES DE MORTE... no entanto, terão um destino melhor. PAGUEM PRA VER.

    • Jason Postado em 08/Sep/2016 às 09:04

      Tu é tão ignorante, mas tão ignorante, que me ojeriza esse teu comentário totalmente ignorante. Pelas tuas palavras um erro justifica outro, e é por ignorantes como você, que não temos um Brasil melhor. É por ignorantes como você, que a criminalidade e a violência aumenta. É por ignorantes como você, que fazem as pessoas perderem a esperança em dias melhores.

      • Salomon Postado em 09/Sep/2016 às 15:19

        Palavras, palavras, palavras....

    • Aleluia Postado em 08/Sep/2016 às 09:34

      Sou advogado e não tive nada a ver com isso.Se fosse um plebiscito com participação de todos advogados sobre o impeachment então sua afirmativa estaria certo, mas não foi o caso. Foi a cúpula da OAB decidindo isso sozinho (assim como em 64). Sabe quando um eleitor percebe que seus representes NÃO o representam. Pois é o mesmo caso.

    • Rafael Henrique Postado em 08/Sep/2016 às 10:23

      Quem guarda o direito constitucional do povo é o STF , a OAB é uma entidade privada que regula a profissão de advogado, que esse sim defende seus direitos constitucionais. O "golpe" que muito se fala (também não fui a favor do impeachman)não pode ser dito dessa forma, pois tudo que fizeram está certinho na constituição. "Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;" "Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 02/09/99)" --CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Agora a traição que cometeram jamais devemos esquecer e devemos lutar e mostrar o que nosso povo faz com pessoas que traem nosso voto, nossa confiança, para beneficio próprio e de seus partidários!!

      • Salomon Postado em 09/Sep/2016 às 13:23

        Rafael, o suporte fático do impedimento (fato jurídico) é outro fato jurídico: o crime. Crime, meu caro, é aquele ato humano que entra no mundo jurídico como ato ilícito (=contrário a direito e imputável). O fato, no qual a regra jurídica incide, deve ser provado. Nada se provou, inclusive os acusadores disseram que não houve crime. Vá estudar, cara. Não seja mais um desgosto para a cambaleante classe dos advogados, que se apequenou. Esse advogado que está sendo ultrajado não pode invocar a ajuda de uma OAB que não se deu ao respeito. Vergonha.

  7. Irion Postado em 06/Sep/2016 às 23:12

    Que escória!

  8. Márcio Postado em 06/Sep/2016 às 23:27

    Isso! Mostrem a cara desses filhos da puta mesmo!

  9. Glaucio Postado em 07/Sep/2016 às 00:26

    O Rio Grande do Sul não tem Ministério Público? Percebe-se que um cidadão está sendo ameaçado comprovadamente e o Judiciário nada fará?

  10. Sergio Carneiro Postado em 07/Sep/2016 às 02:18

    Quase fui as lagrimas, com o depoimento desse advogado. Ele é a própria reencarnação de Mahatma Gandhi, quiça, até um parente distante de Martin Luther King.

    • Jean Postado em 07/Sep/2016 às 09:13

      Já foi chupar a rola da rapaziada do quartel ou ainda tá em crise de abstinência de proteína?

    • Brasilis Postado em 07/Sep/2016 às 09:25

      Se fosse branco a historia seria outra. Mas vivemos num pais racista de merda.

  11. José Rodrigues Postado em 07/Sep/2016 às 02:41

    quem apoiou esse golpe absurdo ainda não se deu conta de que todos, sem exceção, correm o risco de sofrer com a opressão que surge a partir da supressão do ambiente democrático.

  12. julio Postado em 07/Sep/2016 às 08:06

    Bando de Monstros! Covardes! Isso ta voltando a ficar cada vez mais comum. Cadê a punição para esses marginais ??? maioria dos policiais no Brasil se sentem um Deus por ter uma arma na cintura, porque sempre confiam que nunca serão punidos. Polícia despreparada! Absurdo a gratuidade da violência. Onde iremos parar?????

  13. Ana Lima Postado em 07/Sep/2016 às 09:06

    Quem matou Lucas Gomes Arcanjo?

  14. sonia Postado em 07/Sep/2016 às 09:08

    O advogado está certíssimo em expor as ameaças a ele e sua família. Os caras são valentes atrás de um teclado. Punição para os policiais e para os agressores

  15. Eduardo Ribeiro Postado em 07/Sep/2016 às 09:49

    Dentro desse completo absurdo, é necessário lembrar que Claudio Lamachia apoiou firmemente o GOLPE que tirou Dilma, que anulou 54 milhões de votos por nada, e que está na origem de toda essa ocorrência asquerosa relatada, e portanto está tambem na conta dele toda essa situação. De resto: está na hora de cair a ficha em geral de que vivemos, oficialmente, os primeiros dias do que, no futuro, os livros de história chamarão de Ditadura Temer. Parabéns aos envolvidos.

    • Roque junior Postado em 07/Sep/2016 às 15:54

      Quando vai cair a ficha que estamos vivendo um estado de exceção? Foi aberta a porteira dos desmandos .o vale tudo e graças a mídia que corrompe as mentes .

  16. Débora Postado em 07/Sep/2016 às 10:03

    Que horror! Que tempos sombrios!!!

  17. GUilherme Postado em 07/Sep/2016 às 11:58

    Com revolver na mão é bicho feroz, sem ela anda rebolando até muda de voz! C.O.V.A.R.D.E.S!!! Se os policiais forem parar na cadeia sabe do que eles precisarão? De um advogado!?

  18. Nathan Postado em 07/Sep/2016 às 12:59

    Porcos fardados!

  19. Jr. Postado em 07/Sep/2016 às 13:45

    A polícia estava fazendo o seu trabalho. Já havia revistado o jovem que estava mais ao fundo e não havia sido violenta com ele. Esse advogado surge no meio do tumulto para querer saber de nomes, saber o que está acontecendo. Imagine se a polícia tivesse que parar o que está fazendo há todo momento pra dar satisfação a cada advogado que aparece. O lugar de defender não é naquele local. Nem era o filho dele que estava sendo abordado. Um outro vídeo mostra que o advogado foi agressivo com os policiais. Pichação é crime e a polícia está ali para impedir. O advogado defende depois.

  20. Leonardo Postado em 07/Sep/2016 às 14:14

    Pragmatismo comunista deve se retratar. As imagens da câmera de seguranças mostram o advogado dando uma cabeçada no Policial antes. Vc quw recebem pra defender ladrões e assassinos deviam ter vergonha. Cambada de desinformantes vigaristas.

    • Mário Postado em 07/Sep/2016 às 15:29

      Junte as imagens Leonardo! Virou moda falar sem provas! Se houvesse a cabeçada, com certeza houve uma ofensa racista antes, pois advogado nenhum é idiota a esse ponto! Havendo a cabeçada, uma cacetada vale por dez cabeçadas, porque inúmeras cacetadas por diversos policiais em revide? COVARDES!!!! Um chute em revide foi pouco! Se fosse meu pai eu faria o mesmo, só não faria quem não tem pai que se dê ao respeito, o que é muito comum, pois tem muito fdp por aí.

    • Aladim Postado em 07/Sep/2016 às 20:25

      Sempre essa conversa de comunista, garoto volta pro teu quartinho tá. Policiais agem com truculência, violência, e você me vem com esse papo de comunismo, onde filho, diga? Outro ser sem nenhuma noção de empatia é esse tal de Sérgio Carneiro, comentários sempre negando as atrocidades da direita, querendo relativizar os comentários de gente racista, homofóbica e machista. Tipicos perfis de pessoas egoísta e humanamente miseráveis.

    • L. PIVA ALBUQUERQUE Postado em 07/Sep/2016 às 20:53

      NÃO IMPORTA... se Deus cabeçada, que pague ao rigor da lei. a questão de mérito diz respeito às AMEAÇAS DE MORTE FEITA PELOS "10 MIL HOMENS". Que recadinho interessante, não? Agora eles compraram o próprio destino deles, VAMOS PAGAR PRA VER? Lembrando que nós somos o BRASIL e não o RS. Entendeu ou quer que eu desenhe?

    • Ahkenaton Postado em 08/Sep/2016 às 09:28

      Claro que vemos uma cabeçada...vemos a cabeçada e muito mais. Bastonadas, spray pimenta, desporpoção, falta de preparo, falta de profissionlsmo, no fundo um EGO imenso.

    • Antonio Postado em 08/Sep/2016 às 09:40

      Vai na página do criminoso Cassio Murilo que vc vai ver o idiota, se não for fake. Cara ridículo, se não for fake é mais que um idiota, coloca a foto do filho, correndo risco até pra criança. Esse cara tem de ser punido, é um criminoso.

    • GabrielG Postado em 08/Sep/2016 às 11:25

      Que imagens? KKKKKK Coxinha esquizofrênico. Em entrevista a Folha, foi o próprio advogado quem sugeriu o uso das imagens de segurança. A PM inventa o que quiser, faz o que quiser! Sempre foi assim. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/09/1809392-no-rs-advogado-e-agredido-por-pm-e-seu-filho-chuta-soldado-na-cabeca.shtml

    • Eduardo Ribeiro Postado em 08/Sep/2016 às 11:37

      Eu assisti o tal vídeo e to até agora procurando a tal "violentissima" cabeçada e não a vi. Tem uns empurra-empurra, uma agitação, mas c-a-b-e-ç-a-d-a especificamente eu não vi, principalmente "antes" como estão dizendo. Vamos admitir que ela exista. 1- O vídeo da suposta cabeçada veio bem depois do primeiro, acho até que só veio a tona ontem mesmo, portanto, é bom parar com essa ejaculação precoce de "ainnn que parcialidade...desinformando a população", existe uma coisa chamada temporalidade, então respeito a ela é de bom tom. 2- Mesmo que a suposta cabeçada que eu não encontrei exista, absolutamente NADA justifica a DESPROPORCIONALIDADE do que se viu depois da cabeçada fantasma. Vocês, meninos virgens que se masturbam com cenas de violência da PM, estão tão loucamente desesperados pra justificar a BARBÁRIE POLICIAL ""ainnnnn ele deu uma cabeçada mortal antes ainnnnnnn"" que se apegam a migalhas que o vento leva, tal e qual mendigos intelectuais. Estão a comparar um copo de água com um tsunami, e acham que tem alguma razão. Vocês são a escória, sujos quase tanto quanto os porcos fardados que defendem tão cegamente.

  21. UNIFeSP Postado em 07/Sep/2016 às 14:34

    isso me lembra o ricardo de santos espancado na porta da Silva Jardim e 2 dias depois morto por 2 caras na porta de casa passando de moto e o gps do carro dos mandantes, assassinos, torturadores ...

  22. Marxo Postado em 07/Sep/2016 às 15:12

    PM é tudo morto de fome com salário parcelado e defendendo com unhas e dentes, muito além do dever de cumprir ordens de cima. os golpistas lesa-pátria que massacram a população trabalhadora.

  23. Ivan Postado em 07/Sep/2016 às 15:51

    É só não desrespeitar a policia e nao agredir (comecou a encrenca agredindo o sargento com uma cabecada) que nao estaria nessa. A proposito, nao justifica as ameacas dos outros malucos no facebook.

  24. patriota Postado em 07/Sep/2016 às 17:20

    o advogado não foi machucado por brigadistas, mas por marginais, que fizeram o concurso e entram para a brigada apenas para melhor se dedicar a seus crimes, e assim ficarem impunemente, com a proteção do estado, pois, como agentes da lei, devem cumpri a lei, e o advogado foi la defender a lei, a trabalhar, como eles, o advogado faz parte do pilar da justiça, mas ele não sabem disto, certamente no cursinho que fizeram não ensinaram isto a eles, apenas que tem que prender, bater, machucar, e que o abuso de autoridade e a certeza da impunidade e que torna o poder tão apetecedor, infelizmente este advogado trabalha onde a lei , a justiça, não se firmam como poder constituído, se não teriam mais reservas. pobre brasil, pobre rio grande do sul estamos nas mãos de margiais fardados, armados, e com o direito da força.

  25. Vander Postado em 07/Sep/2016 às 17:41

    é engraçado esses policiais reclamarem da "covardia" do chute que alguém deu no policial, eram 3 policiais com cassetetes contra uma pessoa só e a pessoa que deu o chute agiu de forma heroica, uma pena que não havia mais 2 iguais a eles e esses policiais tomaria uma surra

  26. L. PIVA ALBUQUERQUE Postado em 07/Sep/2016 às 21:06

    ESTÁ NA HORA DO GOVERNO PENEIRAR ESSES BANDIDOS DE FARDAS para que eles tenham maior preparo, não só técnico, mas psicossocial inclusive.A maioria é formada por policiais favelados porque somente gente muito pobre e sem acesso à educação que presta um concurso desses. EXIJAM FORMAÇÃO EM FACULDADE PÚBLICA E PÓS GRADUAÇÃO... aí veremos pessoas intelectualizadas no meio. É lamentável saber que o BANDO se uniu pela Internet (o "10 mil homens" fardados às nossas custas") não apra trabalhar e resolver as questões que os competem, mas para AMEAÇAR PESSOAS DE MORTE, conduta veemente à margem da Lei. Se eles tivesses inteligência emocional não fariam isto... Pois já fizeram seus trabalhos - o advogado, seja ele de porta de cadeia (O TERMO CERTO É DEFENSOR PÚBLICO) ou tributário de rei poderoso, já foi preso com seu filho. Mas o bando de bandido, não satisfeito, mostram que são favelados piores do que qualquer outro bandido. FIM DE FARDA PARA QUALQUER UM: FARDA PARA INTELECTUAIS SEM PROBLEMAS PSICOSSOCIAIS (problemas psicológicos, de formação, ou seja, desde a infância: pobreza desgraçada ou famílias desestruturadas; violentas etc).

  27. Joca Farias Postado em 07/Sep/2016 às 21:25

    Esse homem precisa de proteção. O que está sendo feito? Esses dois nomes que ameaçaram deve ser processados imediatamente.

  28. GUMERCINDO Postado em 07/Sep/2016 às 21:38

    PENSEI QUE NÃO TIVESSE NAZISTA NO BRASIL ,MAS SE ENGANEI ; ESSES POLICIAIS MONSTROS ,E ESSE IGUINORANTE FASCISTA LEONARDO , QUERIA QUE ELE VESSE SEU PAI APANHANDO DESSA POLICIA SUJA ,SERÁ QUE NÃO IA DEFENDER SEU PAI? VOCE NÃO É PATRIOTA NÃO CARA ,VOCE É UMA ESCÕRIA IGUINORANTE.

  29. Felipe Postado em 08/Sep/2016 às 00:21

    Eu não sei o que é pior: a parcialidade dessa mídia ou a cegueira desse povo que vem aqui comentar... Quero ver quando vão comentar sobre a agressão inicial desse advogado aos policiais que convenientemente não foi registrado pelos "manifestantes"...

    • Capitão Paiva Silva Postado em 08/Sep/2016 às 08:31

      Felipe cade as imagens mostrando essa agressão ? o correto é afimar que tem policiais dignos da farda e da corporação e tem outros que são uns lixos mesmo. E a fraqueza ainda é maior em achar que podem ameaçar assim, o problema é que o cara de moto também pode levar um desacerto ... O advogado ta correto mesmo tem que denunciar a bandidagem que usa a farda pra se sentirem o batma.

    • Jason Postado em 08/Sep/2016 às 09:07

      Tu é burro ou se faz de burro? Tu acha que se o advogado tivesse iniciado agredindo, o video divulgado, apareceria ele, de terno, tentando conversar com o policial, ou já apareceria ele sendo massacrado? Tô achando que tu é burro mesmo.

    • Consciência do Felipe Postado em 08/Sep/2016 às 11:16

      HAHA. O advogado estava armado e era perigoso! O negrinho enfrentou todos aqueles policiais com seus cacetetes e suas armas empunhadas. O vídeo não mostra o que eu quero ver (ele espancando todos os policiais com o poder da mente). Porque eu sou coxinha e defendo tudo o que não presta, me faço de vítima, digo que o Lula é corrupto mas faço protesto a favor do Temer e Eduardo Cunha. Digo que a mídia é parcial e que o povo é cego em todos os casos que vejo de policiais abusando de vítimas inocentes, porque eu sou sádico mesmo, tenho tezão em policial (posso não?)... Quando vejo um cuturno na rua, fico toda molhada.

  30. Antonio Postado em 08/Sep/2016 às 09:33

    Esse exibicionistas daqui ha alguns dias estarão dizendo que fez isso por impulso, achando que as redes sociais é esgoto. Certamente esses lixos acima não representam a maioria dos policiais do Rio Grande do Sul, são escrotos que maculam a corporação, sabemos que lixo existe em todo lugar, a PM do RS não seria diferente, mas não creio que esses trapos possam representar a corporação, esses ai é um fragmento podre e vil.

  31. Paulo Postado em 08/Sep/2016 às 10:48

    Exagero da Brigada, mas tem um vídeo que mostra ele dando cabeçado em um policial, o que não deveria ter feito, foi seu erro, aí encheram ele de porrada, como disse, exageraram, bastava imobilizá-lo e prendê-lo, como foi feito mais tarde.E quanto as ameaças na internet, tem que denunciar mesmo porque tem muito abobado covarde atrás de um teclado.

    • Henrique Postado em 08/Sep/2016 às 18:59

      "bastava imobilizá-lo e prendê-lo, como foi feito mais tarde", logo, cometeram excesso e devem ser punidos.

  32. Alex Postado em 08/Sep/2016 às 14:48

    O Golpe está tendo efeito devastador para o país. Os bandidos, facistas estão se sentindo a vontade para ameaçar, matar etc.

  33. CLÁUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 09/Sep/2016 às 08:27

    Um dia descobriremos: porquê a PM odeia tanto quem lhe paga o soldo...Quem sabe um dia...