Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 17/Sep/2016 às 18:08
23
Comentários

Internautas culpam Lula e o PT pela morte de Domingos Montagner no São Francisco

Não é piada. Texto que já viralizou nas redes sociais tenta relacionar Lula e o PT à trágica morte do ator da Globo Domingos Montagner no rio São Francisco. Nem mesmo Camila Pitanga foi poupada dos ataques. Trata-se de mais uma demonstração de que não há limite para o ódio doentio

lula pt camila domingos montagner
Internautas citam Camila Pitanga e relacionam Lula e o PT à trágica morte de Domingos Montagner. Outros afirmaram que o ex-presidente deveria estar morto, ao invés do ator.

Marcos Sacramento, DCM

Existe algo de doentio no ódio contra Lula e o Partido dos Trabalhadores. Só alguém tomado por uma patologia muito severa para insinuar o envolvimento petista no afogamento de Domingos Montagner, como no post do Facebook que viralizou poucas horas após a confirmação da morte do ator.

“Pessoal, todos sabemos que a Camila Pitanga é uma militante do PT, inclusive filiada ao mesmo. Considerando os últimos fatos ocorridos em relação ao Lula … teria a atriz assassinado Domingos Montagner, o empurrando para a água para ser levado pela correnteza? Com a morte do protagonista da novela das oito, as denúncias contra Lula seriam abafadas na mídia pois sabemos como os atores da Globo são queridos pela população. (…) Deve-se investigar bastante esse caso, muito suspeito … Camila Pitanga também já declarou ser adepta do ateísmo, ou seja, não teria remorso para cometer crimes do tipo”.

2

Os “fatos ocorridos” são as denúncias de Lula e da ex-primeira dama Marisa Letícia pela Lava Jato. Em nome do antipetismo, o post congrega paranoia, ignorância, fundamentalismo religioso e ausência total de empatia com os atores envolvidos no acidente.

Este não foi o único comentário absurdo. Um usuário do Twitter livrou a Camila Pitanga do envolvimento na morte do artista, mas acrescentou uma crise conjugal ao seu devaneio conspiratório. “Primeiro a Globo separa o William e a Fátima pra abafar o golpe agora some com o Domingos pra abafar a prisão do Lula”, delirou.

Houve quem aproveitasse o choro pelo Domingos para atacar Lula e Dilma. “Podia ter morrido o Lula, a Dilma… Que fizeram mal para tanta gente, mas não, morreu o Montagner. Triste isso”.

Manifestações como essas são comuns nas redes sociais e nas latrinas que são os sistemas de comentários dos portais de notícias. Do terremoto que atingiu a Itália no mês passado à extinção do rinoceronte-negro do oeste, tudo pode ser usado como escada para atacar Lula, Dilma e o PT.

1

O maior indício de que a doença é perigosa são os surtos de ódio registrados fora da esfera virtual, como as agressões direcionadas a pessoas vestidas de vermelho ocorridas na época dos protestos contra a votação do impeachment de Dilma na Câmara.

Nem mesmo crianças e bebês de colo escaparam das ofensas proferidas pelos “cidadãos de bem”. A irracionalidade chegou ao ponto em que uma médica teve o despudor de se recusar a atender uma criança por ela ser filha de petista.

O que explica tanto rancor? Para o economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, há um “ódio coletivo dos ricos” contra um partido. Leonardo Boff tem opinião semelhante. Para ele, o ódio é “contra o povo pobre que foi tirado do inferno da pobreza e da fome”.

Faz sentido, mas não explica por que assalariados beneficiados pelos avanços promovidos pelos anos de governo de Lula e Dilma tenham abraçado este discurso elitista.

Os vetores dessa doença, contudo, são bem conhecidos: Globo News e seu time de comentaristas, Jornal Nacional, Veja, Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e demais sicários da mídia corporativa.Como os mosquitos Aedes aegypti, eles invadem os lares e infectam os incautos com o vírus do ódio seletivo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Moacir Postado em 17/Sep/2016 às 18:18

    Espere tudo de pessoas ignorantes. A teoria de conspiração eu até me fez rir, mas ofender os ateus me irritou. Declarar que: "já declarou ser adepta do ateísmo, ou seja, não teria remorso para cometer crimes do tipo" é a parte mais ignorante da frase. Ateus são pessoas esclarecidas e com um senso de moralidade muitíssimo mais elevado do que qualquer cristão. Eu por exemplo, por mais que eu odeie qualquer pessoa de direita, nunca me pronunciarei defendendo ou comemorando suas mortes. Respeito é bom e todo mundo gosta. Isso tudo é uma falta de respeito com o ator morto, que ouvi dizer, era uma excelente pessoa. Controlem sua ignorante, coxinhas.

    • Cidinha Postado em 18/Sep/2016 às 01:37

      Não sou ateista, mas isso também me incomodou profundamente. Haja vista que ao longo de minha vida convivi com muitos ateus, politeistas, espiritas (de várias vertentes) e com certeza eram pessoas de excelente caráter . Acrescento do muito respeito ao próximo. Lamentável a que ponto esses idiotas levaram o nosso povo menos esclarecido.

    • Alfa Postado em 18/Sep/2016 às 02:18

      "Mais q qualquer cristão". Q bobagem.

      • Marco Postado em 19/Sep/2016 às 08:45

        Não é bobagem, é verdade mesmo. Eu não sou Ateu. mas conheço muitos e os caras tem um amor a vida maior do que qualquer cristão, todos os que conheço são inclusive vegetarianos, justamente pelo total respeito a vida. A explicação que vejo é que como este s consideram que só existe esta vida, é esta a que se deve maior respeito e zelo.

      • Henrique Postado em 19/Sep/2016 às 12:33

        Bobagem nada: os ateus respeitam as pessoas por elas próprias, ao passo que o cristão, em sua esmagadora maioria (e isso se repete entre os teístas), fazem o bem pensando numa recompensa "na outra vida", o que é, trocando em miúdos, corrupção. Não fazem o bem porque é o certo a se fazer, fazem o bem (quando o fazem) querendo barganhar algo em troca. Digo isso mesmo sendo evangélico...

    • Carlos Girelli Postado em 18/Sep/2016 às 17:30

      Moacir - ótima reflexão - veja um trecho a respeito de pesquisa estudo realizado em 6 países, sobre ateus - “Nossos resultados contradizem o senso comum de que crianças de famílias religiosas são mais altruístas e gentis para com os outros”, disse Jean Decety, professor de psicologia e psiquiatria na Universidade de Chicago, nos EUA. “Em nosso estudo, as crianças de famílias de ateus e não religiosos eram, de fato, mais generosas”.- segue o link com a reportagem completa: https://hypescience.com/os-ateus-sao-imorais/

    • Débora Postado em 19/Sep/2016 às 12:21

      É verdade Moacir, eu sou ateia e muitas vezes chego a invejar a possibilidade de ter para quem pedir perdão pelos erros que já cometi, mas não tenho. A diferença entre os ateus e muitos religiosos que andam por aí, é que eles erram, pedem perdão, dormem com a consciência tranquila e no dia seguinte cometem os mesmos erros. Nós ateus temos que nos entender com a nossa consciência. E quanto ao senso de moralidade que você comentou, pesquisas já comprovaram que é verdade.

  2. Vinicius Postado em 17/Sep/2016 às 18:52

    É realmente assustador essa cultura de ódio que se instaurou no Brasil. Não que exista justificativa pro ódio, mas o ódio contra o PT não tem seque justificativa plausível, até pq vão alegar que o mesmo é corrupto, mas e qual partido nesse país não é? O engraçado é notar que essa onda de ódio parece ser direcionada, seletiva até, até pq é evidente que a grande midia alimenta tudo isso, gerando assim um ciclo de rancor que corrói este país.

    • Gilberto José Muniz Postado em 30/Sep/2016 às 00:51

      O PSDB é o partido mais corrupto e o PT, o 9º entre os 10 amiores partidos. O ódio vai além, pois senão vejamos. A Transposição do São Francisco foi pedida ao Imperador D. Pedro II e nenhum presidente - unzinho só, realizou a obras, apenas Lula, com seus extraordinários governos fez a transposição e centenas de outras obras importantíssimas e nem um pio da TV Globo, golpista, vagabunda, sonegadora de impostos, mafiosa, prepotente e força motriz da corrupção. O câncer do Brasil.

  3. Vinis Postado em 17/Sep/2016 às 20:33

    Deveriam prender esse Luiz Furiatti, dizer que alguém merece morrer por ser petista (ou por qualquer outra coisa) é de uma canalhice absurda.

    • Henrique Postado em 19/Sep/2016 às 12:35

      Incitação ao crime?! Bem, mas quem nesse país se importa?! Tem um "radialista" da RBS (afiliada da Globo no RS) que pediu que cuspissem no Lula, que bandidos matassem e estuprassem quem defende direitos humanos, e tá tudo bem, tudo certo. Tem até palhaço que aplaudiu. Tá lá pra todo mundo ouvir. E o MP?! Ora, o MP...

  4. André Anlub Postado em 17/Sep/2016 às 20:50

    "as denúncias contra Lula seriam abafadas na mídia" e qual a lógica disso! É a Globo quem manda nas investigações?

  5. Leonardo Araújo Postado em 17/Sep/2016 às 22:01

    Só não posso que essas pessoas, o autor do texto e seguidores, são antas batizadas porque não sei se elas são batizadas.

    • Gustavo Horta Postado em 19/Sep/2016 às 15:09

      E você, apenas um idiota! Batizado ou não, um idiota!

  6. carlos jorge martins Postado em 17/Sep/2016 às 23:42

    Estas pessoinhas devem estar vivendo os piores inferno na vida deles.

  7. Andrei Postado em 18/Sep/2016 às 00:29

    Sobre a chamada da materia: As pessoas sempre querem encontrar culpados para as coisas que acontecem.

  8. Roberto Pedroso Postado em 18/Sep/2016 às 15:01

    Enfim as redes sociais nos provam cada vez mais que qualquer mente perturbada e intelectualmente limitada é capaz de ter ideias agora pensar exige calma, reflexão, repertorio características que faltam a muitos odiadores e perseguidores ou seja ter opinião é fácil qualquer mente vulgar pode ter e inclusive divulga-la através das redes sociais,agora ter responsabilidade e inteligencia para conseguir elaborar um pensamento isso é tarefa penosa para muitos odiadores e em momentos de crise,instabilidades e tragedias isso fica patente e explicitado.

  9. Débora Postado em 19/Sep/2016 às 12:14

    "Faz sentido, mas não explica por que assalariados beneficiados pelos avanços promovidos pelos anos de governo de Lula e Dilma tenham abraçado este discurso elitista." É muito "simples": essa geração que se tornou adulta durante o governo do PT, muitos são filhos de empregada doméstica ou pedreiro, que teve acesso a universidade e viajou para a Disney parcelando a passagem em 10 vezes, não passou pela pobreza que os pais passaram, não conseguem enxergar que em outros tempos, estariam condenadas a seguir o mesmo destino dos pais por falta de oportunidade e enfiaram na cabeça que agora fazer parte da elite.

  10. Gustavo Horta Postado em 19/Sep/2016 às 15:07

    Para você ficar sabendo. Se você quiser saber...

  11. Rodrigo Postado em 20/Sep/2016 às 11:21

    (Outro Rodrigo) A canalhice realmente não teve limites neste fim de semana. Começando por quem espalhou supostas fotos da atriz Mariana Rios, em suposto momento íntimo com o seu namorado - muitos a atacaram, até com palavras de baixo calão e ofensivas à honra, sem antes pensar se não se dão às mesmas práticas com seus(as) parceiros(as), sem antes pensar que a atividade sexual é prática comum, ainda, a seus ascendentes, descendentes, colaterais e amigos. Depois o absurdo das piadas e maledicência quanto à morte por afogamento do ator Domingos Montagner, esquecendo-se do respeito para com a dor alheia, para com a honra das duas famílias envolvidas (a dele e a da atriz Camila Pitanga), sugerindo-se diversas teorias mirabolantes: de "castigo divino" pela "prática de feitiçaria" (desrespeitando o credo indígena); "castigo divino" por suposto relacionamento extraconjugal; e até mesmo o absurdo ora relatado, a sugerir que deveria ter morrido um "petista" ou que a atriz, "petista", é que o teria assassinado. Por fim, toda a galhofa em razão do vídeo do ator Alexandre Borges, em suposto momento de consumo de drogas e de relacionamento com pessoas transexuais. Nos três casos envolvendo pessoas famosas, alguém da área da Psicologia/Psiquiatria poderá esclarecer melhor se não estamos na busca pela destruição de quem é tido como um ídolo, ou se, ainda estaríamos na busca pela nossa própria "purificação", ocultação ou "expiação" de nossos "pecados" diários, mediante a exposição exaustiva e massacrante do outro; custe o que custar, mesmo que tenha-se de acusar de crimes, desrespeitar a vida, a honra, a imagem e a vida privada de um indivíduo ou mais e de seus respectivos núcleos familiares. Como bem disse Sartre, "o inferno são os outros" e nós seremos sempre seres puros e detentores do poder-dever de julgamento e pronta condenação de todo aquele que for exposto "descumprindo" os "deveres morais" que tão bem achamos que cumprimos. Falta-nos ainda muito o respeito, a fraternidade, aprendermos a enxergar nossos próprios erros e nos assumirmos como um ser igualmente humano àquele exposto na mídia e redes sociais.

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 18/Sep/2016 às 09:34

    ""Não temos aqui provas cabais"" foi dito com clareza solar. ""Pedaços de realidade"" é menos do que nada. Já ""Pedaços de realidade que levam a convicções"" é a definição precisa de INDÍCIO. Quem tem indício não tem prova. E quem tem convicção não tem certeza factual, nem conclusões. Convicções mudam ao sabor das evidências e são confirmadas ou desmentidas quando provas cabais vêm a tona. Lidem com isso. A esperança de vocês de que se prenda Lula está nas mãos de um bando de patetas mimados incompetentes que não sabem o que estão fazendo, e cujo trabalho porco e vagabundo só vai render resultados porque muita gente muito poderosa deseja essa prisão.

  13. Gustavo Horta Postado em 19/Sep/2016 às 15:10

    E a gente custeando a farra do powerpoint!

  14. Henrique Postado em 19/Sep/2016 às 12:38

    E tem mais: a frase "não tenho provas, mas tenho convicção", ainda que não dita literalmente, é resumo fiel da apresentação imbecil. Esse é outro câncer: os procuradores se se preocupam com seu cargo, mas tão pouco fudendo com a instituição do MP e com o país, exatamente como ocorreu com a Ajufe em relação ao Moro. Daí o Moro fez aquela ILEGALIDADE ABSURDA do grampo e vi Juiz ficar todo constrangido por tê-lo apoiado.