Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 16/Sep/2016 às 16:55
9
Comentários

E agora, o que acontece com Lula depois da denúncia do MPF?

Lula Dallagnol MPF Lava Jato
Dallagnol e Lula

A denúncia do Ministério Público Federal contra Lula, explicada em PowerPoint na última quarta-feira pelo procurador Deltan Dallagnol, foi apresentada à 13ª Vara Federal de Curitiba, sob o comando de Sérgio Moro, juiz responsável pela Lava Jato na primeira instância.

Não há prazo formal, fixado em lei, para Moro tomar uma decisão sobre a denúncia. O juiz pode rejeitá-la ou acatá-la, mas pode também dar prazo de dez dias para defesa prévia dos acusados, antes de decidir se os transforma em réus.

Lula, portanto, se tornará réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica somente se a acusação for acatada pelo juiz. Se Moro aceitar a denúncia, será a primeira vez que o ex-presidente é processado criminalmente no âmbito das investigações da Lava Jato em Curitiba.

Impugnar candidatura?

Mesmo se virar réu, isso não significa que Lula estaria com a ficha “suja” – o que impossibilitaria sua candidatura às eleições de 2018.

A Lei da Ficha Limpa determina que uma pessoa só perde o direito de se candidatar se foi condenada sem possibilidade de recurso ou em segunda instância com “decisão colegiada” (de um grupo de magistrados).

A pena para o crime de lavagem de dinheiro é de três a dez anos de prisão e multa. Já o crime de falsidade ideológica pode render pena de um a cinco anos de reclusão e multa.

No texto Xadrez dos desdobramentos do PowerPoint, o jornalista Luis Nassif faz uma análise de conjuntura de todo o processo enfrentado pelo ex-presidente Lula. A leitura é recomendada.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. JOHN J. Postado em 16/Sep/2016 às 22:56

    POR MAIS ESSA LAMBANÇA DOS PROMOTORES DA TRUPE DA LAVAJATO, NÃO PODE ACONTECER NADA ALÉM DO FIM DA OPERAÇÃO. ISSO AÍ PARECE QUE FOI ORDEM DOS SUPERIORES DA TRUPE, PARA QUE ELES TENHAM UM BOM MOTIVO PARA DESMANCHAR O CIRCO E MANDAR TODOS ATORES PARA SEUS CANTOS, DESCANSAREM E MUDAR O RITMO DE SUAS VIDAS. MOTIVOS PARA ISSO TODOS DO ATUAL GOVERNO GOLPISTAS TEM DE SOBRA: NÃO EXISTE MAIS NENHUM PETISTA PARA SER CAÇADO PELA TRUPE. TODOS PETISTAS DELATADOS JÁ FORAM PRESOS OU DEVIDAMENTEW ENQUADRADOS NA LEI. E JÁ ESTÁ FICANDO MUITO FEIO, INCLUSIVE NA MÍDIA INTERNACIONAL, ESSA COISA DE REQUENTAREM TODAS SEMANAS OS MESMOS NOMES DO MESMOS PETISTAS. COMO É CHEGADA A HORA DE ENQUADRAR OS OPOSICIONISTAS DO PT, E SÃO MUITOS, PRATICAMENTE TODOS DO GOVERNO DO CORRUPTO TEMER, ASSIM SENDO, SE ELES CONTINUAREM NO MESMO RITMO, O GOVERNO VAI TODO EM CANA ATÉ O FIM DO ANO. É O FIM DA ''LAVARATO'', POIS OS VERDADEIROS RATOS FICARÃO LIMPINHOS E TODOS DA TRUPE VÃO TER CARGOS NOVOS E MUITA GRANA PARA GOZAR ATPÉ O FIM DA VIDA.

  2. JOHN J. Postado em 16/Sep/2016 às 23:37

    Pense o seguinte: Porque um grupo de homens intelectualmente bem formados, muito bem instruídos, com formação superior no Brasil e no exterior, vencedores em concursos para cargos de muita exigência e muita concorrência, fariam um apresentação CHINFRIM, sem cabimento e sem nenhuma prova real, contra um homem que foi presidente por 2 mandatos e muito bem cotado para o terceiro mandato,com grande apoio popular e que é internacionalmente muito querido, muito bem falado e premiadíssimo por suas ações como presidente, tendo tirado o país de um buraco sem fim deixado pelo sociólogo que o antecedeu na presidência e que já foi delatado por vários delatores e com valores infinitamente mais altos que as acusações agora expostas pelos promotores que fizeram e “teoricamente” bancaram a apresentação? 1- NÃO EXISTE MAIS NENHUM PETISTA PARA SER PRESO. TODOS PETISTAS DELATADOS JÁ FORAM DEVIDAMENTE ENQUADRADOS , INVESTIGADOS E PRESOS OU INOCENTADOS. 2- JÁ ESTÁ FICANDO FEIO E JURIDICAMENTE CONSIDERADO COMO ILEGALIDADE, A REAPRESENTAÇÃO DOS MESMOS PETISTAS, TODAS AS SEMANAS, PELOS PROMOTORES E PELO JUIZ, NA MÍDIA, REQUENTANDO AS MESMAS ACUSAÇÕES QUE JÁ FIZERAM ANIVERSÁRIOS. 3- ACABARAM OS PETISTAS, REQUENTAR ACUSAÇÕES JÁ SOA COMO FALSIDADE, ENTÃO ELES OS PROMOTORES E JUIZ DA LAVAJATO, TERÃO A OBRIGAÇÃO LEGAL, ÉTICA E MORAL DE TRABALHAREM SERIAMENTE E COMECAR A INDICIAR OS DELATADOS E ACUSADOS QUE SÃO DA OPOSIÇÃO DO PT, E ESTES SÃO OS QUE HOJE ESTÃO NO GOVERNO, COMANDADOS POR UM POLÍTICO TAMBÉM DELATADO, O GOLPISTA TEMER. 4- SE A “LAVAJATO” FIZER COM ESSES, DA MESMA FORMA QUE FEZ COM OS PETISTAS, DENTRO DE ALGUNS MESES, TODOS DO GOVERNO GOLPISTA DO TEMER, INCLUSIVE ELE, ESTARÃO DENTRO DE CELAS DE VÁRIAS CADEIAS E O GOVERNO ACABARÁ, SENDO NECESSÁRIO CONVOCAR NOVA ELEIÇÃO COM URGÊNCIA. 5- DISSO TUDO SE DEDUZ QUE, A APRESENTAÇÃO CHINFRIM DOS PROMOTORES, TEVE MOTIVAÇÃO DE SEUS SUPERIORES, POIS SÓ ASSIM ELES PODERÃO EXTINGUIR ESSA FATÍDICA OPERAÇÃO SEM CAUSAR RANCOR POPULAR.

    • Custodia Axiotelis Postado em 17/Sep/2016 às 15:36

      Em algum momento , essas maldades , virarão contra nos canalhas golpistas. É só questão de tempo.

  3. C.Poivre Postado em 16/Sep/2016 às 23:57

    Quando será que o MPF tirará o traseiro de cima da LISTA DE FURNAS? http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas

  4. Pedrão Postado em 17/Sep/2016 às 08:28

    Concordo com tudo que voce disse, JOHN. J, o objetivo maior deles era ter preso o LULA quando camuflaram aquela operação para levar o LULA para ser preso em Curitiba, lembra que levaram ele para depor no Aeroporto para aquela tal Coerção? o tiro saiu pela culatra ai fizeram aquela trapalhada toda no Aeroporto mesmo,enfim como não acham provas contra ele então, voce tem toda razão ate o fim do ano eles afundam essa Lavarato como voce bem mencionou, Abraços.

  5. Salomon Postado em 17/Sep/2016 às 08:40

    “Eles tinham provas da cocaína, eles viram a cocaína, eles pegaram a cocaína, mas não tinham convicção, aí liberaram”. Lula.

  6. André Nelson Postado em 17/Sep/2016 às 09:09

    É o seguinte: A Vaza Jato tem que fechar, já deu, mas, tem que tem na tampa do caixão a foto do Lula, mesmo que ele não seja preso, tem que acabar sob a hipótese que ele conseguiu fechar a Lava Jato.

  7. magda Postado em 17/Sep/2016 às 16:29

    Luis, "a convicção da Força Tarefa e a prova maior!! "A convicção!!A mesma que não tiveram com o helicocaóptero, a construção do aerococaporto do Aécio, as propinas de todos ou quase dos atuais mandantes !! Para isso não usaram a obrigação constitucional e a tão propalada idoneidade e "exemplo cabal de cumprimento isento da lei" Porque? E dizer que " mais de 300 agentes públicos de diversos órgãos, especialmente do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Receita Federal, "todos idôneos e sem qualquer vinculação partidária" ´é piada não?

  8. Salomon Postado em 17/Sep/2016 às 10:38

    Luis, meu caro trouxinha, não basta vencer, vocês terão que convencer a opinião pública. E não confunda opinião pública com opinião publicada (globo).