Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 14/Sep/2016 às 22:34
50
Comentários

Denúncia contra Lula: "Não temos como provar. Mas temos convicção"

Procuradores da Lava Jato cometeram série de gafes ao tentar explicar denúncia contra Lula nesta quarta-feira. Além de uma amadora apresentação em Power Point, houve a confissão de que não há provas contra o ex-presidente. A hashtag #MasTenhoConviccao ficou entre as mais comentadas nas redes sociais

lula lava jato procuradores powerpoint
Os Procuradores Delton Dallagnol (esq) e Roberson Henrique Pozzobom

Os Procuradores da Operação Lava Jato denunciaram nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Lula, sua esposa, Marisa Letícia, e outras seis pessoas. O centro da denúncia seria a lavagem de dinheiro no caso da reforma do tríplex no Guarujá (SP).

A confusão que se deu em torno de um ‘Power Point’ apresentado pelos procuradores para explicar a denúncia gerou uma série de memes na internet.

“Lula é comandante máximo de esquema criminoso”, disse o procurador Delton Dallagnol, chefe da Lava Jato. A frase já estava estampada nos portais da imprensa comercial enquanto corria a coletiva, indicando que os veículos dispunham previamente do material exibido.

SAIBA MAIS: As melhores reações à trapalhada do MPF na denúncia contra Lula

Na coletiva à imprensa, que aconteceu após a apresentação do ‘power point’, os procuradores foram questionados por alguns jornalistas sobre a fragilidade da denúncia contra Lula, que não apresentava nenhuma prova.

Foi quando o procurador Roberson Henrique Pozzobom afirmou: “Não temos como provar, mas temos convicção”.

Curiosamente, Roberson é o mesmo que esteve no centro de uma grave polêmica em abril deste ano, quando foi acusado de induzir um homem a incriminar o ex-presidente Lula.

Nas redes sociais, a hashtag #MasTenhoConviccao figurou entre as mais comentadas do dia.

‘Show midiático’

De acordo com a defesa de Lula, as acusações representam um show midiático e são “de cunho claramente político para o fim estabelecido desde o início da operação, que é impor uma condenação indevida e injusta ao ex-presidente”.

tenho-convicaca

Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, disse em entrevista coletiva que a denúncia foi apresentada em um inquérito que tramitava de forma oculta. O MPF requereu e o juiz de Curitiba (Sérgio Moro) deferiu a tramitação oculta.

“Lamento profundamente que hoje a Lava Jato tenha se utilizado dos recursos dos cidadãos para fazer uma narrativa falsa, de fim político e estranha à própria denúncia apenas para atingir a reputação de Lula e seus familiares.

Delegado fã de Aécio Neves

“O que serviu de base para o MP fazer denúncia é um relatório de um policial [delegado] que tem um histórico contrário a Lula. Enquanto eu apresento provas, lá se apresentam hipóteses feitas por uma pessoa que não tinha condições de isenção e por isso fez de forma secreta”, disse.

“O delegado que indiciou Lula o fez sem dar a oportunidade de esclarecer. Indiciou porque já tinha a intenção de fazê-lo a qualquer custo”, acrescentou.

Cristiano se refere ao delegado Márcio Anselmo, que foi cabo eleitoral de Aécio Neves e costumava chamar Lula de “anta” nas redes sociais.

Em novembro de 2014, o jornal O Estado de S.Paulo publicou uma matéria que revelou que todos os delegados da Lava Jato eram simpáticos ao PSDB e a Aécio Neves.

MPF ou partido político?

Em entrevista no no salão verde da Câmara, o deputado Paulo Pimenta afirmou que setores do MPF perderam completamente a isenção e que se transformaram em um partido político com a finalidade de acabar com a vida de Lula.

Pimenta também disse que os procuradores não apresentaram nenhuma prova, mas, sim, uma tese que parte de um pressuposto.

“Dr. Dallagnol fez apresentação de uma tese que parte de um pressuposto ilegal, ele busca um culpado e, a partir dessa culpa do presidente Lula, desenvolve uma tese para justificar o seu ponto de vista”, disse.

coniv

O deputado lembra que os procuradores culparam o atual sistema de governabilidade para a aprovação de projetos com base em propina, porém, esqueceram-se de que esse sistema existe há muito tempo.

“A mesma base política que deu maioria pro presidente Lula foi a mesma base que deu governabilidade para FHC por oito anos”, lembrou.

Pimenta ainda ratificou que empresas envolvidas e denunciadas nesse esquema já participavam de processos ilícitos em governos anteriores e criticou o que os procuradores chamaram de “república da propina”.

“Se era a propina que determinava qualquer votação da base aliada, isto lhe permite, então, imaginar que a indicação para os ministros do Supremo Tribunal Federal, para os ministros do Tribunal de Contas da União, para os ministros do Superior Tribunal de Justiça, foram realizados, também, nessa mesma lógica”, afirmou.

“Se estas empresas para adquirirem contratos pagavam propina pro governo federal, e, por conta disso, remuneravam agentes públicos, de maneira legal ou ilegal, por que razão eu teria que acreditar que estas mesmas empresas não mantêm essas mesmas práticas nos contratos que detém há décadas nos governos estaduais, capitaneados – especialmente -, pelo PSDB, pelo PMDB, pelo DEM e assim por diante?”, questionou.

Dilma

A presidente impedida Dilma Rousseff comentou a denúncia contra Lula. “É lamentável que uma denúncia sem provas seja feita contra o presidente Lula e sua família. É evidente que esta denúncia atende ao objetivo daqueles que pretendem impedir sua candidatura em 2018. Mais uma vez, a democracia é ferida. Mais uma vez, grave injustiça é cometida sem fundamentos reais. Agora, o alvo é o ex-presidente Lula. Certamente, ele saberá se defender e as pessoas de bem saberão reagir”, afirmou.

VÍDEOS:

Complemento:

(1) Operação Lava Jato: como tudo começou — http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/operacao-lava-jato-como-tudo-comecou.html

(2) Investigadores da Lava Jato tentam induzir homem a incriminar Lula — http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/investigadores-da-lava-jato-tentam-induzir-homem-a-incriminar-lula-revela-gravacao.html

(3) Procurador da Lava Jato admite que PT foi único a não impedir investigações — http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/procurador-da-lava-jato-diz-que-pt-e-o-unico-que-nao-impede-investigacoes.html

(4) Delegado da Lava Jato que apoiou Aécio Neves quer censurar a internet — http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/03/delegado-da-lava-jato-que-apoiou-aecio-neves-quer-censurar-a-internet.html

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rita Cruz Postado em 14/Sep/2016 às 22:41

    Os grandes juristas do país que estão protocolando um pedido de impeachment contra o nefasto gilmar mendes, engavetador-mor dos crimes dos comparsas do psdb, deveriam ingressar na justiça contra moroMERDA & Cia. Força-tarefa de araque, cuja tarefa é desconstruir a imagem do PT, do Lula e da Presidenta Dilma e blindar os verdadeiros CANALHAS CORRUPTOS GOLPISTAS ENTREGUISTAS da nação. CADEIA para todos!

    • André Postado em 15/Sep/2016 às 07:34

      Olha isto !! hahaha "Moro merda?" É mesmo??? Olha, não há ninguém santo nesta pocilga imunda , mas há aqueles q são muito além de porcos, são os verdadeiros demônios q só querem aparelhar, dominar, doutrinar,corromper,e destruir nações como uma praga de gafanhotos numa plantação....e adoram dizer q a "democracia" foi atingida, mas só querem dominar tudo e todos e o pior, essas bestas humanas são dissimuladas de boa gente...adoram imundos, racistas,crápulas e genocidas tais como Karl Marx ( desta besta vem a lavagem cerebral de pseudos intelectualoides e feminazis repugnantes q são os zumbis adoradores deste naipe infecto de gente) Fidel, Hitler, Guevara ..... a Anta q destruiu país e o chefe repugnante de toda a destruição hão de pagar e "queimar" no inferno dos culpados SIM.... sugestão: pq vcs "zumbis" adoradores de porcaria não se mudam pra Venezuela???? Lá é o lugar de todos vcs!!!

      • Fábio Postado em 15/Sep/2016 às 09:43

        interessante! Freud e Freire teriam uma grande dissertação sobre essa pessoa!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Sep/2016 às 10:39

        André tá cheio de convicções..

      • Sueli Postado em 15/Sep/2016 às 17:01

        André, muda o disco.... Em todas as polêmicas envolvendo o ex-presidente Lula ou Dilma, seus escritos são sempre os mesmos. Já vi esta postagem em outros comentários online.... Seu discurso é fraco, tanto é que é repetitivo, sempre.... Não há provas materiais para toda a encenação de Dallagnol e outros.... Para de encher o saco de pessoas que deram o que comer e vestir para você e os seus....

      • Thiago Lopes Postado em 16/Sep/2016 às 12:00

        André nunca leu um livro, muito menos Marx; afinal, a leitura de Marx é difícil, e o Dézinho não iria entender. Então eu me pergunto de onde o Dedé tirou essas informações sobre o filósofo alemão. Me pergunto também o motivo pelo qual o nosso amiguinho, que não sabe escrever, tem tanta raiva dos intelectuais. Acho que pelo simples fato de Dedé se sentir inferiorizado ante os intelectuais. Mas não se preocupe, Dedé, você não precisa se sentir diminuído, você deve ter alguma qualidade. Não se sinta envergonhado, eu tenho certeza de que se você pedir algumas aulas, o pessoal aqui, que você chama educadamente de os zumbis de esquerda, te daria uns descontos - por sermos coleguinhas de comentários no PP. Aí você poderá saber um pouquinho mais de sociologia, história, literatura, economia, entre outras coisas. Aposto que com um pouquinho de inteligência na sua cabeça (Dézinho, eu acredito em você!), seu ódio pelo Marx vai diminuir um pouco, você sentirá menos raiva do pessoal que você chama de esquerda, inclusive vai começar a fazer amizades, vai fazer mais sexo e vai ser mais feliz.

  2. Thiago Teixeira Postado em 14/Sep/2016 às 22:54

    “Lula é comandante máximo de esquema criminoso" ... isso num país sério proferido a um ex-presidente, sem prova alguma, seria cadeia. O coxão pode falar o que quiser e fica nisso mesmo?

    • Henrique Postado em 15/Sep/2016 às 12:09

      Pode, porque ele tem provas. Mas claro que podem entrar com um processo baseado numa frase fora de contexto, mas acho que os interessados leem o processo inteiro e sabem que é inútil.

      • Thiago Lopes Postado em 16/Sep/2016 às 12:02

        Tem muitos juristas que estão lendo o processo inteiro e o que estão chamando de inútil é o processo.

  3. André Nelson Postado em 14/Sep/2016 às 23:42

    Não sei o que é mais feio, se é a corrupção ou o falso combate a ela, acho que vou ficar com a segunda opção.

  4. Masjid Postado em 15/Sep/2016 às 00:53

    Não sou petista, e sinceramente quero muito ver corruptos mofando atrás das grades , Lula inclusive se compdovadas as acusações. Porém , desde que de maneira imparcial, o que me parece não estar acontecendo.

    • Sueli Postado em 15/Sep/2016 às 17:04

      Ufa! Encontrei alguém de senso científico.... Parabéns! Também concordo com "prisões" se tiver provas. Nesse caso é em cima de 'convicções'... Caramba! culpar alguém que é meu desafeto político por falsas convicções??? Esse Delagnol rasgou o diploma de direito dele!!!!

  5. Pedro Postado em 15/Sep/2016 às 04:50

    O Lula esta por tras das propinas que ergueram Itaipu também. Essa classe jurídica brasileira é a verdadeira sauva.

    • enganado Postado em 15/Sep/2016 às 10:09

      E o apartamento de (1) UM MILHÃO de Dólares do FHC em PARIS, diga-se de passagem, o APTO era meio a meio com o SERJÃO e o mesmo deu uma cambalhota no Serjão, e ficou com APTO. Pergunto: __QUEM ESTÁ POR TRÁS?__ Comprou com salário de PRESIDENTE?__ Quem está por trás?___ E a fazenda do FHC cujo valor é de 100 MILHÕES, quem está por trás?___ Os 560 milhões que o BNDES deu/deu/deu para o filho do FHC para sanear o subsolo da Siderúrgica de Volta Redonda e até HOJE está tudo POLUÍDO, QUEM ESTÁ por trás????? _____ rsrsrsrsrsrsr ,...... eu estou por trás, tô rico! enganado RICO!!!!!

  6. Salomon Postado em 15/Sep/2016 às 05:28

    O aparelho judicial do estado está cheio, até à tampa, de meninos e meninas que nunca andaram de ônibus e se dedicaram a decorar leis e apostilas em cursinhos preparatórios. Uma vez investidos na função, esses guris de classe média alta tornam-se autoritários, preconceituosos e arrogantes. E sem nenhum preparo para a vida, pensam possível brincar de polícia-bandido com o dinheiro público. O concurso de ingresso para cargos técnicos, e não políticos, como o de delegado, juiz e membros do ministério público deve ser repensado, de sorte a evitar-se a exposição vexaminosa de órgãos públicos que deveriam ser modelo de inspiração para os cidadãos brasileiros. Causa estranheza e vergonha o despreparo técnico, moral e ético desses servidores públicos.

    • sergio Postado em 15/Sep/2016 às 06:58

      Concordo em tudo com você, Salomon. Fazer justiça exige sabedoria e decorar apostilas jamais tornou alguém um sábio. Arrogantes sim. Esse dellagnol jamais soube o que é pobreza ou as dificuldades de um pobre. Estudou em Harvard e deve conhecer mais a situação americana.

    • Henrique Postado em 15/Sep/2016 às 12:33

      Cara, eu sou servidor público e, vendo a coisa "por dentro", posso dizer: vc está coberto de razão.

    • Luiz Borges Postado em 15/Sep/2016 às 14:28

      Sem falar que muitos passaram em concursos fraudados, com compra de gabaritos ou com gabaritos trocados preenchidos depois da prova realizada, muitos aparecem como tendo sido aprovados nos primeiros lugares, daí é que vemos os absurdos que são cometidos depois que ingressam nos órgãos públicos.

  7. Gilberto Gonçalves Postado em 15/Sep/2016 às 07:17

    A apresentação foi similar a apresentação de trabalho de uma aluno do sexto ano do ensino fundamental, e peço desculpa a meus alunos não tenho intenção em ofendê-lo, as setinhas apontando o nome de Lula no meio foi simplesmente ridículo.

    • floresta Postado em 15/Sep/2016 às 11:58

      Talvez cheguem a conclusão, e convincente que foi lula, o descobridor do Brasil....

  8. José Costa Postado em 15/Sep/2016 às 08:53

    Desculpem-me as palavras mas a minha indignação leva-me a dizer que estes cabrões (putos imberbes, imbecis e preconceituosos) não têm um pingo de honestidade. Não irão longe nos seus propósitos.

  9. Rita Postado em 15/Sep/2016 às 09:40

    Dellagnol! Até parece nome de remédio. Eu estava fora e "por fora"! Mas concordo plenamente com o que Salomon escreveu. Um texto muito inteligente. E o que Sergio falou também foi correto, plenamente. Já perdi a fé nessas instituições que deveriam servir de modelo para as futuras gerações. Não sei não...

  10. Yreny Postado em 15/Sep/2016 às 09:47

    Vocês não tem como provar, mas de forma irresponsáveis usam as mídias defecadas para adentrar em nossos lares contaminando o nosso AR. Até quando vocês acham que nós os brasileiros que se respeitam, iremos tolerar tamanha falta de ÉTICA e partidarismo por falta de "promotores", que deveriam primar pela ordem e decência? Até quando vocês acham que irão manipular a MASSA? Sabemos o nível de comprometimento por parte de alguns políticos e, por que não dizer da própria JUSTIÇA? Se for para fazer acusações irresponsáveis e jogar no ventilador, podemos então afirmar aos quatro ventos que todos vocês estão mancomunados com temer e sua GANGUE, haja vista , todos estarem denunciados e, a JUSTIÇA só enxerga se for relacionado ao PT. Aliás, vocês já não conseguem esconder mais a postura truculenta das quais vocês lidam com uns e outros! Afinal, já que “vocês” acham-se deuses, podem sair por aí fazendo e acontecendo. O problema meus caros, que apesar de uma mídia nojenta, uma justiça seletiva e um bando de políticos corruptos, vocês não conseguirão dominar a MENTE SADIA daqueles que realmente já entenderam suas jogatas sujas e já acordaram para a LUTA e que VENHA A LUTA. Botem todo o seu potencial venenoso, mas não conseguirão CALAR a VOZ do brasileiro CONSCIENTE!

  11. Leonardo Araújo Postado em 15/Sep/2016 às 09:47

    Vamos resgatar o voto da ministra Rosa Weber, naquele "julgamento histórico": "...realmente, não há provas contra José Dirceu, mas eu o condeno mesmo assim porque a literatura me permite."???

  12. Carlos Ramalho Postado em 15/Sep/2016 às 10:08

    Não tenho como provar que os 13 procuradores da República que indiciaram o lula e família, elaboram uma peça jurídica, digna de se pendurar no banheiro e limpar o rabo, mas tenho a convicção que foi um tiro no pé e um retrocesso de um trabalho que foi muito elogiado a “Lava jato”, sem falar do power point ridículo, em tempo a petição inicial apresentada é uma cópia produzida pelos três patetas do MP de SP ( Promotores)

  13. Lafaiete de Souza Spínola Postado em 15/Sep/2016 às 10:26

    Não sou PT, Lulista etc. Mas, justiça seletiva não é nem nunca foi justiça! Que tudo seja profundamente investigado! Meu partido é esse: https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712 Para lutar por isso: https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004 Que se investigue brasileiros que tinham ou têm apartamentos nessa Av. Foch: "Algum problema com as pessoas que moram na Avenue Foch em Paris? Nenhum problema, exceto se a pessoa não tiver renda para isso ou se essa renda for obtida de forma ilegal. Quem conhece esse local de Paris, muito bonito e disputadíssimo, apesar de o metro quadrado por lá ser caríssimo, diz que a Avenue já teve como moradores alguns dos carniceiros africanos, ditadores e gente rica, mas de muito má fama. De certo que moram lá também e, provavelmente são maioria, moradores honrados e honestos, gente que tem dinheiro declarado e ganho de forma limpa e, portanto, que não deve satisfação a ninguém."

  14. Eduardo Ribeiro Postado em 15/Sep/2016 às 10:53

    Brasilzão virou um belo dum puteiro mesmo. A Democracia JÁ ESTÁ morta - afinal, qual o sentido em exercer meu direito de voto se o resultado das urnas vai valer depender do humor dos endinheirados do país? - , e com o que estão fazendo com Lula, a própria noção de Direito e Justiça estão em vias de ser estupradas, já que convicção tem mais valor do que provas. É isso que os zumbis não entendem. Inverte-se a ordem natural das coisas - "quero Lula fora do jogo, inventem algum crime e criem simulacros de provas que sustentem esse crime" - , condena-se o envolvido a priori e o infeliz fica apenas esperando o dia que a PF vai bater na porta dele pra concretizar o fato. Se fazem isso com o maior e melhor presidente da história deste país, o que não farão comigo? Com você, trouxa paneleiro que está lendo? Com o pretinho de uma favela qualquer da ZL? Esse é um debate absolutamente supra-ideológico e supra-partidário, mas o "FLA x FLU político" impede a discussão. O ódio ao PT e em especial o ódio babante a Lula faz com que só se deseje - custe o que custar - a prisão dele. Sosseguem o facho: ele JÁ ESTÁ preso, é mera questão de tempo pra concretizar.

  15. Paulo Augusto Lacaz Postado em 15/Sep/2016 às 10:56

    ESTÃO LEVANDO O LULA AO ESTADO DE LOUCURA PELA TORTURA JUDICIÁRIA. http://societocratic-political-regime.blogspot.com.br/2016/09/estao-levando-o-lula-ao-estado-de.html

  16. Marcio Rio de Janeiro Postado em 15/Sep/2016 às 11:18

    Enquanto o povo se comportar como massa de manobra, seremos todos punidos por interesses de poucos... Está claro e evidente que os adversários de Lula em 2018 estão com MEDO. Eu vou votar no Lula 2018!

    • Galvão Postado em 15/Sep/2016 às 14:44

      Eu também. E cada dia mais eu tenho certeza do meu voto no Lula.

  17. Alzira Madeira Postado em 15/Sep/2016 às 11:19

    "Viemos aqui a público para confirmar a brilhante conclusão de anos de vasculhadas em toda a vida de Lula: Não há a mínima prova contra ele, apenas a nossa plena convicção! Assim, nós, os famosos "Quem?" , viemos aqui pedir a solidariedade dos cidadãos brasileiros, para podermos consumar a outra parte do golpe, digo, a retirada do PT do poder!!!"

  18. Valle Postado em 15/Sep/2016 às 11:56

    "Não teríamos aqui provas cabais de que Lula é efetivo proprietário, NO PAPEL, do apartamento" Simplesmente explicando o que é lavagem de dinheiro para os desavisados (me pergunto se vocês esperam ver um documento dizendo "Eu paguei esse apartamento mas não quero que conste que eu só proprietário dele, assinado: Luiz Inácio Lula da Silva"). E daí segue por mais de dez minutos mostrando documentos com o trajeto do esquema. Mas enfim, vamos focar na única frase destacada pela mídia manipuladora e assumir que a PF realmente não tem provas do apartamento do Guarujá. Esse ainda é apenas um dos pontos levantados na denúncia. Todo o resto está certo, então?

    • A.C.A.B. Postado em 15/Sep/2016 às 12:40

      Ah, agora a forma não vale mais... Mas para o impeachment era suficiente, né?! Canalha fascista! ACABOU O ARREGO.

  19. Pedrão Postado em 15/Sep/2016 às 12:04

    Acho que que mudar,de procuradores para adivinhadores, quem será que revelou isto para eles, o Gasparzinho ou a Mãe Dina, ah tira estes caras daí pô Procuradores da Republica trabalhar com achismo é demais, o Brasileiro não é Idiota.

  20. Pedrão Postado em 15/Sep/2016 às 12:25

    Meus amigos Eduardo Ribeiro, Salomão e outros comentaristas, poderiam me explicar sobre o edificil Solares no Guarujá, se é inteiro do Lula,e os outros proprietários, só tem um apto, cade os outros donos, não lavaram dinheiro tambem? ou só o apto do Lula, que me parece nem dele é mais

  21. Gilson Goldani Postado em 15/Sep/2016 às 12:44

    Lendo esta matéria jornalística, onde mostra estes jovens procuradores da república demonstrando suas convicções da culpa do ex Pres. Lula em muitos crimes,e veio a memória, minha juventude nos anos 1980, período da elaboração da nossa Carta Magna de 1988, onde por muitas vezes coletei assinaturas para serem enviadas aos nossos constituintes, onde pedimos a autoria funcional e financeira do Ministério Público. Talvez eles não saibam, pois não tem idade para isto, mas o ex Pres. Lula era Constituinte e participou da elaboração da CF 1988. Queria ver eles com esta valentia ,nos anos 1979/1980 onde o MP tinha uma "salinha" nos fóruns e, pior com suas condutas irresponsáveis estão tirando da cena política aquele que foi um dos construtores da nossa frágil democracia.

  22. Paulo César Postado em 15/Sep/2016 às 13:14

    Convicção no Direito Penal sem provas é nulo. Ontem eu joguei na Mega Sena(acumulada) e tenho a Convicção que ganhei; estou indo na agência da CAIXA falar com o gerente e dizer-lhe que estou convicto que ganhei mas não tenho o comprovante de aposta. Entenderam a diferença...

  23. Rodrigo Postado em 15/Sep/2016 às 15:29

    (Outro Rodrigo) "Não se tem como provar que o Procurador disse isso, mas se tem como editar um vídeo...". Basta ver o original e a verdade é estabelecida, no sentido de que jamais tal frase foi proferida.

  24. Galvão Postado em 15/Sep/2016 às 15:34

    Estes procuradores da lava jato são boiolas, não tenho como provar, mas tenho convicção.

  25. amaro davi de sousa Postado em 15/Sep/2016 às 16:05

    Daqui para 2018 veremos muitas falsas notícias sobre o PT e principalmente tentando denegrir, menoscabar e vilipendiar a imagem de nosso LULA que com certeza será eleito no primeiro turno, esta elite unida com esta justiça que só julga o que interessa pra eles e mais os coxinhas covardes juntamente com os golpistas que nada fizeram e nem farão em prol dos excluídos. Então fiquemos de alerta que a imprensa marrom(REDE GLOBO/IST É,VEJA,ETC...)sempre estarão sonegando impostos e sendo conivente com este desgoverno interino que não me representa.

  26. MIGUEL DENEKA Postado em 15/Sep/2016 às 16:52

    Eu acho que essa enxurrada de comentários a favor e contra o ex- presidente é tão desnecessária. Simples de resolver. Não acho que Ministério Público iria fazer uma acusação sem provas. Se não houverem provas contra o ex-presidente é só encaminhar toda essa maracutaia para o acovardado STF que quem sabe os ministros mandam prender os promotores do MPF juntamente com juiz Sérgio Moro já que segundo os "vermelhos" eles é que são os bandidos, e aí "sua excelência ex- presidente" Lula ficaria endeusado. O MPF tem que ter provas e o Lula terá que provar a sua inocência. O tempo dirá com quem está a razão. É só esperar. O mímimi nesse momento só gera inimizade entre as pessoas. Diz o ditado popular que a razão é para quem tem e não para quem quer.

  27. Marco Sousa Postado em 15/Sep/2016 às 20:20

    Além de uma palhaçada (jurídico-midiática) os promotores e o juizinho da Lava Jato estão (desviando o foco da atenção que é Eduardo Cunha). Com a cassação deste, ele deixa de ter "foro privilegiado" e então, estaria à mercê da "j"ustiça da "r"epública do "p"araná. Como "eles" NÃO VÃO FAZER NADA, ou seja, PRENDER o Cunha. "Eles" fizeram esse "show" contra o Lula!.

  28. Marco Sousa Postado em 15/Sep/2016 às 20:24

    Esse "gente" da republiqeta do paraná, todos em minúsculos, não passa de um grupo criminoso a cometer ATOS ILÍCITOS (em nome da justiça), sejam com denúncias vazias e divulgações IRRESPONSÁVEIS de inquéritos policialescos seja pela OMISSÃO de investigação e ação contra fatos de de políticos que não são do PT, mas PSDB, DEM, PMDB, etc., efetivamente comprovados, como por exemplo, o caso do Helicoca!.

  29. marcelo Postado em 16/Sep/2016 às 09:11

    Além de uma palhaçada (jurídico-midiática) nada de nada.

  30. eu daqui Postado em 16/Sep/2016 às 12:10

    Se eu aqui começar a "botar no pau" por convicção, somente vão sobrar subalternos. E só alguns.

  31. Vinas Postado em 15/Sep/2016 às 11:25

    Que ingênuo o comentário acima! <3

  32. Lucas Postado em 15/Sep/2016 às 11:37

    não. Prova se chama ' prova' .

  33. Henrique Postado em 15/Sep/2016 às 12:35

    Argumento de autoridade NÃO! Autoridade por autoridade, então fico com Jürgen Habermas e Friederich Müller, juristas alemães - que certamente deveriam ser referência para esses "estudiosos" - que falaram abertamente: É GOLPE.

  34. Henrique Postado em 15/Sep/2016 às 12:36

    Evolução patrimonial é INDÍCIO, e não prova. Se não sabe do que tá falando, fica quietinho aí, tio.

  35. Eliana Postado em 18/Sep/2016 às 18:50

    Não, a princípio suspeitas, e essa "evolução patrimonial" não foi comprovada ser indevida, porque existe um sistema chamado Imposto de Renda, onde os cidadãos brasileiros informam a origem da renda e a compra de seus bens. Sendo assim, ainda não acharam bens indevidos no nome dos acusados, só suspeitam. Pode até ter razão ou fundamentos, mas de acordo com nossa legislação: "somos inocentes até que se prove contrário". Isso deve ser respeitado independente de quem seja o suspeito. Não se deve condenar sem provas.