Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 02/Sep/2016 às 12:29
18
Comentários

Cristovam Buarque suspende sessão no Senado após ser chamado de 'golpista'

A expressão "nenhum sossego aos golpistas" está saindo da teoria à prática. Cristovam Buarque discutiu com manifestantes em Comissão do Senado e suspendeu sessão que presidia após ser chamado de 'golpista'. O senador, que votou a favor da cassação de Dilma, justificou o seu voto com o argumento de que estaria "ajudando a esquerda"

Cristovam Buarque golpista senado

Um dia após o Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, a Casa amanheceu nesta quinta-feira (1º) com os corredores praticamente vazios e quase nenhum senador. Nem de longe, o Senado lembrou a agitação dos últimos dias. A manhã só não foi tranquila para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Presidente da Comissão de Educação, única a manter a agenda, Cristovam se irritou e encerrou os trabalhos bem antes do previsto, depois de ter sido chamado de ‘golpista’ por professores e alunos de escolas do Distrito Federal (vídeo abaixo).

Ex-petista e ex-ministro da Educação do governo Lula, Cristovam foi um dos 61 senadores que votaram a favor do afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência da República.

“De repente, comecei a ouvir os gritos de golpista, golpista, golpista. Fiquei nove anos fora do Brasil para não conviver com golpistas. Não quero que ninguém conviva com golpistas. Como ali eles achavam que a mesa estava sendo comandada por um golpista, em homenagem a eles, que não têm coragem de se exilar, como eu fiz, preferi sair e suspender a sessão”, explicou o senador.

“Rejuvenescimento da esquerda”

O posicionamento de Cristovam Buarque no impeachment decepcionou a esquerda, que sempre foi a base eleitoral do senador. Na última semana, justificando o seu voto contra Dilma, o parlamentar afirmou que a saída definitiva da petista seria uma oportunidade de fortalecer a esquerda no Brasil.

“O que nós temos que fazer é o rejuvenescimento das esquerdas. E o impeachment vai ajudar. A volta da Dilma não ajudaria porque a esquerda ia defender o governo dela, em vez de estar formulando um governo novo. Ninguém consegue sonhar utopia dormindo nos cheirosos leitos dos palácios. A esquerda se acomodou. A volta da Dilma acomodaria outra vez”, declarou.

No entendimento de Cristovam, essa nova esquerda deve respeitar o liberalismo na economia e limitar a intervenção estatal. “O PT e outros partidos precisam entender que o lugar da esquerda hoje não é mais na economia. (…) A economia tem que ser eficiente e não justa. A sociedade é que tem de ser justa”, afirmou.

Por fim, o senador admitiu ainda ver fragilidades jurídicas nas acusações contra Dilma, mas reforçou o apoio ao impeachment devido a “falhas na gestão de Dilma”, que considera “sem rumo” e motivo para o Brasil entrar em recessão.

VÍDEO: Cristovam Buarque chamado de golpista

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Araújo Postado em 02/Sep/2016 às 12:53

    Como sempre, muito verborrágico. Agora, além de verborrágico, golpista.

    • Thiago Lopes Postado em 03/Sep/2016 às 16:16

      Dos traidores, esse foi o mais asqueroso. Jamais terá o meu voto. Pra mim, e pra mais gente, esse morreu na política.

  2. Carlos Luciano Postado em 02/Sep/2016 às 13:32

    O mais trágico é vê-lo tentar sair da situação com uma falácia, esta de inversão de culpabilidade e responsabilidade. Esta é a pior espécie, pois soma ser golpista com traidor. No fim completa a lambança com o mantra reacionário "destruíram a Petrobrás".

  3. Carlos Luciano Postado em 02/Sep/2016 às 13:34

    Esta á a pior espécie, pois soma o fato de ser golpista com traidor. No fim completa a lambança com o mantra reacionário "destruíram a Petrobrás".

  4. Deisi Postado em 02/Sep/2016 às 14:11

    Esse cánalha merece!

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 02/Sep/2016 às 15:14

    Cristovam não falou nada com nada, não junta A com B, tá perdidinho. Além de golpista, aparenta estar esclerosado. Nem sei se esse penoso sabe o que fez. Nem vou esculhambar e gastar muitas palavras com esse coitado, traidor que tirou de si próprio o direito de se olhar no espelho em paz.

  6. DANIEL ARAUJO Postado em 02/Sep/2016 às 15:29

    desde que foi governador em Brasília. ele já era traidor. Lembro perfeitamente do apoio dado incondicionalmente ao governo FHC!

  7. Oswaldo Postado em 02/Sep/2016 às 19:21

    Golpista, Traira, cagão e arregão, simples assim

  8. Oblivion Postado em 02/Sep/2016 às 21:37

    Aí aí aí... É lamentável, mas vamos lá. Não espero que o "nobre senador" da nova república de bananas leia meu comentário. Levando em conta os seus comentários e suas ações, penso que ele deve ser um leitor voraz das publicações das editoras abril e globo, e dos jornalões de SP. Ele sabe muito bem o governo neoliberal privatista e contrário ao desenvolvimento intelectual e científico que virá. Sabe muito bem que distribuição de renda não é o objetivo do governo golpista, muito pelo contrário, ele sabe que este golpe veio para privilegiar a plutocracia tupiniquim. Para essa plutocracia somente a bolsa banqueiro e bolsa bndes para grande empresa incompetente da patotinha rio-sp é que vale. Será que o golpista imaginaria que ele seria o golpista do futuro? Literalmente golpista do futuro. O fim do atual modelo de partilha da petrobras pré-sal vai acabar com o futuro da educação do país, pelo menos para as crianças sem muitos privilégios, não para os seus próximos né golpista. Acabou, o senhor se revelou um traidor covarde, o governo golpista irá vender a riqueza nacional e o braZil está condenado a ser novamente o quintalzinho nojento de outras potencias internacionais.

  9. Vilmar Calisto da silva Postado em 02/Sep/2016 às 23:00

    Desde de que vi a cara deste sujeito pela primeira vês percebir que ele é um traidor isso sem conhecer e nem sabia qual era o seu cargo político... este velho é um vagabundo...

  10. Joselito Postado em 03/Sep/2016 às 05:45

    Se aparecer aqui no Nordeste, não será chamado de golpista irá levar cacete, porrada, levar uns murros para aprender a ser homem. Traidor, aqui, no Nordeste deve ser tratado como merece:pisa.

  11. Moacir Postado em 03/Sep/2016 às 09:49

    Triste fim de Cristóvão Quaresma!... Era só o que faltava: querer exilar professores e alunos!... Parece mesmo que perdeu a lucidez...

  12. Salomon Postado em 03/Sep/2016 às 17:24

    Um homem amargurado, sem chão, sem noção da realidade. Um grande perigo para ele mesmo.

  13. Thiago Teixeira Postado em 03/Sep/2016 às 17:59

    Oportunista, Sínico, Sem vergonha e Golpista.

  14. Davi Postado em 03/Sep/2016 às 21:03

    Maior decepção da política brasileira! Agora não terá votos nem da direita e nem da esquerda, não que ele esteja preocupado com representatividade.

  15. enganado Postado em 04/Sep/2016 às 13:22

    Só para esclarecer. Quem pagou a campanha eleitoral deste ORDINÁRIO/IMUNDO/CALHORDA/VAGABUNDO/fdp/ .... foi o ____P $$$ D B ! Chega ou querem mais? Tá tudo explicado!!!!! Ou será que alguém duvida? PHA nota 1000000000 .... , Vc é foda!!!!!!!

  16. Eliseu Postado em 05/Sep/2016 às 11:57

    O Cristovam não tá falando coisa com coisa...

  17. Rodrigo Postado em 06/Sep/2016 às 10:08

    Falta ele ler Amartya Sen, Hillary Putam, Myrdal, David Orrel, Herman Daly, e muitos outros que problematizaram esta questão da perspectiva positivista na economia, como blindada hermeticamente das institucionalidades, com muito mérito. No dia que ele conseguir problematizar os apontamentos dele, ele pode, sem parecer desavergonhado, falar algo assim neste tom ridiculamente blazé.