Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 30/Aug/2016 às 15:06
32
Comentários

A resposta de José Eduardo Cardozo à declaração covarde de Janaina Paschoal

De maneira covarde e desumana, Janaina Paschoal cita netos de Dilma em seu último discurso no processo de impeachment. Eduardo Cardozo rebateu com uma resposta carregada de contextualização e emoção. A História está devidamente registrada

eduardo cardozo janaina paschoal impeachment
Eduardo Cardozo e Janaina Paschoal fizeram nesta terça-feira (30) as suas últimas intervenções no processo de impeachment

Em seu discurso, nesta terça-feira (30), o advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que faz a defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff, pediu aos favoráveis ao impedimento que não “enxovalhem” a honra da petista e disse que, caso ela seja condenada no processo, a História deverá pedir desculpas a Dilma. Cardozo também rebateu Janaina Paschoal (vídeo abaixo)

“Peço a Deus que algum dia, se Dilma for condenada, um novo ministro da Justiça tenha a dignidade de pedir desculpas a ela. Se ela estiver viva, se faça de corpo presente; se estiver morta, à sua filha e a seus netos. Que se peça desculpas a Dilma Rousseff, se ela vier a ser condenada; que a história faça justiça com ela; que a história absolva Dilma Rousseff.”

Janaina Paschoal

Ainda em seu discurso, Eduardo Cardozo respondeu à advogada Janaina Pascoal, autora do pedido de impeachment, que mais cedo, em seu discurso, chegou a chorar e dizer: “Eu peço que ela [Dilma], um dia, entenda, que eu fiz isso pensando, também, nos netos dela.”

ASSISTA A RESPOSTA DE EDUARDO CARDOZO:

“[Dilma] Foi brutalmente torturada. Foi atingida na sua dignidade de ser humano. E é possível que, naquele momento, alguns de seus acusadores, tomados de uma crise de sentimentalismo, tenham lhe dito: ‘Menina, nós estamos te prendendo e te torturando pelo bem do país. Nós estamos pensando nos seus filhos e nos seus netos'”, afirmou Cardozo. “Às vezes acontece assim com os acusadores, subitamente têm uma crise de consciência. Mas não conseguem com ela eliminar a injustiça do seu golpe.”

VÍDEO — A fala de Janaina:

Mulher digna

Em sua última intervenção no julgamento do impeachment, José Eduardo Cardozo disse também que não são só os responsáveis pela ditadura que devem se desculpar com suas vítimas.

“Não peguei os tempos duros da ditadura, mas vi pessoas sendo presas, violentadas, injustiçadas. O que mais me doía é quando eu tinha que pedir desculpas e a pessoa já tinha morrido, quando eu tinha que fazer uma homenagem post-mortem e via a injustiça pesando no ombro de filhos e netos em que eu pedia desculpas para efeito moral”, disse.

Ele pediu aos senadores que absolvam Dilma. “Não aceitem que o nosso país sofra um golpe parlamentar e uma pessoa honesta tenha a pena de morte política para que, no futuro, alguém tenha que dizer: Me desculpe, Dilma Rousseff, pelo que a ditadura lhe fez e pelo que a nossa democracia também lhe fez. Votem, por favor, pela justiça e pela democracia”, afirmou, encerrando sua fala.

O advogado disse, em seu discurso de pouco mais de uma hora, que Dilma é “injustiçada”. “Não é justo falarem o que falaram aqui de Dilma Rousseff”, afirmou Cardozo. “Querem condenar, condenem, mas não enxovalhem a honra de uma mulher digna”

“Nunca demonstraram que essa mulher enriqueceu, que desviou dinheiro para seus filhos, que fez qualquer coisa que não fosse estritamente dentro da ética”, disse o advogado.

Em tom mais emocional, Cardozo encerrou a fala pedindo que os senadores absolvam Dilma. “Julguem pela democracia. Não aceitem que sofra golpe parlamentar.”

Emoção

Após encerrar seu discurso, Cardozo deu entrevista a jornalistas e chorou. Questionado sobre o motivo de ter se emocionado, Cardozo respondeu que jamais vai perder a capacidade de se indignar diante das injustiças.

“Aquele que perde a capacidade de se indignar diante da injustiça, perdeu a sua humanidade, por isso eu me emocionei”, disse.

VÍDEO — Cardozo chora em entrevista:

informações de UOL e agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Stênio Postado em 30/Aug/2016 às 16:08

    Cocaína Paschoal mucho loka...

    • Fora Temer Postado em 30/Aug/2016 às 20:29

      De loca ela não tem nada

  2. Leandro Gasperini Postado em 30/Aug/2016 às 16:54

    Diz a literatura especializada que a psicopatia está presente em algo próximo a 5% da população. E que tal desvio de conduta manifestasse em uma minoria. E ainda que destes a maior parcela constitui-se de homens. Mas as mulheres psicopatas (dizem as literaturas), podem ser tão ou mais perversas. JANAÍNA PASCHOAL sua postura foi digna de um monstro. Tal barbárie não é justificada, nem possível de ser aceita vinda de uma pessoa letrada conhecedora das leis. Creio que tu conhece as leis de seu país? E saiba o conseito das palavras justiça e dignidade. Apesar de não aplicalas.

    • Marfre Postado em 30/Aug/2016 às 21:49

      Vc captou a personalidade daquela mulher, é isso aí, ela tem perfil de psicopata. A performance naquele momento ali, mostrou bem quem ela é: simulou choro, simulacro emocional se dizendo sensibilizada com a Dilma ao mesmo tempo em que pegava o punhal e cravava sutilmente no coração de sua vítima...perverso...PSICOPATA

    • Pedro Postado em 31/Aug/2016 às 09:07

      Cara, acho que nao. Ela é, como boa parte da classe jurídica brasileira, intelectualmente inflada. Nossos egressos de escolas de direito tem muito mais vocabulário do que conhecimento e capacidade. Não vejo nela traços de psicopatia ou o que quer que seja: apenas a velha "banalidade do mal". Trata-se de uma médio-classista típica, duplamente cega pela religião de fato, e pelo dogmatismo arbitrário e autoritário da profissão que exerce (mal). Não é a psicopatia ou a sociopatia que se manifesta nesse golpe parlamentar em detrimento dos interesses da nação: trata-se da normalidade dos cães de guarda da elite brasileira.

  3. Pedro Postado em 30/Aug/2016 às 17:14

    Essa mulher vai ser um triste rodapé negativo na historia do Brasil.

    • Silvio Postado em 30/Aug/2016 às 20:24

      Perfeito

  4. idel guedes Postado em 30/Aug/2016 às 17:19

    José Eduardo Cardoso, o senhor foi brilhante, a cada intervenção um aula de direito.Parabéns.Vamos esperar que se faça justiça !

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 30/Aug/2016 às 17:26

    Eu curtia a Janaina quando ela era apenas a ponta-de-lança do GOLPE: fã do Olavão Astrólogo (o que a desqualifica de imediato pra qualquer atividade nessa vida que não seja relinchar e comer grama de 4 no chão), agiu como "revoltada on line", girou bandeira, é matadora de cobra, recebeu pomba-gira...no teatro-julgamento falou de Venezuela, perguntou pra um maluco lá testemunha se ele era "marxista" sem nem saber o que é essa palavra, meteu Deus no meio desse cabaré, PIPOCOU na frente da Presidenta - uma mulher incomparavelmente MAIOR do que ela nem sonha em ser - com uma pergunta absolutamente ridícula e impertinente, enfim...era apenas um pedaço de bosta comum que aceitou servir ao GOLPE e que se vendeu por mixaria (um réles pacote com 450 garoupas). Isso até ontem. Hoje ela ultrapassou todos os limites da decência com essa declaração. É coisa de quem perdeu todos os parâmetros de humanidade, ética, moralidade...se tem algo de bom a se extrair dessa joça toda é que a partir de amanhã nunca mais, jamais, ouviremos palavra nenhuma saindo da boca suja dessa psicopata cretina novamente.

    • Carla Postado em 30/Aug/2016 às 19:54

      Perfeito!

    • Geni Flores Postado em 30/Aug/2016 às 20:33

      Perfeito, te aplaudindo em pé! !!!

    • Ana Aguirra Postado em 30/Aug/2016 às 21:26

      apoiado......

    • Wilson Postado em 08/Sep/2016 às 10:02

      Parabéns. perfeito. Honestamente, a cada dia que passa temos visto coisas que ultrapassam todos os limites da decência e da moralidade. Não sei onde tudo isso vai parar.

  6. Vinis Postado em 30/Aug/2016 às 17:34

    Olha o "sorriso" dessa Janaina, que mulher maluca.

  7. cesar weinmann Postado em 30/Aug/2016 às 19:04

    "Sabe, no fundo eu sou um sentimental. Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar, o meu coração fecha os olhos e sinceramente chora... Meu coração tem um sereno jeito E as minhas mãos o golpe duro e presto, De tal maneira que, depois de feito, Desencontrado, eu mesmo me contesto. Se trago as mãos distantes do meu peito É que há distância entre intenção e gesto E se o meu coração nas mãos estreito, Me assombra a súbita impressão de incesto. Quando me encontro no calor da luta Ostento a aguda empunhadora à proa, Mas meu peito se desabotoa. E se a sentença se anuncia bruta Mais que depressa a mão cega executa, Pois que senão o coração perdoa"."

    • Alexandre Jose Franco Postado em 30/Aug/2016 às 19:47

      Ah essa terra ainda vai cumprir seu ideal...

  8. Geneci Aguete Vieira Postado em 30/Aug/2016 às 19:32

    Tudo que se faz aqui se paga.Deus não dorme. Tudo que essa janaína falou vai pagar lá adiante. Espera.

    • Vanderlei Postado em 30/Aug/2016 às 22:49

      Concordo..

  9. Marco Postado em 30/Aug/2016 às 19:36

    Césare Lombroso, explica essa senhora advogada, tem todo perfil de uma psicopata! Seu destino vai ser, se encontrar com a loucura! é muito nítido isto nela.

  10. Iracema Maria Postado em 30/Aug/2016 às 20:03

    Janaína Paschoal nem que seja no seu último fôlego de vida, no seu último suspiro, vc implorará o perdão da Sra. presidenta Dilma Rousseff, pelo mal que vc causou! Dilma sai dessa trágica historia, com a cabeça erguida, pois dignidade não falta a essa mulher, pois passar pelo que já passou, não é pra qualquer um, com certeza será lembrada como uma mulher forte, que mesmo diante de seus algozes não se deixou abater e que será lembrada como a mulher sem mancha na vida pública, julgada por um bando de RATOS inescrupulosos. Não foi a Sra. Dilma quem perdeu e sim a nossa democracia. vc Janaína Paschoal será estigmatizada pro resto se sua vida, com uma boa parcela de bandidos. Nunca esqueça esta frase: quem está de pé cuide para que não caia!!!!

  11. Maria Postado em 30/Aug/2016 às 20:03

    aquele sorriso dela é assustador...colocar os netos da outra, colocar deus no meio é de dar medo dos pensamentos desta mulher....

  12. Nestor Silverston Postado em 30/Aug/2016 às 20:11

    Todo golpe tem que ter seu personagem lúgubre, soturno, funesto... esta é a parte que cabe a esta advogada!

  13. julia Postado em 30/Aug/2016 às 20:30

    Ela fez isso pensando ....nos 45.000,00 que caiu na conta dela...Caso encerrado e que Temer comece o circo dos horrores.

    • ODECIO Postado em 31/Aug/2016 às 07:37

      DUVIDO QUE TENHA RECEBIDO SÓ R$ 45 000,00 , ISSO É QUE OS POLÍTICOS PAGAM AS GAROTAS DE PROGRAMA PARA UM FINAL DE SEMANA.

      • Galvão Postado em 04/Sep/2016 às 14:55

        Acho que é puta (com todo respeito a esta classe de trabalhadoras) cobrou muito mais do que R$45.000,00, afinal ela é daquelas que fazem serviço completo e não tem frescura.

  14. Salomon Postado em 30/Aug/2016 às 20:56

    Pode vir alguma coisa boa dessa mulher? A Janaína foi assessora do príncipe dos sociólogos e do Auquimim. É militante do PSDB, que é o partido onde se abriga o que há de pior na política brasileira, a começar pelo Aécio Néscio (segundo Lewandovski). Tornou-se professora da USP por apadrinhamento político. Sabe-se lá qual foi a banca examinadora indicada pelos tucanos para aprovar essa desqualificada. Já era uma vergonha para a classe dos advogados. Agora criou constrangimento jurídico ainda maior ao invocar Deus e os netos da acusada, de jeito a fundamentar sua tese (se alguma tese houvera).

  15. Carlos Postado em 30/Aug/2016 às 21:21

    Essa mulher é louca e todos sabemos, mas, os verdadeiros culpados são os senadores golpistas, e esses, o povo não poderá esquecer jamais. Quanto aa Janaina, será apenas lembrada como o punhal na mão do assassino.

  16. Nata Postado em 30/Aug/2016 às 21:48

    "Pensando nos netos dela" ?? Não seria fazer jus aos 45.000,00 pagos pelo PSDB. pra montar essa farsa.

  17. pedro Postado em 30/Aug/2016 às 22:05

    Salomon, o Marco Antonio Villa tambem é velho lobo da USP e tambem trabalha em prol do PSDB, será que Ele não ajeitou essa boquinha na USP para ELA, neste ninho de cobra vale tudo.

  18. Pedro Postado em 31/Aug/2016 às 03:55

    Olha o nivel "técnico" do nosso magistrado. A pessoa vai fazer uma acusação sem fundamento, não se atem aos pontos técnicos, discursa sobre economia e sentimentalismo apelativo. Esses são os sabores do golpe: não possuem argumento técnico robusto, e eles mesmos sabem que precisam partir para outras paragens para justificar, quiça para eles próprios: para convencerem-se. Isso é absurdo: a mulher invocou Deus no congresso nacional de uma nação laica. E quando eu mostro o quao arbitrário o juridiquês e o fanatismo religioso são, tem um troll por aqui que se desespera e imagina estar na repartição.

  19. Rodrigo Postado em 31/Aug/2016 às 15:16

    (Outro Rodrigo) Essa menção foi totalmente indevida. Por mais que eu entenda demonstrados cabalmente os fatos (seja por pareceres técnicos de instituições do Governo, bem como pela exposição técnico-jurídica feita pela acusação), nem mesmo com o maior esforço possível no sentido de entender-se que uma condenação tal fazer-se-á em proveito de todos os cidadãos, não há justificativa para citar o núcleo familiar de Dilma. Ela era a acusada e hoje a condenada, mas não seus netos, nem qualquer outro(a) de sua família. Totalmente desnecessária e descabida a menção, havendo de ser sempre respeitado o núcleo familiar de quem quer que seja. Lembro, assim, de um Professor da Faculdade que por muitos anos militou como Promotor do Júri e sempre atentou para o devido respeito não apenas à família da vítima, mas também à do réu (ao qual é limitada a acusação e eventual pena), o citado Promotor sempre buscando ater-se à pessoa do condenado e, no que fosse possível, conseguir o recolhimento do condenado a presídio próximo ao lar da família.

  20. SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 31/Aug/2016 às 17:39

    É uma égua. Vai pra puta que pariu.