Redação Pragmatismo
Compartilhar
Dilma Rousseff 30/Aug/2016 às 12:39
13
Comentários

Dilma entra para a História pela porta reservada para os grandes

Dilma no Senado escreveu uma das mais belas páginas de resistência da República brasileira. Esbanjou altivez em defender-se dignamente, mesmo sabedora da mera formalidade do cerimonial em curso, dada a certeza do golpe. Valem as palavras de Darcy Ribeiro: ainda que derrotados, detestaríamos estar no lugar de quem nos venceu

dilma discurso senado história impeachment
Dilma Vana Rousseff é economista e política brasileira (reprodução)

Alexandre Périgo

Afirmo categoricamente: Dilma no senado federal escreveu uma das mais belas páginas de resistência da república brasileira.

Seu discurso emocionou; arrisco até dizer que nunca me senti tão representado por um político.

Em toda minha vida.

Dilma mostrou muito do que havia escondido durante os últimos anos.- por fisiologismo, inabilidade ou necessidade política, já não mais importa.

Transbordou a coragem da menina torturada durante a ditadura militar para peitar os golpistas civis e os detentores do capital.

Esbanjou altivez em defender-se dignamente, mesmo sabedora da mera formalidade do cerimonial em curso, dada a certeza do golpe.

E, principalmente, destilou caráter e postura dignos de estadista.

Tudo olho no olho, como só os valentes sabem fazer.

Me orgulho de dividir a trincheira com essa guerreira.

Leia também:
As semelhanças entre o golpe de 2016 no Brasil e o golpe nazista em 1933
Jurista avalia como ‘histórico’ o discurso de Dilma no Senado Federal
A repercussão do discurso de Dilma Rousseff na imprensa internacional

Suas palavras deixaram os golpistas desnudados – e para nós, que estamos a engolir jiboias desde que o bandido Eduardo Cunha iniciou a falácia do impeachment, esta foi uma vitória simbólica.

Porque ainda que derrotados, Dilma, todos nós e a jovem democracia brasileira, valem as palavras do mestre Darcy Ribeiro: detestaríamos estar no lugar de quem nos venceu.

A brava mineira de acento gaúcho sai enfim do planalto e adentra a história pela porta reservada aos grandes.

E passa também a viver no seleto rol daqueles que admiramos atemporalmente.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Vinis Postado em 30/Aug/2016 às 14:18

    Enquanto isso para os coxinhas quem entra por essa porta é o "CUnha"

  2. José Ferreira Postado em 30/Aug/2016 às 14:45

    Dilma entra para história pela porta reservada aos grandes... junto com Stalin, Hitler e Fidel Castro.

    • F. Maier Postado em 30/Aug/2016 às 15:37

      E você continuará sendo burro, independentemente da porta escolhida.

      • julia Postado em 30/Aug/2016 às 20:46

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • José Ferreira Postado em 31/Aug/2016 às 13:38

        Mais burros são aqueles que ainda acreditam no PT (e assemelhados).

    • Galvão Postado em 02/Sep/2016 às 07:37

      Comparar Fidel Castro com Hitler é de uma ignorância extrema, vai estudar um pouco de história e ver a biografia deles.

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 30/Aug/2016 às 15:12

    Dilma GIGANTE, maior brasileira viva. Essa aula de coragem, dignidade, aula de HOMBRIDADE que Dilmãe deu ontem, encarando uma ridícula pantomima de julgamento dentro da casa de seus algozes e olhando nos olhos dos lacaios, vira-latas, pequenos homens que mal vêem a hora de amanhã chegar, é provavelmente a última página, pelos próximos muitos anos, de um país que caminhava pra dar certo. Parabéns aos envolvidos.

    • gustavo0 Postado em 30/Aug/2016 às 17:45

      Alto lá! Maior brasileira viva é o escambau, controle seu ímpeto enviesado. Eu sei que é doloroso, todo militante da velha-guarda vermelha tem de estar resignado, se tiver bom senso, ou raivoso, se não tiver juízo. E eu não sei qual é o país que caminhava pra dar certo, porque o Brasil com certeza não é. Deve ser o país das maravilhas retratado nas campanhas da Dilma, país esse muito diferente do meu e do seu.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Aug/2016 às 19:41

        Sangrou bem, hein, garoto? "velha-guarda vermelha"....o que isso quer dizer exatamente? O PT foi orgulho da "velha-guarda vermelha" algum dia? Sabes do que está falando? E "caminhar pra dar certo" não implica em perfeição atual, eu não esperava ter que explicar isso. Mas é uma expressão que remete pro futuro, sem emitir juízo de valor sobre o estado atual - pode estar mediano, ruim, muito ruim, horroroso - , e sem, no entanto, deixar de valorizar o caminhar atual, coisa que não podiamos sonhar em dizer por muitas e muitas décadas atrás. Você pega a época trevosa da ditadura militar, e o país andou PRA TRÁS sem ver luz no fim do túnel. Você pega o pós, e foi uma merda, éramos um país feudal engatinhando, não tinha nem leite pra comprar em mercado (você não era nascido). Você pega a era FHC, e sequer temos um país do qual falar, o Brasil se tornou TERRA ARRASADA nas mãos desse vagabundo. Aí a gente olha pros ultimos 14 anos, e eu vou ter que falar de novo, pra incomodo geral, dos MILHÕES de brasileiros que morriam de fome e que deixaram de morrer porque houve finalmente um projeto de governo em décadas que olhou miseravelmente - eu disse MISERAVELMENTE - pra eles. Eu falo apenas de fatos: o projeto de governo transformou o país de um jeito que talvez nunca foi feito antes, e havia muito ainda por fazer, até pelo nosso passivo histórico gigantesco, e que por isso ele "caminhava" pra dar certo. Já não caminhará mais. Parabéns aos envolvidos.

  4. gustavo0 Postado em 30/Aug/2016 às 17:48

    Não entrou, e não entrará. Desta vez a história será escrita por mais mãos, os registros serão mais completos, não haverá mais o monopólio da verdade.

    • Galvão Postado em 01/Sep/2016 às 20:15

      Realmente, vai ser escrito por mais mãos (Temer, Caiado, Bolsonaro, Aópio, Renan, Jucá, Aloisio Nunes, Agripino, e todos os outros), gustav0, como você é manipulado e tonto, me da dó de ver que te enganam e você bate panela dando risada. O trouxinha iludido. Daqui a dois anos você estará arrependido e votará no LULA, e vai negar que um dia acreditou nesses ladrões.

  5. Vinis Postado em 30/Aug/2016 às 20:18

    Quanta inocência! Vai sonhando...

  6. Salomon Postado em 30/Aug/2016 às 21:14

    Pois, não é que, no conjunto da obra, a Dilma saiu-se muito bem? Verdade é que daqui a pouco tempo a oposição vai fazer o povo ter saudade do PT.