Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mobilidade Urbana 29/Aug/2016 às 17:12
11
Comentários

Como as bicicletas dominam Amsterdã: um dia comum na capital da Holanda

Cidadão divulga vídeo de um dia comum pelas ruas de Amsterdã. Imagens dão ampla noção de como funciona a mobilidade urbana na capital da Holanda

vídeo bicicleta ciclovia Amsterdã Holanda
Amsterdã, capital da Holanda (reprodução)

Enquanto algumas das principais cidades brasileiras estão dando os primeiros passos (ou pedaladas) para a construção de novas ciclovias e projetos de mobilidade urbana, em Amsterdã, capital da Holanda, a presença de ciclistas nas ruas já é algo bastante comum.

Em um vídeo recente, compartilhado pelo usuário do Reddit ArdNoot, um simples passeio pelo centro da capital holandesa revela a quantidade de ciclistas que invadem as ruas. Por todos os lados, a ciclofaixa vermelha ou ruas e avenidas são dominadas por bicicletas.

O mais curioso talvez seja a convivência pacífica e sempre respeitosa entre ciclistas, pedestres, carros e motos. Uma cena bem diferente da sequência de acontecimentos em ciclovias, ruas e vias de cidades como São Paulo e Belo Horizonte.

VÍDEO:

Leia também:
Os incontáveis benefícios das ciclovias
Vídeo: casal insulta Haddad durante inauguração de ciclovia
A gafe da Globo ao demonizar a “tinta vermelha” da ciclovia na Av. Paulista
Como a Alemanha mudou sua visão sobre as ciclovias

Cleber Facchi, HuffPost Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Dedé Postado em 30/Aug/2016 às 08:32

    Holanda é um país fantástico. Um país capitalista, entre as economias mais livres do mundo, onde os contratos e os direitos de propriedades são respeitados. Um país assim só pode ser maravilhoso para se viver.

    • eu daqui Postado em 30/Aug/2016 às 09:29

      E com educação e saúde estatizadas e de qualidade. E com direitos trabalhistas generosos e imexíveis. E com baixíssima impunidade: violou -> enjaulou. preopriedade privada não basta. Não é somente dela que nascem os lírios.

    • Pedro Postado em 31/Aug/2016 às 09:10

      A Somalia também é uma "economia livre". Assim como todos os países desenvolvidos, o progresso holandês se deu através da direção do estado e da organização central. Busque estudar a historia da Holanda, o papel da companhia das índias ocidentais, e o papel da formação do estado de bem-estar social. A economia la não é tao livre quanto você pinta: mas realmente, a vida é uma maravilha.

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 30/Aug/2016 às 10:25

    Em Amsterdã é super legal bicicletas e ciclofaixas. Aliás, quando a gente, elite branca endinheirada, viaja pra lá, a gente volta elogiando a democratização dos espaços e vias públicas de Amsterdã, "nossa, eles usam bicicleta pra tudo, e os carros convivem em harmonia com os ciclistas, são civilizados". Aí a gente volta pra cá, senta na nossa SUV gigante, e joga ela pra cima da primeira bicicleta que cruza nosso caminho gritando pela janela "aqui não é Amsterdã seu comunista filho da puta", reclama de radar na marginal "porque estão tirando o meeeeeu direito de andar correndo com o meeeeeeeu carro importado", e reclama de ciclofaixa "porque estão tirando espaço do meeeeeu carro nas ruas da cidade pra esses maconheiros andarem de bicicleta, e como fica o meeeeu carro nessa história toda?". É assim que é a oligofrenia paulistana. Doença a ser estudada pela Ciência.

    • José Ferreira Postado em 30/Aug/2016 às 14:50

      Ciclovia é sempre uma bosta. Seja aqui, seja lá.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Aug/2016 às 15:31

        É uma bosta, tá serto. Afinal, onde o paulistano debilóide padrão vai enfiar o carro de 18m de largura dele (conduzido por apenas 1 animal) com tanta ciclofaixa atrapalhando? Aliás, você devia ir lá, justo onde o uso de ciclovias é dos mais consolidados do planeta, modelo pro mundo, e convencer os holandeses de que ciclovia - e a democratização do espaço público, e o uso de bicicletas, e todos os benefícios que daí advêm - é "uma bosta". Vai ser dificil convence-los. E eu acho - só acho - que vão rir de você, MACACO TERCEIRO-MUNDISTA que ainda é escravo da cultura do automóvel, que está mais de 100 anos atrasado no assunto, que mal consegue resolver os próprios problemas de mobilidade urbana, ficar lá pitacando que toda a estrutura FUNCIONAL deles pensada na mobilidade e democratização das vias urbanas "é uma bosta". Boa sorte.

      • eu daqui Postado em 31/Aug/2016 às 12:41

        Se não gosta de bike, ande José. Ou vá a nado. Contanto que deixe de ser preguiçoso. Depois quando adoecer bota a culpa na pobre gordura que não aguenta mais ser apontada pela industria da doença.

  3. Estacio Postado em 30/Aug/2016 às 10:30

    É preciso perceber que nem sempre as soluções "lá de fora" são o melhor para o Brasil... Amsterdã é 8 vezes menor que a cidade de São Paulo e tem uma população 15 vezes menor. O brasileiro muitas vezes não sabe avaliar nosso tamanho, a cidade de Amsterdã apesar de ser capital da Holanda tem o tamanho de uma cidade nossa do interior, das médias tipo Joinville a capital brasileira das bicicletas...que é maior e bem mais populosa que Amsterdã!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Aug/2016 às 11:52

      Tóquio. Oi.

    • eu daqui Postado em 31/Aug/2016 às 12:42

      E quem manda lá é holandes e não brasileiro: essa é a principal diferença.

      • Estacio Postado em 01/Sep/2016 às 14:06

        não seja complexado...