Redação Pragmatismo
Compartilhar
Drogas 22/Jul/2016 às 16:57
14
Comentários

Prisão de youtuber escancara hipocrisia da 'guerra às drogas'

Prisão de youtuber brasileiro escancara a hipocrisia da 'guerra às drogas', que encarcera cultivadores de maconha para consumo próprio mas é incapaz de descobrir a origem dos 445 kg de pasta base de cocaína apreendidos no helicóptero do senador Zezé Perrella

maconha youtuber guerra drogas hipocrisia
O professor Sergio é militante pela legalização da maconha e “grower”, como são chamados os apreciadores dedicados ao cultivo da erva. Em seu canal do youtube, ensinava técnicas de cultivo

Marcos Sacramento, DCM

A prisão de um youtuber em Brasília escancara a hipocrisia da chamada guerra às drogas, que encarcera cultivadores de maconha para consumo próprio mas é incapaz de descobrir a origem dos 445 quilos de pasta base de cocaína apreendidos no helicóptero da família do senador Zezé Perrella.

O preso em questão é o professor Sérgio Delvair da Costa, a.k.a THC Procê, militante pela legalização da maconha e “grower”, como são chamados os apreciadores dedicados ao cultivo da erva.

Seu canal no Youtube, onde ensinava técnicas de cultivo, tinha mais de 16 mil assinantes. Adepto da filosofia do “plantar para não comprar”, criou a CCB (Cooperativa de Cultivadores do Brasil), que fornecia sementes aos 1.500 associados.

Talvez por não militar nas sombras, tornou-se alvo fácil da polícia civil, que no mês passado invadiu a residência onde ele mantinha 120 pés de maconha. E só. Nada de armas, nenhuma quantia em dinheiro, nem a jacuzzi onipresente nos esconderijos dos chefes do tráfico do Rio de Janeiro.

THC Procê foi autuado por tráfico e se condenado pode pegar até 20 anos de prisão.

Com pose de quem acabou de pegar um chefão da máfia mexicana, os policiais que o prenderam usaram o próprio canal do THC Procê para deixar um recado aos growers associados à cooperativa.

“Nós temos o endereço de cada um dos colaboradores que pagam R$ 37 por mês para receberem e cultivarem suas plantas de maconha em casa. Vamos bater na casa dos senhores e vocês vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Esse é o último vídeo do canal. A casa caiu. Cada um dos senhores está na nossa lista, com endereço e com identificação”, diz o policial, anunciando o que pode ser a maior operação de combate ao tráfico do país, com uns 1.500 investigados.

Apesar do absurdo que seria uma operação desse porte para pegar um punhado de sementes e algumas plantas, os growers têm motivo para se preocupar.

Ao contrário do caso do “helicoca”, no qual todos os envolvidos estão livres, a situação não tem sido fácil para quem se aventura a plantar maconha para consumo próprio.

Adepto da religião rastafári, o ativista Geraldo Antonio Baptista, ou Ras Geraldinho, autoproclamado “maior expert em maconha do Brasil” está preso e cumpriu três dos 14 anos de condenação por tráfico de drogas.

Geraldinho foi condenado por cultivar 37 pés de maconha em sua propriedade. Segundo seu advogado, as plantas renderiam menos de um quilo da droga.

Se fosse comercializada, o dinheiro obtido seria uma migalha comparado aos 50 milhões de reais que a cocaína apreendida no helicóptero dos Perrella valeria no mercado final.

As prisões dos ativistas e a liberdade dos envolvidos com o “helicoca” mostram que o Estado trata alguns com a fúria do ex-chefão do FBI John Edgar Hoover, enquanto com outros é leniente feito uma vovó carinhosa.

Será que a diferença no trato é só coincidência? Com Fernandinho Beira-Mar e Marcola dando ordens de dentro dos presídios e o tráfico pesado alimentando uma cadeia de propinas, extorsão e comércio de armas, fica difícil acreditar que essas discrepâncias são obras do acaso.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 22/Jul/2016 às 18:49

    Como assim? O policial postou um vídeo no canal do cara? Teve autorização pra isso?

    • jahWorks Postado em 23/Jul/2016 às 13:14

      Com certeza foi coagido com isso. Agora eu no caso dele matava um policial que fizesse isso comigo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 25/Jul/2016 às 15:06

      Imagina quanto carinho, beijinho e cafuné o youtuber ganhou pra subir esse video e colaborar "espontaneamente" com a astuta polícia "desmanteladora de esquemas bilionários envolvendo toneladas de drogas pesadas"..

    • Rogerio Postado em 18/Aug/2016 às 09:50

      Se teve ou não pouco importa. Maconha é droga e deve ser mantida proibida. Querer a legalização é ato de gente irresponsável, canalha, sem caráter.

  2. Eduardo Postado em 22/Jul/2016 às 19:25

    No Brasil, a lei só vale se for pra prender Petista.

  3. Grace Diniz Postado em 23/Jul/2016 às 13:32

    Quanta hipocrisia! Dá nojo!

  4. Zé Luís Postado em 23/Jul/2016 às 13:39

    Parabéns PP, sempre ligando os pontos!!

  5. julia Postado em 23/Jul/2016 às 21:08

    O problema era que ele não era filiado ao PSDB, se fosse, isso não teria acontecido...

  6. João Paulo Postado em 23/Jul/2016 às 22:01

    O youtuber foi preso acertadamente e a polícia honrou seu papel institucional. Não, não tenho argumentos para explicar a incoerência do nosso "sistema" e por que um traficante rico e perigoso ainda está à solta. É vergonhoso.

  7. enganado Postado em 24/Jul/2016 às 00:21

    O AÓPIO e os Perrella´s são amiguinhos dos: STF_DB; TCU_DB; CÚnha, TEMER, Ali Babá=FHC, PF_DB, exército do __braZZZil__ (((garante que não seão jamais PRESOS; General da Segurança (((aquele que dá cobertura ao MORO, para garantir a ROUBALHEIRA da Direita))); AIPAC; CIA; P$$$DB; DEM; rede gRoubo; mídia Press-tituta Anglo-Sionista,Gilmar, MORO, Janot, Toffoli, FUX, JB, Aloysio "300 Mil"", Alexandre FODA (((consultor do ministro da educação))), Alexandre; Elizeu "Quadrilha"; Gedel; Alckmin; Caiado; Meirelles; çERRA; zé Anibal; Sampaio; Malafaia; ... etc; com um currículo destes alguém de sã consciência fala em cadeia para estes dois fdp´s. Como diz o PHA (Paulo Henrique Amorim) o ___braZZZil__ é "uma verdadeira esculhambação"; uma zona; terra dos Plutocratas, paraíso de Ladrões, paiseco AMORAL-SAFADO-SEM VERGONHA, país de porta de zona que só cabe putaria/desrespeito as Leis e a Ordem, ... etc. Aguardem porque vai ficar pior ainda qdo começarem as matanças depois do final do GOLPE-2016. Vamos chorar lágrimas de sangue. Ah, sim GOLPE-2018, sem sombra de dúvida! Quem tirar os Anglo-Sionistas do PODER? Tá pra nascer! Engraçado vão ser os generais moralistas se perfilando para os CÚnhas´s do Poder. 7P´s, covas a 7Palmos, no mínimo.

  8. Vinicius Postado em 24/Jul/2016 às 01:24

    em um futuro distante, irão rir da gente e da nossa sociedade falida... assim como parece inacreditável certos fatos históricos quando lemos sobre o passado.

  9. Enio Postado em 25/Jul/2016 às 15:31

    Sobre o HELICOCA: O helicóptero de 50 milhões de reais http://outraspalavras.net/capa/401605/

  10. enganado Postado em 26/Jul/2016 às 09:57

    Doente!?!? Verdade dói.

  11. poliana Postado em 27/Jul/2016 às 19:28

    Narinho, vc agora é concurseiro? hehehe