Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 28/Jul/2016 às 17:45
2
Comentários

Ombudsman da Folha admite que pesquisa favorável a Temer foi manipulada

“Errou e persistiu no erro”. Ombudsman da Folha admite pesquisa manipulada para favorecer Michel Temer. Intenção seria reforçar os votos dos senadores para o julgamento definitivo do impeachment de Dilma que ocorrerá nas próximas semanas

datafolha michel temer pesquisa falsa

A ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, escreveu neste domingo (24) em sua coluna que o jornal “errou e persistiu no erro” ao publicar dados incompletos sobre pesquisa Datafolha de avaliação do governo do presidente interino, Michel Temer.

A pesquisa, divulgada no dia 16, foi alvo de críticas e acusada pelo site de notícias independente The Intercept de cometer “fraude jornalística” em relação à preferência do brasileiro sobre a permanência de Michel Temer, a volta da presidenta afastada Dilma Rousseff ou a realização de novas eleições.

Na publicação original, a Folha informou que 50% dos entrevistados preferiam a permanência de Temer à volta de Dilma, e que, diante dessa questão, 3% disseram defender novas eleições. No entanto, quando a possibilidade de novas eleições aparece entre as respostas estimuladas, o percentual de entrevistados que optam por essa alternativa chega a 62%, o que não foi dito pelo jornal.

A Folha só publicou a versão com esse percentual após as críticas e disse que não errou, mas que optou por não destacar cenário considerado “pouco relevante” pela direção do jornal. A ombudsman diz que sugeriu à redação “que reconhecesse seu erro editorial e destacasse os números ausentes da pesquisa em nova reportagem”.

“A meu ver, o jornal cometeu grave erro de avaliação. Não se preocupou em explorar os diversos pontos de vista que o material permitia, de modo a manter postura jornalística equidistante das paixões políticas. Tendo a chance de reparar o erro, encastelou-se na lógica da praxe e da suposta falta de apelo noticioso. A reação pouco transparente, lenta e de quase desprezo às falhas e omissões apontadas maculou a imagem da Folha e de seu instituto de pesquisas. A Folha errou e persistiu no erro”, escreveu a Paula Cesarino Costa na edição deste domingo.

Além da polêmica sobre o trecho da pesquisa que tratava de novas eleições, a ombudsman também critica a escolha do jornal de destacar na manchete sobre a pesquisa o otimismo com a economia, “subaproveitando temas políticos”.

Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 29/Jul/2016 às 22:39

    Se o """VAGABUNDSMAN""" tem esta opinião: ___foi manipulação___, quem sou para dizer mais alguma coisa. Sou um dos 7P's, jurados de morte pelo gen. SÉRGIO ETCHEGOYEN, ministro da Secretaria de Segurança.

  2. enganado Postado em 01/Aug/2016 às 00:52

    Na foto a RATAZANA exibe o tamanho da Naba que vai enfiar no CX dos 7P's. Aliás já começou: a entrega do PRE-SAL a CHEVRON. E aí gen. SÉRGIO ETCHEGOYEN, ministro da Secretaria de Segurança, qual sua Pátria? Podem mesmo acabar com o ex-BRASIL? Ou já ganhou um Green Card? O GOLPE-2016 para quem trabalhas eram contras os LADRÕES-PT, e este agora? São LADRÕES/APÁTRIDAS/MENTIROSOS/CINÍCOS/ ... ? O que fazer? E aí? Para que lado ir? E a CONSTITUIÇÃO está sendo CUMPRIDA? E se não estiver? Desobediência Civil? Fazermos o que a Turquia fez? O Senhor vai mandar matar os 7P's por ordens da DIREITA? Não bastam os Porões de 1964? Vamos repetir? O ALEXANDRE ministro da INJUSTIÇA é chegado a matança, bem como fazem em todos os estados governados pelo P$$$DB, rasgaram a CONSTITUIÇÃO, afinal quem faz CUMPRI-LA e/ou .... . É general, muito difícil ser Patriota depois da lavagem cerebral de Fort Bragg, então seja uma vez para que honre o exército de Caxias, Faz uma forcinha! Aprenda com os generais da RÚSSIA/CUBA/C.do NORTE/SÍRIA/IRÃ/i$$$raHell/USA (só falam merda, mas os USA acima de tudo)/ ... ... / ... etc