Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 14/Jul/2016 às 17:18
4
Comentários

Homem trans relata experiência com maternidade e amamentação

“Um bebê não se importa com qual pronome se referem a você”. Homem trans que enfrenta uma série de preconceitos ao lado do marido relata experiência com maternidade e amamentação

Trevor MacDonald homen trans amamenta
Trevor MacDonald deu à luz a um menino e uma menina e amamenta ambos

Um pai transgênero não apenas deu à luz a dois bebês, mas conseguiu amamentar os seus filhos. O canadense Trevor MacDonald, que nasceu mulher, tomou hormônios e decidiu retirar os seios, mas não fez a cirurgia de mudança de sexo e engravidou, em 2012.

Durante a gravidez, ele e seu parceiro Ken começaram a pesquisar sobre a possibilidade de amamentar, apesar da retirada do tecido mamário, se ele interrompesse momentaneamente as doses de testosterona.

Os primeiros dias de adaptação ao novo sistema foram difíceis, mas Trevor conseguiu se acostumar. “A amamentação tomou dimensões nas nossas vidas que eu nunca poderia imaginar”, disse Trevor.

“Li muito sobre partos e bebês e aprendi que eu poderia produzir um pouco de leite, apesar da cirurgia, e que essas gotas de leite materno poderiam ser boas para a saúde do meu filho”, contou.

A experiência foi tão boa que o casal passou por tudo novamente e deu à luz uma menina no fim de outubro, que também está sendo amamentada por Trevor. “Ela começou a mamar sem problemas rapidamente”.

Todo o processo está no livro “Where’s the Mother?: Stories from a Transgender Dad” (Onde está a mamãe?: Depoimentos de um pai transgênero, em português).

“Ao se ouvir que uma pessoa trans engravidou, a reação é: ‘Isso não faz sentido’. No entanto, as coisas são mais complexas. Somos muito mais diversos”, contou Trevor ao The Guardian.

O tratamento e a cirurgia, porém, diminuíram a capacidade de amamentar do homem de 31 anos. Por isso, ele mistura o próprio leite com o que é doado pela comunidade. MacDonald conta a experiência no blog Milk Junkies.

com informações de The Guardian, Extra e Catraca Livre

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 14/Jul/2016 às 21:13

    Aff, ele deve sentir o mesmo que todas as demais mulheres que já amamentaram já que geneticamente, ele é uma mulher.

  2. Sergio Carneiro Postado em 15/Jul/2016 às 07:04

    "Uma mulher relata a experiência com maternidade e amamentação." Uma XX sempre será uma XX, o resto são fantasias.

  3. Elaine Postado em 15/Jul/2016 às 17:35

    Muito legal!

  4. poliana Postado em 15/Jul/2016 às 15:41

    Olha o nível...impressionante!