Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 28/Jul/2016 às 16:31
4
Comentários

Candidatas criticam teste de virgindade em concurso público

Concurso do Corpo de Bombeiros do DF pede exame Papanicolau ou comprovação de virgindade para candidatas. Consultor jurídico afirma que esse tipo de imposição é inconstitucional por ofender os princípios da intimidade e dignidade humana, além de incentivar a desigualdade entre os gêneros

corpo de bombeiro virgindade

Um edital do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) repercutiu na mídia local e nas redes sociais. A polêmica começa com a lista dos exames a serem feitos pela mulheres que desejam ingressar na carreira.

A seleção exige a colpocitologia oncótica, exame conhecido como Papanicolau, realizado como prevenção ao câncer do colo do útero e HPV. De acordo com as regras, estariam dispensadas da obrigatoriedade do teste as mulheres que possuírem “hímen íntegro”.

No entanto, a dispensa do teste só é possível caso a candidata apresente um atestado de virgindade com assinatura, carimbo e CRM de um médico ginecologista. Muitas candidatas já se manifestaram nas redes sociais criticando as exigências.

Para os homens, não há exigências similares para detectar o câncer na próstata, por exemplo, ou o próprio HPV.

Na opinião do consultor jurídico e membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da Ordem dos Advogados Brasil no DF (OAB/DF) Max Kolbe, esse tipo de imposição é inconstitucional por ofender os princípios da intimidade e dignidade humana, além de incentivar a desigualdade entre os gêneros.

informações de Correio Braziliense

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Telmo Postado em 29/Jul/2016 às 17:53

    Os discriminadores estão se superando. Infelizmente aumentarão enquanto não houver interesse (dos discriminados e da ciência) em prevenção como vemos em: "Discriminadores: um grupo que aumentará enquanto não houver interesse em prevenção."

  2. poliana Postado em 29/Jul/2016 às 21:08

    Essa exigência absurda já foi suspensa: http://concursos.correioweb.com.br/app/noticias/2016/07/29/noticiasinterna,36427/bombeiros-publicam-suspensao-de-papanicolau-e-prova-de-virgindade-no-d.shtml

  3. enganado Postado em 29/Jul/2016 às 22:46

    Se a xoxota for da DIREITA, não precisa de comprovação para porra nenhuma, agora se de uma dos 7P's; precisará da assinatura do PAPA FRANSISCO até se a orelha tiver furo. (PHA) Isto aqui=___braZZZil___ é uma esculhambação, ou seja, pocilga da DIREITA! ___“” braZil, –– slogan –– ___””””” ÓDIO e RETROCESSO ””””___ ___“” braZil,__Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ””___ ___”” GOLPE-2018 “””, PLUTORACIA Eterna___ ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  4. Olegário Postado em 28/Jul/2016 às 20:10

    Seu ladrão filho da puta. Vá falar merda pra biscate da tua mãe, seu canalha dos infernos.