Redação Pragmatismo
Compartilhar
Internet 29/Jul/2016 às 17:06
36
Comentários

A "facebooker" que fatura em cima de um esporte nacional: detonar o Brasil

Resignação travestida de revolta: detonar o Brasil, eximindo-se de qualquer responsabilidade pelos problemas do país e sem apresentar sugestões virou uma formidável fonte de renda

Marcela Tavares facebooker youtuber
Marcela Tavares

Marcos Sacramento, DCM

Criador da expressão “complexo de vira-latas”, Nelson Rodrigues ficaria pasmo se ressuscitasse e visse como a baixa autoestima de alguns brasileiros se transformou em uma formidável fonte de renda.

Só isso explica a popularidade da comediante e youtuber Marcela Tavares, que muita gente só passou a conhecer após a repercussão do vídeo em que é nos EUA vaiada por criticar o Brasil.

Dona de uma página no Facebook com quase 2,5 milhões de seguidores e de um canal no Youtube, Marcela se exibe em vídeos capazes de deixar aqueles sujeitos “revoltados com tudo que está aí” com os olhos brilhando em êxtase.

Sobram críticas aos políticos, às corrupção, à tal crise econômica, ao preço da conta de luz e à presidente Dilma Rousseff, chamada por ela de “excelentíssima senhora presidente analfabeta funcional”.

Sua obsessão atual são os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, assunto de vários vídeos onde ela não economiza nos termos chulos. Um deles, com legenda em inglês, é um tutorial de sobrevivência para o turista que for ao evento.

Nele estão listados os velhos problemas do Rio de Janeiro e de muitas capitais brasileiras: transporte público deficiente, violência, poluição, as doenças provocadas pelo aedes aegypti e as dificuldades do SUS.

Embora muitas das queixas tenham fundamento, suas falas são rasteiras e só servem para seus fãs cultivarem a ideia de que não têm responsabilidade alguma pelos problemas do país. Ela aborda superficialmente as mazelas sociais mas não apresenta sugestões coerentes para resolvê-las ou informações novas que promovam algum tipo de debate. Tampouco diverte.

No máximo atua como porta-voz de uma legião insatisfeita e alucinada pelos seus olhos esbugalhados como os da Senhora Eduardo Cunha e o tom de voz imperioso no estilo Rachel Sheherazade.

A jornalista, a propósito, conseguiu fazer seu pé de meia depois que um vídeo onde ela destila sua revolta com o Carnaval caiu nas graças de Sílvio Santos.

Marcela Tavares tem tudo para traçar um caminho parecido. Lançou livro, viaja pelo país para fazer stand up comedy e tem dado entrevistas a programas de televisão.

Tem até potencial para conquistar o próprio programa, porque não falta gente complexada disposta a dar audiência a discursos de que “o país está uma merda e nada nessa terra funciona”, demonstrando uma resignação travestida de revolta.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 29/Jul/2016 às 18:49

    Complexo de inferioridade.

    • Alair Postado em 30/Jul/2016 às 23:10

      Ela pra mim é tão conhecida como cédula de 7 Reais.

    • Alair Postado em 30/Jul/2016 às 23:13

      Eu não postei nada, portanto, meu comentário não está igual ao anterior, isso tem que ser melhorado, que saco. Eu só quero dizer que não conheço essa vaca do texto.

  2. Marilia Postado em 29/Jul/2016 às 20:21

    Para mim uma ilustre desconhecida! Só ouvi falar dela depois da vaia que recebeu lá nos States!

    • Maria Postado em 30/Jul/2016 às 11:45

      fato, disse tudo!

    • RADAMÉS Postado em 30/Jul/2016 às 13:09

      Com toda certeza. O nível que ela insiste em ter, não merece nossa atenção.

    • Paula Postado em 31/Jul/2016 às 13:48

      Duas. ;)

  3. João Paulo Postado em 29/Jul/2016 às 20:26

    Não vi nem verei. Não garantirei um centavo por minha visualização no youtube. Mas esse discurso é fogo de palha. Mesmo os sedentos por sangue se cansarão dessa "masturbação mental". Logo, logo, essa vagabunda volta ao ostracismo.

    • Anne Postado em 30/Jul/2016 às 14:58

      Concordo com tudo. Só desnecessário chamá-la de vagabunda. Ainda que ignorante e resignada, é mulher e merece respeito.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 29/Jul/2016 às 22:41

    Vira-latinhas. Uma coitada. Aposto 2 coxinhas que ela bateu panela e votou em Aecio.

  5. Roberto Pedroso Postado em 30/Jul/2016 às 00:46

    Estranho que ser youtuber ou personalidade da internet(seja lá o que isso significa)virou ótima opção de carreira para alguns membros da classe media branca pouco afeita ao trabalho ou ao estudo estas pessoas viram, fenômenos que lucram com publicidade e que chegam ate mesmo a ganhar programas na tv aberta eu realmente desconfio do real talento destas "personalidades"que vociferam opiniões tolas e vazias e muitas vezes sem embasamento,que não são artistas,ou escritores,mas mesmo assim publicam livros e conseguem participar de filmes,mas que de fato não são absolutamente nada: não representam nada e nada tem a oferecer ou a acrescentar,ridículos expoentes da era das redes sociais,do narcisismo digital querem apenas aparecer e viver dos bônus publicitários que representam as "curtidas e os "likes"que recebem,retrato bem acabado de uma era marcada pela falência do conhecimento e velocidade da informação.

    • Fernando Postado em 30/Jul/2016 às 14:19

      Você escreveu sim a pura verdade, OK, mas ela diz sim a verdade que a maioria dos brasileiros passam. Você paga IPTU, IPVA, Taxa de Incêndio, IOF, Água, Luz, IR, outros Is da vida, anda de ônibus ??? Pelo menos já entrou em algum hospital público e permaneceu algumas horas para sentir o perrengue que é aquilo ???

      • Luciano Postado em 31/Jul/2016 às 00:13

        Eu já entrei em hospital publico! sei bem como é que é, muitas pessoas fingem que não existe o caos na saúde publica.

  6. Juliana Postado em 30/Jul/2016 às 11:48

    Personalidade de que mesmo??? facebook ahh tá. Só acho que ela não passa de uma estérica. A denominação, que ela tanto usa Analfabeta Funcional, não deve conhecer nem o significado, ou melhor deve ter procurado no oraculo google.

  7. Manoel Postado em 30/Jul/2016 às 11:52

    o Brasil foi é sempre será um ótimo país para se viver e ter oportunidade agora se ficarmos dando crédito a loucura e nos entregando a essa mazelas e aos descrédito e desfazer do nosso país e de nossa gente e nao buscar soluções concertessa nao estarão em nada ajudado

    • Luciano Postado em 31/Jul/2016 às 00:14

      O problema é que soluções para o Brasil nunca são postas em pratica.

  8. Sergio Postado em 30/Jul/2016 às 12:21

    Bom artigo, tocou na pontinha do iceberg... " a capitalização na mídia social sem conteúdo". Tenho sim mais admiração por aqueles que criam conteúdo, soluções e conseguem um meio de vida com isso. Infelizmente existe a podridão espalhada por aí... a porca com batom continua sendo uma porca.

  9. Joe Gomes Postado em 30/Jul/2016 às 12:43

    Mas eu acho q tem q reclamar e criticar mesmo....não fazer isso só interessa pros políticos corruptos continuarem fazendo o q querem 😜😏

  10. Carlos Eduardo Postado em 30/Jul/2016 às 13:00

    Li no artigo: "Ela aborda superficialmente as mazelas sociais mas não apresenta sugestões coerentes para resolvê-las ou informações novas que promovam algum tipo de debate." Po e ainda alguma coisa ficar debatendo e dá sugestões??? Po não gosto dela, mas po é clichê esse papo furado de "debater" e "da sugestões" para melhorar esse país, não adianta. O problema desse país todo mundo já sabe, não precisa ficar debatendo e dando sugestões

  11. Fátima Moretti Postado em 30/Jul/2016 às 13:06

    Pior que ganhar dinheiro detonando o Brasil, que, por sinal, é o que o mundo vem fazendo, ( por quê será???) é ganhar dinheiro às custas da pobreza, falta de educação, de saúde, transporte, moradia!!! Pior é ganhar dinheiro enquanto milhões morrem por falta de atendimento médico nas filas dos hospitais e a espera de tratamentos que nunca vão poder fazer!!!

  12. RADAMÉS Postado em 30/Jul/2016 às 13:13

    Com esse nível que ela insiste em apresentar, não merece a honra de nossa atenção. Precisa, sim, de umas aulas de BRASILIDADE e DIGNIDADE.

  13. Benjamyn Andrade Postado em 30/Jul/2016 às 13:19

    Excelente matéria, concordo com tudo que foi escrito com o jornalista. Nas redações do ENEM falam para construir argumentos e mostrar uma proposta de mudança; quando vemos um especialista comentando algo ele aponta a solução. Para mim isso não é comédia (Chaves e Mazzaropi são de longe melhores), isso é uma chama que acende a cabeça de pessoas revoltadas sem apontar o caminho.

  14. rogério Postado em 30/Jul/2016 às 13:50

    nunca vi nem ouvi nem quero saber quem e ...

  15. Fernando Postado em 30/Jul/2016 às 14:08

    Percebi que as pessoas que são contra os comentários dela, não devem passar por nenhuma dificuldade (vida ganha). Acho que oque ela fala é pura verdade, sou trabalhador, pago todos os impostos, dependo dos hospitais e transportes públicos que são mal administrados. O governo não respeita o contribuinte, mas para quem sonega, mora em locais onde não precisa pagar nada pelo que consome, é fácil criticar quem fala a pura verdade.

  16. Laura Postado em 30/Jul/2016 às 14:33

    Colocando os pontos nos Is

  17. Ana Silva Postado em 30/Jul/2016 às 14:54

    "Tal crise"? Como assim? Vc não acha que o Brasil está em crise econômica? Será que estamos morando no mesmo país? Nem gosto e nem desgosto dessa pessoa, tbm acho que ela esteja se aproveitando da atual situação do país para fazer dinheiro e que não deve só reclamar, mas sim sugerir alguma solução para resolver isso. Mas chegar nessa página e ter que ler "a tal crise" é de lascar. O interessante da esquerda é que quando eles falam está correto, é verdade absoluta, mas quando alguém que não é de esquerda fala, aí já é "discurso de ódio". Ok, donos da verdade!

  18. Willian Postado em 30/Jul/2016 às 15:48

    Youtuber geralmente é assim mesmo. As pessoas são muito ácidas, odeiam tudo, querem o mal, querem reclamar. E o youtuber mira um público amplo que de audiência e vai lá. E esse tipo de coisa tem dado influência. Quem começou com essa porra foi o Felipe Neto que fica cada dia mais raivosinho e desagradável. Ele msm xinga a Dilma e o PT de td que é maneira no video dele. E embora ele seja claramente de direita, imagino ele xingando outros no poder tb, se isso "gerar joinha" As pessoas querem chutar cachorro morto pq é retorno garantido. Admiro pessoas como Pirula que sabem ser youtubers dando as suas opiniões de maneira respeitosa, com embasamento, e fazem sucesso msm que os assuntos dos seus videos não sejam de interesse da maioria. Isso se chama competência.

  19. leo viegas Postado em 30/Jul/2016 às 16:21

    ridicula ainda fica falando do pelo da pepeka dela, como se alguém quisesse saber disso...uma escrota

  20. Douglusa Postado em 30/Jul/2016 às 16:44

    Quem é esta desconhecida???

    • Wylie Postado em 02/Aug/2016 às 02:34

      Essa desconhecida tem 2,5 milhões de seguidores, simplesmente o dobro do PP. Nao acho que ela seja uma desconhecida.

  21. Silvia Postado em 30/Jul/2016 às 20:05

    foi bem feito para ela, que vivia falando mal de tudo e de todos, e sempre achou quem kkkkk das coisas que ela dizia ... eu daria uma vaia também ,....

  22. Pedro Postado em 31/Jul/2016 às 17:32

    Eh o tipo mais inutil de critico do Brasil. Gente descontente que o Brasil nao é a Europa, não são os EUA. Que no Brasil vive-se mal.....mas que não abordam as causas reais desse atraso, nem oferecem propostas que aliviem o sofrimento de quem realmente sofre. Sentem-se "europeus" com o inconveniente de terem que co-habitar com selvagens e ignorantes.

  23. Ricardo Postado em 01/Aug/2016 às 11:54

    Apenas li as "piadas" que ela fez com relação ao Brasil. Não quis dar mais audiência para seus dizeres absurdos. Que o Brasil atravessa uma fase difícil, infelizmente, isso precisamos reconhecer. Mas muita gente, dando uma de Odete Roitman, resolve se escorar nos problemas e com isso, aproveita para esculachar com o próprio país. Moro no Sul e me sinto desconfortável quando vejo pessoas daqui defendendo a separação dessa região do resto do país. Eu discordo plenamente disso.

  24. Marcos Taquechel Postado em 01/Aug/2016 às 14:07

    A primeira vez que vi a Marcela num video que postaram no meu FB quase me mijei de rir. Um vídeo sobre as palavras erradas que as pessoas dizem. Logo vi o seu forte talento. Ela faz um modelo de stand up comedy bem no estilo americano que eu adoro. Essa irreverência toda é mais um tipo de humor que o brasileiro não esta acostumado só isso. Falou mal do brasil para uma plateia de brasileiros que moram fora. Foi vaiada. Acho esses brasileiros uns totais idiotas. Ele que estão lá se beneficiando do tio Sam são os que menos tem direito a serem convencidos. Parabéns Marcela! Tem mais é que meter o pau mesmo, pois é assim que as coisas mudam.

  25. Eduardo Postado em 02/Aug/2016 às 08:16

    não basta a vergonha de ter uma democracia golpeada ainda tem quem sai daqui para fazer vergonha no exterior.... 2018 não chega para acabar com isto....

  26. Wiliam Oliveira Postado em 03/Aug/2016 às 10:34

    Tomei conhecimento de quem é essa pessoa através de dois vídeos "famosos" dela: aquele que ela critica os Jogos Olímpicos (cheia de lugares comuns, que envergonham até quem sempre foi contra esse evento - meu caso) e aquele em que ela é vaiada nos EUA. Enfim, é uma dessas lamentáveis criaturas que só a acidez e a efemeridade da Internet são capazes de criar, pois é uma criatura visivelmente mimada (uma "humorista" que não aguenta vaias - muito leite-com-pera mesmo) e completamente aquém da realidade da qual faz parte (ela realmente acreditou que as pessoas que foram ver o show do Skank em NY foram lá pra assistir uma apresentação dela).