Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 04/Jul/2016 às 18:25
31
Comentários

A carta aberta da viúva de Paulo Freire a Michel Temer

Viúva de Paulo Freire envia carta aberta a Michel Temer. Nita Freire, doutora em educação, escreveu em protesto contra a alteração da biografia do marido na Wikipedia por computadores do governo federal. Educador foi chamado de “Assassino do Conhecimento” e “Doutrinador Marxista”

Paulo Freire educador carta Temer
(Imagem: O educador Paulo Freire)

Exmo. Sr. Presidente Interino do Brasil
Prof. Dr. Michel Temer

ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipidia e SERPRO

Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador PAULO FREIRE, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V.Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipedia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.

Se não o tivesse conhecido na festividade de formatura de uma de suas filhas, creio que do curso de Psicologia/PUC-SP, ocorrida nos gramados do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, quando sentados lado a lado na Mesa Diretora, ouvi de V.Exa. o enorme respeito e admiração que tinha pela obra e pela pessoa de Paulo Freire, não teria a ousadia de Vos escrever.

Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipedia.

Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo.

Acredito que o atual Ministro da Educação, natural do estado de Pernambuco, Mendonça Filho, como Paulo Freire o foi, teria o prazer (pessoalmente considero que o dever) de esclarecer e inibir que inverdades sejam ditas de seu conterrâneo, homem ético, probo e honrado, Patrono da Educação Brasileira. Acredito que o referido ministro se colocará e agirá, positivamente, a favor, no momento em que for instigado a isso por V. Exa., contra a manipulação da máquina do Estado a serviço do amesquinhamento de um dos mais importantes homens desta Nação

É claro que Paulo Freire não é unanimidade, ninguém o é. Ele pode ser lido, analisado e contestado, isso faz parte da liberdade de expressão necessária e desejável à construção da cultura letrada de alto nível de qualquer país. Entretanto, o local dos contraditórios deve ser aberto, responsável, no seio da sociedade civil __ na rua, na universidade e nas escolas, através da mídia, nos sindicatos e fóruns etc __ e nunca dentro, exaltado por fato tendenciosamente ideológico-inverídico, acobertado pelo anonimato, por qualquer órgão da sociedade política.

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo.

Contando com Vossa compreensão e interferência para que se restabeleça a Justiça e a Verdade.

Cordialmente
São Paulo, 30 de junho de 2016.

ANA MARIA ARAÚJO FREIRE

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 04/Jul/2016 às 19:00

    Essa desgraça desse golpe só poderia resultar nisso. Um direito tolhido hoje pode significar vários tolhidos amanhã. Uma pena. Os brasileiros bons morrem, pelo tempo ou pelo homem, e os maus ficam. E se perpetuam. Como pode?

    • Taka Henrique Postado em 05/Jul/2016 às 08:19

      Ajudando os que realmente são tolhidos na sua pleinitude de um ser do bem pelo mal que cercam a todos, moral ou profissional, juntos somos cidadões do bem.

    • Fracisca Postado em 05/Jul/2016 às 08:27

      Como meus pais diziam : " vaso ruim não se quebra ... "

  2. C.Pimenta Postado em 04/Jul/2016 às 20:33

    Vejam o que Santayana disse sobre os sustentáculos do golpe: mp, stf e pf http://www.maurosantayana.com/2016/07/o-stf-e-o-imperio-da-lei.html

  3. Alan Kevedo Postado em 04/Jul/2016 às 23:21

    SE O SEU FILHO ASPIRA A UMA BOA UNIVERSIDADE, SAIBA DA NOSSA EXPERIÊNCIA COM OS NOSSOS, PRA ESSAS COISAS, BÍBLIAS NÃO ADIANTAM NADA, AÍ QUEM SALVA É PAULO FREIRE,

    • Taka Henrique Postado em 05/Jul/2016 às 08:29

      Concordo que a BIBLIA não muda o fanatismo .

    • Veturia Lopes Postado em 05/Jul/2016 às 08:56

      Apoiado. Excelente.

    • Marcia Pinafo Postado em 05/Jul/2016 às 09:22

      Perfeito.

  4. Rosa Postado em 05/Jul/2016 às 09:35

    Era de se esperar que os fascistas de direita que agora tomam o poder através de um golpe sujo, tentem a qualquer custo, denigrir a imagem de pessoas que colaboraram para a desalienação de muitas pessoas, infelizmente ainda tem pessoas que entra nessa, alienados de direita, pessoas que não leem!

  5. José Ferreira Postado em 05/Jul/2016 às 09:38

    O seu marido está sentado no colo do Belzebu, e não está nem aí para o que dizem sobre ele na Wikipédia. Ele tem mais com que se preocupar. Lá está bem quentinho.

    • Grey Postado em 05/Jul/2016 às 11:31

      ??? Você e doente mental???

    • Zé Sergius Postado em 05/Jul/2016 às 12:01

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK imbecis como voce estão por toda a parte mesmo, antes de manifestar sua diarréia cerebral, tome um bom laxante, esvazie essa caixa de porcarias que voce chama de cabeça e vá estudar. JUMENTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Maurício Gualter Postado em 05/Jul/2016 às 12:02

      Quando se vê um comentário com em nível tão baixo como o seu; eu me pergunto, vale apena ter uma dedicação para um mundo melhor, como o Paulo Freire o fez? Penso que vale, porque graça à forças superiores à ideias ignorentes, esse tipo de gente é minoria, quando se desvencilham da ignorância, sentem vergonha do que fazim, muitos sim, outros não. Mas sempre há esperança. Paulo Freire, além de um grande cientista social-pedagogo, é uma inspiração.

      • José Ferreira Postado em 05/Jul/2016 às 17:37

        O que você chama de "ignorância" na verdade é o "pragmatismo". É possível educar sem doutrinar.

    • eu daqui Postado em 05/Jul/2016 às 12:04

      E é pra onde eu vou também mesmo sem nunca ter sido comunista nem nada parecido. Pro céu dos naziteistas e dos lambecús é que não vou.

      • José Ferreira Postado em 05/Jul/2016 às 13:14

        Hehehe... Você gosta de um "beijo grego".

    • Rubiao Postado em 05/Jul/2016 às 14:08

      Sim, esperando por você.

    • Rubiao Postado em 05/Jul/2016 às 14:08

      Sim, esperando por você.

    • poliana Postado em 05/Jul/2016 às 16:39

      o que é isso, meu deus!! não acredito q li isso!!! jose ferreira, vc n pára de me surpreender NEGATIVAMENTE! impressionante!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 05/Jul/2016 às 19:37

      Nunca leu Paulo Freire esse inculto. Conhece 3 ou 4 frases que esses blogs liberalóides ensinam. Não sabe do que e nem de quem está falando. É um bufão, bravateiro. Está apenas obedecendo ordens superiores, "eu devo odiar mortalmente Paulo Freire...eu devo". Dentre todos os assuntos que o Zé Ferreira bosteja, já está provado cabalmente que Paulo Freire é o assunto em que esse mentecapto é mais leigo, completo ignorante de pai e mãe. Dêem dinheiro mas não dêem cabimento pra esse pobre diabo ignaro.

      • José Ferreira Postado em 05/Jul/2016 às 22:33

        Hehehe... Só dou risada desse "Teoria da Conspiração" criada pelo Eduardinho.

    • Alair Postado em 06/Jul/2016 às 15:46

      Que alienação terrível você é portador. Paulo Freire teve um pensamento educador. anos na frente da Pedagogia da época. Ele não será esquecido nunca pelos Educadores. e é no mundo todo.

  6. aline Postado em 05/Jul/2016 às 11:13

    Como é que um vice-presidente golpista e interino,não tem o que fazer não é? Vai lavar tua forma física que tu não chega aos pés dele.Nojento,falsario,tu não prestas pra nada.É melhor que entregues a Dilma o que tirastes dela,seu bosta.

  7. Guilhermo Postado em 05/Jul/2016 às 11:38

    Nem sei quem é esse senhor é o que ele pregou. Iria procurar na Wikipedia mas agora não é um bom momento. '-'

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 05/Jul/2016 às 12:03

    Pena demais da Nita. Além da dor do luto, ela viveu tempo suficiente pra ver o marido, um homem íntegro e não menos que brilhante, um dos maiores brasileiros de nossa história, tornar-se vilão. Um vilão envolto em lendas débeis - transmitidas e reforçadas por bandidos vagabundos e/ou analfabetos funcionais - , como "doutrinação marxista" e outras congêneres. O Brasil realmente não deu certo, é um país de doentes, de animais. O Brasil merecia uma "resetada" se fosse possível. Vilanizar alguem como Paulo Freire, por meios possivelmente oficiais, e encontrar eco entre a elite e classe média pseudo-esclarecidas, é motivo pra parar tudo e começar do zero, dessa vez com gente bem intencionada.

    • José Ferreira Postado em 05/Jul/2016 às 13:16

      A porta da rua é a serventia da casa.

    • Mariangela Caetano Tanovi Postado em 05/Jul/2016 às 13:54

      Verdade... Como exitem pessoas sem caráter e desinformados! O Brasil que perde!

  9. José Carlos Postado em 05/Jul/2016 às 13:37

    Esse "presidente" interino é um sabotador. Vamos ter que reconstruir rápido, tudo destruído pelo mesmo, logo após sua retirada.

  10. Gustavo Horta Postado em 05/Jul/2016 às 16:15

    BRASIL ASSOLADO POR ALGUNS DOS MAIORES CANALHAS DO BRASIL! PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER O que se pode retrucar se a conversa se dá com algo parecido com uma porta? >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/20/o-que-se-pode-retrucar-se-a-conversa-se-da-com-algo-parecido-com-uma-porta/ "...Espero que tenham se divertido e entendido um pouco melhor quando eu digo e escrevo que há algum tempo eu já entendi que debater com coxinhas é uma total perda de tempo. Em sua natureza tendem à hipocrisia cínica e cretina, têm uma tendência acentuada a serem favoráveis ao GOLPISMO inconstitucional e, mais recentemente, com a forte campanha de se entregar a Petrobras, serem também TRAIDORES da nação brasileira. ..." O que me faz pensar é que, antes das eleições eu comentei com um conhecido paulistano, que hoje vive no RGS, sobre a podridão que esse carinha aspirador de pó representava e como ele era conhecido aqui em Minas Gerais. Ouvi de volta algo assim: “Eu sei disto tudo. Mas eu conheço o PT desde lá de S. Bernardo e qualquer um é melhor do que alguém deste partido”. Um outro conhecido aqui em Minas, colega de anos de trabalho na indústria me disse que “qualquer coisa ele aceitaria para que o PT fosse derrubado do poder”. Pois bem, é assim. Entre um golpe e outro, o povo vai se lascando. Abraço. Amor, compaixão, solidariedade. Felicidade. Sempre.

  11. Gustavo A Postado em 07/Jul/2016 às 15:29

    Eu realmente não sei o que é mais ignorante, os comentários ou o texto em si.Outro ponto absurdo e insano:as universidades americanas serem, "a princípio", anti-marxistas.Isso é mentira das bravas, mais uma manipulação absurda dessa viúva que perdeu qualquer noção da realidade.

  12. J.A.Souza Postado em 07/Jul/2016 às 20:37

    Desde quando chamar alguém de marxista ou comunista é ofensa? Só para os ignorantes