Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 14/Jun/2016 às 19:06
21
Comentários

Os votos dos deputados no processo de cassação de Eduardo Cunha

O Conselho de Ética aprovou a cassação de Eduardo Cunha por um placar apertado: 11 votos favoráveis e 9 contrários. Dois parlamentares surpreenderam. Confira como votou cada deputado

Conselho de Ética Eduardo Cunha
Conselho de Ética aprova cassação de Eduardo Cunha por 11 votos a 9

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta terça-feira (14), por 11 votos a nove a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), num processo que tramita desde outubro na Câmara e é o mais longo da história da comissão de ética.

Um dos votos decisivos pela cassação de Cunha foi o de Tia Eron (PRB-BA), que ainda não havia tornado público seu posicionamento.

Outro que surpreendeu foi o deputado Wladimir Costa (SD-PA). Considerado uma das figuras mais fiéis da tropa de choque de Eduardo Cunha, ele abandonou o barco do presidente afastado da Câmara na última hora e votou em defesa da cassação.

O pedido de cassação agora precisa ser aprovado em plenário pelo voto de ao menos 257 dos 513 deputados. Antes, a defesa de Cunha pode recorrer à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara sobre eventuais falhas na tramitação do caso. Apenas depois do recurso à CCJ é que o conjunto dos deputados decide sobre a perda do mandato.

Cunha está afastado do mandato desde 5 de maio, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que entendeu que o deputado utilizava o cargo de deputado para tentar interferir nos processos contra ele, tanto na comissão de ética quanto na Justiça.

O relator afirmou que está provado que Cunha é proprietário de bens no exterior não declarados. “Em termos técnicos, tem sim o deputado Cunha contas, bens, patrimônios, no exterior. Os trusts criados pelo deputado não passam de empresas de papel, de laranjas de luxo”, disse. A Justiça Federal no Paraná decretou também nesta terça a indisponibilidade dos bens do presidente afastado da Câmara e de sua mulher, a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz.

Ao final da votação, adversários de Cunha festejaram o resultado com palavras de ordem e cartazes em que se lê “antes tarde do Cunha” e “fora, Cunha”.

Veja como votaram os deputados:

CONTRA A CASSAÇÃO DE EDUARDO CUNHA
Alberto Filho (PMDB-MA)
André Fufuca (PP-MA)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Nelson Meurer (PMDB)
Sergio Moraes (PTB-RS)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Laerte Bessa (DEM-DF)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Wellington Roberto (PMDB-PB)

A FAVOR DA CASSAÇÃO DE EDUARDO CUNHA
Paulo Azi (DEM-BA)
Tia Eron (PRB-BA)
Wladimir Costa (SD-PA)
Léo de Brito (PT-AC)
Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Nelson Marchezan Jr. (PSDB-RS)
Sandro Alex (PSD-PR)
Marcos Rogério (DEM-RO)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Deisi Postado em 14/Jun/2016 às 19:31

    É pra glorificar de pé, mas prefiro aguardar! Seria muito bom se a ratazana fosse cassado e levasse com ele os 150 deputados, também o Temeroso e os senadores. Gostaria muito de dizer tichau queridos.

    • Marcia Cordeiro Postado em 14/Jun/2016 às 23:17

      Boa!!!!

  2. pedro Postado em 14/Jun/2016 às 19:42

    Achei pouco pra voce Eduardão, seus " Amiguinhos" usaram voce pra afastar a Dilma, agora te abandonaram, voce merece seu Babaca,é oque da querer ser esperto, "morar em lagoa e perder pra sapo"kkkkkkkkkkk.

  3. Asdrubal Mascaranha Postado em 14/Jun/2016 às 20:10

    Glórias a Deus. Tchau querido. Au revoir cheri. Bye bye.

  4. Eduardo Postado em 14/Jun/2016 às 20:18

    e mais uns 100.000.000 de votos dos brasileiros que se pudessem já teriam cassado ele a muito tempo.

  5. sandro Postado em 14/Jun/2016 às 20:54

    Tchau querido.Logo logo será tchau vice vigarista golpista traidor.

  6. Salomon Postado em 14/Jun/2016 às 21:10

    "Somos todos Cunha". E tome panela. Japonês da Federal. E tome panela. Pato da FIESP. E tome panela. Camisa da CBF. E tome panela. Pedaladas fiscais. E tome panela. MBL. E tome panela. Kim Katanguri. E tome panela....Esses coxinhas (ops) trouxinhas...

  7. Thiago Teixeira Postado em 14/Jun/2016 às 21:31

    Não há lógica alguma nessa cassação. Tia Eron, Solidariedade, DEM e PSDB votando com o PT ... muito estranho. Cassar Cunha hoje é chutar cachorro morto, porque não tiraram antes do processo de Impeachment? Agora enfiem essa comissão no rabo.

  8. Deisi Postado em 15/Jun/2016 às 07:58

    Os milhões de cunha e o Malafaia já estão orando pelo bandido favorito do Feliciano, com tanta oração talvez ele consiga reverter no plenário. Afinal, todos que votaram sim em nome de Deus para derrubar a Dilma, votarão não para cassar a ratazana, principalmente se ele cumprir a ameaça de delattar todos que comprou. Estou aguardando os próximos capítulos dessa novela de horrores.

  9. felipe Postado em 15/Jun/2016 às 09:04

    Tinha um monte de petista torcendo para Cunha não cair para continuar com a falácia de que o impeachment era para livrar bandido e bla bla bla, hoje se um petista tivesse caído muitos estariam reclamando que é contra PT, não vejo ninguém de oposição reclamando da queda do Cunha, alias vejo petista com teorias, reclamações etc... o discurso de salvação do Cunha tem que mudar, encontrem outro, a faixinha do Cunha que tanto citam não será levantada, ninguém vai proteger esse bandido.

    • Alessandro Postado em 15/Jun/2016 às 10:55

      Meu Deus... alguém providencia o Haldol, que ele está surtando... Ou é só cara-de-pau mesmo...

      • felipe Postado em 15/Jun/2016 às 11:28

        E alguém providencia argumento para o rapaz, urgente.

    • poliana Postado em 15/Jun/2016 às 19:44

      felipe, algum comentário a dizer sobre o envolvimento de sua musa com caixa 2, falado em delações? e aí, tem certeza q ela é honestíssima e nunca se envolveu em corrupção?? mas vamos aguardar...este é apenas o começo.

      • Felipe Postado em 15/Jun/2016 às 22:45

        Claro que tem, eu vi um comentário de que o partido pediu por ela, já te disse pra mim não tem proteção e achismo de golpe, agora quero ver o desdobramento disso, ainda gosto muito dela mas se começar a aparecer coisas do tipo nunca mais voto nela, não tenho vergonha nenhuma disso, ainda de todos os possíveis candidatos é a mais honesta sem sombra de dúvida entre Lula, Aécio e ela não tem nem que pensar, difícil é pegar um petista com acusações piores e ver gente dependendo isso é inadmissível.

  10. Guilhermo Postado em 15/Jun/2016 às 10:07

    #AdiósQuerido.

    • Deisi Postado em 15/Jun/2016 às 15:10

      Em nome de Deus!

  11. Gilmar Postado em 15/Jun/2016 às 10:17

    Vamos ficar de olho nos que votaram contra, e passar peneira nesses desumanos que julgam-se homens e mulheres do povo.

  12. Deisi Postado em 15/Jun/2016 às 12:43

    #tichau querido.

    • Deisi Postado em 15/Jun/2016 às 15:21

      Os golpistas querem descolar sua imagem do cunha, principalmente a globo, mas o povo não é bobo. ficará marcado na história. Precisaram de um réu com contas na Suíça para derrubar uma presidente eleita. Agora jogam a ratazana na jaula dos leões, bem feito. Os trouxinhas, massa de manobra, sumiram todos, bando de hipocrttas.

  13. Dyego Alves Postado em 15/Jun/2016 às 17:16

    Deisi, pior que o povo é bobo sim.. E como é bobo!

  14. Dyego Alves Postado em 15/Jun/2016 às 17:19

    Meu filho, melhore! Acho que todo mundo tá torcendo pra essa corja inteira ser julgada, punida e ir pro inferno. Agora a única que nunca cometeu crime foi justamente a presidenta, e é justamente a que tá prestes a perder o mandato. Alguns roubam muito, outros pouco. Mas o que espero é que todos sejam punidos proporcionalmente a seus crimes. Eduardo Cunha não deveria somente perder o mandato, deveria estar PRESO, ele roubou! mentiu! Fez o caralho.. e tantos outros como ele ainda gozam de seus mandatos, enquanto Dilma foi afastada e pode perder o dela. Não, não é justo.