Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 08/Jun/2016 às 10:57
18
Comentários

Japonês da Polícia Federal é preso em Curitiba

Japonês da Federal, idolatrado nas manifestações pró-impeachment, é preso em Curitiba. Newton Ishii já havia sido detido em 2003 e condenado em primeira instância em 2009

japonês da Federal pres
Newton Ishii, o japonês da Federal

O agente federal Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal, conhecido por aparecer em fotos ao lado de presos da Operação Lava Jato, foi preso nesta terça-feira (7), em Curitiba.

O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, nesta terça-feira (7).

A Polícia Federal ainda não informou o motivo da prisão.

Símbolo da Lava Jato e ídolo das manifestações ‘contra a corrupção’

O Japonês da Federal ficou conhecido nacionalmente devido suas aparições em fotos conduzindo presos na Lava Jato.

Em Curitiba, manifestantes chegaram a criar um jingle para glamourizar o “Japa da Federal”. Bonecos e máscaras em sua homenagem também eram vistos em protestos ‘contra a corrupção’ e a favor do impeachment por todo o Brasil.

Áudios

Numa das gravações que levou o ex-senador Delcídio Amaral à prisão, em novembro de 2015, também foi declinado o nome de Ishii — identificado como “japonês bonzinho” — como agente que vaza e vende informações da Lava Jato às revistas semanais.

O áudio abaixo é fruto da conversa entre Delcídio, o filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, e o advogado Edson Ribeiro, que menciona a existência de um carcereiro da Polícia Federal que seria responsável por vazar informações sigilosas das investigações da Lava Jato para a imprensa e cobrar pelo “serviço”.

A seguir, relembre trecho da conversa gravada:

BERNARDO: os caras não tinham uma escuta em cima da.. da cela?

DELCÍDIO: Alguém pegou isso aí e deve ter reproduzido. Agora quem fez isso é que a gente não sabe.

EDSON: É o japonês. Se for alguém é o japonês.

DIOGO: É o japonês bonzinho.

DELCÍDIO: O japonês bonzinho?

EDSON: É. Ele vende as informações para as revistas.

BERNARDO: É, é.

Reincidente

Ishii foi preso, em março de 2003, nos primeiros meses de governo Lula, na Operação Sucuri, junto com outros 22 agentes da Polícia Federal, sete técnicos da Receita Federal e três policiais rodoviários federais, todos de Foz do Iguaçu, na Fronteira do Paraná com o Paraguai.

Segundo a denúncia, os servidores públicos “se omitiam de forma consciente e voluntária, de fiscalizar os veículos cujas placas lhes eram previamente informadas, ou realizavam fiscalização ficta, abordando os veículos para simular uma fiscalização sem a apreensão de qualquer mercadoria“.

Preso em 2003, condenado em primeira instância em 2009, Ishii manteve-se no cargo enquanto seu recurso não era julgado. O agente chegou a ser afastado dos serviços pela própria Polícia Federal, sem prejuízo em seus vencimentos, mas o Tribunal de Contas da União determinou seu retorno ao trabalho.

Em março deste ano, o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, em julgamento de recurso Especial, manteve a condenação dos agentes envolvidos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 08/Jun/2016 às 11:01

    Não podem fazer isso com um dos ídolos dos coxinhas!

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 08/Jun/2016 às 11:59

    E agora, cade você, TROUXA que botou a máscara do japonês...OTÁRIO que cantou a plenos pulmões a marchinha do japonês no carnaval...você que se achava super engajado por se declarar fã do japonês na mesa do bar, """ainnn ele prende petralhas, vai prender o Lula...moralizador do país...virou meu ídolo"""...depois de Cunha e tantos outros, mais um ídolo seu caiu...onde você, pobre diabo, vai se esconder dessa vez?

    • Salomon Postado em 08/Jun/2016 às 13:39

      Eduardo, o trouxa não sabe que é trouxa. O otário não sabe que é otário. Como dizia Freud: a babaquice não tem cura.

  3. Guilhermo Postado em 08/Jun/2016 às 12:18

    Watashi kawai desu.

  4. Phelipe Postado em 08/Jun/2016 às 12:20

    primeiro era o Aécio ("A culpa não é minha , votei no Aécio"......É o cara mais delatado do País, num é preso simplemente "pq não vem ao caso") Depois veio o Cunha (" Somos Milhões de Cunha"......Maior pilantra do País) Aí veio o Japonês ( " Símbolo da ética e decência"......A casa caiu pra ele tb) Ainda veio o Governo salvador da pátria que diziam q tudo ia melhorar......Maior caso de pilantragem por metro quadrado nunca visto antes..... E agora qual o próximo ídolo dos direitistas????

  5. Deisi Postado em 08/Jun/2016 às 13:08

    Coitadinhos dos trouxinhas, na mesma semana decretada prisão do Cunha e do japones da federal, ficarão órfãos de dois grandes ídolos. Só resta se esconder! Que tal virarem escondidinhos? Kkkkkkkkkkkkkkkk.

  6. felipe Postado em 08/Jun/2016 às 14:54

    Nossa, prenderam o japonês é golpe!!! fascistas!!!! vamos para as ruas protestar!!!! vcs jamais verão pessoas defendendo bandidos como o PT faz, simples assim, se cometeu algum crime que vá para a cadeia e pague pelo que fez, isso não desmerece em nada as prisões que aconteceram, podem prender todo mundo da oposição q vcs certamente não verão gente dizendo viva Aécio, Viva Marina, vida FHC viva Serra como o petista faz.

    • sandro Postado em 08/Jun/2016 às 16:55

      Onde estão os trouxinhas com bonecos gigantes do aecio do pó,pedindo sua prisão,só vale se for contra o PT.

      • felipe Postado em 08/Jun/2016 às 18:08

        O Aécio não é presidente, difícil hein.... Jamais irão ouvir viva Aécio da população, jamais, até mesmo que vota nesse sujeito jamais faria isso ao contrário dos que votam em Lula e Dilma, é incrível como não se tem vergonha disso mesmo com toda essa sujeira descoberta.

  7. Leonardo Postado em 08/Jun/2016 às 15:18

    Cadê as panelas? O silêncio também é um modo - até mais incisivo, às vezes - de defender os nossos malvados favoritos. Hipócritas.

  8. Joao Postado em 08/Jun/2016 às 15:55

    A direita não tem ídolos , somente vassalos !

  9. poliana Postado em 08/Jun/2016 às 16:25

    " a direita não tem ídolos". é muita cara de pau!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Salomon Postado em 08/Jun/2016 às 16:41

    Pela primeira vez concordo com o Naro que é, ele mesmo, uma caricatura de seu ídolo Bolsonaro. A caricatura de uma caricatura caricata.

  11. Marcos Carneiro - Recife Postado em 08/Jun/2016 às 18:29

    A hipocrisia tomou conta do Brasil, acredito que todos que aqui postavam coisas contra o PT são bandidos corruptos, sem vergonha na cara! Onde andam aqueles que se diziam lutar contra a corrupção, onde andam a elite da Paulista, paneleiros de merda os quais não conseguem indiguina-se nesse momento que, fica explícito que eram massa de manobra ou mesmo corruptos tentando chegar ao poder por via golpistas! Tenham vergonha nessa cara é levante o boneco de Aécio, Gilmar Mendes, Temer, Serrra,. Mendonça e Marcos Frota. Saiam do armários seus trouxinhas. Marcos Carneiro Recife

  12. Trajano Postado em 08/Jun/2016 às 19:50

    Direitistas não tem bandidos de estimação, tem machos velhos para babar ovo. É assim com os “milhões de Cunhas”, é assim com os bolsominions, aqueles que adoram um político de merda com atuação pífia e processos perdidos já em segunda instância, é assim com a conivência com a corrupção que dão de ombros, fazem vista grossa desde que o bandido em questão sirva ao ódio que nutrem por determinado partido. Dizer que os direitistas revoltados com a prisão de bandidos também merecem ir para a cadeia é semelhante ao discurso hipócrita e nefasto dos pastores ricos que repetem a ladainha “existe gente ruim em qualquer lugar, existem pastores bons e maus, blábláblá”, mas os mesmos, na calada da noite – ou em uma medida provisória qualquer -, dão um jeito de aumentar seus benefícios em detrimento do interesse público, ou seja, mais e mais isenção fiscal. Paladinhos da moral no discurso, na prática... O Japonês da Federal não somente é o ídolo dos coxinhas/trouxinhas/massa de manobra, como ele representa muito bem o nosso atual momento político: um escroque afundado até o talo em cambalacho que virou até máscara de carnaval de coxinha pelo simples fato de representar algo contra determinado partido. Em tempo: ao passo que a direita adora criticar a esquerda, os direitistas mesmos, aqueles mais coxinhas, mais toscos, precisam fazer uma autocrítica pra saírem da quase clandestinidade política, mas isso será difícil, uma vez que ainda nem passaram da fase de ter vergonha na cara. Você, Naro, é um exemplo clássico do que falei: até hoje fica em site de esquerda fazendo sabe-se lá o quê, sempre com um quilo de merda na ponta da língua e acusando tudo e todos pelo mesmo que, na prática, realiza. Você não tem bandidos de “estimação”, Naro, porque, em geral, nem “estima” você tem. Um abraço!

    • Pedro Postado em 09/Jun/2016 às 17:21

      Ele é troll trajano. Ele não é "de direita", não é coxinha. Eh uma babaca de internet, cujo prazer é ofender. As resposta dele é ridícula: basta fazer buscas simples que facilmente contradizer os "NUNCA"s que ele jura seguir. Ele xinga, muda de assunto, desvia o foco e é francamente ignorante, e quiça intelectualmente limitado. A limitação cultural é muito obvia, a intelectual talvez nao. Mas trata-se de um sujeito mal-intencionado, e sem qualquer disposição para entender o mundo ao seu redor. Absolutamente incapaz, por exemplo, de compreender o significado dos cidadãos vestindo a mascara de carnaval do agente em questão: ele ou não é capaz de entender o que isso significa, ou não quer entender porque prejudicaria sua atividade fim: trollar.

    • Pedro Postado em 09/Jun/2016 às 17:22

      E quando você teve algum argumento? Você xinga, zoa, ironiza. Jamais argumentou.

  13. Pedro Postado em 09/Jun/2016 às 17:07

    Você nao é de direita. Você é troll.