Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2016 21/Jun/2016 às 14:51
10
Comentários

Ibope divulga pesquisa eleitoral para prefeito de São Paulo

O instituto Ibope divulgou a sua mais nova pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo em 2016. Confira os números

pesquisa eleições sp russomano haddad

O candidato Celso Russomanno (PRB) está liderando (26%) as intenções de voto à Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP).

Em seguida aparecem tecnicamente empatados quatro candidatos: Marta Suplicy (PMDB) (10%), Luiza Erundina (PSOL) (8%), Fernando Haddad (PT) (7%) e João Doria Jr (PSDB) (6%) — isso porque a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos.

Depois surgem os pré-candidatos Andrea Matarazzo (PSD), e Marco Feliciano (PSC), ambos com 4% de intenções de voto. O Delegado Olim (PP) está com 3% e o Major Olímpio (SD) alcançou 2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de junho e ouviu 602 pessoas.

Trata-se de uma leitura prévia, mas ainda muito longe de ser definitivo. Na pergunta espontânea, em que os entrevistados são questionados em quem vão votar sem que se apresentem os nomes dos candidatos, a maioria (54%) não soube responder. Outros 26% disseram que votarão em branco ou nulo.

Líder na berlinda

Ainda que lidere a primeira pesquisa sobre as eleições na capital paulista, Celso Russomanno pode ter a sua candidatura inviabilizada. Ele foi condenado em 2014 por peculato (desvio de dinheiro), porque uma funcionária da sua produtora, a Night and Day Promoções, era na verdade mantida pela Câmara dos Deputados.

A condenação ocorreu em 2014, mas o deputado entrou com um recurso e cabe agora ao Supremo julgar. Há duas chances de Russomanno permanecer na disputa: ele pode ser absolvido, ou o Supremo pode só julgá-lo depois das eleições. Se for condenado, ele estará enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que o impede de se eleger pelos próximos oito anos. Mas se isso ocorrer depois das eleições, ele garante o mandato.

Outra acusação pode prejudicar a campanha de Russomanno. De acordo com reportagem publicada no jornal Valor o ex-deputado Pedro Côrrea (PP), delator na Lava Jato, disse que Russomanno foi beneficiado pelo esquema do mensalão, que levou à prisão uma série de lideranças petistas. Segundo Corrêa, o candidato a prefeito do PRB recebia regularmente pagamentos de José Janene, já falecido e principal operador do PP. Russomano esteve filiado ao PP entre 2003 e 2011.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. JH Corvetto Postado em 21/Jun/2016 às 15:25

    Eu juro que não consigo entender o paulistano. Aqui tem muito discurso e muita hipocrisia tb... não a toa que as ruas da cidade parecem lixões (impossível andar por aqui sem se deparar com MUITAS pessoas jogando lixo no chão). Bom, pelo menos o Feliciano não está bem na pesquisa.

    • Luiz Postado em 21/Jun/2016 às 18:11

      lixo é esse pastor de merda explorador de fé alheia que ainda por cima é burro pra caralho.

    • Georges Postado em 22/Jun/2016 às 12:45

      Pelo menos os milicos estão perdendo até do Feliciano. Já é um bom sinal.

    • Adelvania Calazans dos Sa Postado em 22/Jun/2016 às 18:24

      A "paulicéia" é mesmo desvairada..Nas eleições de 2014 caíram de pau nos nordestinos,, devido à expressiva votação em Dilma. No entanto há décadas continuam elegendo os politicos do pmdb e os tucanos.

  2. André Anlub Postado em 21/Jun/2016 às 15:37

    Já ia dizer que São Paulo nunca aprendeu a votar... mas - pensando melhor -, é tão óbvio... o brasileiro, em sua larga maioria, é que nunca!

  3. Davi Postado em 21/Jun/2016 às 15:41

    Depois são os nordestinos que não sabem votar! Aposto que é o pessoal indignado com a corrupção quem vai votar no candidato condenado por desvio de dinheiro público.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jun/2016 às 17:11

    Votam em peso em Aécio, em Alckmin, em Serra, e agora declaram pretensão de voto em candidato que ostenta peculato na ficha. E isso numa eleição que tem 3 candidatos cujos mandatos, enquanto prefeitos, foram incontestavelmente grandiosos (Marta, Paiddad e Mãerundina). Mas estes 3 só despertam ódio, nojo, indignação e desejo de matar no "paulistano boçal padrão". Esses zumbis que vestem amarelo e besuntam o corpo com protetor solar fator 900 pra desfilar na Paulista nas micaretas dominicais pra lutar "contra a corrupissaum" e ajudar a botar Temer no poder. São Paulo é uma cidade mental, espiritual e psicologicamente doente.

  5. felipe Postado em 21/Jun/2016 às 21:49

    Hadad depois de tirar o coberto de moradores de rua para evitar a favelização (aaaa se fosse outro) jamais será reeleito um dos piores prefeitos dessa cidade, estamos sem nenhum candidato decente nestas eleições.

    • joao da silva gomes Postado em 23/Jun/2016 às 17:42

      fica na espertativa que vem aí um novo nome um diferente rosto o nome dele é Joao bico do PSDC.esse sim é diferente.

  6. joao da silva gomes Postado em 23/Jun/2016 às 17:28

    mais vai aparecer sim tenha certeza que este nome estar bem perto de ser confirmado,o nome desse cidadão é Joao bico vice presidente comércial de São Paulo.Do Psdc