Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 21/Jun/2016 às 10:43
27
Comentários

Haitianos rechaçam comentários de Luciano Huck e da TV Globo

Em vídeo, haitianos rebatem reportagem de Luciano Huck, exibida na TV Globo. Grupo reconhece que ainda há muito para evoluir no país, mas critica exploração da pobreza. Matéria utilizou imagens de 2004 e de 2010, períodos em que o país foi assolado por guerras e terremoto

luciano huck haiti crítica

Um grupo de haitianos que vive no Brasil rechaçou os comentários feitos por Luciano Huck sobre o Haiti.

De acordo com os haitianos, o apresentador global explorou a pobreza do país da América Central de maneira pejorativa em um texto publicado por O Globo e também em uma reportagem exibida pela TV Globo — maior emissora do Brasil.

Em um vídeo publicado na internet nesta segunda-feira (20), eles reclamam da maneira como Huck se referiu ao país. “Luciano, você acabou prejudicando a nossa imagem, talvez sem querer. Além de haitianos, somos humanos”, dizem.

Na matéria veiculada pela Globo no intervalo do jogo entre Brasil e Haiti, no dia 8 de junho, o bairro Cite Soleil, na capital do país, é retratado em um período especialmente marcado por conflitos e violência.

Foram utilizadas muitas imagens de 2004, quando o país era assolado por uma guerra, e de 2010, quando foi devastado por um terremoto. São mostradas apenas cenas especialmente trágicas.

Já o artigo de Huck irritou logo no título. “Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo”, escreveu o apresentador.

O vídeo de haitianos que rebate Huck e a Globo foi produzido por alunos do projeto Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Ao mostrar apenas imagens de pobreza, Huck deixou os haitianos que moram no Brasil indignados. E eles fizeram uma resposta ao apresentador”, diz o letreiro que abre o registro.

Confira a íntegra do desabafo lido pelos haitianos e, em seguida, assista ao vídeo:

“Prezado senhor Luciano Huck, foi com a imensa atenção que nosso grupo de migrantes em Curitiba assistiu a sua reportagem.

Reconhecemos o apoio do Brasil na liderança da missão de paz no Haiti e agradecemos o apoio à concessão de visto humanitário aos irmãos haitianos que estão procurando uma vida melhor aqui no Brasil.

Esse apoio sempre vai ficar na minha memória.

O objetivo do vídeo é falar sobre como foi veiculada a imagem do país numa das maiores emissoras do Brasil.

O dia 8 de junho não foi apenas marcado pela derrota da seleção haitiana, mas pela sua reportagem, que caracteriza o Haiti como um país que só tem guerra, miséria.

Nesses últimos tempos, o Haiti voltou a ser um dos destinos favoritos do Caribe, muitos investimentos foram feitos nesse sentido.

Luciano, você acabou prejudicando a imagem do país, talvez sem querer. Prejudicou não só nosso orgulho de ser humano. Somos humanos, além de haitianos.

Concordamos com vocês que a humanidade não deu certo. Com a ajuda de todos nós, talvez a humanidade dê certo”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Postado em 21/Jun/2016 às 11:01

    Sobre brasileiros e o Haiti : "MINUSTAH" Para um povo que tem fome Nós levamos armas De um povo que tem sede Nós roubamos suas almas Os primeiros ex-escravos foram sempre roubados E a todo haitiano foi sonegado Sua liberdade e o seu respeito Pelos seus aliados Para um povo que tem fome Nós levamos armas De um povo que tem sede Nós roubamos suas almas OS SOLDADOS DA MINUSTAH DIZEM SEMPRE: “SE AJOELHE, NÃO RECLAME E ME AGRADEÇA NEGRO PELA CÓLERA, O MEDO E A HUMILHAÇÃO É A TV, SORRIA AO MEU LADO” https://www.youtube.com/watch?v=0RIHijJCzeI&feature=youtu.be

  2. Roberto Postado em 21/Jun/2016 às 11:07

    O problema da humanidade, e que insistem em ficar de ouvidos tapados para o que o Verbo da criação falou arrespeito do proximo, e dele mesmo! Se não amar-mos à Deus sobre todas as coisas, e a nosso proximo como a nos mesmos, a vida perde o sentido! e ai ocorre isto as indiferenças, e os conflitos. Os senhores do mundo só querem somar, e somar, e somar,

  3. paulo rocha Postado em 21/Jun/2016 às 11:14

    Na verdade,as emissoras de tvs,são como urubus,só procuram as partes fédidas,para mostrar,isso quando se trata de pessoas comuns.

  4. Joao Postado em 21/Jun/2016 às 11:26

    Huck votou no Aécio e está preocupado com a inclusão social ?

    • Júnior Postado em 22/Jun/2016 às 00:02

      Pensei o msm!

    • Renata Postado em 24/Jun/2016 às 14:22

      Nossa,tirou as palavras do meu pensamento e transcreveu ! kkkkk

  5. Vitor Luiz Postado em 21/Jun/2016 às 11:50

    Luciano sempre dando bola fora.

  6. toninhoemery Postado em 21/Jun/2016 às 12:12

    Este palhaço é um verdadeiro enganador, só fala besteira!

  7. Maria Ronilda de Oliveira Postado em 21/Jun/2016 às 12:17

    "Sem querer "??? foi querendo mesmo. Coitados dos haitianos "Luciano, você acabou prejudicando a imagem do país, talvez sem querer. Prejudicou não só nosso orgulho de ser humano. Somos humanos, além de haitianos. Concordamos com vocês que a humanidade não deu certo. Com a ajuda de todos nós, talvez a humanidade dê certo”

  8. Karla Lucia Bento Postado em 21/Jun/2016 às 13:16

    Quando vejo atitudes como esta do apresentador da rede golpista de televisão penso: a humanidade não deu certo... Mas daí vem um grupo de seres humanos maravilhosos haitianos e me mostra que sim, boa parte da humanidade deu e tem dado certo. O problema é a sabotagem desta minoria que detém o poder e insiste neste discurso colonizador.

  9. Guilhermo Postado em 21/Jun/2016 às 13:20

    Se lá é tão bom, o que fazem aqui? Apesar disso, achei exagerada a atitude do apresentador em só mostrar as partes feias do Haiti, se bem que os E.U.A também, quando mostram o Brasil, só mostram a favela.

    • Débora Postado em 21/Jun/2016 às 15:15

      Em que momento eles disseram que "lá é tão bom"? Sua análise é rasa demais.

    • Edson Postado em 22/Jun/2016 às 23:11

      ...a tua mensagem tem início, meio e fim do que seja a essência da ignorância!

  10. José Luiz Leite Postado em 21/Jun/2016 às 13:41

    Sujeito escroto, só fala merda!

  11. JOSELITO Postado em 21/Jun/2016 às 13:46

    Luciano Huck,o homem que pagou o aviador por ter salvo a vida dele e da esposa com um panetone. A vida de ambos sõ vale um panetone. Pilantra racista.

  12. Giselle Postado em 21/Jun/2016 às 13:54

    Cada um tem a sua interpretação. Não vi maldade nem no apresentador, nem na resposta.

    • Rogerio Postado em 22/Jun/2016 às 09:12

      Continue não vendo e será a telespectadora perfeita para eles.

  13. Liro Dion Postado em 21/Jun/2016 às 13:55

    Fazer pontos de Audiência com a Desgraça dos outros ... e ainda exagerando ao máximo pra se trazer mais atenção e sentimento de pena por quem assiste... A rede Globo sempre foi assim, por isso que não assisto mais... foi a melhor decisão que tomei há 15 anos atrás...

  14. Eduardo Ribeiro Postado em 21/Jun/2016 às 14:22

    De novo o Huck fazendo merda e explorando a miséria humana? Ele não cansa não? Ser humano desprezível e lamentável.

  15. DANIEL Postado em 21/Jun/2016 às 14:38

    parece ser um comentário bobo, mas na verdade a GLOBO SIONISTA tem interesse no extermínio dos negros e também no massacre da auto estima!

  16. Deisi Postado em 21/Jun/2016 às 15:41

    O fato de existir pessoa tipo esse Huch, me faz acreditar que a humanidade não deu certo.

  17. José Ferreira Postado em 21/Jun/2016 às 16:51

    Esse sítio é meio hipócrita. Se o Haiti fosse tão bom, eles não iriam vir para cá, no meio do mato e correndo o risco de ser morto por aí. O país é o pior das Américas e do Caribe, inclusive levou um 7 a 1 no futebol de nossa seleção (que levou um 7 a 1 da Alemanha).

    • João Batista Postado em 28/Jun/2016 às 10:45

      José Ferreira.. como alguém pode ser tão burro? "Se o Haiti fosse tão bom...." Ninguém disse que o Haiti é TAO BOM, mas disse que a matéria e a fala do babaca do Huck foi injusta com a realidade desse país e de seu povo. Deixe de ser escroto. Todo povo, mesmo os mais pobres e pouco desenvolvidos economica e socialmente merecem respeito, consideração e não de oportunistas que se dão o direito de deturpar e prejudicar ainda mais a imagem deles que já não é boa!!

  18. Zeca Postado em 25/Jun/2016 às 13:31

    Pra quem não entendeu, foi o seguinte, fizeram uma "reportagem" sobre o Haiti de hoje, só que ao invés de focar no Haiti de hoje focaram em 2 momentos do passado, um quando estava em meio a uma guerra civil e outro enquanto estava sobre escombros devido a um forte terremoto, seria tipo um gringo falar do Brasil atual como se estivéssemos hoje no regime militar ou na década de 90 quando tivemos problemas fortes com inflação antes o plano real. Não foi uma reportagem foi puro sensacionalismo, comportamento típico do programa televisivo Caldeirão do Huck que explora a miséria e o sofrimento alheio e então heis que chega o Luciano Huck e da um dinheiro pra pessoa, não vou mentir, até chega a ser uma boa quantia, tornando-se assim o apresentador numa espécie de "salvador", há uma leve, repito, uma LEVE alusão a Jesus Cristo, país fortemente cristão então você já sabe né... esse enredo televisivo é antigo, o Gugu fez muito sucesso assim.

  19. MAGDA SANTOS Postado em 25/Jun/2016 às 19:00

    UM SAFADO AMIGUINHO DO AÉCIO, QUE SE METE EM TUDO QUE É NEGOCIATA PRA SUSTENTAR O NARIZ DE CHEIRADOR E SUA FAMILIA GLOBAL, VAI QUERER QUE FAÇA O QUE? É QUERIDINHO DA GLOBOSTA E PENSA(?)IGUAL A ELES. PODRES!!

  20. Coxildo Postado em 28/Jun/2016 às 12:50

    nojo desse Luciano Huck. é o retrato da hipocrisia brasileira. todo moralista, gente boa, paga de amigo de todo mundo mas por trás dessa máscara é um safado ganancioso e racista. fica querendo dar uma de bonzinho ajudando os outros e falando contra corrupção mas a praia particular dele continua lá recebendo multas e mais multas fora o histórico de sonegação. não vou nem falar dessa exploração da miséria alheia que ele faz, se quisesse ajudar de fato alguém ele ajudaria sem precisar fazer as pessoas se exporem ao ridículo nesse programa xexelento dele.

  21. eu daqui Postado em 28/Jun/2016 às 13:02

    QUANDO PENSO EM HUCK TEMO QUE O BRASIL NÃO DARÁ CERTO.