Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 23/Jun/2016 às 18:13
21
Comentários

Bolsonaro fala fino e pede 'humildemente' que STF não o condene

Após virar réu, deputado Jair Bolsonaro se mostrou bem mais cauteloso do que costuma ser e pediu 'humildemente' que o Supremo Tribunal Federal não o condene por incitação ao estupro

jair bolsonaro réu STF
Depois de virar réu no STF, Jair Bolsonaro adotou uma cautela pouco habitual (divulgação)

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) comentou a decisão da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu – por 4 votos favoráveis e um contrário -, aceitar denúncia contra ele por incitação ao crime de estupro e injúria.

Ele recorreu ao argumento da imunidade parlamentar e disse que “sem a possibilidade de falar o que quer que seja” não conseguirá representar os votos de seus eleitores.

A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após o parlamentar dizer a deputada Maria do Rosário (PT-RS) que ela “não merecia ser estuprada” por ser “feia” e acrescentou dizendo que ela não faria seu tipo. O episódio ocorreu no final de 2014 no salão verde da Câmara. A queixa-crime feita pela deputada também foi aceita pelo STF.

Bolsonaro foi bem mais cauteloso do que o habitual ao tratar da possibilidade de condenação. “Apelo humildemente aos ministros do STF que votaram para abrir o processo, não para me condenar ainda, que reflitam sobre esse caso”, disse.

“Foi um ato reflexo. As desculpas que eu peço são para a sociedade, que foi desinformada sobre a verdade dos fatos”, afirmou.

PGR e STF

A PGR afirma que o discurso do parlamentar incentiva a prática violenta. “Ao dizer que não estupraria a Deputada porque ela não ‘merece’, o denunciado instigou, com suas palavras, que um homem pode estuprar uma mulher que escolha e que ele entenda ser merecedora do estupro”, afirmou a procuradora na denúncia por incitar o crime de estupro”, ressalta a Procuradoria.

Mais cedo, durante a votação na Corte, o ministro do STF Luiz Fux afirmou que a imunidade parlamentar a que tem direito o deputado só tem aplicação em situações em que ele está exposto às peculiaridades do mandato, mas não em qualquer lugar. Durante a sessão, Fux repetiu as declarações feitas por Bolsonaro em referência à Maria do Rosário e chegou a pedir desculpas aos colegas por ter que repetir as palavras. “A violência sexual é um processo consciente de intimidação pelo qual as mulheres são mantidas em estado de medo”, afirmou Fux, que votou pela abertura do processo.

A deputada Maria do Rosário comemorou a decisão do Supremo. “Saúdo decisão do STF que agiu em favor da Justiça, tornando réu um deputado por apologia ao estupro. É uma vitória de cada mulher brasileira”, afirmou em postagem no Twitter.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 23/Jun/2016 às 20:42

    Confissão de culpa. Réu confesso.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 24/Jun/2016 às 02:13

    Veja só, Eduardo Ribeiro, já foi no facebook do Olavão? O "maior filósofo de todos os tempos" escreveu uma carta sobre isso. Ele afirma que quando o Bolsonaro falou que não a estupraria "porque ela não merece", foi que ele quis afirmar que simplesmente ela não merecia ser estuprada. As Olavetes ficaram todas ouriçadas hehehe como pode um velho babão como aquele ser um analfabeto funcional? Quem tem o segundo grau completo saberia explicar que quando ele falou aquilo deu a entender que EXISTEM MULHERES QUE MERECEM SER ESTUPRADAS. É igual um pai falar a um filho desobediente: Eu não compro esse video game, porque você não merece. Custa raciocinar? Ein Naro Solbo?

  3. Isaac Postado em 24/Jun/2016 às 08:30

    Fanfarrão!

  4. Pedro Accioli Postado em 24/Jun/2016 às 09:29

    Boçalnaro se mostrou um verdadeiro c****, da mesma forma que um bullie de colégio!!!

    • Jorge Bengala Postado em 25/Jun/2016 às 00:28

      Acreditou que Bolsonaro esta com medinho? Acreditou nas mentiras de Dilma na reeleição? No nem que a Vaca tussa?

      • Pedro Accioli Postado em 28/Jun/2016 às 12:08

        E ele está com medinho sim bolsominion! Perante o STF agiu da mesma forma um bullie de colégio diante da diretora de escola, ele é um c**** mesmo!

  5. Carlos Augusto Normann Postado em 24/Jun/2016 às 12:13

    Bundão! Foi a coisa apertar e toda a empáfia e arrogância descem ralo abaixo...

    • Jorge Bengala Postado em 25/Jun/2016 às 00:32

      Vocês notaram o quando temem Bolsonaro? Acham que um "bundão" daria tanta repercussão? Querem tirá-lo do caminho porque no fundo, sabem que ele é o único politico que mostra a cara, sem medo

      • weligton medeiros Postado em 25/Jun/2016 às 18:05

        bichonA, TE REVELA, SAI DA CAIXA

  6. Renan Pantojo Postado em 24/Jun/2016 às 13:53

    Boçalnaro, assim como muitos energúmenos violentos da mesma categoria, valoriza uma agressão dada aos indefesos, mas nunca se levanta em defesa de um valor porque não defende valor nenhum a não ser a ilusão de poder que cobre sua própria estupidez e covardia.

  7. Mauricio Massa Postado em 24/Jun/2016 às 17:04

    a bolsoANALra precisa ser presa por apologia ao crime.... incluindo o crime de tortura.

  8. Aristóteles Postado em 24/Jun/2016 às 17:50

    Não acreditem nesse crápula! Isso é falso até debaixo d'água!

  9. Denisbaldo Postado em 24/Jun/2016 às 18:32

    Peidou na farofa.

  10. poliana Postado em 24/Jun/2016 às 20:27

    bolsoréu, HUMILDE! huahuahuahua...eu vivi pra ver isso. o cara tá pianinho!!! rsrsrsrsrs

  11. Jorge Bengala Postado em 25/Jun/2016 às 00:25

    Nem em sonhos, Bolsonaro vai abaixar a cabeça para o STF por esta acusação sem noção. Se ele fosse covarde os esquerdalhas, não forçariam tanto a barra, para tirá-lo do caminho. Quem esta "pianinho", é quem esta vendo os "companheiros" serem presos, um a um.

    • Leonardo Postado em 25/Jun/2016 às 01:27

      Ninguém chuta cachorro morto.

    • Coxildo Postado em 28/Jun/2016 às 12:57

      mimimi mimimi mimimi vc é o típico imbecil que aprende política por memes e sai vomitando merda. vai dar a bunda pro psdb e pro bolsobosta então, quando vc se der conta, vai ver que eles são muito piores que o pt

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 25/Jun/2016 às 17:10

    A-F-I-N-O-U. Que arregada foi essa, pai...Bolsoréu ta com aquele olhar de moleque que foi flagrado pelo pai amarrando rojão no rabo do gato, sabe que a casa caiu e fala manso, feito uma chinchilinha, como último recurso pra não levar umas cintadas...pipocada épica....tenha culhões, seu lixo...assuma o que falou dessa vez, não seja covarde como foi no caso da homenagem ao bandido Ustra...nao dê mais motivos que os ja existentes pros seus fãs debiloides sentirem vergonha. Ao menos finja que é homem.

  13. Gabriel Postado em 25/Jun/2016 às 23:35

    Assim é o fascista. Gosta de intimidar a todos, mas jamais espera que a vítima reaja... é então que quando a vítima reage a altura, ele fica com o rabo entre as pernas, pois são naturalmente seres acovardados.

  14. Coxildo Postado em 28/Jun/2016 às 12:56

    o jean wylis tinha que cuspir uma bala na cara desse cidadão. esse bolsobosta é um aborto humano, representa tudo de mais baixo que existe nesse país. não é machão pra falar grosso e sair ameaçando todo mundo? por que tá com o rabinho entre as pernas agora?

  15. Nahum Pereira Postado em 28/Jun/2016 às 18:01

    “a sociedade... foi desinformada sobre a verdade dos fatos”/b... Ora... faz-me rir. O desajustado finge não saber que existe vídeo na internet, com a afirmação dele, pra quem quiser ver! A outra piadinha de mau gosto é dizer que “foi um ato reflexo”/b, ainda que dito e repetido em outro momento. E ainda existe gente que apoia e admira essa excrescência da espécie humana...