Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 05/May/2016 às 17:50
6
Comentários

STF mantém afastamento de Eduardo Cunha por 11 votos a 0

Todos os ministros do STF concordaram com a decisão de Teori Zavascki de suspender o mandato de Eduardo Cunha e, consequentemente, afastá-lo da presidência da Câmara dos Deputados

eduardo cunha stf

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nesta quinta-feira (5) a suspensão do mandato e o afastamento do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da Presidência da Câmara.

Além de Teori, que leu seu voto por cerca de duas horas, votaram a favor do afastamento os ministros Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

O afastamento de Cunha do cargo atendeu a um pedido feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em dezembro do ano passado. Segundo a PGR, Cunha utilizava a posição de presidente da Câmara para obstruir investigações contra ele realizadas pela Operação Lava Jato. O pedido feito pela PGR citou 11 pontos que, segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, justificam o afastamento de Cunha.

Entre os pontos citados por Janot estão a convocação da advogada Beatriz Catta Preta para depor na CPI da Petrobras e as ameaças e ofertas de propina ao ex-relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara.

Entre as denúncias que pesam contra Eduardo Cunha na Lava Jato, em apenas uma delas o ex-presidente da Câmara é acusado de abocanhar R$ 52 milhões em propina.

O 1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assumiu a presidência da Câmara interinamente. Ele é um dos políticos investigados pela Operação Lava Jato e é um conhecido aliado de Cunha.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Nelo de Carvalho Postado em 05/May/2016 às 18:07

    Nem sempre toda unanimidade é burra. Essa pelo menos não é.

  2. C.Paoliello Postado em 05/May/2016 às 19:35

    Perguntas de um ignorante em Direito: 1ª - Por quê o que era "interna corporis" há 20 dias atrás, não é mais; 2ª - O presidente do STF disse que o tribunal exige "provas sólidas e robustas" para afastar o presidente de um dos poderes. Por quê não tem exigido o mesmo no golpe contra a Presidenta Dilma, rejeitando TODOS os recursos da AGU contra a fragilidade e a anticonstitucionalidade das acusações contra ela? 3ª - Por quê o presidente da Câmara, eleito pelos seus pares e não pelo voto popular, assim como o presidente do STF podem afastar do cargo o chefe do Poder Executivo, exatamente aquele que foi eleito pelo voto popular e o mais importante dos 3 poderes no regime presidencialista; sendo que o inverso não é verdadeiro, ou seja, justamente a Presidenta eleita pelo voto direto da população não pode afastar nem o presidente da Câmara e nem o do STF; 4ª - Por quê o presidente do STF se sentiu na obrigação de dar tantas explicações sobre uma votação que deveria ter ocorrido meses atrás?

  3. Roger Postado em 05/May/2016 às 20:03

    141 dias sentados sobre o processo. Esperaram o pilantra fazer um estrago danado. Quais são as reais intenções do STF? E agora? Vão mandar prender o propineiro chantagista?

  4. jorge Postado em 05/May/2016 às 20:32

    Até os tucanos Gilmar e Rosa abandonaram o corrupto

  5. sandro Postado em 06/May/2016 às 04:13

    Acharam que apoiando o golpe,por um passe de magica,iriam esquecer seu passado.

  6. enganado Postado em 06/May/2016 às 08:54

    Como gostaria que esse fdp discursasse na tal de ONU em junho como presidente aqui da espelunca chamada __braZil__ . Já imaginaram o gen.Mourão, BOÇALNARO, cel Telhada, cel Metralha todos esses perfilados batendo continência para esse crápula! Seria o orgasmo da nação, pois seria também o prêmio pelos serviços prestados aos: FHC, AÓPIO, P$$$DB, DEM, STF_DB, AGU_DB, PF_DB, CIA, NSA, MOSSAD (vingança por não ter sido aceito um terrorista como embaixador), forças armadas TM*, ... . Quero frisar novamente que o Fernandinho Beira Mar-CV e o Marcola-PCC estão reivindicando um cargo no governo da RATAZANA Temer, visto que rede gRoubo, P$$$DB e DEM são os verdadeiros donos da espelunca. É, é, é, se não acontecer vai aumentar o número de assaltos em Rio/S. Paulo. ___ braZil, Pátria do "ÓDIO e RETROCESSO" ___ . _"_"_" ___“” braZil, Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___“” Golpe é na gRoubo ””__ . _"_"_"_"_