Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 06/May/2016 às 15:53
9
Comentários

STF descartou Eduardo Cunha depois que ele cumpriu seu destino

Supremo Tribunal Federal usou Eduardo Cunha até ele se tornar inútil para o impeachment. A Suprema Corte permitiu que um consagrado vigarista presidisse o processo de impedimento na Câmara comandando os prazos, as comissões e o regimento a seu gosto

STF eduardo cunha
Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)

José Carlos de Assis*

Posso perdoar tudo nas elites dirigentes brasileiras na condução da crise do país mediante um processo político-parlamentar viciado, uma ação absolutamente incompetente do Governo no plano executivo deixando a economia e o emprego mergulharem na depressão, e um processo político-judicial partidarizado e caracterizado pelo ódio a um partido.

Apenas não posso perdoar a oportunidade que essas elites sórdidas criaram para submeter uma cidadania violentada em seus direitos por estarem dando uma conotação de heroísmo ao Supremo Tribunal Federal por ter suspendido o mandato de Eduardo Cunha.

Cunha é sabidamente um bandido. Um Tribunal que manipulou conceitos jurídicos rasteiros para violar a lei do habeas corpus e impedir Lula de assumir uma pasta no Governo supostamente teria poderes para colocar o bandido todo poderoso para fora da política brasileira. Não fez isso.

Permitiu que um consagrado vigarista presidisse o processo de impeachment na Câmara comandando os prazos, as comissões e o regimento a seu gosto.

Agora o Supremo o descarta. Não precisa mais dele para cassar Dilma. É carta fora do baralho. Como todos os ladrões e todos os traidores, uma vez cumprido seu destino são repassados ao lixo da história.

*José Carlos de Assis é Economista, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe-UFRJ e professor de Economia Internacional da UEPB

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 06/May/2016 às 19:41

    O rito presidido por E. Cunha foi o mais correto possível, apesar do circo de horrores. Contudo, não anularia o impeachment. Seria a mesma coisa dizer que se a Dilma for cassada daqui a seis meses, tudo o que ele fez seria anulado. E a Joyce Hasselman ficou preocupada achando que era um golpe do STF e do Foro de SP, porém esse afastamento estremeceu a defesa do governo, pois o vice será Renan Calheiros, aliado da turma e que ainda não virou réu. Esse afastamento não anula em nada o rito do impeachment. Assisti à TV Senado e os 5 #ducontra ficaram com a cara no chão. Sinceramente o Advogado Geral da União extrapola a linha do ridículo e vai ser investigado. Esse sonhou em ser ministro do Supremo? Vai ficar só no sonho.

  2. ODECIO Postado em 07/May/2016 às 07:33

    POR QUÊ O STF NÃO AFASTOU CUNHA ANTES DO "JULGAMENTO " NA CÂMARA ? RIDÍCULO ESSE 11 X 0 ! E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NO STF . O GOLPE FOI ENCOMENDADO NO CONGRESSO E NO JUDICIÁRIO !

    • Deisi Postado em 07/May/2016 às 17:35

      Com certeza foi encomendado, na câmara, Cunha, no senado Romero Juca e no Supremo Gilmar Mendes.

    • Lúcia Magalhães Fagundes Postado em 09/May/2016 às 13:40

      Concordo é golpe de todo lado, cambada de canalhas. STF acovardado concordo com Lula.

  3. Denisbaldo Postado em 07/May/2016 às 11:58

    O que muitos ainda não entenderam é que existe um verdadeiro poder acima da presidência da república e Dilma foi rejeitada por ele, o STF é só mais um instrumento dele, assim como Cunha também o foi. Lula fez o que pode, mas agora que Inês é morta, provavelmente está articulando seu novo papel dentro deste poder. Depois de todo este evento de horrores ficou muito claro que vivemos tudo menos uma verdadeira democracia. O meu voto e o de todos os brasileiros não valem mais nada, o que vale é o alinhamento do eleito com o topo do mundo (EUA, Bancos, Latifundiários, Indústrias, Evangélicos). Enquanto brasileiros enaltecerem ricos, que vivem a anos-luz de sua realidade, como verdadeiros heróis, teremos que enfrentar os absurdos de um país desigual, injusto e vergonhoso.

  4. sandro Postado em 07/May/2016 às 13:35

    Um dia toda essa sujeira será jogada no ventilador,aí as ruas ficaram pequenas.

  5. Sérgio Carneiro Postado em 08/May/2016 às 06:31

    Cunha é um herói sem caráter, mais ainda é um herói. Deu sua vida política em causa de um bem maior. Durma tranquilo com aquela sensação de dever cumprido. Tchau querido.

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 08/May/2016 às 09:00

    Cunha é o boi-de-piranha do golpe. Cumpriu sua missão a perfeição. Após isso, tornou-se inútil. Além de inutil, sua presença gerava instabilidade e questionamentos, visto que trata-se de um sabido larápio. Muito fácil e conveniente tira-lo do xadrez do golpe: elimina-se o fator de instabilidade, fixa-se a ideia de punição para os dois lados e "nossas instituições estão funcionando", e com isso legitima-se o Temer. Ouso dizer que Cunha sabia que seria descartado e havia tolerado todo esse desfecho. É um PSEUDO boi-de-piranha.

  7. enganado Postado em 08/May/2016 às 21:20

    Isto chama-se troca de favores. Vc tira a DILMA para arrecadarmos PROPINA na entrega=PRIVATARIA da estatais do BRASIL, cujo valor por baixo valem 5 TRILHÕES de Dólares. De nossa parte como gratidão Vc NUNCA precisará de DEVOLVER sua PROPINA depositadas em bancos no exterior. Como Vc sabe o Povo esquece de tudo, além disso temos a CANETA, o exército TM*, PF_DB, Policias Civis_DB, e PM´S_DB para conter qq rebeldia dos 7P´s contra sua pessoa. Vai fundo garoto, a bola é toda sua! ___braZil Pátria do ÓDIO e RETROCESSO___. ___“” braZil, Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___“” Golpe é na gRoubo ””__ .