Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 11/May/2016 às 08:20
6
Comentários

Que pretendes, Supremo?

stf impeachment justiça dilma golpe

André Falcão*

Pretendes preencher, das velhas e repugnantes tintas da capitulação, da covardia e da vergonha tua história recente em desfavor da democracia, que já se encontrava por desbotar-se pelo tempo, desde a vossa desonrosa participação no Golpe de 64?

O que buscas agora, oh, Supremo!? Os holofotes da mídia, justamente dessa imprensa corrupta e golpista, como se deu no espetacular julgamento da Ação Penal 470, assim por ti chamada para tentar dar uma conotação de imparcialidade ao escabroso “julgamento” que escreveste à semelhança das mais ordinárias obras de ficção?

Oh, Supremo! Estás ao lado — nem a favor, nem contra! —, como poder independente e harmônico com os demais, de uma presidenta contra a qual não há uma só mácula? Ou marchando politicamente contra ela, ao lado dessa oposição que desmoraliza o cinismo em sua mais sórdida essência? Estás, acaso, oh, Supremo, contra uma presidenta de quem não se pode, honestamente, atribuir a prática de qualquer crime de responsabilidade?

Diz-me, Supremo!

Confessa-te para mim e para os que te pagam teus vencimentos! Despe-te, ao menos desta vez singular, da toga que te impregna da vaidade dos fracos, do despotismo com que te alimentas e faz por confundir-te autoridade com tirania… Ou então a enverga com dignidade, honra a tua razão de ser e te elevas ao cume da justiça que esperam de ti os jurisdicionados, e as leis a cuja observância tu deves resignar-te…

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Por outro lado, tu sabes, Supremo — mesmo aquele que, entre os seus, sordidamente age sem o menor resquício de pudor, como membro fosse de agremiação político-partidária de oposição, consoante é cônscio qualquer um que não seja irremediado desonesto intelectual —, que o processo golpista em voga e em vias de concretizar-se, travestido de impeachment, foi aceito, presidido e conduzido por um patifório com mandato, eleito decerto por pulhas iguais, em represália ao partido de uma mulher honesta, digna, valente, legitimamente eleita por mais de 54 milhões de pessoas, e que em tudo desse destoa e se diferencia. Tu praticamente assim o disseste ao recentemente afastar o malfeitor de suas funções e de seu mandato! Mas por que não o fizeste antes?, como a acumpliciar-se desonrosamente com seus desmandos — esta a impressão quase inabalável que fica entre nós… Por que, Supremo?

Envergonha-te, oh, Supremo! E escreve a tua história, desta vez, com as matizes de esperança e fé que forjaram a sua criação. As cores da Justiça! Ainda há tempo.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Deisi Postado em 11/May/2016 às 10:56

    O STF faz parte do golpe, se não fosse teria afastado o Cunha antes. Nossas instituições são um lixo, não cabe outra definição, pós golpe.

    • Pedro Postado em 12/May/2016 às 08:43

      Deisi, elas nao sao "um lixo". Elas existem e sabem se articular em interesse próprio. Não ha qualquer possibilidade de esperança de êxito na luta contra estruturas como essas, se não formos capazes de reconhece-las pelo que sao. Não são "um lixo": trata-se de uma rede fluida de interesses. Sobretudo, apoia-se na nossa burguesia absolutamente desinteressada no bem comum e no interesse nacional. O Brasil possui apenas duas fontes de riqueza: commodities e a exploração da mão-de-obra barata. Essa segunda fonte de riqueza foi limitada desde a constituição de 88, e o movimento desesperado da aliança entre mídia, STF e diferentes instâncias da justiça, e das casas legislativas visam recuperar a condição de gado do brasileiro mais vulnerável. Claro, além de restaurar a comodidade da corrupção clássica e impune que pratica-se no Brasil ha mais de um século. Vao selar a tumba da corrupção com o símbolo do PT e tudo ficara bem para eles.

  2. Cebola Postado em 11/May/2016 às 13:25

    Aehuehuea, acho bom é a classe intelecutaliza, percebe a picaretagem que tá rolando, mas não consegue se comunicar com a massa de trabalhadores que ta sendo lesada. Só vai restar as lágrimas, sem culhões pra tomar o país desses caras, só sobra lágrimas. O caminho político do sistema não funcionou. União nacional? Esqueça, a burguesada emergente e os já consolidados tem seus próprios planos. Agora chegamos naquele ponto: debate ou fuzil?

    • Pedro Postado em 12/May/2016 às 08:45

      Nunca teve, nem tera "fuzil" com a conotação que você invoca. Acho seu comentário fascinante, porque você fez a mesma critica que Noam Chomsky fez aos intelectuais de esquerda latino-americanos. Desconectados das causas de massa, ocupados com a produção acadêmica francesa do século XX e sem saber o que se passa nos seus próprios países. Não sei se era sua intenção, mas sua critica a "intelectualidade de esquerda brasileira" é correta e pertinente, e bate com a do Chomsky em pessoa.

  3. Galvão Postado em 12/May/2016 às 22:27

    Os atuai juízes do supremo vão entrar para a história como os mais omissos, serão lembrados como covardes vendidos, os que humilharam a constituição do país, seus descendentes terão vergonha do parentesco. Fecharam os olhos e a boca para as leis e a justiça. Eu, brasileiro, eleitor, trabalhador, cidadão, me envergonho deles.

  4. enganado Postado em 12/May/2016 às 23:41

    Que pretendes, Supremo? GRANA, GRANA,GRANA,GRANA,! TODO o Judiciário está MUITO BEM comprado! Se pode o MORO, FUX, GILMAR, Rosa Weber, Tofolli, ..., pode todo mundo do judiciário. Já imaginaram o qto de GRANA que os Procuradores (capanga) do MORO estão levando? Tá tudo rico! O GOLPE-2016=QUEPE+TOGA vai durar no mínimo 20 ANOS, e até lá terão tanta GRANA que até a 4ª Geração não terão conseguido gastar nem a metade ROUBO! Aviso: """"NÃO TEREMOS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE EM 2018"""". O AÓPIO vai tirar as calças pela cabeça, pois na Direita é um dando cambalhota no outro! Briga de vagabundos é assim mesmo, a aposta é para ver quem ROUBA mais! ___“” braZil, Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___“” braZil, Pátria do ÓDIO e RETROCESSO”” ___“” Golpe é na gRoubo ””__ .