Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 20/May/2016 às 11:56
27
Comentários

Por que os manifestantes 'contra a corrupção' desapareceram?

Apesar de Michel Temer ser ficha-suja e citado na Lava Jato, assim como boa parte de seus ministros, panelas não são mais ouvidas. Onde foram parar os manifestantes com as caras pintadas de verde e amarelo e vestindo camisas da CBF?

bater panela corrupção brasil

O texto que segue é de Francisco Toledo, fundador da Agência Democratize. O conteúdo trata do desaparecimento súbito dos manifestantes ‘contra a corrupção’ no Brasil desde que Michel Temer assumiu o poder.

Faço esse texto porque não ouço panelas batendo. Não vejo manifestantes com a cara pintada e a bandeira do Brasil nas ruas. Muito menos congressistas irritados com a corrupção na frente das câmeras, e a abraçando antes de dormir longe dos holofotes”, diz Francisco. Leia a íntegra abaixo.

Procura-se: Um manifestante que seja contra a corrupção

O poeta e escritor francês Honoré de Balzac dizia que “os costumes são a hipocrisia de uma nação”. Acho que essa frase vale mais do que nunca para nós, brasileiros.

Não acredito em generalização, claro. Não somos todos nós os hipócritas. Pelo menos os hipócritas da vez. E sim eles, os “manifestantes contra a corrupção”.

Sim, talvez você faça parte desse grupo. Capaz que você nem imagine o quão hipócrita é, por apenas ter servido como massa de manobra de interesses mesquinhos de um grupo bem específico.

Mas, talvez você saiba da sua hipocrisia, e não tenha a menor vergonha de admiti-la.

De qualquer forma, foram alguns os milhões de brasileiros que ocuparam as ruas desde o ano passado para protestar contra a corrupção – e consequentemente pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Veja bem: a impopularidade de Dilma era algo que quase partia do senso comum do brasileiro. A diferença se encontra nos motivos e causas que geraram tal indignação.

Por exemplo, as classes C, D e E não gostavam de Dilma não por achar ela culpada de toda a corrupção denunciada pela Lava Jato. Eles não aprovavam seu governo por justamente não ter dado continuidade aos programas e avanços do governo Lula. O ajuste fiscal, a perda de consumo, tudo isso foi um reflexo de sua impopularidade com a classe trabalhadora.

Já vocês, os “manifestantes contra a corrupção”, pouco se importam com o ajuste fiscal. Terceirização, privatização e corte em programas sociais é visto como algo positivo por boa parte daquela massa confusa que ocupou as ruas.

Digo boa parte porque não são todos assim em sua totalidade. Como disse acima, talvez você seja “manifestante contra a corrupção”, mas também tenha sido parte de uma massa de manobra bem articulada.

Faço esse texto porque não ouço panelas batendo. Não vejo manifestantes com a cara pintada e a bandeira do Brasil nas ruas.

Muito menos congressistas irritados com a corrupção na frente das câmeras, e a abraçando antes de dormir longe dos holofotes.

Pelo menos 7 dos novos ministros indicados por Michel Temer estão sendo investigados pela Justiça. Alguns até mesmo são investigados pela Polícia Federal na operação Lava Jato.

Nem por isso o grupo fascistoide Revoltados On Line fez protesto na frente da casa desses novos ministros – assim como o fizeram quando Lula foi quase indicado para o Ministério da Casa Civil por Dilma.

E o senador Aécio Neves? O ministro do STF, Gilmar Mendes, em menos de 24 horas, aceitou os argumentos do tucano e seus advogados, suspendendo as investigações sobre Aécio no caso de Furnas.

Resolvi fuçar a página dos liberais do Movimento Brasil Livre. Nenhuma postagem sobre.

Nenhuma. Nenhuma nota. Nada.

Pensei em pegar um cartaz e escrever em letras garrafais: PROCURA-SE O MANIFESTANTE CONTRA A CORRUPÇÃO. Onde ele foi parar?

A resposta é mais simples do que você imagina.

Nunca existiu nenhuma campanha popular contra a corrupção. A corrupção nada mais é do que o instrumento de grupos políticos pré-estabelecidos em um sistema corrupto para atacar seu rival, geralmente da situação (governo). Quando o cenário muda de lado, é a vez desse grupo político se defender das acusações.

A corrupção faz parte de um sistema que concilia partidos políticos com os interesses de multinacionais e empresas privadas, aceitando doações generosas para campanhas políticas.

E meu amigo, nenhum desses que estão no novo governo defendem o fim do financiamento privado. Nem os fascistoides do Revoltados Revolts. Nem os liberuxos do MBL. Nem mesmo o Temer, oras.

“Mas, primeiro derrubamos a Dilma, agora iremos derrubar o restante”.

Não, amigo. Não vão não.

Esses grupos que organizaram os protestos contra Temer já fazem campanha em defesa de seu novo governo. Talvez porque enquanto vocês torravam no sol durante a mega-ultra-manifestação na Avenida Paulista, esses caras que lideram tais grupos estavam ali nos bastidores, negociando cargos e ganhos em cima de tudo isso.

É diferente de 2013.

Em 2013 não havia lideranças. Não era preciso três carros de som gigantescos para colocar milhões de pessoas na rua. Muito menos era preciso protestar só nos domingos – pelo contrário, era todo dia, toda noite, toda madrugada se for preciso.

Ainda dá tempo de negar essa hipocrisia, e entender o jogo como funciona.

Antes que seja tarde. Não é preciso “temer”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 20/May/2016 às 13:14

    Mas, quem acreditava que essa "indignação" era contra a corrupção? Era contra o PT, claro. Ilícitos cometidos pelas elites são mais "limpinhos".

  2. DANIEL Postado em 20/May/2016 às 13:36

    uai é simples! a imprensa SIONISTA parou de noticiar e atacar o governo, ai os manifestantes idiotas brasileiros classe média acreditam que não há mais corrupção.

  3. sandro Postado em 20/May/2016 às 13:41

    Agora estão defendendo cunha e seus comparsas com unhas e dentes.

  4. Rafaeli Postado em 20/May/2016 às 14:35

    Estão pagando o pato vergonhosamente na maior cara de pau.

  5. João Paulo Postado em 20/May/2016 às 15:39

    É um país de criminosos. A depender da classe social, altera-se apenas os "crimes aceitáveis". Todas as classes sociais praticam todos os crimes existentes em nosso ordenamento jurídico, especialmente aqueles contra o fisco, estelionato, estupro, homicídio, etc. O que muda de uma classe social para a outra é apenas a sutileza e sofisticação. O povão é mais sanguinolento; a elite é mais astuta, pois pratica tudo sem precisar de um peteleco. Ah, e lucra bem mais. Nunca foi contra a corrupção. Ninguém acredita mais nisso. O problema de Dilma e Lula foi mexer no vespeiro das castas.

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 20/May/2016 às 16:12

    A revolta e a indignação "contra a corrupção" era na verdade, conforme informado umas 700x, uma ira irracional contra exclusivamente o PT e seu projeto de governo (que mesmo alternando acertos e erros, incomodou essa corja que está aí hoje). Já superamos essa fase, não há o que discutir mais a respeito. É uma compreensão já consolidada, é fato e já virou história. Já o posterior silêncio constrangedor é fácil explicar. Uma parte majoritária, canalha, sem salvação, formada por egoístas, vagabundos e brasileiros de merda, está muito feliz, e entre estes alguns nem disfarçam a felicidade. E a outra parte está profundamente arrependida e envergonhada, um pouco mais inteligente e consciente do que os primeiros, caindo em si miseravelmente, "mas que merda nós fizemos...que papelão nós nos prestamos". Não há meio-termo entre os tipos de coxinhas. E tanto os felizes quanto os arrependidos aposentaram as panelas e as camisas amarelas da CBF, porque seria um contra-senso usa-las agora. Parabéns aos envolvidos.

    • Ricardo Postado em 31/May/2016 às 16:49

      Perfeito! Há somente dois tipos de coxinha: aquele que o é por ignorância e aquele outro por má-fé. Como vc disse, Eduardo, não há meio-termo.

  7. GALVÃO Postado em 20/May/2016 às 16:33

    CEGO, SURDO, IMBECIL E POPULARMENTE CONHECIDO COMO IDIOTA, ME DA PENA DE VOCÊ FELIPE.

    • Alan Postado em 21/May/2016 às 02:01

      Sem dúvida... Temo só que não seja cego, mas hipócrita. Exatamente como descreve o texto...

  8. poliana Postado em 20/May/2016 às 16:44

    quadrilha? faxina? o q vc tem a dizer sobre o novo líder de governo responder a 6 processos na justiça, inclusive por homicídio? o q vc acha do temer e de seus ministros, todos fichas sujas e investigados na lava jato??? e qto ao cunhão, hein??? algum comentário sobre esse "sábio" da nossa política que dá todas as cartas no governo temer?HIPOCRISIA É POUCO PRA VC E SUA TURMA, HEIN CESAR SOUZA!!!???

  9. Deisi Postado em 20/May/2016 às 17:06

    São uma corja de hipócritas!

  10. Bruno Postado em 20/May/2016 às 17:43

    Mais um idiota que "luta contra a corrupção"

  11. MARLENE DOS SANTOS Postado em 20/May/2016 às 18:02

    ESSES HIPÓCRITAS NUNCA FORAM CONTRA A CORRUPÇÃO SE FOSSE BATERIAM PANELAS PARA A DIREITA, QUE SÓ TEM LADRÕES,ELE BATEM PANELAS PARA INCLUSÃO SOCIAL,POR QUE HOJE POBRES E NEGROS OS OLHAM NOS OLHOS E ISSO INCOMODA BASTANTE,ESSA RAÇA PARA MIM E TÃO SUJA COMO CUNHA,AÉCIO TEMER MORO E TODA GANGUE TUCANA

  12. MARLENE DOS SANTOS Postado em 20/May/2016 às 18:09

    KKKKKKKKKKK QUADRILHA PT VC TEM CERTEZA DISSO!!!?QUADRILHA E ESSA QUE SE ACHA QUE ESTA NO PODER ESSE.SAFADO NÃO E PRESIDENTE O MALA SÓ TEM MINISTROS LADRÕES ENVOLVIDOS NA LAJA JATO,O PT E O MELHOR QUE TEMOS,RESPEITA A ESCOLHA ALEIA VCS AGEM COMO CÃES LOUCO CONTRA PESSOAS QUE VESTE VERMELHO TENHO PENA DE RATOS COMO VCS,MAIS TEMER VAI DA A VCS O QUE VCS MERECE

    • Deisi Postado em 21/May/2016 às 03:00

      Os corruptos da dupla Temer e Cunha, são o espelho dos coxinhas, cara de um focinho, do outro Afinal eles são milhões de Cunha.

  13. MARLENE DOS SANTOS Postado em 20/May/2016 às 18:11

    O SUJO FALANDO DO MAL VALADO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Vinis Postado em 20/May/2016 às 19:55

    Acabou de assumir ser um estúpido de má fé e que a corrupção não era nada mais que uma desculpa esfarrapada, se o PT é uma quadrilha imagina então aqueles que você tanto agradece...

  15. pedro Postado em 20/May/2016 às 20:32

    Não sou profeta, mas tinha certeza que mais ou mais tarde iriam fazer isso com o PT,já vem de longe desde o primeiro mandato do LULA, os EUA e cia não aceitam governos socialistas, eles gostam sim do capitalismo, a partir do momento que LULA, entra no governo,já começam traçar estrategia para tirar o PT do poder, junto claro com Politicos do brasil,eles os EUA vão pegar o Pre-Sal a Amazonia e outras riquezas do brasil, e voce que derreteu no sol contra Dilma e o PT, vai ficar chupando o dedo.

  16. Alan Postado em 21/May/2016 às 01:59

    Hahahahahahahha Jura que você acredita nisso? Você leu o texto? O que você me diz dos oito ministério envolvidos em corrupção e o chefe da Casa civil envolvido em homicídio? Você viu quais as medidas que o Temer tomou? E que ia aumentar impostos? E, estar agradecido não é estar na rua lutando pela corrupção...

  17. Edenia Postado em 21/May/2016 às 02:25

    Faxina geral é foda!!! "Limpar o chão com bosta" e você achar que é faxina é muita falta de noção PQP.

    • Silva Postado em 21/May/2016 às 08:03

      O troll babaca é da mesma laia da turma que usurpou o poder. Ele aqui no pp, já apareceu como Cezar Souza, Maria, André, xonga e agora FELIPE, só fala merda.

  18. Robson Postado em 21/May/2016 às 15:56

    Esses primitivos orangotangos politicos voltaram pra suas escuras cavernas pra assistir a novela da globo e o Jornal Nacional.

  19. Sérgio Carneiro Postado em 21/May/2016 às 18:32

    É verdade. Os "contra a corrupção" desapareceram mesmo, e com certeza o movimento foi só uma máscara para algo bem maior: Derrubar o projeto criminoso de poder do PT e usaram os crimes de responsabilidade fiscal cometidos como pretexto para impeachment da Dilma. Os golpistas estão envolvidos na corrupção tanto quanto os políticos do PT, mas o silêncio impera.

  20. Marco Sousa Postado em 21/May/2016 às 22:59

    Certamente, foram rasgar o (C...), deles próprios, com dois dedos!.

  21. Joana Costa Postado em 21/May/2016 às 23:37

    Tadim ....Que cegueira. Eles estão é acumulando LIXOS, idiota

  22. Gabriel Postado em 22/May/2016 às 19:20

    Eles não enganam mais... as micaretas dos coxinhas da paulista nunca foram contra a corrupção, mas sim contra o PT. E o pior é que com todos os defeitos que o PT possui, os coxinhas sentem ódio desse partido não por seus erros, mas por suas virtudes. Por exemplo, criticam o reajuste que a Dilma deu no bolsa família, programa que não afeta nem 0,5% do PIB, mas não reclamam do ''bolsa banqueiro'', através do qual são gastos R$718 bilhões para serviço da dívida. Enfim, isso é só um exemplo pra demonstrar que a questão é de luta de classes. Mas pra não admitir isso a elite maquia o seu ódio aos pobres e à classe média através de um discurso pseudo-moralista de "combate à corrupção".

  23. Valle Postado em 23/May/2016 às 12:16

    Pois é, contra fatos não há argumentos. Não vi UMA manifestação contra a corrupção do governo Temer, mesmo com áudios (ilegais, vale lembrar) afirmando que o impeachment era para freara Lava-jato. Mas, ai que me consta, Globo e MBL não têm o monopólio das manifestações. Onde está a esquerda? Podem apostar que, quando tiver uma manifestação aqui em Campo Grande - MS, eu estarei lá.;