Redação Pragmatismo
Compartilhar
FHC 06/May/2016 às 12:35
14
Comentários

Pesquisadora abandona festival em protesto contra FHC

"Para mim, trata-se de uma obrigação cívica". Cineasta, jornalista e professora-pesquisadora da UFRJ divulga carta aberta aos participantes da LASA Film 2016 para explicar por que retirou seu filme da programação

anita leandro cineasta evento fhc
Anita Leandro (reprodução)

Luta pela democracia, Facebook

Quinta-feira, dia 26, a direção do Festival de Cinema da Associação de Estudos Latino-americanos recebeu carta da cineasta, jornalista e professora-pesquisadora Anita Leandro retirando seu filme Retratos de Identificação da programação da mostra. A causa foi o convite que os organizadores do XXXIV Congresso da LASA fizeram ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos mentores do golpe parlamentar em andamento, para realizar uma conferência sobre a evolução da democracia institucional.

Em carta aberta aos espectadores e espectadoras do Festival, a pesquisadora da UFRJ explica suas razões:

“Enquanto eleitora e cidadã brasileira, defensora do respeito às regras do jogo democrático, não posso admitir que o meu filme, que denuncia crimes ainda impunes da ditadura militar, seja projetado num evento que traz como convidado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, um dos partidos articuladores do processo de impeachment sem base legal contra a Presidente Dilma Roussef …”

Eis a íntegra da carta:

Carta aberta aos participantes do LASA Film Festival 2016

Caros(as) espectadores(as),

Lamento ter que retirar meu filme, Retratos de identificação, da programação do LASA Film Festival 2016. Mas trata-se, para mim, de uma obrigação cívica.

Enquanto eleitora e cidadã brasileira, defensora do respeito às regras do jogo democrático, não posso admitir que o meu filme, que denuncia crimes ainda impunes da ditadura militar, seja projetado num evento que traz como convidado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, um dos partidos articuladores do processo de impeachment sem base legal contra a Presidente Dilma Roussef, eleita pelo voto direto pela maioria da população brasileira nas eleições de 2014. O ex-presidente e seu partido se unem às mesmas forças conservadores e golpistas que levaram o Brasil a uma ditadura militar em 1964 e a 21 anos de obscurantismo.

Alinho-me, aqui, àqueles que já subscreveram o documento pedindo a retirada do convite da LASA ao ex-presidente para falar sobre a evolução da democracia institucional, precisamente no momento mais frágil desse processo, quando o próprio Cardoso e seu partido “não hesitam em pôr em risco a paz interna e a democracia”.

O clima político no país se degenera, organizado por forças civis de centro, de direita e de extrema direita, com o apoio de ampla parcela da grande mídia e de juízes ligados a partidos políticos claramente insatisfeitos com o resultado das últimas eleições presidenciais. Esses grupos fizeram de um processo de impeachment uma tribuna de propagação de ideologias fascistas e apologia a crimes de tortura, extermínio, homofobia, misoginia, racismo de cor e de classe.

Seria uma honra atender ao amável convite para mostrar Retratos de identificação no LASA Film Festival em 2016. Mas, infelizmente, as circunstâncias atuais me impedem de fazê-lo.

Anita Leandro
Realizadora de Retratos de identificação


Leia também:
A pergunta que o PSDB precisa responder
PSDB e DEM farão parte de possível governo Temer
FHC defende que PSDB integre eventual governo de Michel Temer

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Wylie Postado em 06/May/2016 às 13:24

    Nao acho certo a atitude dela. Vai la! Mostra o seu filme, comece um debate sobre as questões que o seu trabalho aborda. Esse tipo de atitude só agrava ainda mais essa crescente polarização! Se fulano vai eu nao vou! Se fulano eh petista eu nao atendo e etc.

    • Anselmo Postado em 10/May/2016 às 15:48

      Não é questão de "se fulano vai eu não vou", não é uma intolerância partidária, ela não está deixando de cumprir um dever profissional por motivos partidários, ela não está ferindo nenhum código de ética ao recusar-se a participar de um evento que convida um golpista para um debate. É, como ela mesmo disse, um dever cívico, pois FHC representa toda a hipocrisia e toda a farsa que consiste o processo de impedimento da presidenta, representa o golpe contra a democracia, valor acima de qualquer coisa!

  2. Eliseu Postado em 06/May/2016 às 13:56

    Parabéns. Resta-nos alguma decência.

  3. Débora Postado em 06/May/2016 às 14:51

    Ela tem todo o meu respeito! Acho que o caminho é por aí, talvez a melhor forma de mostrar que esse novo "governo" golpista não tem legitimidade é através do boicote da população mais esclarecida...

  4. eu daqui Postado em 06/May/2016 às 15:01

    Aquele que vendeu seu próprio país a preço de banana pro capital privado só poderia memso ser tucano.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 06/May/2016 às 15:24

    Está correta. Onde entra um tucano, brasileiros de bem tem que sair. Especialmente sendo FHC. Cidadão brasileiro que se preze não respira o mesmo ar que esse traste.

  6. DANIEL Postado em 06/May/2016 às 15:51

    de todos os canalhas esse talvez seja um dos piores

    • poliana Postado em 06/May/2016 às 17:10

      talvez, não, COM CERTEZA!!!!!!!!!!!!!!!

  7. enganado Postado em 08/May/2016 às 18:24

    F U D E R O S A ! Choro de alegria em saber que ainda existem um punhado de pessoas honestas, honradas e livres que atuam para o público e não tem medo de expor a verdade dos fatos! Parabéns sra. Anita Leandro.

  8. enganado Postado em 08/May/2016 às 19:32

    Pois é são 7 GOLPES desde 1930 até 2016, ou seja, GOLPE-1930, GOLPE-1937, GOLPE-1945, GOLPE-1954, GOLPE-1964, GOLPE-1992 (COLLOR), GOLPE-2016. São 2016 - 1930 = 86 anos / 7 golpes = doze anos e três meses temos um GOLPE. Agora trocaram o """quepe""" pela """toga""", ou seja, teremos mais de 20 anos de PESADELOS: PERSEGUIÇÕES, TORTURAS, ASSASSINATOS, MORTES POR ACIDENTES, DESAPARECIMENTO DE PESSOAS, REPRESÁLIAS, DEMISSÕES SUMÁRIAS, AGRESSÕES A OPOSITORES EM VIA PÚBLICA, CERCEAMENTOS, ARROCHO AOS MAIS POBRES, PERDA DE BENEFÍCIOS SOCIAIS, IMPRENSA MARROM=MENTIRAS=FATOS INVERÍDICOS=Lula vai pedir asilo na Itália, CASSAÇÃO DE DIREITOS POLÍTICOS DE TODOS OS OPOSITORES DA ""PLUTOCRACIA do GOLPE""", OS JUIZES NÃO TERÃO MAIS COMPROMISSOS COM A CONSTITUIÇÃO E SIM O QUE FOR PEDIDO PELOS DITADORES, ... ETC. A coisa ser feia, e muito feia, caça as bruxas é pinto, pois o exército já está MUITO BEM COMPRADO e OBEDECE a WASHINGTON de olhos fechados. Aguardem! As lágrimas de sangues jorrarão dias e noites porque vão despedaçar o BRASIL, até virar braZil! Caro Paulo Henrique Amorim-PHA, o GILMAR MENDES e o DANIEL DANTAS vão correr atrás de Vc e de sua Filha, pois se proteja porque a rede Groubo é quem comandar a CENSURA, daí vão acabar com Vc! Vc falou verdades do Maior Pilantra que o BRASIL jamais teve em sua história=Roberto Marinho. Aguarde o troco! A Direita nunca esquece nada que os magoou. Até hoje fazem filminho do Bigode na televisão, pior aí sim, que ninguém esquece nada porque a judeuzada mata PALESTINOS como se fossem baratas, e o Bigode se torna santo diante do que fazem! FHC! Que DEUS o puna com sua infalível JUSTIÇA! braZil Pátria do ÓDIO e RETROCESSO. ___“” braZil, Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___“” Golpe é na gRoubo ””__ . __ "" braZil "" , Pátria DOS GOLPES!

  9. enganado Postado em 08/May/2016 às 21:39

    Pois é escutei de um coxinha qdo citei que haveria PESADELOS, porque a Avenida Paulista é chegada=igual aos procedimentos usados pelos USraHell em qq parte do MUNDO contra desafetos=inimigos=... etc: BOMBARDEIOS, MORTES, ASSASSINATOS SELETIVOS, DESTRUIÇÕES (dinamitar residências, escolas, armazéns, ...) e que no braZil a Direita através do exército TM*, PF_DB, Polícias Civis_DB, PM (estaduais)_DB, após o GOLPE-2016 haveria contra os 7P´s, PERSEGUIÇÕES, TORTURAS, ASSASSINATOS, MORTES POR ACIDENTES, DESAPARECIMENTO DE PESSOAS, REPRESÁLIAS, DEMISSÕES SUMÁRIAS, AGRESSÕES A OPOSITORES EM VIA PÚBLICA, CERCEAMENTOS, ARROCHO AOS MAIS POBRES, PERDA DE BENEFÍCIOS SOCIAIS, IMPRENSA MARROM=MENTIRAS=FATOS INVERÍDICOS=Lula vai pedir asilo na Itália, CASSAÇÃO DE DIREITOS POLÍTICOS DE TODOS OS OPOSITORES DA ""PLUTOCRACIA do GOLPE""", OS JUIZES NÃO TERÃO MAIS COMPROMISSOS COM A CONSTITUIÇÃO E SIM O QUE FOR PEDIDO PELOS DITADORES, PRENDER LULA e DILMA (se possível tortura MENTAL para ocasionar o suicídio), ... ETC, e me respondeu que iriam fazer o mesmo sem tirar uma vírgula, e foi mais além, ainda frisou que o ataque ao Chico Buarque, Abreu, ...etc foram apenas um drink leve do que vem por aí. Ainda me gozou que a Direita NÃO faria OMELETES SEM QUEBRAR OS OVOS! Gostaram? Preparem o lombo e escondam suas filhas, esposas e mamães!

  10. Aristóteles Postado em 08/May/2016 às 23:13

    Parabéns, Sra. Anita, por nos dar a honra de ser tão verdadeira, tão brasileira! Obrigado, pois, dividir espaço com esse traste chamado FHC, não deve ser fácil! As pessoas de bem não merece isso!

  11. Ulisses Postado em 10/May/2016 às 12:32

    Esqueceu de mencionar que onde tem tucano tem violência policial, que é militariza e impune. Vide o exemplo de São Paulo, a PM que mais mata no Brasil!. Evitemos, sim, os filhotes da ditadura.

  12. Pedrão Postado em 10/Oct/2016 às 09:00

    Parabens,Amiga Anita,voce fez muito bem não dividir espaço com esse bandido sem vergonha que arrochou os salarios dos Brasileiros com o Plano Real, ainda achava que era o cara o pomposo metia Chifre na dona Rute e tomava Chifre da Miriam Dutra, pois o filho que ela tem não é dele,e ele trata do menino ate hoje em dia pagou estudo e deu um AP pra ele na Espanha, claro com nosso dinheiro,por isso voce fez muito bem,assim todas Brasileiras tivessem a sua coragem,esses tipos de Politicos tem que sumir do Brasil, Valeu Anita,Grande Abraço.