Redação Pragmatismo
Compartilhar
Bolsa Família 20/May/2016 às 11:43
18
Comentários

“Pente-fino” de Temer no Bolsa Família pode colocar Brasil no Mapa da Fome

Cortes no Bolsa Família podem colocar o Brasil de volta no Mapa da Fome e tirar crianças da escola. Governo Temer afirmou que promoverá um “pente-fino” no programa social, com cortes que podem chegar a 30%

bolsa família michel temer

A presidente afastada Dilma Rousseff respondeu perguntas de internautas pelo Facebook, prioritariamente sobre o Bolsa Família, para o qual traçou expectativas. “Quase todos os países desenvolvidos possuem programas similares, que se tornam mais importantes ainda durante crises econômicas”, disse.

Afastada da presidência na última quinta-feira (12), pelo Senado Federal, Dilma estava acompanhada da ex-ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A pasta foi modificada para Desenvolvimento Social e Agrário, e a ministra, substituída por Osmar Terra (PMDB-RS).

Uma das primeiras questões respondidas foi sobre novas políticas em relação ao benefício. Em entrevista recente, o ministro nomeado pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB), disse que promoverá um “pente-fino” no Bolsa Família.

“Me responda o que seria esta reavaliação no Bolsa Família que o ministro falou. Isso poderá cortar benefícios”, questionou uma internauta. Dilma disse: “É verdade. Eles têm falado muito em cortar benefícios. Com o Bolsa Família, falam de cortar de 10% a 30%. Isso significa 4,7 milhões até 13 milhões de pessoas. Veja, eles falaram até em deixar só 5% das pessoas no programa (…) Se o programa for focado apenas neste número, vamos ter a seguinte situação catastrófica: a cada 30 minutos, 22 crianças deixariam de frequentar a escola”.

A presidente lembrou que o programa exige do beneficiado que seus filhos estejam matriculados no ensino regular. “Hoje, nós temos 17 milhões de crianças e jovens frequentando regularmente a escola graças ao Bolsa Família. Por isso, ficamos preocupados com os cortes”, afirmou.

De acordo com Dilma, o programa além de estimular a educação, fortalece a geração de renda através do trabalho. “Mais de 70% dos adultos trabalham, o mesmo percentual dos adultos que não recebem o programa. Assim, é um preconceito muito difundido por aqueles que querem acabar com o programa achar que quem recebe o benefício não trabalha. O Bolsa Família, para muitos, é um complemento de sua pequena renda, para outros, é a única renda que têm e a diferença entre ter alimento ou não”, afirmou.

Dilma também falou sobre a fome no país. De acordo com as Nações Unidas, nos últimos 12 anos de governo do PT, o país reduziu em 82% o número de famintos, saindo do Mapa da Fome da organização. Ao ser questionada se existe risco de o país retornar para o cenário anterior, disse: “É claro que se houver corte no programa há o risco de voltarmos ao passado. É com orgulho que podemos dizer que nasceu no Brasil a primeira geração de crianças livres da fome e na escola. Não podemos permitir retrocessos”.

Dilma afirmou ser preconceito achar que pessoas se acomodam. “Para ter uma ideia, quase 1 milhão de adultos do Bolsa Família fizeram cursos de qualificação profissional com o Pronatec. Quase 70% são mulheres. Isso mostra que as pessoas sempre querem melhorar de vida.”

Também foi abordada a questão do recadastramento obrigatório para as famílias do programa. “Um dos mecanismos de controle é que os beneficiados, a cada dois anos, têm que atualizar o seu cadastro. Neste ano, 606 mil famílias declararam que tinham melhorado de renda. Isso mostra que a população não considera o Bolsa Família um ‘projeto de vida’ e quer continuar avançando”, disse.

Por fim, a presidente fez um balanço do legado do Bolsa Família. “Você consegue imaginar como será o Brasil com adultos que, quando crianças, se alimentaram adequadamente, frequentaram a escola, tiveram acompanhamento de saúde, foram vacinadas? Serão certamente adultos que conseguiram completar sua educação acessarem a universidade. Haverá uma quebra do ciclo de pobreza e eles certamente não vão repetir a história dos seus pais. Será um país melhor”, afirmou.

Descontraída, a Dilma agradeceu as mensagens em defesa de seu mandato, da democracia e contra o golpe, e chegou a postar a música Apesar de Você, de Chico Buarque. “Seguimos na luta”, concluiu.

RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo F. de Assis Postado em 20/May/2016 às 15:34

    O objetivo da turma do golpe é esse mesmo. Voltar o Brasil para o mapa da fome, e festejar com champanhe Veuve Clicquot, uísque escocês e garrafas de vinho que custam 5000 reais a infelicidade do povo brasileiro. Desconfio que eles cogitam cancelar as eleições de 2018 e se manterem através do golpe, pois se tivessem medo da reação do povo não fariam isso.

    • Rita Candeu Postado em 21/May/2016 às 11:00

      eu tbm acho que - se Temer continuar no poder - necas de eleições em 2018 não "lutaram" tanto pra ficar 2 anos

    • Sérgio Carneiro Postado em 21/May/2016 às 18:00

      Brilhante comentário. Esse golpistas querem fazer os que os Castros fizeram com Cuba, que o Maduro faz na Venezuela, que Cristina queria fazer na Argentina. Pensamento muito lucido e meus parabéns.

  2. João Paulo Postado em 20/May/2016 às 15:47

    “Você consegue imaginar como será o Brasil com adultos que, quando crianças, se alimentaram adequadamente, frequentaram a escola, tiveram acompanhamento de saúde, foram vacinadas? Serão certamente adultos que conseguiram completar sua educação acessarem a universidade. Haverá uma quebra do ciclo de pobreza e eles certamente não vão repetir a história dos seus pais. Será um país melhor” Dilmãe ensinando o óbvio com concisão e clareza solares. Os detratores do programa focam em tornar certos pais beneficiários em figuras caricatas. Basta uma breve pesquisa no youtube. Esquecem que o programa não é feito para adultos necessitados ou vagabundos (sim, isso existe aos montes). E sim para que crianças sejam inseridas no contexto escolar e possam quebrar seus ciclos de pobreza, miséria, fome e, acredito que principalmente, uma mentalidade deturpada sobre o mundo. Possivelmente, a intenção do capacho do Tio Sam é acabar com o programa e fuzilar os "7 P's". Mas realmente é necessário um pente fino, pois há cidades do interior nas quais TODOS os habitantes, independentemente de filhos ou hipossuficiência econômica, recebem o benefício.

  3. poliana Postado em 20/May/2016 às 16:47

    este é apenas o começo...nenhuma surpresa!

    • enganado Postado em 21/May/2016 às 10:06

      Cara poliana. Pente Fino?!? Vão pegar essa grana e desviar para construções no MORUMBI, compra de Aptos em Miami, propriedades na eUSropa, quintas em Portugal, engordar contas bancárias no exterior, ...etc. Aliás isto é o melhor que a Direita sabe fez/faz/fará com a GRANA que SEMPRE roubaram. E alguém duvida que os GOLPISTA estão preocupados com os 7P´s=POBRES, PRETOS, PROSTITUTAS, PERIFÉRICOS, PROFESSORES, PETISTA e PATRIOTAS, porra nenhuma! Agora que o PODER voltou para nossas mãos, com garantia do tal de exército, NUNCA mais o PT nos toma o PODER desta Espelunca chamada de ___braZil__. GOLPE-2018! Esperem pra ver! Fodam-se quem NÃO gostar! VALA! Com boca cheia de formiga! ___“” braZil, –– slogan –– ___””””” ÓDIO e RETROCESSO ””””___ ___“” braZil,__Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ””___ ___”” GOLPE-2018 “””, PLUTORACIA Eterna___ ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  4. José Ferreira Postado em 20/May/2016 às 17:00

    O fato do Brasil voltar ao mapa da fome, depois dessa auditoria, indica que a saída do país desse mapa foi uma grande obra de ficção. É como ganhar uma corrida de 100m rasos dopado.

    • João Paulo Postado em 20/May/2016 às 21:09

      Não consigo imaginar como "não sentir fome" possa ser obra de ficção ou objeto sofismo. Ah, esqueci, você é o supra sumo da burrice, um coxinha infeliz com catupiry.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 20/May/2016 às 18:02

    É a "Pinguela para o Passado" de Temer. Retrocesso de 10 anos. E é apenas o começo das dores. A mão do Temer que segura a caneta chega a tremer. """Me solta que eu to vendo livre leve e solta uma conquista social do povo brasileiro e tenho que tirar...me larga""". Agora é pobre voltando pro lugar que, na visão de muitos braZileiros, jamais devia ter saído. Brasileiro humilde bom, pra esses canalhas, é brasileiro humilde que morre de fome. Acreditem ou não, tem quem esteja feliz com isso.

  6. pedro Postado em 20/May/2016 às 20:49

    Voce tem toda razão Eduardo Ribeiro,não sei se voce viu uma foto na net, em que tem uma negra que recebe o bolsa familia e Maite Proença que recebe 13,5 mil de pensão vitalicia, porque o pai dela era militar,e Ela ainda mete o pau nas pessoas que recebem o bolsa familia,da para acreditar? só por Deus mesmo.

  7. Deisi Postado em 21/May/2016 às 02:36

    O Temer juntamente com psdb, serão os maiores cabos eleitorais do Lula em 2018.

    • Rita Candeu Postado em 21/May/2016 às 11:04

      isso se tiver eleição em 2018 duvido muito que tenham eleições se Temer se manter no poder tanto trabalho para ficar 2 anos? em 2 anos não dá tempo de vender tudo bem baratinho e embolsar fábulas de "comissão"

      • enganado Postado em 22/May/2016 às 23:11

        Rita Candeu, nota 10! Com LOUVOR! O novo "BOB FIELD" = "Joseph çERRON "" vai destroçar o que ainda resta do __braZil __ , pois 5 TRILHÕES de Dólares são os valores das estatais que sobraram do desgoverno=roubalheira do Ali Babá=FHC e seus 4.000 Ladrões. O que mais gostaria que secasse o tal exército do __braZIL__ como FHC fez, ou seja, rebaixou-os a """Pó de Merda""" ((qq milico sabe disto e são covardes porque escondem da população a mingua que passaram com fdp do FHC)), aliás o que sempre foram, o BRASIL (desta vez com (S)) é um mero detalhe e não vai ao caso. Bom mesmo são os Anglo-SIONISTA e os Ladrões da DIREITA. Quem cala consente! Entenderam????

  8. Ricardo Soares Postado em 21/May/2016 às 04:03

    Já fizeram inúmeras auditorias nos órgãos do executivo, legislativo e judiciário da união, estados e municípios, onde encontraram milhares de servidores públicos ganhando salários acima do teto constitucional das esferas que representam. Só os super-salários do judiciário federal, onde juízes aposentados ganham mais do que o dobro dos ministros do STF, daria pra substituir pela a arrecadação da CPMF. Esses dados foram apurados, revelados, mas não vi nenhum coxinha podre protestando contra isso. É mais fácil pedir a extinção do MinC e o fim do Bolsa-Família e continuar a pagar para burgueses escrotos, que mesmo aposentados, e na ativa também, continuam mamando nas tetas do governo.

    • Rita Candeu Postado em 21/May/2016 às 11:07

      mas coxinhas são podres mesmo não reclamam das Bolsa Dondoca nem das Bolsa paletó, moradia e demais mamatas dos funcionários públicos de alto escalão isso a midia não fala isso a oposição não reclama portanto os trouxinhas (novo modo de chamar os coxinhas) são o que são, acéfalos e repetidores de discurso raivoso

      • enganado Postado em 22/May/2016 às 23:14

        Cara Rita Candeu. Não é mais ""COXINHAS"", agora são os ___""" TROUXINHAS """___, são massas de manobras, cabos de guerras, buchas de canhão, bobos da corte, babacas de plantão, inocentes úteis, ... etc

  9. sandro Postado em 21/May/2016 às 07:15

    Não precisamos de pobres nas escolas,é muito gasto,vamos manter os 5%,que é pra ninguém morrer de fome,tá bom barbaridade.

    • enganado Postado em 22/May/2016 às 23:22

      Caro sandro. O lema do P$$$DB/DEM é que """Educação é coisa do passado""", pois qto mais burra/ignorante/humilde for a população, melhor para roubar, pois rede gRoubo se encarrega de embroma-los com programas tipo Faustão. O ___braZil __ é um mero detalhe e não vai ao caso. Vc acredita que os GOLPISTAS-2016 estão preocupados com os 7P´s? Fodam-se eles, porque o exército, PF_DB e PM´s garantem a repressão/tortura/mortes.