Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 24/May/2016 às 18:13
10
Comentários

Papa Francisco se diz preocupado com “golpes brandos” na América Latina

Em reunião com bispos da América Latina, papa Francisco diz se preocupar com “golpes brandos” que estão acontecendo na região

papa francisco golpe brasil

O papa Francisco afirmou que alguns países da América Latina podem estar passando por um “golpe de Estado brando”, durante encontro com membros da presidência do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Segundo o secretário-geral adjunto da Celam, Leonidas Ortiz L. Pbro, o pontífice mostrou preocupação com os problemas sociais da América Latina, dentre eles os conflitos sociais, econômicos e políticos vividos por países como Venezuela, Brasil, Bolívia e Argentina.

Sobre o Brasil, o Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, disse em entrevista à rádio Vaticano que o papa perguntou sobre a situação do país e mostrou-se preocupado. Neste mês, o papa pediu “harmonia” e “paz” para o Brasil superar “momentos de dificuldade”.

Eleições nos EUA e carências na América Central

Segundo o secretário-geral adjunto da Celam, o pontífice também expressou preocupação com as eleições dos Estados Unidos e com as carências enfrentadas pelas populações do Haiti e da República Dominicana, além de celebrar o avanço do processo de paz na Colômbia.

No último mês, o papa convidou Bernie Sanders para visitar o Vaticano. O pré-candidato a presidente dos EUA afirmou que admira Francisco porque ele “deplora a idolatria pelo dinheiro” em muitas sociedades.

“Sou um grande fã do papa. Evidentemente, há temas que discordamos, sobre os direitos das mulheres, dos homossexuais, mas ele joga um papel incrível, no sentido de dar uma dimensão moral à economia”, disse.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. C.Pimenta Postado em 24/May/2016 às 20:39

    Se o Brasil conseguir superar esta gravíssima violência que está sendo cometida com este Golpe de Estado que cancelou o Estado Democrático de Direito e, em última análise, atingiu em cheio nossa jovem Democracia, é preciso que o Congresso Nacional proponha e aprove uma lei que criminalize com o rigor necessário qualquer conspiração contra o Estado brasileiro, sua Constituição e a ordem democrática; de preferência numa PEC que se torne cláusula pétrea na Carta Magna, incluindo a qualificação desses conspiradores como traição à pátria principalmente quando são evidenciadas conexões com outros países precedendo o golpe. Senão será um eterno vai e vem da Democracia em nosso país e sua venda pelos entreguistas de sempre. É para ontem.

  2. diogo Postado em 25/May/2016 às 06:53

    De repente a esquerda virou católica fervorosa.

    • Deisi Postado em 25/May/2016 às 13:03

      Eu sou de esquerda e católica fervorosa.

    • Ricardo Postado em 25/May/2016 às 15:52

      De repente, quem sabe, vc lê a Bíblia?! De repente, quem sabe, leia sobre um tal de Jesus?! "E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira" (Lc 3, 10-11). Não é contraditório ser cristão e de esquerda: o que é contraditório é ser um opressor filho da puta e segurar a Bíblia.

      • Deisi Postado em 25/May/2016 às 18:16

        Ricardo obrigada, já ouvi muito, católica fervorosa de esquerda, como se fosse algo impossível. Os anos vividos me fizeram percerber que é possível. Sou de esquerda desde 1979, já no final dos tempos de chumbo, na adolescência. Uma amiga me mostrou que ser de esquerda era maravilhoso, me convenceu, jamais mudei. Hoje consigo conciliar religião e ideologia, não acho que sou aberração. Justamente por causa.desse Jesus, que vivia com prostitutas, condenava os fariseus. Não é difícil, meus ouvidoss tem filtro, hoje aos 55 anos sei o que agrada a Deus.Hoje depois de um momento de grande dor, resolvi participar da Pastoral Social, onde levamos comida para moradores de rua, um trabalho maravilhoso e gratificante. Achei que eu estava fazendo o bem aos que vivem a margem e nnguém exerga, mas a experiência me fez perceber que que faz o bem a nós são eles.Disse tudo! Contraditório não é ser de esquerda e cristã, contraditório é colocar a bíblia embaixo do subaco e oprimir. Mais uma vez obrigada.

    • Luis Postado em 09/Jun/2016 às 15:54

      O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta fazer? " Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo que tens, dê o dinheiro ao pobres, e você terá um tesouro no ceu. Depois, venha e siga-me." Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. Então Jesus disse aos discípulos: "Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Ceu. E garanto, ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. ,

  3. Deisi Postado em 25/May/2016 às 07:41

    Sou feliz por ter o Papa Francisco como representante da minha igreja, um progressista que mesmo em sua humanidade mantém a coerência de um cristão. Estou muito triste com minha igreja local, também não poderia ser diferente, afinal moro numa cidade com um grande número de reacionários.Resolvi dar um tempo, ultimamente mão tenho frequentado, porque o padre da minha paróquia é da renovação carismática, ala exatamente reacionária que não condiz com ensinamentos de Jesus. Continuo só na pastoral social, onde procuro exercitar o amor cristão.

  4. Denisbaldo Postado em 25/May/2016 às 10:54

    É noiz Papa, tamu junto!

  5. Thiago Teixeira Postado em 25/May/2016 às 14:20

    Grande velho!!!!!!!!!!!!

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2016 às 14:35

    Melhor Papa da história do mundo. Papa Vermelho, Chicão das Massas.