André Falcão
Colunista
Compartilhar
Corrupção 24/May/2016 às 09:15
26
Comentários

O silêncio ensurdecedor das panelas

Se eram anticorruptos e patriotas os paneleiros verde-amarelos da CBF, por que diabos não se ouve agora o bater de suas panelas? Vergonha? Hipocrisia?

panelas corrupção hipocrisia impeachment golpe

André Falcão*

A campanha anti-PT tem dois viés fundamentais: a direita, usando com escancarada hipocrisia o discurso anticorrupção, e os paridos pela manipulação midiática (os “inocentes úteis”).

Frente ao horror que desde o afastamento da presidenta se testemunha, avulta ensurdecedor o silêncio (envergonhado ou cúmplice) dos autoalardeados patriotas, paneleiros travestidos com a camisa da CBF (Movimento Brasil “Livre”, suprema ironia, à frente).

Na linha de frente do golpe, o presidente interino traidor, conspirador e ficha-suja. Nomeou ministério de homens brancos, e líder réu em ações penais no STF ─ investigado em inquéritos (um por tentativa de homicídio), além de condenado por improbidade administrativa.

Ao menos sete de seus ministros são investigados pela Justiça, alguns pela Lava Jato.

Extinguiu Ministérios da Cultura (voltou atrás depois de muita pressão), das Mulheres, da Previdência Social e da Igualdade Racial, e já acena com a redução de vários programas sociais, fim da aposentadoria, privatização, extinção do SUS, entrega do Pré-Sal ao capital internacional, desarticulação do MERCOSUL e, pasmem, do BRICS.

Para a imprensa internacional, o país sofreu um golpe. Vergonha!

Aí eis que, ontem (23/05), pelo vazamento de conversa gravada semanas antes do impeachment, entre o Ministro Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o golpe restou escancarado. Não vou transcrevê-la (está na internet).

Repercuto, apenas: onde eles dizem que com a Dilma não haveria jeito de barrar a Lava Jato!

“Tem que ter um impeachment”, disse um. “Tem que ter o impeachment. Não tem saída”, reforçou o outro.

Aécio, segundo eles, seria o primeiro a ser “comido” pela Lava Jato.

O STF foi incluído no “grande acordo” para o golpe.

Lembrei-me do depoimento do insuspeito Procurador Carlos Fernando, da Lava Jato, que em final de março afirmou que o PT jamais interferira na PF e no MPF.

Por muito menos, Delcídio foi preso e perdeu o mandato. Aliás, Cunha, amigo de Temer, segue solto.

Aí, as perguntas que não querem calar: se eram anticorruptos e patriotas os paneleiros verde-amarelos da CBF, por que diabos não se ouve agora o bater de suas panelas? Envergonhados, porque se sabem agora manipulados midiáticos? Hipócritas?

Ora, cúmplices do golpe, o mínimo que lhes restaria seria desculparem-se com aquela sobre quem não paira a mínima mancha de corrupção. Ou continuem mudos. Porque o golpe… já era.

*André Falcão é advogado e autor do blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Helena Postado em 24/May/2016 às 09:51

    O presidente interino ficha-suja também extingui com um outro ministério, de extrema importância para o país, que o ministério da ciência e tecnologia, MCTI.

  2. Lopes Postado em 24/May/2016 às 09:55

    Porra! Existem panelas em todas as casas. Os incomodados com o silêncio, sintam-se à vontade.

    • Denisbaldo Postado em 24/May/2016 às 12:35

      Não meu amigo, nós usamos as urnas para protestar.

      • Mauro Postado em 24/May/2016 às 15:32

        o pior é que nem originais eles são, copiaram dos hermanos! Os coxinhas viraram trouxinhas

    • Vanderlei Postado em 24/May/2016 às 12:50

      da minha casa esta toda cheias, fruto da era dilma & lula

    • Walter Postado em 24/May/2016 às 13:02

      Tás com as panelas no silêncio agora em?

    • Carlos N Mendes Postado em 24/May/2016 às 17:02

      Cumplice ou envergonhado, caro?

    • Ricardo Postado em 09/Jun/2016 às 16:22

      A questão não é essa. A questão é a moralidade envolvida na questão. Para os kantianos, por exemplo, a moralidade não depende apenas da ação, mas de seu MOTIVO. Por exemplo: imagine o caso de um pequeno vendedor que faz a venda a uma criança pequena e, em razão do pagamento, deva dar o troco, podendo facilmente enganar a criança; o fato de dar o troco corretamente, por si só, já é suficiente para decretar a moralidade do ato? Para os kantianos, não: deve-se investigar o motivo que o fez dar o troco. Se ele der o troco à criança pensando que, do contrário, seria descoberto pelos pais e que estes comentariam na vizinhança e, por conseguinte, perderia clientes (e dinheiro), fez a coisa certa, embora não pelo motivo correto, de modo que não se pode dizer que agiu moralmente. Em resumo: não basta fazer a coisa certa, mas deve-se fazê-la pelo MOTIVO certo. Esse é o problema crucial de toda a corrupção no Brasil (em todas as esferas, e não só na alta cúpula política). Qual o problema dessa concepção de moralidade (que, a propósito, acho a mais adequada, o que é comum entre os protestantes)?! É que vc não tem como "entrar na cabeça" do sujeito, não tem, na maioria das vezes, como perceber qual o motivo que o fez realizar tal ato (o que te impede de classificar o ato como moral ou não). Na maioria das vezes, MAS NÃO SEMPRE. Às vezes (talvez por burrice do próprio sujeito), o seu comportamento "entrega" qual o motivo que o fez tomar certa atitude, e é isso que está sendo sublinhado: por coerência lógica, se se batia panela "contra a corrupção" do governo Dilma, deveria se bater panela também agora, porque a corrupção é inegável (nem é preciso muito esforço: basta lembrar dos áudios do Jucá). Se não está se batendo panela, é porque não foi por este MOTIVO, mas por outro. Se foi por outro que não a corrupção, então não se importa com a corrupção, e isso, por si só, já demonstra a IMORALIDADE do ato (até porque está usando o "discurso anticorrupção" não para combater a corrupção, que é sua finalidade, mas para conseguir outra coisa - curiosamente o conceito exato de corrupção!). Isso sem contar o próprio impeachment: como processo criado para afastar Presidente que cometeu crime de responsabilidade, uma vez que a votação na Câmara revelou outros MOTIVOS ("a meus filhos", "a Deus" ou "aos corretores de seguros"), está provado o DESVIO DE FINALIDADE, o que é, nada menos, que a CORRUPÇÃO do instituto do Impeachment. Mas esse é um problema que não interessa a ninguém, porque não é perfeitamente compatível esse critério de moralidade com o capitalismo: se vc é médico para "ganhar dinheiro", é um imoral e corrupto, por mais competente que seja, porque a carreira do médico serve para salvar vidas. Todo o "raciocínio de mercado" estaria em risco.

  3. Joe Mento Postado em 24/May/2016 às 09:59

    Em qualquer sistema democratico civilizado se dá pelo menos 1 mês de tempo para que o novo governante se ajuste ao cargo e mostre ao que veio. Se a corrupção continuar e se tentativas de barrar a Lava Jato continuarem, com certeza você verá a população protestando.

    • poliana Postado em 24/May/2016 às 13:47

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....é muita hipocrisia!!!! em menos de um mês na interinidade, o GOLPE foi totalmente exposto e desmascarado, e vc vem com essa conversinha dedar um tempo, pelo menos um mês pro "novo governo"??? é muita HIPOCRISIA!!! 1000x kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eduardo Ribeiro Postado em 24/May/2016 às 16:55

      O sistema democrático foi a primeira vítima do processo, foi estuprado. Não temos a figura de "novo governante", temos um USURPADOR. E governo golpista não tem "prazo de ajuste". E o que é "SE a corrupção continuar"?? Você é uma criança ingênua ou um joemento mesmo? Porque pra achar que existe a chance dela sumir em 1 mês de um governo golpista, tem que ser muito um dos dois.

    • Pedro Postado em 24/May/2016 às 19:14

      Ah, pelo amor de Deus. O pessoal que bateu panela precisa de mais o que para saber que o Eduardo Cunha é o bandido mor da republica? Para acreditar que o temido e poderoso Lula é bandido basta o que diz a Globo e a Veja? Para acreditar que a turma que tomou o poder é corrupta precisamos colocar GoPro's nas cabeças deles e so acreditar vendo?

  4. Gustavo Horta Postado em 24/May/2016 às 10:49

    QUEM PODERIA IMAGINAR ALGO ASSIM??? IRONIA, SARCASMO… OUÇA A SONORA NO ARQUIVO ABAIXO. OUÇA SÓ PARA SATISFAZER SUA CURIOSIDADE! É UMA QUADRILHA É UM GOLPE! E QUE GOLPE! TAL QUAL O FOI NO PARAGUAI. TAL QUAL O FOI EM HONDURAS! FILASDAPUTA! CAMBADA DE FIÉDAPUTA! "PORRAAAA! VAZA PRA MIAMI, CARAI! VAZA PRA MIAMI!! VOCÊS VÃO BATER PANELAS NA NA PQP!" >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/23/porraaaa-vaza-pra-miami-carai-vaza-pra-miami-voces-vao-bater-panelas-na-na-pqp/

  5. Gustavo Horta Postado em 24/May/2016 às 10:59

    QUEM PODERIA IMAGINAR ALGO ASSIM??? IRONIA, SARCASMO… OUÇA A SONORA NO ARQUIVO ABAIXO. OUÇA SÓ PARA SATISFAZER SUA CURIOSIDADE! É UMA QUADRILHA! É UM GOLPE! >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/23/porraaaa-vaza-pra-miami-carai-vaza-pra-miami-voces-vao-bater-panelas-na-na-pqp/

  6. Phelipe Postado em 24/May/2016 às 11:01

    Eles ainda não bateram panela porque a mãe GLOBO ainda não "mandou".....

  7. Leonardo Postado em 24/May/2016 às 11:25

    Nem a maioria dos coxinhas sabe que essa guerra só tem dois lados: as elites x resto da nação. A tragédia dessa manipulação de que eles foram vítimas voluntárias, digamos assim, é que eles assimilaram bem o discurso odiento disseminado pelos "formadores de opinião", quais sejam: Globo, Veja, Estadão, Época, e algumas figuras que insistem em transformar as redes sociais em vias de semeadura de ódio. O problema da corrupção jamais esteve em sua lista de preocupações.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 24/May/2016 às 11:59

    Ah, mas é que está tudo bem. Vejam: já que o PT foi afastado e 54 milhões de votos foram pras picas sem motivo, nós já estamos livres da corrupção. A Globo e a Veja e o MBL não mandaram bater panela nem vestir a camiseta amarela da CBF. O pato da FIESP tá murcho. O Presidente Zero Voto disse que a hora é de foco no trabalho. Tem a Pinguela Para o Passado, e a mulher dele é uma deusa loira que representa a verdadeira mulher brasileira. Ah, e ele sabe usar mesóclise. Então...está tudo bem....e por isso eu só ouço o som do silêncio.

  9. Pedro Postado em 24/May/2016 às 12:21

    Qual é o plural de "viés"?

  10. RIcardo Mezavila Postado em 24/May/2016 às 13:02

    Tá feliz, pato? A polícia federal, o MP e todos os órgãos da justiça estão fortalecidos depois que a Presidenta Dilma Rousseff apoiou as operações contra a corrupção. Prova disso foi a gravação reveladora do ministro do planejamento, Romero Jucá que, claramente, disse que para obstruir a operação lava jato, só derrubando Dilma e colocando Temer. Disso sabíamos e denunciamos desde outubro de 2014, quando a oposição, não conformada com as sucessivas derrotas nas urnas, partiu para o GOLPE parlamentar. Agora o ex-ministro provisório repicou aquilo que vínhamos dizendo: “Tem que derrubar o governo para estancar essa sangria”, ou seja, acabar com as operações e salvar suas peles. Parte da população que sempre viveu na acomodação política, mas que pediu 'fora Dilma', tinha que fazer uma reflexão para entender que a democracia foi violentada, que os meios de comunicação são parciais, assim não seriam manipulados novamente. Esse governo provisório é uma vergonha, uma falta de ética, uma enorme farsa financiada pela FIESP, pelos setores conservadores e a mídia. Os integrantes desse governo GOLPISTA estão entrando pelas portas dos fundos em todos os eventos que participam, dentro e fora do país. Espero que esse momento sirva para que as pessoas, antes de apoiarem movimentos desse porte, analisem os lados, leiam sobre a história e, principalmente, ouçam as opiniões divergentes. O risco de estar nas ruas de mãos dadas com fascistas, racistas, misóginos, neonazistas, gritando uma palavra de ordem, é uma possibilidade real. Se alguém tinha dúvidas sobre o GOLPE... Ricardo Mezavila.

  11. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 24/May/2016 às 13:05

    papagaios de piratas,agora com vergonha,porque viram que foram enganados,a globo manda e todo mundo sai repetindo igual papagaio de pirata,agora pelo menos poderiam pedir desculpas às pessoas que não queriam o golpe,será que a ministra do supremo ainda vai querer que a dilma va se explicar quanto a palavra golpe,porque agora a dilma tem um vasto material para explicar,seu hipócritas golpistas.vocês juntamente com a globo acabáram de escrever mais uma página na história brasileira na qual serão reconhecidos como"golpistas".

  12. Deisi Postado em 24/May/2016 às 13:20

    Os trouxinhas (ex coxinhas) estão tão envergonhados, que escondetam as panelas no fundo do armário, as camisas da CBF nas gavetas. Só a hipocrisia e a cara de pau eles não conseguem esconder.

    • poliana Postado em 24/May/2016 às 19:46

      ressaca moral é osso, deise. estão todos morrendo de vergonha! não conseguem nem olhar na nossa cara. seria cômico se n fosse trágico!

  13. sandro Postado em 24/May/2016 às 14:01

    Outubro de 2018 eles voltam a bater panela.

  14. Angela Maria Lemos GUimar Postado em 24/May/2016 às 14:26

    bravoooooooo, belíssimo e sucinto artigo em um assunto tão imenso e complexo.

  15. Sandra Moreira Postado em 24/May/2016 às 15:07

    Bah! Execelente tua colocação. Quanto a pedir desculpas Dilma acho utópico por que estás pessoas se julgam muito superiores e donas de verdade é infelizmente para todos nós pois, por causa deste antipetismo vão com certeza enterrar suas cabeças no chão como avestruzes só para não serem o braço e torcer. Aliás creio que este fenômeno do antinpetismo deveria ser alvo de amplos estudos antropológicos e psicológicos para que se pudesse entender o que vai na cabeça destas pessoas.

  16. EURIVALDO SILVA Postado em 20/Jun/2016 às 17:39

    O PRESIDENTE INTERINO FOI ELEITO COM OS MESMOS VOTOS DA PRESIDANTA EU NAO SEI MENTIR