Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 19/May/2016 às 09:33
12
Comentários

Jornal afasta colunista que divulgou nota sobre Marcela Temer e feministas

Gilberto Amaral afirmou que o governo Temer não precisava de mulheres ocupando cargos de chefia, pois a beleza da esposa do presidente interino já era o suficiente para representar “o charme e a elegância da mulher brasileira”. Jornal divulgou um pedido de desculpas e suspendeu o colunista

marcela temer feministas beleza

Revista Fórum

O colunista Gilberto Amaral, do Jornal de Brasília, foi suspenso por sete dias após a repercussão de uma nota considerada machista, que foi ao ar na segunda-feira (16).

A publicação, com o título “Feministas”, afirmava que a beleza de Marcela, esposa do presidente interino Michel Temer, já era o suficiente para representar “o charme e a elegância da mulher brasileira”.

O comentário de Amaral surgiu depois que o governo foi criticado pela falta de diversidade na formação dos ministérios, que não possuem nenhuma mulher no comando. As declarações do colunista viralizaram na internet e renderam uma enxurrada de comentários acusando o veículo de misoginia.

Confira a nota completa do Jornal de Brasília, que se retratou com os leitores.

Foi uma vergonha. Nenhuma palavra de desculpa pode minimizar a intensidade com que uma nota publicada hoje pelo Jornal de Brasília afetou cada uma das mulheres do nosso Brasil. Aqui lidamos com palavras que podem ter a mesma força que uma imagem exibida na televisão. Nós vimos isso. Sentimos isso.

Eu sei disso. Vivo isso. Ninguém liga se o trabalho é feito sem maquiagem, com o cabelo bagunçado ou de tênis. Ou não deveriam ligar. O que deve importar é o trabalho, a competência, o que é publicado diariamente nas linhas do impresso que persiste, apesar dos golpes das diversas crises. E o que foi publicado me envergonhou como mulher, como profissional, como brasileira.

Escrevo aqui em primeira pessoa para demonstrar, em nome das mulheres da redação, a indignação, a revolta e a tristeza com um pensamento misógino que saiu no próprio veículo em que trabalho e que escancarou falhas. Falhas de conceituação, de responsabilidade e de empatia. Jamais deveria ter sido publicado.

A vergonha foi tanta que, por momentos, ficamos sem reação. O erro estava claro e estampado na página 14 da edição impressa desta segunda-feira, 16 de maio, que logo espalhou indignação pelas redes sociais – local mais que apropriado e democrático para confirmar o pecado. Fomos bombardeados e concordamos com quase todos os questionamentos. Acho que, ao fim do dia, teremos várias lições.

Como jornalistas, compreendemos que erros devem ser admitidos. Como mulheres, que temos força para questionar retrocessos e para lutar por espaço e direitos. Como cidadãos, que a democracia só existirá por completo quando houver representação feminina em todos os âmbitos da sociedade. Ainda não passamos da ponta do iceberg do problema.

Marcela Temer é linda, sim. Mas, sozinha, não representa a mulher brasileira. A mulher brasileira não tem um perfil. Tem vários. São várias. Somos várias. Por muito tempo, nós ficamos presas a exatamente esse mesmo tipo de visão exposta de forma vergonhosa hoje. Mas lutamos todos os dias contra essa maré. Conquistamos, mais do que tudo, poder de escolha. E escolhemos não nos submeter a um pensamento retrógrado que reduz a feminilidade apenas ao conceito de beleza. Somos mais do que isso.

Jéssica Antunes, em nome de todas as mulheres do Jornal de Brasília

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 19/May/2016 às 11:19

    A Primeira Dama interina é bonita. Mas acho uma ofensa a inteligência acreditar que só isso basta para representar a mulher brasileira. Essa jornalista errou feio, viu.

    • poliana Postado em 19/May/2016 às 21:34

      acho q é a 1º vez q concordo com algo q vc diz aqui, guilhermo. q coisa não?!rs. mas gostei de sua colocação.

    • eu daqui Postado em 20/May/2016 às 09:22

      Bonita sou eu que aos quase 50 não preciso de maquiagem nem de tintura capilar.

  2. Ronaldo Postado em 19/May/2016 às 13:52

    Mas vc opinou quando escreveu que "Essa é uma discussão tão imbecil, tão improdutiva, tão supérflua..". Exemplo típico da lógica dos coxinhas....

  3. Thiago Teixeira Postado em 19/May/2016 às 14:11

    Também acho, onde já se viu punir o jornalista, não é mesmo? Basta a loirinha recatada e do lar ser nossa primeira dama para inviabilizar qualquer nomeação de mulheres no governo. Lugar de mulher é no fogão e na nossa cama. Supérflua a discussão mesmo. Viva Temer. Morra Dilma. Lula na Cadeia. Bolsonaro 2018...

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 19/May/2016 às 15:50

    """""A interinidade do presidente Michel Temer vem trazendo - e assim será cada vez mais -, uma tranquilidade ao país. Na vice-presidência ele fez e tentou fazer muito mais pelo país. O mau humor, a prepotência da presidenta Dilma praticamente o deixou embutido em poder realizar alguns feitos."""""". AMARAL, Gilberto. Na mesma coluna, no mesmo dia.

  5. Mônica Costa Postado em 19/May/2016 às 19:15

    Arrasou Jéssica! O senhor Gilberto Amaral, além de pertencer a um clã corrupto de Brasília é bem perfil do Temer. Quem sabe ganha o cargo de secretário da mulher do governo?

  6. enganado Postado em 19/May/2016 às 20:38

    Então para que escreveu esta merda? Era melhor que enfiasse o rabo entre as pernas e ficasse calado. Gostei do seu novo identificador-LULA, pois então peço a A JUSTIÇA DIVINA que lhe faça Justiça a Altura de seu deboche a um aleijado. Aguarde! NUNCA FALTA e JAMAIS CHEGA TARDE!

    • enganado Postado em 21/May/2016 às 20:06

      Engraçado, sumiu o bosteio do naroX, por isso o texto fica sem pé e sem cabeça. No texto o naroX, por desespero, me manda ir tomar no rabo! Os Coxinhas=TROUXINHAS que deveriam ter boa educação judaico-americana=anglo-sionista= ... , não tem. Miami está falhando, deve ser a proximidade do ""Campo de Concentração de GUANTÂNAMO".

  7. enganado Postado em 19/May/2016 às 21:08

    Não sei não, mas dizem por aí que toda loira é burra! Então pra CULTURA, né! "!@#$%¨&*()_+=-¬¢£³²¹"`{[´ªº}^~]?:><,.;/, tá altura da sabedoria do governo do GOLPE-2016, rede gRoubo, Rosa Weber (loira), Suzana Vieira (loira pintada), JoCaína PÓschoal, ... (é o que não faltam)

  8. sandro Postado em 20/May/2016 às 11:12

    Tá difícil até para os pelegos.

  9. Telmo Postado em 20/May/2016 às 16:38

    Entender e prevenir a Conduta Discriminatória Machista é necessário como vemos nos textos e pesquisas abaixo: http://saudepublicada.sul21.com.br/2016/02/11/prevenindo-a-conduta-discriminatoria-machista/