Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 04/May/2016 às 12:30
16
Comentários

Janot denunciou Aécio, Lula e Dilma. Por que não Michel Temer?

Um dia depois de denunciar Aécio Neves, líder do maior partido de oposição, Rodrigo Janot mirou o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, tudo a partir da delação do senador Delcídio Amaral. No entanto, o procurador-geral deixou de fora um personagem central: Michel Temer, que também foi citado nas mesmas delações como responsável pela indicação de corruptos na Petrobras

janot aécio temer lava jato
Rodrigo Janot pediu investigação até de Aécio Neves, mas poupou Michel Temer

Nesta semana, o procurador-geral Rodrigo Janot denunciou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposto envolvimento num esquema de propinas em Furnas. Um dia depois, ele mirou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 30 atores políticos.

Sua lista inclui nomes do PT, como Jaques Wagner e Ricardo Berzoini, e do PMDB, como Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha. Ele também pediu investigação contra presidente Dilma Rousseff, por suposta obstrução de Justiça, na tentativa de nomear Lula como chefe da Casa Civil.

Janot, no entanto, não se manifestou sobre o vice-presidente Michel Temer, que poderá assumir a presidência no dia 12 de maio, caso o Senado vote pela admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma.

Porém, Temer também foi citado na delação de Delcídio – a mesma que motivou as recentes denúncias contra Aécio, Lula e companhia.

Na delação, Delcídio diz que Temer teria “apadrinhado” dois investigados na Operação Lava Jato à BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e à própria estatal. Segundo o senador petista, o vice-presidente da República deu aval à indicação do lobista João Augusto Henriques para a BR em 1997 e ao nome de Jorge Zelada para a diretoria Internacional da Petrobras.

Ainda segundo o senador, como o nome de Henriques foi vetado, Zelada acabou ficando com a vaga e Temer acabou sendo seu padrinho: “Que João Augusto Rezende Henriques indicou Jorge Zelada, Que Jorge Zelada foi chancelado por Michel Temer e pela bancada do PMDB”, diz a força-tarefa.

Temer também foi citado num escândalo de manipulação dos preços do etanol, numa época em que João Augusto Henriques, atualmente preso em Curitiba, ocupou uma diretoria da BR Distribuidora.

De acordo com a denúncia, entre os anos de 1997 e 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, o lobista Henriques teria montado um esquema de corrupção em torno da compra de etanol. Indicado por Michel Temer, seria ele o principal operador do esquema. Teria obtido recursos ilícitos a partir da manipulação do preço do etanol. Henriques foi demitido em 2001.

O vice-presidente foi mencionado ainda, dias atrás, por um outro delator: o empresário José Antunes Sobrinho, um dos donos do grupo Engevix, que mencionou a conquista de um contrato na Eletronuclear pela empresa Argeplan graças à influência do vice-presidente.

com Agência Estado, EBC e 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. C.Paoliello Postado em 04/May/2016 às 12:48

    Com base no fato de que um senador golpista, logo após o show de horrores da Câmara, dirigiu-se imediatamente aos EUA e lá procurou autoridades estadunidenses, não há como ignorar o possível nexo causal entre o desencadeamento do golpe e o possível envolvimento do país norte-americano nesse lamentável evento antidemocrático e anticonstitucional. Em vista disso sugiro que o Senado instale uma CPI para apurar a possível conexão entre os autores do golpe de Estado e o governo dos EUA. Não faltará apoio de senadores nacionalistas como Requião, e demais senadores do PT, do PCdoB, do PSOL, do PDT, da Rede e de outros partidos que teem um horizonte mais descortinado.

  2. Maurício de Souza Matos Postado em 04/May/2016 às 14:02

    Denunciou o Aécio na CPI dos correios que está morta e sepultada e porque sabe não vai dar nada. Porque não o denunciou na corrupção de Furnas?

  3. Leonardo Postado em 04/May/2016 às 16:23

    Mas, vocês querem que um dos consorciados do golpe (um dos líderes) fique de fora!?

  4. Deisi Postado em 04/May/2016 às 18:54

    O sonho dos coxinhas golpistas era ver o Lula preso, hoje é a única solução para direita voltar ao poder pelo voto, porque eles sabem que se o Lula sair candidato eles perdem. Mesmo com todo massacre do PIG, se as eleições fossem hoje, perderiam mais uma.

    • enganado Postado em 05/May/2016 às 15:50

      Cara Deisi. Nem com o LULA preso o PT não perde as próximas eleições, muito pelo contrário, vai sair mais fortalecido pela Dignidade da Presidenta DILMA. O povo de nossa Pátria é honesto; desonestos só aqueles que servem diretamente, apoiam, acobertam e trabalham com P$$$DB, DEM. STF_DB, PF_DB, AGU_DB, Primeiro Comando da Capital=PCC, Comando Vermelho-CV, ... . Aí o rachucha é feio, pode dar até em mortes. braZil, Pátria do ÓDIO e Retrocessos. __Golpe é na gRoubo___ .

  5. André Nelson Postado em 04/May/2016 às 19:00

    Aguarde coxinhada. Nada como um dia atrás do outro. Quem já não deu seu voto para um político ruim? Seja o primeiro a rasgar o seu título. A democracia é assim, vai se aprendendo. O Gal. Nilton Cruz dizia que o povo não sabia votar, estava certo, mas, é votando que se aprende.

  6. sandro Postado em 04/May/2016 às 21:17

    Tem uns que representam o PT,outros o pp,pmdb,psdb,psc e aquelas que representam as criancinhas do brasil.

  7. Thiago Teixeira Postado em 04/May/2016 às 21:59

    "PT é uma organização criminosa." "PT é uma organização criminosa." "PT é uma organização criminosa." "PT é uma organização criminosa." "PT é uma organização criminosa." "PT é uma organização criminosa." ......... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    • Deisi Postado em 05/May/2016 às 00:04

      Os coxinhas massa de manobra, ouvem lá e repetem aqui, sempre com o mesmo discursinho.zzzzzzzzzzzzzzzzzzz,zzzzzzz.

  8. Thiago Teixeira Postado em 04/May/2016 às 22:02

    As pessoas não estão entendendo. É função do procurador geral da república repassar as investigações no âmbito federal para análise, investigação e julgamento de seus respectivos responsáveis, tudo que Janot declarou é o que o MP, PF, CGU já vem denunciando. A era do engavetador geral da república não existe mais (pelo menos em governos de esquerda).

  9. Oblivion Postado em 04/May/2016 às 22:20

    deixa eu ver..... por que é um covarde/golpista? Rui Barbosa nunca esteve tão certo

  10. Marco Sousa Postado em 05/May/2016 às 00:52

    Ele não pediu investigação (ou denúncia contra Temer) porque, "isso, não vem ao caso"!. A denúncia contra Aécio "é senha" para dar UM MÍNIMO DE ÉTICA NA SUA POSTURA, porque o que na VERDADE ELE ESTAVA ou ESTÁ MIRANDO É O PT (Lula, Dilma, etc.).

    • Thiago Teixeira Postado em 05/May/2016 às 11:58

      O procurador encaminha, mas ser julgado, condenado e preso ... são outros quinhentos. Quem decide é a Glo... digo ... a justiça.

  11. Joao Postado em 05/May/2016 às 08:44

    Indignação seletiva televisiva detected !!

  12. Deisi Postado em 05/May/2016 às 15:08

    Thiago, a justiça brasileira julga de acordo com o ecript da Glo...., fazem tudo que ela determina. Até ele ser julgado e condenado, pode esquecer. .

  13. enganado Postado em 05/May/2016 às 15:41

    Caro PereiraX. Perder a Boquinha, puxa ainda bem que é boquinha. E Vc vai entrar no BOCÃO da RATAZANA=temer? Do Aópio? FHC? çERRON? Onde será seu BOCÃO? Na PETROBRAX do çERRON? Não tenta dizer que Vc é honesto, pois TODOS os militantes da Direita são LADRÕES sem exceção e Vc não escapa nem da 1ª pergunta nem do analfabeto MORO (famoso: camÊra dos Deputados). Mas soube que no rito sumário do senado_GOLPE-2016, onde os gângsteres se reuniram para o julgamento da Honesta-DILMA causou muito furor aos seus pares. O que ficou dito foi como chamaram os “ladrões” CAIADO, CUNHA LIMA, ANASTASIA, ... ETC; e pegou muito mal, e até notada as ausências do Fernandinho Beira Mar e Marcola como juízes naquele julgamento, pois como TODOS já sabemos são seus pares. Estou triste também com a saída precoce do Honrabilíssimo seu amigo dep. CÚnha, aquele que iria representar o BRASIL na tal de ONU em junho, uma perda inestimável para o braZil. Peço que vc mande um recado a quem se direito que qdo a RATAZANA subir no palanque da assembleia-ONU, não se esqueçam de tirar-lhe as algemas, mais ainda façam seguros para terceiros, pois se por acaso esta RATAZANA, batedor de carteiras=punguista, começar a trabalha lá em N. Y. as indenizações por roubo no exterior são altíssimas. Não mandem juntos com a RATAZANA, Vc, Aópio, Aloysio “”300 MIL””, FHC, çERRON, .... porque com certeza ficarão barrados na iimigração em N.Y. . Sugestão: Voos diferentes e finjam que não se conhecem. Não leve mais de 10.000 dólares porque Vcs todos já são manjados pelo FBI, não gostariam serem procurados por roubos pela INTERPOL, como é o caso do seu amigo Maluf. Lavar GRANA=lavagem de dinheiro é com o MORO (vide BANESTADO-132 bi dólares). braZil, Pátria do __ ÓDIO e RETROCESSO ___. ___ Golpe é na gRoubo ___ .