Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 25/May/2016 às 14:56
16
Comentários

Gilmar Mendes manda arquivar 2º pedido de inquérito contra Aécio Neves

Pela segunda vez em duas semanas, Gilmar Mendes manda de volta ao procurador-geral da República pedido de abertura de inquérito contra Aécio Neves, presidente do PSDB. Ministro do STF pediu ainda a Rodrigo Janot para reavaliar se é o caso de investigar o senador tucano

Gilmar Mendes Aécio Neves
Sem demonstrar qualquer constrangimento, Gilmar Mendes age abertamente no STF como porta-voz de Aécio Neves e do PSDB

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Gilmar questiona Janot se ele considera mesmo necessário levar adiante as apurações. São alvos do mesmo pedido de abertura de inquérito o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Esta é a segunda vez que Gilmar questiona a PGR sobre a abertura de um inquérito envolvendo o senador tucano. No primeiro pedido devolvido a Janot, um dia depois de ter autorizado o início das investigações, o ministro mandou paralisar as ações e solicitou um parecer do procurador-geral sobre a necessidade das apurações.

A PGR ainda não enviou resposta. O pedido foi feito por causa das citações do ex-senador cassado Delcídio do Amaral (MS) que associam o presidente do PSDB ao esquema de corrupção de Furnas.

No segundo pedido contra Aécio, a Procuradoria-Geral da República pede autorização para investigar se Aécio participou de uma manobra para camuflar dados do Banco Rural com o objetivo de esconder operações financeiras do chamado mensalão mineiro ou tucano.

Na defesa prévia apresentada, Aécio argumenta que não há elementos mínimos para justificar a instauração de um inquérito.

Também nesse caso a fonte de informação é Delcídio. O tucano nega envolvimento em irregularidades e diz que o envolvimento de seu nome interessa ao PT.

Aécio Neves é citado por diversos delatores da Lava Jato. O senador tucano ainda integra a lista da Odebrecht e apareceu nos áudios divulgados esta semana de Romero Jucá e Renan Calheiros.

com AE e Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Postado em 25/May/2016 às 15:04

    Com essa turma não há o perigo do "fogo amigo". São profissionais.

  2. Peter Postado em 25/May/2016 às 15:14

    Me desculpe esse canalha não merece ser chamado de ministro... e sim de cabresto do PSDB...

  3. Deisi Postado em 25/May/2016 às 15:38

    O Beiçola, não vale o que o gato enterra, pior nada acontece com o salafrário, tá tudo dominado, nossas instituições estão atolafadas na lama.

    • poliana Postado em 25/May/2016 às 17:04

      e ainda dizem q o pt aparelhou o Supremo.

      • Pedro Postado em 26/May/2016 às 02:53

        touché.

  4. Julia Postado em 25/May/2016 às 16:21

    E uma vergonha... Esse GIlmar faz o que quer ...esse Zé Roela ladrão do Aecio...e fica por isso mesmo?

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2016 às 17:42

    Ministro tucano bateu a beiçola na mesa com força e mandou "deixem meu menino senador em paz".

    • Deisi Postado em 26/May/2016 às 09:18

      O Gilmar Mendes ainda está no STF, graças ao Cunha e os congresso golpista. Antes aos 75 anos teria que aposentar, o Cunha deu a ele a oportunidade aos ministros ficarem no STF, até morre.

  6. Rosangela pereira Postado em 25/May/2016 às 21:21

    que vergonha e ele nao esconde que defende o PSDB

  7. Samira Postado em 25/May/2016 às 22:31

    Um país minimamente sério não toleraria esses abusos, rompantes, disparates e momices dessa criatura odiosa que se diz juiz da suprema corte. Nem seus pares autorizariam tal postura. Mas estamos no Brasil, onde esse tipo de desvio, de escárnio, de desfaçatez é admitido. Que arremedo de justiça temos aqui. Ai, ai, pobre Brasil. Não voltamos 30 anos na História com esse golpe. Voltamos à Era das Cavernas.

  8. enganado Postado em 26/May/2016 às 00:13

    Tô desconfiado que esses dois estão fazendo um baita 69 (sessenta e nove) há muito tempo. Isto porque a GRANA do AÓPIO já virou PÓ faz muito tempo; então só pode estar bem duro e sem GRANA=PROPINA para presentear o Imundo do Gilmar "Dantas". O __ braZil __ se tornou uma """POCILGA""" da Direita. A moral da Nação está pior que Porta de Zona, ou seja, todo mundo tira sarro, goza, não limpa e vai embora. Que exército de merda o __braZil__ tem, se não serve pelo menos para obrigar as Quadrilhas a cumprirem o que está escrito no Gibi, então pode-se concluir que o tal de exército é um rolo de papel higiênico, qdo não está enrolado com os GOLPISTA, então na merda. ___“” braZil, –– slogan –– ___””””” ÓDIO e RETROCESSO ””””___ ___“” braZil,__Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ””___ ___”” GOLPE-2018 “””, PLUTORACIA Eterna___ ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  9. Pedro Postado em 27/May/2016 às 05:55

    Poxa, eu queria um anjo da guarda desses. Eu hein.

  10. sandro Postado em 27/May/2016 às 19:29

    Conversa gravada entre gilmar beiçola tucano merdes e aecim: Beiçola:Já tá ficando na cara seu filho de uma égua. aecim:me desculpe,mas roubar foi virando força do habito. beiçola:essa causa de acabar com o Lula e a Dilma e eleger você,vai acabar é comigo. aecim:segura as pontas,que deve acontecer só mais uns 30 pedidos de abertura de inquérito. beiçola:to fodido,agora não tem como voltar atrás,vou fazer o possível.

  11. C.Pimenta Postado em 28/May/2016 às 12:15

    O ministro(sic) golpista esconde sua própria ignorância atrás de sua arrogância: http://outraspalavras.net/brasil/gilmar-mendes-ignorancia-e-preconceito/

  12. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 30/May/2016 às 17:15

    será que é porque o sr.gilmar tem algum vìnculo com o aércio no caso furnas?

  13. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA Postado em 30/May/2016 às 17:27

    investiguem o mensalão de furnas e acharão a resposta do porque de tudo isso.