Redação Pragmatismo
Compartilhar
Michel Temer 19/May/2016 às 10:46
24
Comentários

Garçom acusado de ser 'petista' é demitido do Palácio do Planalto

A mesquinhez do governo de Michel Temer se materializa na demissão de um garçom do Palácio do Planalto “acusado” de petista. José Catalão servia à Presidência há oito anos

Garçom José Catalão temer petista
Garçom José Catalão foi acusado de ser ‘petista’

A degola no Palácio do Planalto não vem poupando ninguém. Até agora, 324 servidores já perderam o cargo. Sobrou até para o garçom do terceiro andar, José Catalão, acusado de ser “petista”.

O garçom trabalhava no Palácio fazia oito anos. Sem filiação partidária, era considerado um dos funcionários mais queridos entre os palacianos.

Além de não ter vínculo partidário, ele se orgulhava de ter servido o presidente interino, Michel Temer, por diversas vezes.

Michel Temer certamente não assistiu (ou, se viu, desconsiderou) ao filme ‘O Mordomo da Casa Branca’ (The Butler), de 2013, estrelado por Forest Whitaker e Oprah Winfrey.

A película é baseada na história real de Eugene Allen, negro como o brasileiro José Catalão, mas que serve à Casa Branca durante 34 anos (oito governos presidenciais), independentemente do presidente que lá estivesse, democrata ou republicano.

Kiko Nogueira, jornalista e diretor do DCM, publicou nota sobre a demissão de José Catalão. Confira trechos:

Que o governo do interino é desastrado e desastroso já se sabe.

Declarações de ministros desmentidas em questão de horas, Cunha indicando líder da Câmara acusado de tentativa de homicídio, cortes no Minha Casa Minha Vida, mentiras sobre o currículo da primeira dama — tudo isso forma o caldo ruinoso da incompetência.

Mas é preciso acrescentar um ingrediente poderoso aí: a mesquinhez. Veja o que ocorreu com José Catalão, garçom do Planalto.

Segundo a Folha, há uma “caça às bruxas”. Catalão, que “servia à Presidência havia quase oito anos”, foi demitido.

Continua a nota: “Tido como um dos funcionários mais queridos entre palacianos, foi demitido pela equipe de Temer sob a ‘acusação’ de ser petista, relataram servidores. Catalão não tem vínculo partidário e se orgulhava de ter servido Temer em várias ocasiões”.

É um símbolo de uma mentalidade que tomou de assalto o Brasil.

Eles não querem mais gente como Catalão nos shoppings, nos aeroportos, nos palácios. Serão abatidos por corte de custos e sob a alegação de que, além de tudo, são comunistas ou petralhas.

O que esperar de um governo que manda embora um garçom porque ele é “petista”? Mais: que tipo de sub Eichmann vagabundo executa ordens dessa natureza numa boa? O que esperar do fulano que faz isso? Que tipo de orientação esses chefetes estão recebendo?

“Foi de mesquinharia em mesquinharia, de pequena em pequena coisa, que finalmente as grandes coisas se formaram”, escreveu Foucault.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. julia Postado em 19/May/2016 às 12:02

    Eu não sou filiada, mas estou esperando cortarem minha cabeça também...até porque é gritante meu espirito de coletividade e simpatia as causas sociais...

  2. Maria Postado em 19/May/2016 às 12:10

    Ele não é só petista (conforme foi acusado), ele é também negro. Esse governo não gosta de negros.

    • enganado Postado em 19/May/2016 às 19:14

      Não gosta dos 7P´s = PRETOS, POBRES, PROSTITUTAS, PETISTAS, PERIFÉRICOS, PROFESSORES, PATRIOTAS. O que se pode esperar de um governo de Direita? Mortes, perseguições, prisões, roubos, assassinatos, torturas, balas de aço, ... etc. Só coisa boa! Estou esperando para ver quem será o __1º metralhado__, o ministro da INjustiça deve estar se babando e não vê a hora de matar um PETISTA. O MORO e o Gilmar o absolverão.

  3. Deisi Postado em 19/May/2016 às 13:29

    A casa grande voltou ao poder, não cabe, nem mulher, nem negros, só quem o Cunha manda. Porque o Temer continua vice, o presidente é o Cunha.

  4. Thiago Teixeira Postado em 19/May/2016 às 14:05

    Pelo fato de ser "petista" ... sei ...

    • poliana Postado em 19/May/2016 às 19:02

      Pois eh thiago..pra aliviar um pouco a barra, disseram q era por ele ser petista...mas só um cego n enxerga o óbvio neh?

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 19/May/2016 às 14:27

    Cada vez mais questão puramente de carater ser contra este governo. Não tem "mas, porém, todavia"...é simples assim. Tem carater = é contra.

  6. Silva Postado em 19/May/2016 às 15:15

    O César Sousa voltou!

    • poliana Postado em 19/May/2016 às 18:59

      Exatamente! Ele mesmo, silva!

  7. Thiago Teixeira Postado em 19/May/2016 às 18:18

    "9 dedos" se entregou! Você, além de usar vários nick name aqui, é o mesmo troll que fica torrando a paciência lá no Tijolaço.

    • Deisi Postado em 20/May/2016 às 07:58

      Ele se entrega sempre Thiago, seu ódio faz ele mostrar sua falsa identidade. Se bem que ele é tão falso, que até hoje não sei qual seu verdadeiro nome.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/May/2016 às 10:25

      Deve ser o 18o. nome dele. É um coitado. Cada vez que um dos nomes passa vergonha ele inventa nome novo, e na primeira postagem se entrega. É incapaz de sustentar por 5 minutos um personagem num "espaço virtual" onde nunca ninguém se viu. Esse sim, é um pobre inimputável.

  8. poliana Postado em 19/May/2016 às 19:01

    Sei, naro..eh factóide sim. Vc tem razão..an ran.

    • enganado Postado em 21/May/2016 às 10:34

      O gen. SÉRGIO ETCHEGOYEN, ministro da Secretaria de Segurança deve ter investigado a vida particular do sr. José Catalão e encontrado sinais de que o mesmo é agente secreto de MOSCOU, para contar tudo que acontece no ""palácio 4 de julho"", antigo palácio do URUBU; até se a RATAZANA usa açúcar dietético e/ou se a "Recatada do Do Lar=Dólar" toma banho de leite de cabra igual a Cleópatra. Deviam ter fuzilado este cara logo na saída, por invasão de domicílio. Onde estava o ministro da INjustiça? Providências, rápidas! A família do sr. José Catalão também conta.

  9. enganado Postado em 19/May/2016 às 19:23

    Concordo com VC. Agora estarão lá no "Palácio do roubaLTO", duas gangues: do __ ""Ali Babá=FHC e seus 4.000 Ladrões"" __ e/ou a __Gangue do ""Eliseu Quadrilha"" __ . Será vencedor aquela GANGUE que alcançar o maior ROUBO, e teremos como juízes os __ Diretores da rede gRoubo __ . A DILMA é burra, ""é honesta"", isso depõe contra ela, por isso que houve o GOLPE-2016. Ah sim, teremos GOLPE-2018, já está em planejamento na CIA/AIPAC.

  10. Guilherme Postado em 19/May/2016 às 19:44

    Rabo Solto?

  11. pedro Postado em 19/May/2016 às 20:02

    Sera que não é porque o negão olhou meio torto pra loura do Temer? ai ele pensou, "garrafinha de coca pra minha loura não" kkkkkkkkkkkkkk

  12. Eduardo Postado em 20/May/2016 às 01:03

    aos petistas e todos aqueles que estiverem sendo perseguidos e injustiçados, que ainda não foram demitidos, boicotem esse golperno....., motoristas carros dão defeitos quase que constantemente, principalmente se a gente querer, palácio sem água vira barraco, banheiro entupido fede pra burro..... vamos dar a eles o que querem dar pra nós.... INFERNO......

    • enganado Postado em 23/May/2016 às 11:33

      Eu não acredito que Vc bosteiou, """ democrática, legalista e patriota """, logo Vc? Estais brincando! O que um cara como Vc deveria ter escrito seria: PLUTOCRATICA, GOLPISTA e APÁTRIDAS. Este é o seu perfil, ou será que a __RATAZANA e o Eliseu Quadrilha __ ainda não lhe convidaram para UM CARGO ?

  13. Rodrigo Postado em 20/May/2016 às 10:23

    (Outro Rodrigo) Lembrei daquela anedota em que o chefe anuncia demissões e cada um vai alegando um motivo, que não o profissional, para não ser demitido. Ora, o Presidente interino está demitindo todos os funcionários negros? Há algum percentual nesse sentido, a demonstrar que a motivação é racial? Quais foram todos os demitidos/exonerados? Apenas negros? Ampla maioria ou maioria de negros? Parece que as notícias demonstram que, sim, ele demite quem estaria ligado ao Governo (até aqui) anterior, em alguns casos para montar o que considera "sua equipe", em outros, quiçá, para "diminuir o número de ouvidos das paredes". Então, como já disseram acima, seria salutar que, para a busca da realidade, fossem entrevistados os envolvidos. O caso da babá na passeata deveria ser tido como precedente, vez que a própria veio a público e refutou tudo o que buscavam dizer em seu nome. Que ouçamos o Sr. José Catalão, que busquemos a lista de todos os demitidos/exonerados, que busquemos a alegada conexão, a fim de que a premissa possa ser demonstrada ou refutada de plano. P.S.: tanto se critica o Presidente interino (muitas vezes de forma justa), mas não vi ninguém falar ainda que ele, há trinta anos e então Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, criou a primeira Delegacia da Mulher ao acolher o justo argumento de um grupo de mulheres.

    • enganado Postado em 23/May/2016 às 11:39

      Vc é dado a covardia, não é espanto a sua posição. O Meirelles já começou a enxugar a maquina para dar LUCRO. Desconfio que o salário do sr. CATALÂO deve ser em torno de R$ 50.000,00. PERFEITO! """JUSTIÇA DIVINA NUNCA FALTA E NUNCA TARDA """

      • Rodrigo Postado em 05/Jul/2016 às 16:48

        (Outro Rodrigo) kkkkkkkk Só ataques, acusações e ofensas, pra variar... Hein, Enganado? Seu pseudônimo nunca o trai. Já quanto ao argumento, foge pra valer enquanto dispara a metralhadora verborrágica. É o que lhe resta mesmo. Ao menos desta vez não teve daqueles parágrafos prontos com listagem interminável de organizações que você adora citar.

  14. sandro Postado em 20/May/2016 às 10:39

    E assim continua o corte de gastos do governo vice vigarista.

  15. Sérgio Carneiro Postado em 22/May/2016 às 19:48

    Se serviu ao PT não serve para mim. Tem uma certa lógica.