Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 16/May/2016 às 15:29
32
Comentários

ENEM será comandado por educadora do PSDB

Educadora tucana será a nova presidente do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do ENEM. Maria Inês Fini integrou o governo FHC entre 1996 e 2002

Maria Inês Fini enem psdb
Maria Inês Fini (Imagem: divulgação)

A educadora Maria Inês Fini será a nova presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável, por exemplo, pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Maria Inês já integrou o Inep no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entre 1996 e 2002. Na época, chefiou a diretoria de Avaliação. As informações são da Folha de S.Paulo.

É o segundo nome já confirmado para a nova equipe do ministro Mendonça Filho (DEM) à frente do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Maria Helena Guimarães de Castro será a secretária-executiva da pasta.

As duas foram docentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fazem parte do setorial de Educação do PSDB. Elas trabalharam juntas na secretaria do Estado da Educação de São Paulo e no próprio Inep, onde Maria Helena foi presidente no mesmo período.

Ainda não há confirmação de nomes paras as outras secretarias de educação do MEC. Maria Helena se despede nesta segunda-feira (16) da Fundação Seade, que ela presidia. A educadora chega nesta terça (17) em Brasília.

Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 16/May/2016 às 16:01

    Wow que elegante ela.

  2. Guilhermo Postado em 16/May/2016 às 19:50

    Também não entendi qual é o 'pobrema'

  3. Sérgio Carneiro Postado em 16/May/2016 às 21:49

    Tomara que ponha um fim na ideologia descarada do ENEM.

    • Pedro Postado em 17/May/2016 às 06:17

      Qual ideologia?

  4. Thiago Teixeira Postado em 16/May/2016 às 22:30

    Tranquilo, PSDB é esquerda, tudo em casa...

  5. enganado Postado em 17/May/2016 às 00:49

    Bom começaram a """""Lavagem Cerebral """", ou seja, os coxinhas não precisaram de fazerem Prova, pois se fizerem não serão aprovados. ENEM é só para os 7P´s e fodam-se quem não gostar das novas ORDENS. Ah sim! Os coxinhas vão ocupar o lugar da cota dos NEGROS, mas tem um porém, __""Se Vc se filiar ao P$$$DB, DEM e/ou PMDB"" também não precisam ir as aulas; APROVAÇÂO AUTOMÁTICA e CURSINHO em MIAMI para passarem as Férias. ___“” braZil, –– slogan –– ____”””””ÓDIO e RETROCESSO””””___ ___“” braZil,__Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ””___ ___”” GOLPE-2018 “””, PLUTORACIA Eterna___ ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  6. João Carlos Postado em 17/May/2016 às 03:52

    Juro que às vezes eu penso que você é o Jimmy Bolha!! Só a solidão extrema para fornecer tanta criatividade.

  7. Deisi Postado em 17/May/2016 às 06:21

    No governo do traidor ursurpador e golpista, mulher só no segundo escalão.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/May/2016 às 18:44

      E Globo ontem fez o maior mercham "nossa, a primeira mulher presidente do BNDS ...". Tá ridículo, mas não podíamos esperar qualquer atitude moderna desse MACHISTÉRIO do Temer.

  8. Rodrigo Postado em 17/May/2016 às 10:41

    (Outro Rodrigo) Então ela deve ter participado da criação do ENEM, em 1999. Não?

    • Pedro Postado em 18/May/2016 às 08:53

      Sim, em 1998.

      • Rodrigo Postado em 18/May/2016 às 10:44

        (Outro Rodrigo) kkkkkkkkkkkkk Obrigado, amigo e companheiro kkk É que eu fiz em 1999, ano do primeiro realizado. Grato pela intervenção, que de toda sorte confirma meu ponto sobre a provável participação da mesma na criação de tão importante instituto. kkkkkkkkkkkk

      • Pedro Postado em 18/May/2016 às 12:52

        Rodrigo: você precisa decidir se você é o "dono da bola", que diz como e de que forma deve-se escrever nos comentário aqui. Surpreendente ver seus "kkk's", vindo de alguém que faz comentários como se estivesse escrevendo procurações. Quando você fazia o exame do ENEM em 1999, eu havia contribuído entre 1996 e 1998 para discussões de como a prova de ciências deveria ser montada: mais especificamente, se era boa idéias eliminar as subdivisões por disciplinas. Posso dizer tranquilamente que a Professora Maria Inês Fini é a pessoa correta para esse cargo. O ENEM foi inicialmente feito para avaliar o ensino médio, não para servir como prova de admissão a universidade. Se não estiver enganado, na época que você fez a prova, a nota podia ser usada como bonificação em alguns vestibulares, mas não como ingresso.Este uso do ENEM se intensificou quando o Haddad foi ministro da educação. Existe um debate se o ENEM é apropriado para o ingresso na universidade: não ha respostas fáceis. Limito-me a dizer que os institutos militares precisam ter o luxo de ministrarem seus próprios exames. Devo ser realmente muito velho: ofende-me muito mais os "k's" do que ser chamado de mentiroso e debater um assunto abertamente, dando nome aos bois. Pelo menos sei da nossa diferença etária.

      • Rodrigo Postado em 18/May/2016 às 22:58

        (Outro Rodrigo) Ô, Pedro, eu cometi um erro e assumi. Isso é bom e cabe sempre refletir sobre isso. Se houver algum equívoco outro, você pode apontar. Ela participou ou não? Então podemos superar "donos de bola" - aliás, você que tem demonstrado uma vontade de respoder aos meus comentários, mas vá lá, você é livre para isso. Faça como quiser. E, novamente, se ela não tiver participado, pode ficar à vontade para demonstrar, ok? Em seguimento, não estou negando nenhum dos fatos por você alegados nesse momento. Não estavam em discussão e não emiti juízo de valor algum sobre eles. Se você já está aí há mais tempo, não há qualquer relação com a nomeada ter participado ou não da elaboração do mesmo - uma coisa não nega a outra. E, se meu riso por mais uma participação tua em comentário meu te incomoda, peço desculpas. Achei curiosa a profusão de intervenções tuas, mas você é livre para tanto, como bem sabe e tua experiência de vida já te mostrou. Siga como quiser. E pode ficar com a "bola", seja ela qual for. Por fim, bom saber também que você sabe fazer conta e espero que não despreze quem tenha menos idade que você - maior experiência deveria ter te levado a não fazer todas as confusões que seguidamente demonstro, o que, de qualquer sorte, não retira outras competências tuas (demonstradas, por exemplo, pela participação no exame, pelo que te parabenizo).

      • Pedro Postado em 19/May/2016 às 06:00

        Tranquilo Rodrigo. Nesse caso a gente concordou: ela foi a coordenadora da criação do ENEM. Na época eu trabalhava no departamento de química da UNICAMP, ajudava a fazer o vestibular, e como todos os meus colegas que atuávamos no vestibular, fomos consultados. Nesse caso eu não concordei ou discordei de nada, apenas contei uma historia. E ela não é "tucana" como o pessoal esta pintando, ela é acadêmica, faz o seu trabalho e ponto final. O que eu notei nas nossas conversas é que você e eu nos ofendemos com coisas diferentes, e eu acho que isso pode ser devido a diferença de idade. Por exemplo, eu não sei usar os recursos de dialogo na internet como os "k's" que realmente me tocam: é coisa de velho. Você por outro lado, detesta quando eu lhe pressiono sobre os fatos e te acuso de mentir, que nas minhas conversas cotidianas, passa batido e todo mundo se abraça ao final. A questão não é olhar para baixo por causa da idade, mas perceber que existem diferenças no trato da linguagem, principalmente da internet: eu não cresci com ela, você sim. Entao o peixe fora d'agua aqui, sou eu. Mas vou deixar as outras rusgas quietas porque acho que exagerei com você e devo sim pedir desculpas. Apenas peço que você seja mais claro nos seus pontos de vista e a quem você se refere. Agora caiu a ficha de que eu me revoltei com o que muito provavelmente são intrigas próprias das sessões de comentários, e eu as expandi para um terreno mais vasto que jamais foi sua intenção. E novamente, isso se deve, talvez, a dificuldade de entender a dinâmica das conversas de internet. A questão da idade toca nisso. Eu lhe tratei mal quando exigi "fatos" de forma muito dura, não agora por causa da idade. No fim das contas, o dialogo entre as diferentes matizes ideológicas no Brasil precisa melhorar, não piorar, e preciso fazer minha parte.

      • Rodrigo Postado em 19/May/2016 às 10:17

        (Outro Rodrigo) Pedro, divergir é fundamental. Seria péssimo, como você já sabe, se todos concordássemos com os mesmos pontos, o que traria grande engessamento. E fico extremamente feliz por tua honestidade, ao esclarecer que ela não é "tucana" - é uma educadora e tem seu valor para estar aonde está, bem como você o seu. Meu ponto desde o princípio foi aclarar isso: a nomeação é de alguém envolvida na criação de um dos institutos mais importantes dos últimos tempos. Hoje alunos não precisam mais fazer como antes (uma época que vivenciei), de só poder "prestar" vestibular aonde o bolso dos pais/responsáveis/próprio aluno "alcançava" (falo de passagens e estadia, para o período de provas). Hoje, na própria cidade, concorre-se livremente a vagas por todo o Brasil - criado no Governo FHC e muito bem desenvolvido nos Governos Lula e Dilma (novamente, a atenção de que falo à justa crítica). Bom, era apenas a isso que busquei atentar. Abraços e (sempre mais) sucesso, sempre.

      • Pedro Postado em 19/May/2016 às 10:53

        O debate sobre o ENEM sera o mesmo da ultima década: ele deve ser usado como exame de ingresso a universidade? Eu não ouso responder essa questão, em uma nação continental, com universidades federais e estaduais, é muito complexo. Como eu disse, acho que os institutos militares podem se dar ao direito de não usarem o ENEM: IME, Escola Naval e ITA. Na UNICAMP, a politica de cotas e o uso do ENEM tem trazido resultados excelentes. Inclusive, nos inspiramos no que o próprio MIT faz: eles recebem alunos teoricamente "mais fracos", e no primeiro ano oferecem reforços. A maioria consegue acompanhar muito bem o curso, e a taxa de abandono dos alunos da ação afirmativa é menos do que a taxa geral. Para os meus padrões, para taxar a professora de tucana, eu gostaria de ver a carteirinha de filiação dela ao partido. O mesmo se aplica quando se taxa alguém de "petista": onde esta a filiação ao partido?

  9. sandro Postado em 17/May/2016 às 10:49

    Olha o biquinho.Como diz Seu Jorge,burguesinha burguesinha burguesinha burguesinha burguesinha burguesinha.A cara do psdb.

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 17/May/2016 às 12:06

    """"educadora tucana""""

    • poliana Postado em 17/May/2016 às 13:36

      é como "pobre de direita", eduardo..impressionante certas coisas q existem no brasil, hein!!!?? hahahahaha

      • Pedro Postado em 18/May/2016 às 11:44

        Poliana, infelizmente esses equívocos não são exclusividades do Brasil. Essa moda recente de setores da própria população defender os estado mínimo deve-se a recente importação das idéias libertarianistas comuns nos EUA. Nossas elites ja vinham atuando dessa forma seguindo a cartilha de Reagan e Tatcher, mas a versão libertarianista é importada do formato norte-americano. Pobres de direita existem no mundo todo: sustentam regimes de direita, como a Espanha franquista, a base de Donald Trump é de americanos "pobres", e os horrores fascistas tiveram apoio de setores pobres da população. A sua observação sobre o sistema educacional brasileiro é corretíssima. Temos um sistema doente: universidades de qualidade publicas e gratuitas, mas o acesso é possível apenas para quem tem condições de treinar para as provas. Não sei se chegam a ser hipócritas: a classe média brasileira recebeu o monopólio do diploma em troca da colaboração com o regime militar. A precarizaçao do ensino publico de primeiro grau ocorreu nesse período. Faz parte da psique brasileira enxergar isso como correto e meritocratico: não ha nada de errado no acesso a universidade. Talvez esse ponto sim, seja particularmente brasileiro. Pode-se contra-argumentar que no mundo desenvolvido as mesmas classes costumam frequentar as universidades, mas a peculiaridade no Brasil é o ingresso: da-se através de uma prova, que cria a ilusão de que o processo é justo. Ademais, o libertarianismo é uma utopia tola: nunca existiu, não é sustentável.

    • poliana Postado em 17/May/2016 às 13:37

      e ultimamente o q mais tenho visto é "servidor público pró estado mínimo". vc n faz ideia!!! vá entender!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! só no brasil mesmo! de lascar tantas ironias!!! rsrsrs

      • Eduardo Ribeiro Postado em 17/May/2016 às 15:49

        "servidor público pró estado mínimo"....oi??? existe isso aí agora? essas modernidades do mundo ainda me matam.

      • poliana Postado em 17/May/2016 às 18:00

        do mundo não, são "modernidades" só do brasil mesmo, eduardo. e sim, e como existe. vc n faz ideia. o q eu vejo de colegas, professores de cursinho (sim, professores de cursinho e q tb são servidores públicos) defendendo o estado mínimo, vc nem imagina! a pessoa se beneficou e se beneficia da indústria dos concursos, lucra horrores com isso, ingressa no serviço público ganhando salários na casa dos 5 dígitos, mas como o dela tá garantido, já tem estabilidade e sabe que o estado mínimo não chegará no órgão dela, aí fica fácil fazer esse discurso hipócrita e demagogo, né?. nojento!!!!!

      • Denisbaldo Postado em 18/May/2016 às 11:17

        Tem coisa pior. Existem os "roqueiros maconheiros defensores do Bolsonaro e da intervenção militar". Eu mesmo conheço alguns em São Paulo.

  11. poliana Postado em 17/May/2016 às 13:33

    só mostra q o psdb está voltando ao poder, mesmo q indiretamente...só mostra q desde o início ele estava em conluio com o pmdb pra derrubar dilma e o pt. só um tonto q n consegue enxergar o óbvio!!! brigar nas urnas ninguém quer né???!! mas ok, fike do lado dos golpistas covardes!!!! assim conhecemos o caráter das pessoas!!!

    • felipe Postado em 17/May/2016 às 15:57

      Mas então pq o PT não abandonou a chapa?? o PT conseguiria se eleger sem o PMDB? conseguiria sem o palanque do partido que mais elege?? sem o tempo de tv que este proporcionava?? Tava cheio de gente do PMDB do governo e ninguem achava ruim, agora pq tem do PSDB e pq o PMDB virou oposição é ruim, pois é.

    • poliana Postado em 17/May/2016 às 17:53

      eu não sei vc, felipe, MAS NENHUM SER HUMANO ESPERA E GOSTA DE SER TRAÍDO!!!!!!

  12. Denisbaldo Postado em 17/May/2016 às 15:08

    Ela vai ensinar o quê? Bons modos e etiqueta, como ser uma mulher submissa mas muito chique. É disso que o povo brasileiro necessita!!!

    • Denisbaldo Postado em 19/May/2016 às 14:31

      Tucano é bom de diploma Mas o que eles gostam mesmo é de dar porrada em professores e alunos. FHC "sociólogo" nunca criou nenhum programa social.

  13. Guilherme Postado em 17/May/2016 às 21:08

    vc é o namorado do Abujamra?

  14. Eduardo Postado em 19/May/2016 às 12:24

    sabemos respeitar acordos... simplesmente por isto não se abandonou a chapa... e o que o PMDB fez não foi abandono de chapa não, foi artimanha golpista.... e a cada dia mais se firma o golpe, visto que até em escalões inferiores estão colocando dondocas tucanas.... estão loteando o comando do país, estou esperando para ver qual será a loira que comandará a politica para negros.... se é que terá.....