Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 11/May/2016 às 17:57
9
Comentários

EL País lamenta golpe contra Dilma no Brasil

Em editorial intitulado "Um processo irregular", EL País define o afastamento da presidente Dilma Rousseff como "uma espécie de golpe constitucional". Jornal mais influente da Europa questiona ainda a legitimidade do governo do vice Michel Temer

el pais denuncia golpe impeachment dilma democracia

O caos institucional em que o Brasil está afundado, cuja máxima expressão é o irregular processo de impeachment contra sua presidenta, Dilma Rousseff, está colocando o país nas últimas horas em uma incerteza inconcebível na maior democracia sul-americana. E não contribui precisamente para negar as graves acusações feitas por Rousseff e seus colaboradores mais próximos, que culpam a oposição de ter forçado até além do aceitável em uma democracia os limites do Estado para afastar do poder a presidenta em uma espécie de golpe constitucional.

Na quarta-feira estava prevista uma votação no Senado – por decisão pessoal de seu presidente – para ratificar o impeachment contra Rousseff, mas o Governo entrou com um recurso na terça-feira. Trata-se do toque final na confusão gerada desde que Waldir Maranhão, acusado de corrupção e desde quinta-feira presidente da Câmara dos Deputados – onde, sob outro presidente, afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal, já se havia votado a favor da destituição –, ordenou na segunda-feira anular todo o processo. Mas o presidente do Senado, Renan Calheiros, recusou-se a obedecê-lo e prometeu seguir em frente com a votação. Horas mais tarde, Maranhão se retratou e deixou o caminho livre à votação.

Enquanto o Brasil afunda na recessão, a oposição usou o Congresso para transformar uma acusação de caráter político – uma má gestão do orçamento – num processo previsto para casos penais. As sucessivas investigações não conseguiram provar a participação da presidenta na corrupção que afeta o seu partido, mas o abandono de vários de seus parceiros de Governo a colocaram numa situação muito difícil.

Essa crise institucional coloca dúvidas mais do que razoáveis sobre a legitimidade que teria um novo presidente depois de um processo tão pouco habitual. O Brasil não pode se permitir semelhante espetáculo. O dano causado é incalculável.

El País

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. isaac Postado em 11/May/2016 às 19:41

    Partiu trabalhar agora. Vocês vão se acostumar...

    • Esmeraldo Cabreira Postado em 12/May/2016 às 09:16

      CARO ISAAC... PELO QUE ME CONSTA, VOCÊS É QUE VIVEM DA USURA E DA EXPROPRIAÇÃO! EM 2018 VOCÊS VÃO PRECISAR DAR CONTINUIDADE AO GOLPE! AFINAL... VOCÊS NUNCA TIVERAM OS VOTOS! E, MUITO OBRIGADO POR TRAZEREM O "PORCO PARA O MEIO DA SALA"! ABRAÇO. Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

  2. Jean Postado em 11/May/2016 às 22:00

    E teve golpe...foi organizado em varios anos e quando perceberam era tarde demais.

  3. GabrielG Postado em 12/May/2016 às 10:29

    Agora o Brasil vai amargurar nas mãos do PSDB/PMDB/DEM. Paciência né? Pronto, tiraram a Dilma! E agora? Pretendem sair nas ruas "protestando" contra corrupção? Contra o Temer? Brasileiro médio hipócrita. O Brasil ainda vai sofrer muito por causa dessa palhaçada, MERECIDAMENTE. Porque até a classe trabalhista se deixou levar. Rede esgoto com sua manipulação muito bem coordenada, vai colocar tudo de ruim, toda cagada que o Temer e sua corja de criminosos golpistas fizerem futuramente, na conta do PT.

    • Valle Postado em 12/May/2016 às 11:47

      Até o fato de o Temer estar no poder está na conta da Dilma e do PT, pois foram eles que o nomearam vice. E, nesses últimos dias antes do afastamento, Dilma divulgou aos quatros ventos a sua intenção de dificultar a transição.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2016 às 11:50

      """"E agora? Pretendem sair nas ruas "protestando" contra corrupção? Contra o Temer?"""". As micaretas dominicais, os passeios dominicais da nobre elite branca, estão oficialmente engavetados por tempo indeterminado. A elite de amarelo furiosa "contra a corrupissaum" teve sua fúria completamente aplacada hoje. O tal sangue nozóio que eles tinham contra a corrupissaum foi magicamente substituido por paz interior e leveza de espírito. Estão até dando "bom dia", veja você. É assim que é. Um golpe sempre acalma os ânimos.

  4. Maurilio Postado em 12/May/2016 às 14:17

    Kim Kataguiri discorda frontalmente.... E pediu para os ingênuos como você depositar mais um pouquinho na conta particular dele...

  5. Ricardo Postado em 12/May/2016 às 17:26

    Tá, e o que vem agora?! O que vc sugere?! Ou pra vc basta tirar o PT?! Cada um...

  6. pedro Postado em 13/May/2016 às 20:04

    GabrielG e Eduardo Ribeiro, ainda não acabou amigos so vai terminar quando prenderem o LULA por causa do AP e SITIO e cassar o Hadad por causa da merenda voces vão ver a culpa vai ser dele.