Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 14/May/2016 às 01:04
15
Comentários

Barack Obama não vai telefonar para Michel Temer

Barack Obama não tem planos de ligar oficialmente para Michel Temer 'reconhecendo' o novo governo brasileiro. O presidente dos EUA e o seu vice, Joe Biden, só devem se pronunciar ao final do processo de impeachment

obama temer impeachment
Barack Obama não vai telefonar para Michel Temer

O presidente interino Michel Temer não deve receber um telefonema do presidente americano Barack Obama “reconhecendo” o novo governo brasileiro.

O governo americano manterá contatos de trabalho, inclusive a nível presidencial, com a administração Temer, mas não haverá o telefonema oficial, segundo relataram fontes do governo americano. As informações são da Folha de S.Paulo.

“Não sou um especialista na Constituição brasileira, mas nossa expectativa é que as instituições do governo brasileiro que foram construídas nas últimas décadas são suficientemente maduras e duráveis para resistir à turbulência política que o Brasil enfrenta agora”, disse nesta quinta (12) o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

As declarações repetiram o tom cauteloso usado nos últimos dias pelo governo americano sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff, afastada nesta quinta da Presidência. Segundo Earnest, a mudança não altera a cooperação e o apoio do governo americano ao Brasil.

Nem Obama nem o vice-presidente Joe Biden devem se pronunciar até o final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Enquanto isso, o presidente Temer será tratado como “interino” e a Casa Branca irá manter o discurso de “confiamos nas instituições democráticas do Brasil”.

O raciocínio é que uma ligação oficial legitimaria o governo Temer como definitivo, sendo que ainda há um processo correndo.

“Os EUA estarão ao lado do Brasil, mesmo nesse momento desafiador”, disse o porta-voz, reiterando o valor que o país dá às “importantes relações” com o Brasil. “Cooperamos em uma ampla gama de temas, o presidente Obama visitou o Brasil em seu primeiro mandato e foi uma oportunidade para ele falar afirmativamente da importância da relação entre os dois países, o que foi renovado quando Rousseff visitou a Casa Branca recentemente.”

O governo americano não encara o impeachment de Dilma como golpe, mas está escaldado depois do equívoco cometido durante o golpe contra o presidente venezuelano Hugo Chávez em 2002. Na época, Chávez foi deposto por militares e o empresário Pedro Carmona assumiu o poder. Os Estados Unidos rapidamente apoiaram o “novo governo”. Mas Chávez reassumiu depois de 48 horas.

Folhapress

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 14/May/2016 às 02:48

    Nem uma ligação para agradecer o capachão temer pelos trabalhos prestados ao Tio Sam? Ou o tapinha nas costas vem depois da doação do pré-sal? Ah, esqueci, a indiferença, desprezo e maus tratos são os remédios para os vira-latas tupiniquins.

  2. Sérgio Carneiro Postado em 14/May/2016 às 06:10

    Certíssimo o Obama. O governo Temer só será governo quando Dilma for julgada no Senado e considerada culpada. Só depois daquilo que a Petrobras deverá ser vendida, as reservas indignas reduzidas, nova doutrinação nas escolas, privatização (ou privataria, como queiram) das universidades publicas e ....

  3. Leonardo Araújo Postado em 14/May/2016 às 06:54

    Um cãozinho amestrado e obediente mereceria, pelo menos, um ossinho.

    • Deisi Postado em 14/May/2016 às 09:19

      Também acho Leonardo, mas temos que considerar que o Obama está no final do mandato, talvez queira disfarçar, para não dar muito na cara que foi o tio Sam que encomendo e os ratos obedeceram.

  4. sandro Postado em 14/May/2016 às 07:05

    Alguma radio estado-unidense,vai ligar pra ele.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2016 às 08:32

    Nem um afago no viralatinhas manso, servil e obediente que se empenhou tanto pra agradar o dono? A gente sabe que o serviço ainda não foi entregue, e Temer é só mais um mero macaco terceiro-mundista, mas porra.....o vassalo tá empenhado, tá esforçado...porra Obama, dá uma atenção pro seu lacaio, joga uma ou duas migalhas aí...sua mucama tá grudada no telefone feito adolescente apaixonado, dá um hello pra ela..

  6. Deisi Postado em 14/May/2016 às 09:14

    Não tem problema, o Aécio da Argentina, já ligou, tudo bem que foi um jornalista de uma rádio, mas ele caiu, até, arriscou um portunhol.kkkkkkkkkkllkkkkkkkkk.os coxinhas sonhavam com Aécio na presidência, mas o Cunha só pode oferecer o Temer. Quem sabe em 2018, vocês consigam eleger um presidente, não pelo golpe, mas democraticamente. Depois do golpe, tudo pode acontecer, já que os coxinhas idoolatram o tio Sam.quem sabe a urnas eletrônicas sejam abolidas e a sistema eleitoral passe a ser como o dos estaites, é uma possibilidade.

  7. enganado Postado em 14/May/2016 às 09:28

    O vagabundo agora se esconde, aliás a DIREITA é a mesma merda, não consegue disfarçar nem na hora do peido. ___“” braZil, –– slogan –– ____”””””ÓDIO e RETROCESSO”””” ___“” braZil, Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___“” Golpe é na gRoubo ””__ .

  8. julia Postado em 14/May/2016 às 09:56

    O pré-sal será entregue de mão beijada e nem um "Thank you Mr. Golpista! Great Job!" do Tio Sam!? ...Esses ianques adoram mesmo um misancene...deve tá rolando altos Zap zap combinando um chá com biscoitos na casa branca...

    • enganado Postado em 14/May/2016 às 19:14

      Cara julia a Victoria (M)uland vem ao braZil para distribuir ""biscoitos"" para os ""coxinhas"" na Av. Paulista no dia da Independência do __""braZil""__, _____"""""04.julho"""""""""""________, essa é nova data já instituída pelo Ministro da Entrega ao Exterior, zé çERRON. Até o Sérgio Etchegoyen, ministro da Secretaria de Segurança Institucional vai na festança. ___“” braZil, –– slogan –– ____”””””ÓDIO e RETROCESSO”””” ___“” braZil,___Pátria de INJUSTIÇAS, Viciados em COCAÍNA e LADRÕES ”” ___“” Golpe é na gRoubo ””__

  9. enganado Postado em 14/May/2016 às 18:31

    Concordo que o Presidente do __braZil__, Obama, que só se comunique com o __capanga-temer__ logo após o último utensílio da __embaixada dos USraHell, em _braZilia__, estiver nas novas instalações já desinfetadas/desinfestadas de Brasileiros, pois podem ter contaminado com alguma doença tropical típica dos 7P´s e/ou PATRIOTISMO, ou seja, agora sob novo nome em referência aos novo OCUPANTES, _____Palácio do ROUBAlto____ ((aquele Palácio onde a PRESIDENTA DILMA trabalhava)). Bom! Como os serviços aqui no _braZil_ para os Anglo-SIONISTAS são SEMPRE completos, temos também a mudança do representante de nosso legítimo Presidente Obama, Thomas Shannon, para residir definitivamente no ___Palácio da Alvorada___. Assim o servicinho do GOLPE-2016 fica mais autêntico, verdadeiro, real e bem natural, pois até o peseudo-jornalista “boechatô” disse que sentia no ar uma coisa muito boa depois do GOLPE-2016, e que via até bandeiras do tal de __braZil__, nos carros de passeio. Quase chorei de tanta emoção, pensando que o zé çERRON ((ministro das Relações SEXUAIS EXTERIORES do tal novo braZil, após o GOLPE-2016. Vcs vão ver o qto esse aí vai botar no nosso CX)) também participaria deste orgasmo PÁTRIO NORTE-AMERICANO! O mais IMPORTANTE disto tudo que foi ideia PURA e SIMPLES do nosso PATRÍCIO, zé çERRA ((Aristocrático, Nobre, Fidalgo criado aqui na mesma povoação do braZil, ou seja, na mesma região dos fudidos=7P´s, foi quem teve esta BRILHANTE imaginação da mudança de endereço dos reais donos do braZil para o endereço CORRETO, _______Palácio do ROUBAlto____. Me sinto realizado com tamanha destrezas dos funcionários da RATAZANA. Esta mudança ocorre sempre a proteção do general de plantão=ministro da Secretaria de Segurança Institucional, também chamado ministro Morte Certa! “””Os PETISTAS vão ver com qtos paus se fazem uma canoa”””! Te cuida DILMA! Vai pra vala também! Quer tal um desastre de AVIÃO em suas andanças pelos __braZil__? Meu caríssimo Obama tenha pulso firme, só telefone qdo TUDO e TODAS as mudanças estiverem realizadas. Para seu conhecimento: A RATAZANA vai ficar provisoriamente morando no já conhecido aqui na Povoação do tal de __braZil___ , como __Palácio do URUBU__, e, tão logo a Casa em CEILÂNDIA fique pronta, o mudarão para lá. Não se esqueça de um novo nome para o Palácio do Urubu, onde ficarão hospedados seus convidados qdo em viagem a A. Latina, onde poderão lavar o rosto, as mãos, fazer xixi, tomar uma coca, cheirar um PÓ ((tem um cara aqui que importou agora ½ tonelada da boa)), enfim OBRAR também. Sugestão para o novo nome do Urubu, __PALÁCIO 4 de JULHO__. O zé çERRON vai adorar! Felicidades meu Presidentes, enganado. P.S. “” Não permita eleições em 2018, porque o tal metido a Patriota, LULA, ganha! GOLPE-2018!

  10. Luiz José Fernandes Postado em 15/May/2016 às 10:04

    Esse já se sabe como apoiador do GOLPE e do Temer, como sempre tudo as escondidas para que o povo não saiba, isso foi no GOLPE de 64 e hoje do mesmo jeito, mau caráter é o que sempre foi os Estados Unidos para o povo brasileiro, só querem explorarem as nossas riquezas e o povo que se lasque.

  11. Eduardo Postado em 15/May/2016 às 15:53

    "tudo que for de interesse do meu país"...... assim foi a resposta de George W. Bush, quando perguntado sobre o que faria pelos EUA..... e realmente prova disto as armas quimicas do Iraque....

  12. Pedro Accioli Postado em 17/May/2016 às 09:28

    Gente, o Obama não vai telefonar para o mordomo das trevas para fazer jogo de cena para dizer que não apoiou o golpe, ele não é bobo e sabe que a maior parte da imprensa mundial está considerando este impeachment da Dilma como golpe, neste caso ele tem mais é que ficar quieto!

  13. Rodrigo Postado em 17/May/2016 às 09:57

    (Outro Rodrigo) Tá, até aqui Temer é apenas Presidente interino e não se discute - se vai ser ou não o presidente, isso depende de acontecimentos futuros e incertos. Já quanto a Obama... Desde quando conduta dos "zianqui", dos "zamérica", sempre tão criticados, é medida para aferir a constitucionalidade ou não de uma posse (que sequer ocorreu ainda)?